Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

0

Conhecendo melhor o Scrapbook

O Scrapbook é uma arte com papel. Você pode eternizar momentos, dando vida e graça aos registros e fotos. Pode ser também um diário ou um enfeite, conhecido como scrap decorativo. Hoje em dia a indústria oferece materiais livre de ácido que protegem seu projeto e impedem a foto de amarelar. É um hobby mas também uma fonte de renda.

Abaixo, os matérias básicos que você precisa investir para começar.
Base de corte
Estilete
Cola, fita dupla face e fita banana
Régua de Metal
Furadores sugiro um circular e um de flor
Tesoura de precisão
Tesoura borda decorada, sugiro o modelo escalopado para começar

Eu compro meus materiais nas seguintes lojas online:
Creative Art Scrap: http://www.creativeartscrap.net.br/scrapbook/
Compra Artesanato: http://www.comprartesanato.com.br

E nas lojas físicas compro:
Scrap Camp Yummys: http://scrapcampbyyummys.blogspot.com.br/
Casa da Arte: http://www.casadaarte.com.br/

Abaixo dois modelos de páginas simples que fiz
 


 

 
 A combinação de papéis é algo que eu acho bem complicado, para resolver este problema faço o seguinte:
Escolho todos os papéis de uma mesma coleção. Compro dois modelos qualquer + uma folha de journaling + uma folha decorada com o tema, para que eu possa aproveitar os desenhos.
 
O JOURNALING é muito importante porque é ele quem vai descrever o sentimento da sua página, da sua foto, do seu projeto. Ele pode ser pronto, como muitas coleções que já trazem uma imagem, palavras etc, pode ser um poema, uma música, uma frase ou o que mais tiver um significado.
Busquei inspiração na página da Rô Philipssen, que eu admiro. Lá ela fez um trabalho com Sketche, que é uma espécie de esquema para um Projeto de Scrapbook, muito bom para quem é iniciante e não sabe como dispor do material para montar.
 
Rô Philippsen


Para se inspirar nas Sketches, visite:  http://stucksketches.blogspot.com.br
 
Deixo aqui, duas páginas com sugestões de journaling:


Leia mais...
0

Scrapbook - Flores para Scrap e aplique

Se tem duas coisas que chateia na internet é a circulação de material sem os créditos ou com marca d´água de sites ou páginas que não são de fato os merecedores dos créditos. Diariamente vejo muita coisa legal circulando, coisinhas que copio para fazer mas que também merecem ser repassadas para multiplicar, porém, fico chateada por fazer isto, sem direcionar o link para os verdadeiros detentores dos direitos. As imagens abaixo foram retiradas do Facebook. São Pap's maravilhosos de flores. Simples, fácil, barato e lindo.



 










Leia mais...
0

Abril está chegando e as datas comemorativas?

Estou cheinha de materiais para postar por aqui, mas e tempo para organizar tudo?
Estou com material sobre a história da educação, projetos, avaliação. Aff, cabeça produzindo muito.


Não concordo no trabalho inspirado em datas comemorativas, acredito que o trabalho com projeto pode ser muito mais proveitoso para as crianças, porém, algumas comemorações podem facilmente ser agregadas no dia a dia.

Em abril (13) tem o dia do beijo (tem coisa  mais gostosa do que sair distribuindo beijocas para todo mundo dentro da escola?)
E o dia do amigo (18), que rende uma ótima roda de conversa com a galerinha, onde as boas ações e o respeito ao próximo podem virar metas do ano inteiro.
E o dia do Livro claro, apesar da leitura ser um item obrigatório DIARIAMENTE dentro de uma sala de aula, vale lembrar que o dia do livro é uma homenagem também a MONTEIRO LOBATO, a história é muito legal, afinal, foi ele quem contribuiu para a divulgação do livro no Brasil já que na época eram importados, sendo o editor e fundador de uma gráfica. Construir um livro com as crianças e mostrar a importância do registro das ideias e histórias para as gerações futuras é um aspecto extremamente relevante para esta data.
Lembrem-se preencher folhinhas ou pintar desenhos prontos não cabe mais na concepção de educação quando temos como meta formar cidadãos críticos e com interesse pela construção do conhecimento... vamos por a cachola para funcionar?

