Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

1

Volta as aulas ou Come Back To School?

Quem acompanha o blog, já deve ter lido sobre a minha paixão por E.V.A, este material é fácil de manusear, as cores são lindas, não suja muito e limpa fácil, tem certa durabilidade, não desbota... daí já viu né?!
Mas ultimamente meu coração tem batido forte por papel. Isto mesmo, papel. Manteiga, crepom, craft, papelão, todos eles, mas principalmente, aquelas folhas bacanas para scrapbook, a paixão pegou forte no scrap depois que fiz aquele curso em dezembro, tanto que tenho outra aulinha marcada agora em janeiro.
 
Mas por  que estou contando tudo isto? Vou parar de lero lero e explicar melhor. É o seguinte, aqui no Brasil, temos muitas professoras de scrapbook maravilhosas, talentosas e criativas, mas esta arte é sucesso mesmo lá pelos "Estates", lá eles tem muuuuuuito, mas muuuuuuuito material sobre este tema, dá para exagerar dizendo que são mestres no assunto. Daí pensei, que tal beber direto da fonte?
Vou ver o que a galera de lá está preparando para a volta as aulas e ver se me inspiro um pouquinho. Não é que deu certo?! Inspiração 100%

Garimpei as ideias que achei BBB - boa, bonita - barata, para fazer por aqui.
 
Que tal no lugar de doces preparar esta mochila que serve como estojo?
Parece difícil? Mas não é! Só é linda mesmo.
É do blog Basic Grey, é toda feita com papel colado em uma caixa.
 

 
Copos plásticos decorados também são boas lembrancinhas, mas que tal um suco gostoso, preparado pela turma, já no primeiro dia de aula? Culinária divertida também ensina bons hábitos alimentares.
Para acompanhar: Espetinhos de frutas e um delicioso bolinho.
O mais caro é o morango, porque melancia e uva vem em grande quantidade, manga e abacaxi também.

 
 

Este kit totalmente reaproveitado... lata + os lápis que sobraram do ano passado + caixa e papel e tcharam... passa lá que tem mais coisinhas bacanas pra inspirar.

 Quer preparar a sala também? Olha este pompom de paple manteiga que arraso.
Acho que dá para fazer com crepom também, vou tentar.


 Por aqui também tem ideia BBB e muito útil.
A Adri do Baú de Letras, fez este elástico que serve como marcador de página e para segurar o caderno, mas se não quer usar para  nada disto, coloca na cortina para amarrar e já deixa ela decorada.



Vale a pena clicar nas imagens que possum link e visitar o blog original de onde estas ideias foram retiradas porque com certeza, por lá tem coisa mais legal. Bom passeio!!!
Leia mais...
4

Volta as Aulas!! Oba!!

Já pensou como vai ser sua prática pedagógica neste ano?
Fundamentar nossas ações, é tão importante quanto arrumar a sala de aula para esperar a turminha. Não basta fazer montes de painéis e  enfeitar tudo, é preciso também renovar nosso pensamento, atualizar nossos conhecimentos.
 
Acredito que crianças pequenas são capazes de  produzir cultura, desenvolver autonomia e ser sujeito ativo da própria aprendizagem através da mediação do professor e da interação com os colegas.
 
O MEC tem uma série de sugestões que auxilia os professores basta passar no site e dar uma  olhadinha, mas não esqueça que, cada realidade, cada turma,  cada criança é única então estes documentos nos dão suporte ao mesmo tempo que devem ser flexíveis, para atender a necessidade individual de cada criança.
 
PARA COMEÇAR BEM, VAMOS PENSAR EM ALGUNS ITENS IMPORTANTES NO DIA A DIA DO PROFESSOR:
 
Rotina de atividades com a organização do tempo das crianças;
Organização do espaço da Instituição, que deve funcionar como uma extensão do professor. O espaço ensina. Não apenas o espaço físico, mas uso que se faz dele, como o trabalho com "Cantinhos";
Planejamento;
Observação e registro das atitudes das crianças, para perceber o crescimento e fazer a avaliação.
 
 
É claro que já peguei mil e uma ideias no Picasa, se alguém souber dos créditos, coloca aqui que eu divulgo merecidamente porque tudo aí tá lindo demais.
 
SUGESTÕES PARA 2013
 
Que tal começar o ano com uma gostosa história?
 
Na roda de conversa, faça uma hora do conto com a história da BrinqueBook (use o livro, teatro, fantoche, vídeo) depois converse com as crianças sobre a identidade. Que cada coisa tem sem nome, pessoas possuem nome e sobrenome. Sugira uma dinâmica para que todos se apresentem e se conheçam melhor.
Depois, avise que a turma também precisa de uma identificação. Que nome poderíamos dar para a turma? Ele precisa se relacionar com aquilo que eles gostam e fazem. As crianças podem ir para casa e pensar melhor ou pedir ajuda da família, não precisa ser decidido na hora. Não deixe de aproveitar .
 
Cadeira "estojo"
Barraca na mesa do Professor pode? Claro que pode... se estiver chovendo então... vale fazer pipoca.
Desde os pequeninos, é importante o contato com letras, seja nos murais ou nos livros.
Lembre-se na educação Infantil, um trabalho muito eficaz é Projeto com nomes e rótulos.
E a porta da sala?
Latinhas decoradas. Um toque delicado e colorido...

Porta treco com reaproveitamento de jeans. Já fiz com sapateira, fica show também.

Aqui embaixo, deixo algumas imagens de 2012. Da turminha fofa.

Porta decorada com fotos das crianças
ALGUNS DOS MUITOS CANTINHOS QUE FIZEMOS QUESTÃO DE FAZER



E onde colocar as atividades, já que todos os cantos estavam ocupados?
Que tal em um guarda chuva velho, pendurado no teto?

Leia mais...