Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

5

Diário de Gente Grande - Smash Book, Scrap Diário, Creative Caos e DayBook Delights

  Quem sempre curtiu ter uma agenda para organizar sua rotina ou uma gaveta para colocar recordações, pelo título, já deve saber muito bem o que vou falar aqui. Senta aí que o post hoje é longo, mas bem legal.

   Antigamente fazíamos nossas anotações e registros diários em agendas comuns ou até mesmo cadernos. Com muita sorte, a gente encontrava um modelo ou  outro mais enfeitadinho. Eu tinha agendas que não serviam apenas para eu marcar compromissos ou fazer planos, elas eram uma mistura de diário com uma gaveta de recordações, tudo cabia lá. E falo isto no sentido literal, era tanta coisa que nem fechava.
   A cartinha trocada com a melhor amiga, uma flor recolhida durante um passeio especial de bicicleta, o menu do restaurante daquela viagem de férias inesquecível, as fotos daqueles momentos maravilhosos, os ingressos do cinema e aquele papel de bombom que o menino especial deu... tudo estava devidamente colado e com seu registro dentro da agenda.
  O tempo foi passando e eu fui perdendo o hábito de manter minhas agendas, mas nunca perdi a mania de guardar algumas lembranças daqueles momentos que me tiraram o fôlego e ficaram guardados no coração, mais uma vez recorri as gavetas. Até que há 4 anos atrás eu conheci o Smash book e voltei  organizar meus momentos com toda a graça que eles merecem.

   Atualmente existe muitas opções para este fim. Alguns modelos são no formato de livro outros no formato fichário (Binder),. O smash devido a seus diferentes estilos (tem mais de 19) podem documentar viagem, dia a dia, acompanham o crescimento do bebê, registram os planos da sua viagem ou casamento e muito mais; O Scrap diário, nossa versão brasileira, tem o mesmo fim e o nome  já sugere para que serve, porém, tem apenas 4 estilos. Já o DayBook Delight, é uma gracioso diário de bolso que registra suas viagens como nenhum outro. Enquanto isto o Snap e o Creative Caos são fichários que aliam a ideia de um álbum de foto com a funcionalidade de uma agenda e permitem que você use eles em sequência cronológica, uma vez que permitem a retirada ou inclusão de mais folhas e acessórios.

Eu trouxe um pouquinho de cada um destes livros que eu tenho, para dividir com vocês.

   Estilo livro: Smash Book, Scrap Diário, DayBook delight

    Eu vou começar pelo Smash Book, pois são o meu Xodó. Já tenho mais de 12 destes cadernos e aguardo a chegada de  mais 4...
   O smash book é um caderno com páginas decoradas. Ele tem vários modelos e formatos. Cada cor corresponde a um estilo. Também oferece 3 tamanhos diferentes: O mini, o padrão e o grande, sendo que o intermediário é o que mais apresenta variações nos modelos, pois o mini e o gigante apresentam apenas duas opões cada. Atualmente a marca lançou o SmashBook Binder, em forma de fichário.
  Cada smashbook vem acompanhado de uma caneta com cola na ponta, para facilitar que você carregue ele na bolsa e já monte no instante em que as coisas acontecem. Diferente da forma como é usado no Brasil, ele não tem a pretensão de ser usado para substituir um álbum de fotos e não serve para fazer aquelas páginas de scrap no formato 30x30, embora possa ser usado para isto também.
   Esta ideia pertence a marca EK Sucess ; K& Company, que além dos book's oferece uma infinidade de acessórios que tornam seu uso mega divertido entre eles alguns kit's que complementam o estilo do seu smash, tapes, blocos com card's, clip's, acessórios... é muita coisa mesmo.

Comprei o meu na Scrap Camp, aqui na minha cidade.

Algumas curiosidades:

1 - Não precisa ter ordem cronológica para preencher as páginas, se você conseguir dar uma sequência é bacana, se não, fica ainda mais divertido colar as lembranças nas páginas que combinam com elas; 
2- Sempre escreva e escreva MUITO. O smash book é para contar histórias, funciona como uma mega diário, secreto ou não, é você quem decide. O importante é que tudo esteja registrado;
3- GUARDE, junte e cole tudo o que for significativo. É para grudar seus momentos preferidos. Músicas, poemas, textos, frases, diálogos e tudo o que a criatividade permitir;
5 - ESQUEÇA a convenção de que toda página precisa ter uma foto ou uma imagem, pode ser muito bem palavras, colagens, pedaços de revistas, guardanapos, ingressos etc. A foto é uma parte de tudo isto.
6- DIVIRTA-SE enquanto coloca cada detalhe, compartilhe com que você ama, a graça do smash é fugir o padrão certinho e formal do smash e brincar com os papéis e as ideias;
7- Por serem estilos diferentes, você pode montar vários ao mesmo tempo.