Enquanto isso, divido as fotos que achei no FACEBOOK, são da página desenvolvimento sustentável, aliás, eles postaram mas acho que deve ser um apanhado de muitos sites e blog's legais porque vi algumas coisas em inglês.

Somar e subtrair brincando... a garotada ama!

 
A atividade é de matemática, mas poderia ser para leitura ou inglês, por exemplo, no palito escreva uma cor (inglês ou português), depois a criança deve colocar no picolé com a cor que corresponde a escrita.
 
E este divertido Mini-livro com o alfabeto?
Também dá para fazer palavra - letra inicial e figura, no lugar de botões, tampa de Nescau ou leite em pó.


 Associando quantidades. Usar os objetos da sala é muito bom para esta atividade.




Adorei e quero fazer também...
Fica aí a dica.
Leia mais...
1

Smash - Diário de gente grande part II

Dando continuidade aos desafios do blog Smash Mania, o próximo tema está relacionado a este período da Páscoa.
A proposta é criar uma página inspirada na imagem abaixo. Colocando a primeira palavra pensada ao vê-la.
Muito legal!!
 
O dia de hoje por si já nos inspira a palavras como vida, paz, transformação.
Vendo a imagem pensei na palavra FÉ de imediato, porque apesar da Páscoa ser uma data Judaica/Cristã, a fé é universal e eu realmente acredito que um indivíduo sem fé, é um ser humano incompleto, que não vive plenamente.
Independente de uma religião, um Deus, uma crença específica, ter fé na vida, nos homens, no amor, na humanidade, no futuro é essencial. Não podemos perder a esperança de que sempre podemos ser alguém melhor e acreditar sempre. Então... mãos a obra que hoje o dia está uma delícia para brincar com Smash.



Leia mais...
2

Meu querido diário... Smash para os tempos modernos

Quando adolescente, tinha a mania de registrar tudo em um diário, " o meu querido diário". Recortes, fotos, palavras e tudo mais de significativo era colocado lá, era tanta coisinha que nem fechava. Como tudo muda, as formas de registro também acompanham estas transformações. Orkut, facebook, twiter e outros diários eletrônicos estão por aí, porém, nada substitui o bom e velho par "papel e caneta".  Quem acompanha o blog já deve estar pensando no que vou contar.
Há cerca de uns dois meses, deixei no cantinho os meus e.v.a's e criei coragem pra uma aulinha de scrapbooking na ScrapCamp, eis que esta sementinha cresceu e estou adorando.
 
Foi então que descobri (antes tarde do que nunca) o SMASH, o diário de gente grande. Até porque se isto existisse a 20 anos atrás, minha mãe tinha falido.
Estava sem coragem de começar, com medo de estragar, porém, nestas andanças virtuais encontrei o blog  Smashmanía e vi um desafio. Pronto, foi dada a largada...
 
A capa do meu Smash ficou assim:

 
 
 
 
O desafio do blog Smashmania é o seguinte:
Liftar a página abaixo.
A regrinha é:
1 - Usar chipboard ou recorte em mdf

2 - Usar tintas, canetas, giz de cera ou lápis de cor (adoro!)
 
Não sabe o que é liftar? Faz que nem eu, pergunta para o google.
Pelo que eu entendi, Liftar é uma homenagem ao trabalho de alguém que você gostou. Pode copiar ou mudar algumas cores, porém observando o que foi utilizado no layout. Não encontrei regras claras e bem definidas sobre esta brincadeira, então acabei fazendo do meu jeitinho.
 
 
Como é minha primeira página, resolvi começar com a infância, relembrando os bons tempos não só de criança, mas também o gostinho resgatar o hábito de manter um "diário".
 
Minha página ficou assim:
Será que fiz certo? Tomara que sim!
 

