Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

2

Volta às aulas - Espaços Pedagógicos, os cantinhos na educação infantil

Chegou a hora da criançada voltar para a escola. Nada como ver os espaços interno e externos ganharem vida novamente.
Com o final das férias, vem a hora de planejar e montar os espaços para receber a turminha.
A ideia por aqui, é diminuir ao máximo a intervenção do professor, atravès do uso autônomo dos espaços, materiais e recursos.
Uma vez explicado o funcionamento, as crianças podem se distribuir pelos centros de interesse, de forma que o professor consiga intervir nos pequenos grupos de forma mais efetiva.

A principal tarefa do professor neste momento é:

1. Levantar as possíveis áreas de interesse da faixa etária atendida. Uma vez oz cantinhos montados, as crianças irão evidenciar pouco ou muito interesse por determinado espaço, possibilitando ao professor uma reflexão e um novo arranjo. (Cantinhos são flexíveis, devem ser modificados pelo menos umas duas vezes no ano, ou,  se apresentarem desgaste, pouco interesse);
2. O  papel do professor é a provisão de materiais, a seleção de recursos e o planejamento das atividades. Material fora das regras do inmetro, brinquedos quebrados e materiais pedagógicos devem ser muito bem selecionados.
3. Certifique-se que os materiais escolhidos atendam as necessidades da fixa etária. Não apenas segurança e higiene, mas que também sejam ricos em possibilidades e desafiem a turma.

DADOS: Esta sala atenderá 17 crianças de 4 anos, turno integral.


VISTA GERAL DA SALA





CHAMADINHA / AJUDANDE E CALENDÁRIO
Aproveitando os espaços "nulos" da sala. O armário de ferro que esconde os colchonetes, vai servir para a rodinha.
ARMÁRIO E MESA DAS PROFESSORAS
Coloquei uma roupa nova no armário antigo. Papel Cotact Romero Britto.
A mesa também recebeu aplicação, para acompanhar o armário.



 BOAS VINDAS
A porta de entrada ganhou um mini painel para colocar os recadinhos e manter o diálogo com as famílias.



Até as cortinas ganharam um flor de fuxico para prender o tecido e permitir a entrada da luz natural.

OS CANTINHOS

Cantinho dos carrinhos e pistas
Cantinho do Lego


Prateleira de jogos Pedagógicos

Supermercado

 Barraca

 Casinha

Cantinho da Leitura

Cantinho dos Projetos

Cantinho da Fantasia

Cantinho da Oficina

Cantinho dos Brinquedos


Em breve, vou mostrar a Chamadinha, Calendário e as regras dos cantinhos em funcionamento.
Leia mais...
8

Projetos de Leitura para 2015


ATENÇÃO! 
TODOS OS TEXTOS DESTA PÁGINA ESTÃO SUJEITOS A SPOILER OU ATÉ A HISTÓRIA COMPLETA DOS LIVROS, ANTES DE CONTINUAR, TENHA CERTEZA DE QUE ISTO NÃO VAI ATRAPALHAR SUA LEITURA.

Já faz um tempo que eu percebi que andava um pouco preguiçosa para leitura. Lia muita coisa da internet, mas nada de engrenar nos livros... fiz um balanço sobre o ano passado e percebi que não havia fechado a meta mínima de um por mês, ainda por cima, todos que eu havia lido tinham sido livros técnicos para minha profissão.
Em 2014, conheci um Projeto chamado Smash Literário, que tinha como objetivo cumprir algumas metas de leitura e ampliar as áreas de interesse, fiquei com vontade de participar, mas não deu. Este ano de 2015, organizei meu tempo e separei $$ para investir neste projeto, a surpresa veio para o fato de que no lugar de apenas um, estou participando de três.

Quem vem junto?

Este ano o Smash Literário, recebeu o nome de LEITURA MÁGICA 2015.

As regras são fáceis:

Confeccione um álbum para o registro das fichas de leituras;
Siga o cronograma das escolhas dos temas de cada mês (Boa leitura!);
Registre a sua impressão e faça a resenha usando Scrap;
Publique no face e blog (ou apenas o que vc tiver)
Ao postar sobre o projeto use a #, ficará assim: #projetoleituramágica2015

Meu álbum ficou assim:


O projeto foi inspirado no Livro Leitura Mágica, onde para se reencontrar e superar a perda da irmã, a autora se propõe a ler e resenhar um livro por dia, o projeto traz a meta de dois livros por mês. Nesta maratona imersa nas leituras, a escritora relembra sua história de vida, faz citações e recomendações sobre os livros escolhidos para este um ano de leitura. 


