Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

3

Como incentivar a sustentabilidade dentro de casa


Ouvimos muito falar sustentabilidade, mas como realizar ações para praticar um exercício que tem como objetivo respeitar o meio ambiente? O alto consumo de produtos, seja no setor alimentício, vestuário e outros objetos de utilidade, geram gasto de matéria-prima e lixo.
Educar nossas crianças desde cedo a desenvolverem um cuidado com o verde e o respeito ao planeta certamente fará diferença em um futuro próximo. Países ao redor do mundo buscam soluções para dimunuir o lixo, com programas de coleta seletiva, reciclagem e uso inteligente de embalagens usadas. Há projetos urbanos que tentam trazer o verde até para lugares repletos de concreto, como jardins suspensos em varandas, terraços e tetos de prédios. Um forma de correr atrás do prejuízo de construções e desenvolvimento que não consideraram a harmonia com o verde.
A melhor maneira de ensinar as crianças, é utilizar em atividades escolares ou em casa as embalagens, dando outras funções a elas e mostrar que tudo pode ser reaproveitado. Outra maneira é comprar livros usados em sebos ou fazer a troca entre as mães que tem filhos em diferentes classes e ano letivo na mesma escola e ensinar as crianças a conservá-los.
Vários países europeus mantém a separação de lixo diariamente dentro de casa, é uma questão de hábito, às vezes, iniciadas com programas rígidos municipais e estaduais que obrigam as pessoas ao cumprimento, mas a repetição torna-se um hábito. Muito interessante é a leitura do artigo sobre  direito ambiental no site Faculdade.net, que discute a relação do homem e suas ações no planeta.
Uma chance de mostrar o quanto a natureza é rica e importante em nossas vidas é fazer junto com as crianças uma pequena horta em casa, mesmo que falte espaço, vale a pena investir. É possível escolher alguns tipos de legumes, frutas ou hortaliças que seja de fácil manuseio e pequeno porte. Observar o crescimento natural, ter a chance de colher algo plantado pelas próprias mãos, será uma experiência inesquecível para as crianças, acredite.
Caso haja mais espaço, flores e plantas no geral também podem ser adicionadas no jardim com ajuda dos pequenos. Fazer parte dessa produção dará a eles uma ideia de como a natureza responde quando é bem tratada, ou seja, como diz o ditado se plantando tudo dá. Explique sobre a poluição e que o ar sendo puro é melhora a qualidade de vida, mostre fotos de cidades poluídas e seu impacto na saúde e desperte na criança o senso de perceber a diferença em cuidar do meio ambiente e o resultado para a sociedade.
Há livros didáticos que abordam o assunto e pode servir de base para o ensinamento dessas atividades. Livrinhos infantis que versam sobre o verde, a natureza, as ações humanas na terra e suas consequências. Assunto rico para ser tratado em sala de aula ou nas conversas em família. O mundo é resultado do que o homem faz nele, invista desde a infância para que adultos de amanhã tenham mais zelo com o planeta.

Por Roberta Clarissa Leite

3 carinhos recebidos:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Spot on with this write-up, I actually feel this amazing site needs far more attention. I'll
probably be returning to read through more, thanks for the information!

Here is my blog post; jailbreak for new ios

23 de junho de 2014 21:44

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!