Lojas Virtuais onde compro minhas coisinhas:
ScrapCamp: http://scrapcampbyyummys.blogspot.com.br/
Creative Art Scrap: http://www.creativeartscrap.net.br

Leia mais...
3

Era uma vez... História para a Páscoa

A Páscoa é um período de renovação e transformação, mas com a diversidade de religiões não é possível conceber esta data apenas na ótica Cristã, sendo assim, podemos aproveitar este período para dar uma ênfase em alguns temas que já devem fazer parte o nosso cotidiano como amor ao próximo, o respeito e a troca sem interesse.
 
O Coelhinho que não era da Páscoa, traz a história de Vivinho, o único da família de uma linhagem de coelhos, que não deseja ser o coelho da Páscoa. Em meio a críticas, ele descobre a sua profissão e ensina a todos como respeitar e valorizar a diversidade. Ruth Rocha sempre dá um show de encantamento com suas histórias.

Para baixar ou ler a história, clique na imagem.
O livro está disponível pelo "Literatura Infantil", no Picasa.


Sugestão, apresentar a história utilizando a dramatização das crianças.
Leia mais...
0

RESULTADO DA NOSSA BRINCADEIRA

 Oba!! Saiu o resultado da nossa brincadeira. Não houve acertadora para o palpite PRINCIPAL, porém, o antecessor e o sucessor tiveram seus valores corretos citados.

 
 
NO TOTAL ERAM 119 CORAÇÕES
 
Então a Professora ME ficou com o primeiro lugar com o palpite 118 corações (antecessor) e vai ter 48 horas para escolher o brinde que deseja receber e responder o e-mail que acabei de enviar, informando os seus dados de contato como:

Nome:
Endereço:
Bairro
Cidade/estado:
Cep:

A DENISE que acertou o número sucessor com o palpite de 120 corações, vai ser informada via e-mail e além dos dados deve informar qual dos dois brindes restantes e terá 48 horas para responder o e-mail com as mesmas informações.

COMO O PALPITE 119 não doi dito, o terceiro brinde foi sorteado. Cada participante recebeu um número de acordo com a ordem da sua postagem, ficando assim organizado:

Palpite 01- Meu palpite é 120 corações!
Denise -http://deepriartesemeva.blogspot.com.br/

Palpite 02 - Elizangela Ferreira -
Meu palpite é de 150 corações!

Palpite 03 - Meu palpite é 118 corações. Meu nome é Meives meu email meivesmj@hotmail.com meu blog procriativa http://promecriativa.blogspot.com.br/

Palpite 04 -meu palpite e 92 coraçoes meu email e alecssandral@hotmail.com

Palpite 05 - Meu palpite é que são 110 corações.
Meu e-mail: carolinealmeidaf@hotmail.com

Palpite 06- Meu palpite é de 112 corações.
Meu e-mail: ma_gjr@hotmail.com

Palpite 07 -Adorei quem sabe eu consigo acertar, meu palpite é de 137 corações.
Meu e-mail : solange_fabiola@hotmail.com.

Palpite 08 - Meu palpite 127 corações.
e-mail celimarialopes@hotmail.com

Palpite 09 - Meu palpite é 132 corações e-mail catiadfr@gmail.com

Palpite 10 - Meu palpite é 200 corações
e-mail: suelischvambach@hotmail.com

Palpite 11 - meu palpite 113 corações...
Alana: E-mail: alana-rl@hotmail.com

E a Sorteada foi a de palpite número 7. Parabéns!!
 
 
E... como não houve acertadora para o prêmio principal, o brinde restante foi sorteado entre todos os palpites e ele vai para...

O palpite de número 07 de 137 corações foi dado pela Solange Fabíola, que não acertou o número, mas levou no sorteio. Meu e-mail : solange_fabiola@hotmail.com.

OBS: O modelo “Vintage Flower Romantic” para o calendário de Scrapbook não está mais dis
ponível porque as folhas são de coleção antiga e já foram retiradas das prateleiras, ele estará disponível em modelos novos. O que eu tenho pronto é o modelo “Big Man”. Mandarei as fotos via e-mail para que a primeira comocada ME, possa decidir o seu prêmio.
Agradeço imensamente a participação de todas e o carinho. Espero tê-las sempre por perto aqui no Espaço da Criança.
Bjos
Leia mais...