O Projeto tem sugestões de temas que orientam a leitura das participantes. Embora a sugestão de um livro ao dia seja uma meta difícil de alcançar para muitos de nós que temos trabalho, casa e família, expandir o número de leituras mensais não é assim tão difícil se soubermos dedicar um pouco do nosso tempo para este objetivo.


 
JANEIRO
1. NEW ADULT:
2. PRESENTE AMIGO SECRETO

1.New Adult
Métrica, Pausa e Essa Garota (Colleen Hoover)
Desafio das capas: Livro com a Capa preta

Este é um gênero que nunca tinha me atraído, mas confesso que eu curti esta trilogia Slammed. A narrativa da história se alterna entre os personagens, assim a gente percebe os acontecimentos de diferentes ângulos e a leitura se torna fácil e gostosa.
Os livros contam a história de Will e Layken, dois adolescentes que diante as dificuldades da vida, formam um modelo familiar bem diferente, mas que funciona muito bem.


2. PRESENTE AMIGO SECRETO:

Ganhei o Box da Martha Medeiros e Amei. Muito obrigada Kátia Cristina!
Adoro o jeito descontraído e a visão realista que a autora tem dos acontecimentos do dia a dia. As crônicas são leve, dinâmicas e divertidas. Os textos são curtinhos e ótimos para quem curte ler mas não tem tempo.

Estou terminando Felicidade Crônica, mas já posso dizer que meu favorito foi Liberdade Crônica, afinal todo mundo quer ser livre de diferentes formas, mas muitas vezes é de nossos preconceitos e julgamentos que devemos nos livrar. Recomendo este Box.



 
FEVEREIRO
 
3. CLÁSSICO DA LITERATURA BRASILEIRA
 
A Moreninha é um romance de Joaquim Manuel Macedo, escrito em 1844 , marca o início da ficção romântica no Brasil. O livro conta a história da paixão entre Carolina e Augusto. Ela uma menina de 15 anos, vinda de uma família rica e ele um estudante de medicina alguns anos mais velho. Ambos estavam resistentes ao amor, presos a uma história de infância, até que suas vidas se cruzam e o amor é inevitável. Apesar da linguagem de época, o livro é divertido e a história surpreende.


 4. FANTASIA
Estou com um sério problema para cumprir esta meta, já comecei e abandonei 3...
 
MARÇO
Foi de longe o meu mês preferido até agora. Adorei estes dois livros. Vai ser difícil superar!
 
5- SICK LIST: Como eu Era antes de você, Jojo Moyes
DESAFIO DAS CAPAS: Um animal na capa - Pomba
Amei!! Lou não tem muitas ambições, mora com os pais, irmã, sobrinho e o avô. Ela trabalha em um café e seu namorado não lhe dá muita atenção, mas tudo isto não parece incomodá-la. Até que o café fecha e Lou é obrigada a procurar outro emprego, onde conhece o Will, um ex esportista, agora tetraplégico. O que os dois não imaginavam é que este encontro mudaria para sempre a vida dos dois.
Uma história de amor, superação e desperendimento.
 
 
 
6- DISTOPIA: 1984, George Orwell
 Sem explicação a genialidade deste autor. Um visionário, sem dúvida.
Teoria de conspiração, perseguição do estado, influência da mídia na vida das pessoas e a perda da liberdade de expressão. Qualquer semelhança com os tempos atuais é mera coincidência?




ABRIL
7- ROMANCE DE ÉPOCA: A letra Escarlate, Nathaniel Hawtorne
Hester foi julgada e condenada por ter engravidado de sua filha Pearl, enquanto seu marido era dado como morto. Hester se negou a dizer o nome do pai da criança e foi forçada a carregar a letra "A" presa em suas roupas, como forma de mostrar sua vergonha e culpa por ter cometido adultério.
Após anos o ex marido ressurge, mas não tem coragem de anunciar para aldia quem é, porém, jura que vai ajudar Hester a encontrar o homem que é pai da sua filha, mas não teve coragem de assumir.
Ela sobrevive bordando e trabalhando para as pessoas da cidade, desta forma cria sua filha sozinha e ainda encontra tempo para fazer caridade.
O livro fala de preconceitos e hipocrisia. Ressalta a imagem de uma mulher forte, idependente e determinada, mesmo em uma época em que as mulheres deveriam ser submissas e invisíveis. Os homens do livro são verdadeiros trastes inúteis...
Vale a pena assistir o filme, que existem em duas versões, sendo a última delas, com a Demi Moore.
 

