8

O Espaço Pedagógico como extensão do educador

Sempre acreditamos que o ambiente tem um papel importante na educação de crianças pequenas. Ele pode ser estimulante, instigante e convidar a criança a se movimentar, explorar e descobrir ou ao contrário disto, pode intimidar e acomodar. Com base nesta ideia, o trabalho realizado em nossa turma de Convivência III - 5 anos é estruturado em estações de trabalho que chamamos carinhosamente de Cantinhos.

Vale destacar alguns pontos que consideramos importantes no trabalho com Cantinhos:

* Não são fixos, imutáveis e podem ser alterados de acordo com as necessidades ou interesses da turma;
* De tempos em tempos, é aconselhado trocá-los, remodelá-los e reavaliar se estão cumprindo seus objetivos;
* Não se prenda a identidade de gênero, monte cantinhos multifuncionais;
* Observe as características da turma e tire proveito disto, são agitados, calmos, curiosos...
* Delimite claramente o início e o fim de cada espaço, se a turma for grande e os espaços pequenos, delimite o número de crianças que podem ocupar o espaço e crie estratégias para que façam as escolhas e revezem na ocupação;
* As crianças podem brincar em mais de um espaço ao mesmo tempo, mas ao término da exploração, a regra é cada coisa em seu lugar.

Nossos cantinhos foram (re)organizados no início de setembro, o ideal é que tivessem sido mudados antes, mas passamos por um período de greve que acabou prorrogando as transformações.
A sala é composta por 10 meninos e 3 meninas, duas professoras revezam os cuidados com as crianças, planejamento e execução de atividades.
Consideramos então, estes espaços como um terceiro educador, nossa ideia é de que as crianças transitem livremente entre eles, de forma autônoma, enquanto orientamos os grupos que estão em atividade didática.

*Oficininha - A estação das ferramentas, foi uma aquisição da escola para quase todos os grupos, embora não seja um espaço em que as crianças permaneçam por longo tempo, elas procuram bastante. 



* Casinha - Espaço livre, que as crianças podem fingir ser a barraca em um acampamento, a casinha, a oficina...


* Cantinhos Etinerantes - Alguns cantinhos podem  ficar dentro de caixas ou em prateleiras, pois nem todos caberiam no espaço da sala de aula. Nestas caixas e prateleira fizemos o cantinho das pistas e carrinhos e dos legos, podem ser levados para outros espaços.

(Algumas sugestões de cantinhos etinerantes são Caixa da banda rítmica com vários instrumentos musicais, consultório - com objetos, aventais etc Caixa de Projetos)


* Cantinho do Supermercado:  Ainda está sendo construído com as sucatas que as crianças estão juntando. Colocamos jornal dentro das caixas e lacramos para dar um efeito mais parecido com o produto real. Cada dia eles incrementam trazendo alguma coisinha.


* Cozinha: Com alimentos de brinquedo, jarra de água de verdade e muitos brinquedos.

Varal de Atividades: As atividades das crianças devem ter um espaço para serem expostas por um determinado período, só depois disto, elas entram no envelope. O varal de exposição fica do lado de fora, depois de um tempo, são guardadas nestes envelopes.


* Cantinho das Fantasias /Espelho: Para estimular a imaginação, a fantasia e o faz de conta, roupas e acessórios ficam a disposição, junto com o espelho. Este é um dos cantinhos que fica quase que permanente.


* Cantinho da Leitura / Teatro e Faz de Conta: Fantoches, livros e um espaço para o teatro . Os livros que estão presos a um elástico caem do céu e ficam pendurados a disposição, dependendo do dia eles passeiam nos parques, amarrados na sombra  da árvore.


VISÃO GERAL:

Bastante espaço livre para mexer com os cantinhos e explorar os brinquedos, no centro da sala tem uma trilha, para estimular as brincadeiras.


8 carinhos recebidos:

Unknown disse...

amei o blog ,sou estudante de pedagogia estou na materia de brinquedoteca ,otimas ideias ,parabéns

25 de agosto de 2015 às 15:07
Unknown disse...

Gostei muito das dicas:Parabéns.

11 de setembro de 2015 às 21:06
johnson disse...

Guiding minds through the labyrinth of curiosity, I sculpt the pedagogical space into a haven for discovery. As an educator, my meta is to illuminate, inspire, and cultivate a love for learning. Join me in this dance of intellect, where every question is a step toward enlightenment, and every lesson is a brushstroke on the canvas of understanding. Together, let's explore the infinite landscapes of knowledge within the pedagogical space."
semi truck accident

1 de dezembro de 2023 às 13:30
Majortotosite Top disse...

You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Bye

11 de abril de 2024 às 07:35
Sportstoto Link disse...

You’re wonderful! Thank you!

11 de abril de 2024 às 07:35
Oncasinosite Net disse...

I really enjoyed this blog post, thank you for sharing it. I’ll return for more.

11 de abril de 2024 às 07:35
Totopick Pro disse...

This paragraph will help the internet visitors for building up new web site.

11 de abril de 2024 às 07:36
Totosafeguide Com disse...

What’s up to all, it’s genuinely a fastidious for me to visit this website.

11 de abril de 2024 às 07:36

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!