O vídeo da marca informa bem como ele deve ser usado, assista aqui, eu deixo também a sugestão deste site aqui, que mostra exatamente a diferença entre o smash e o scrap para páginas usando apenas fotos. Vale ver os dois para entender melhor.



No Brasil, temos a marca Toke e Crie que oferece 4 modelos de livros similares ao smash, com seus respectivos bloquinhos que complementam o tema de cada um e são vendidos a parte. Gostei muito e já tenho dois, o de Casamento e o de Viagem, agora ficou faltando o "Minha Vida"  e o de " Gravidez". Esta versão brasileira ficou muito boa.


O DayBook Delight, da marca Amy Tangerine, pertence a Studio Calico. São 4 lindos novos modelos e a marca também oferece uma linha de enfeites e acessórios para complementar as páginas desta coisa fofa. Tem as dimensões bem menor que o smash, mas também é uma graça. Os papéis desta marca "casam" direitinho com as páginas, o que facilita muito brincar com ele.
Medindo 5,5 x 8,5 polegadas e 4,5 x 6,5 polegadas e sendo bem levinhos, eles cabem facilmente nas bolsas o que facilita que se tornem inseparáveis diários de viagem, que foi a proposta inicial da marca para eles.

O meu eu comprei na loja Ana Bananna Scrapbooking.




Agora vamos falar  da linha dos fichários:

   O meu mais novo Xodó pertence a Die Cuts With a View, também conhecida como DCWV, linha Recollections.
Este fichário oferece uma infinidade de opções para uso, muito similar ao Snap, ele tem garras que permitem anexar mais páginas, bolsos, envelopes e plásticos de fotos. Mistura a ideia de um álbum de fotos, com utilidade de uma agenda de recordações. O foco está na inclusão de fotos  card's com journaling, mas também oferece uma enorme variedade de enfeites e acessórios que complementam o tema e ajudam a deixá-lo ainda mais lindo.




   O Snap pertence a marca Simple Stories. É um álbum de fotos que tem diferentes plásticos o que torna ele muito divertido. Tenho ele em dois tamanhos o mini, que é este da foto abaixo e o grande, que permite a organização de páginas 30x30 e o uso do conceito do Project Life, aliás a SE foi a primeira marca a lançar mão deste conceito para facilitar a organização dos álbuns, pelo menos foi a primeira a chegar no Brasil, embora o sucesso deste conceito só tenha aparecido junto ao PL da Becki Higgs.
  Este álbum é muito prático e os papéis, card's, enfeites e acessórios da Simple Stories são projetados para serem usados nestes materiais com perfeição. A ideia é usar estas possibilidades para criar muitas páginas em pouco tempo, facilitando a vida dos amantes de fotografias. O Snap permite que você faça projetos semanais e até registros diários, pois os card's de journaling oferecem muitas possibilidades de organização rápida. 

   Escolha você o estilo que mais agrada e bora fazer scrap!!




Tanto os álbuns quanto os plásticos, eu comprei na Scrap Camp da minha cidade.

O post foi longo e espero que tenha sido útil.
Até a próxima!!

5 carinhos recebidos:

Ateliê Ana Bananna disse...

Amei o post flor, super bem explicado e esse mês receberemos agendas e acessórios da linha Recollections e já temos quase todos os lançamentos do Sn@p! que estão lindos.

Brigadinha por lembrar da nossa loja.

Beijos

1 de junho de 2014 11:45
Ana Flavia Fernandes Pires disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana Flavia Fernandes Pires disse...

Nossa foi muito bem explicado.......adorei ...... me ajudou bastante.....bjs

1 de junho de 2014 17:46
Ana Flavia Fernandes Pires disse...

Nossa foi muito bem explicado.......adorei ...... me ajudou bastante.....bjs

1 de junho de 2014 17:46
Claudia Biggi disse...

Amei esse post!!! Que mundo eu estava que não sabia de nada disso? Excelente opção para quem, como eu, não tem muito tempo para fazer páginas elaboradas de scrap mas quer manter registro de momentos importantes, no meu caso os meus bebes! Obrigada por compartilhar tanta informação importante!!! Bjsss

7 de junho de 2014 09:45

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!