0

Aprendendo no Aconchego da Família


Para bons resultados escolares é de suma importância a presença dos pais nas atividades escolares dos filhos. Mesmo que o tempo não seja um aliado, de alguma maneira é importante acompanhar a caminhada de aprendizado da criança, mais até do que só exigir resultados.

Nesses tempos de modernidades, de aparatos tecnológicos muitas formas lúdicas de brincar acabam sendo deixadas de lado. Se imaginarmos gerações anteriores observaremos que as brincadeiras exigiam movimentação do corpo, como pular corda, brincar com bambolê, esconde-esconde, pega-pega. Hoje as crianças param em frente ao video-game ou ao computador, entre outros objetos eletrônicos e acabam se acostumando a uma vida sedentária.

Essa relação acaba criando uma ligação mútua de acomodação, por um lado os pais ficam mais livres deixando os filhos mais ocupados, e os filhos preenchem o tempo livre sem incomodar os pais. Será que deve ser sempre assim?
Momentos livres podem ser aproveitados para brincar e até brincar aprendendo. Todos sabemos que a infância passa rápido demais e não vivê-la intensamente junto à família, seria uma pena. Investir na liberdade de criação do filho através de pinturas, desenhos, jogos educativos e música. Muitos especialistas afirmam que essa conexão da família e da criança provoca transformações positivas e que são levadas para toda a vida.

Nos fins de semana quando geralmente há mais tempo livre surge a possibilidade de aproveitar e compartilhar tarefas com os pequenos. É um momento de fazer contação de histórias, criar um cantinho da leitura, por exemplo. Montar uma biblioteca no quarto da criança e sempre que possível estimular a leitura.

Sobre alimentação, pode-se fazer alguma receita junto com as crianças e no momento conversar sobre a nutrição e o quanto é importante se alimentar bem. No blog do site Planodesaude.net você pode encontrar várias dicas sobre saúde e boa alimentação, é só escolher algumas ideias e colocar em prática.

De acordo com a idade da criança, se ela estuda uma língua estrangeira, uma dica é cantar musiquinhas em inglês, aprender brincando novas palavras procurar jogos de inglês que são divertidos  e aumentam o conhecimento do idioma.

Todos esses momentos ficam na memória afetiva da criança, servem para reforçar a auto-estima, a confiança e a cumplicidade familiar, é um tempo de vivência e que serve também para as tirar um pouco do foco das diversões eletrônicas, que estão infelizmente tomando conta da maior parte das horas da vida dos pequenos.

Você costuma brincar com seus filhos?

0 carinhos recebidos:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!