 
8- FICÇÃO CIENTÍFICA: Ponto de Impacto, Dan Brown
Desafio da Capa: Um elemento da natureza ( Água, gelo e montanha )
Adoro os livros do Dan Brown, mas às vezes desconfio que é mais pela sua escrita do que pela história em si. Em um cenário bastante incomum, o Ártico, o romance e as aventuras não diferem tanto dos demais livros dele.
O Romance de Rachel e Michael acontece em meio a uma conspiração política que envolve a NASA e a NRO, um tipo de serviço secreto, para provar esta conspiração e contar a verdade, ambos terão que arriscar suas próprias vidas.
 
MAIO
9- AUTOR COM A MESMA LETRA DO SEU NOME: Doidas e Santas, Martha Medeiros
Não adianta, é uma das minhas autoras preferidas.
A leitura é fácil porque se trata de crônicas e as histórias são versões divertidas de acontecimentos do cotidiano, é impossível não se identificar.
 
10- LIVRO COM MAIS DE 400 PÁGINAS:
Jardim de Inverno: Este livro foi um presente, gostei muito de ler, apesar de que, em alguns momentos achei a narrativa um pouco enrolada, a história é linda.

Mulheres que Correm com Lobos - Fala sobre os problemas da mulher moderna, mas a autora se usa de algumas lendas antigas para relacionar com a mulher selvagem, a essência feminina e psique mais profunda. O livro fala não apenas da perda e do bloqueio da dfeminilidade, como aborda os temas com uma visão bem feminista.
 
JUNHO
 
LAD LIT (chic lit, escrito por um homem):
Projeto Rosie (ainda não li)

ROMANCE POLICIAL
Ainda não comecei assassinato no expresso oriente... mas para quem ainda não leu, recomendo Garota Exemplar, o livro é envolvente, você fica presa na trama tentando achar o culpado e imaginando o final que,com certeza, não será como você suspeitou.

JULHO
CLÁSSICO DA LITERATURA MUNDIAL
O Pequeno Príncipe: Reli este livro junto com a minha turma de alunos de 4 anos. Cada dia eu lia um capítulo, as crianças amaram do início ao fim.

ROMANCE DE BANCA: Ainda não escolhi.



Agora, vamos para o Projeto #52em#52

52 livros, em 52 semanas.
Um livro por semana?! Não custa tentar!!


 JANEIRO
Métrica 1/52
Pausa 2/52
Essa Garota 3/52
Paixão crônica 4/52
Felicidade Crônica 5/52
Liberdade Crônica 6/52
Como Eu era antes de você 7/52


FEVEREIRO
O Pequeno Príncipe 08/52
A Moreninha 09/52
Creche: Organização, currículo, montagem e funcionamento 10/52
Trilogia Devoção:
Devoção 11/52
Conquista 12/52
Entrega: 13/52

MARÇO
1984, George Orwell 14/52
50 tons mais escuros 15/52
50 tons de liberdade 16/52

ABRIL
A letra Escarlate, Nathaniel Hawtorne  17/52
Ponto de Impacto - Dan Brown 18/52

MAIO
Doidas e Santas 19/52
Jardim de Inverno 20/52
Mulheres que Correm com Lobos 21/52

JUNHO
A Cabana  22/52
10 Quase Amores  23/52

JULHO
Assassinato no Expresso Oriente (Leitura em Andamento) 24/52

O terceiro é o DESAFIO DAS CAPAS

Não precisa necessariamente escolher mais livros para este projeto, basta encaixar as demais leituras nestes temas e boa brincadeira!!


1. Um casal se beijando:
2. Animal na capa: Cobra - Livro Paixão Crônica - Martha Medeiros. Passarinho -Como Eu era antes de você - Jojo Moyes Pomba
3. Algum elemento da natureza: Ponto de Impacto, Dan Borwn (água, gelo e montanha)
4, Ilustrações: O Pequeno Príncipe
5, Fundo Preto: Métrica, Pausa e Essa Garota - Colleen Hoover
6. Título Iniciado com a primeira letra do seu nome: Métrica - Colleen Hoover
7. A foto de uma pessoa famosa:
8. A imagem de alguma estação do ano: Jardim de Inverno (Inverno)
9. Um caderno diário ou carta:
10. Algum tipo de comida: Melancia, Marian Keyes
11. A imagem de alguma parte do corpo:
12. Algum tipo de flor ou planta:

Bônus: A arte mais linda da prateleira


Leia mais...