Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

1

Avaliação, registro e documentação Pedagógica


O resumo abaixo é referente aos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, a publicação na íntegra, se encontra no site do MEC. Esta síntese não substitui a leitura reflexiva e aprofundada sobre avaliação pedagógica, que o professor deve fazer antes de decidir pelo seu método de avaliação.

Movimento
É continua e um instrumento para reorganização dos objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma de acompanhar e conhecer cada criança. Documentar os aspectos referentes a expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É preciso atualizar com as mudanças.
De 0 a 3 anos: uso de gestos e ritmos corporais para expressar, deslocamento no espaço sem ajuda.
 
 
Musica
Deve ser trabalhada em contexto lúdico. Procurar oferecer sons e instrumentos com qualidade sonora. Contar e ouvir musica é uma atividade permanente. Para avaliar podem observar aspectos referentes ao desenvolvimento vocal, rítmico e motor.- capacidade de imitação, criação e memorização.
 
 
Artes Visuais
As produções devem ser expostas e valorizadas. As construções podem virar utensílios, objetos, instrumentos, quadros. Podem ser enviados para casa, podem ficar expostos fora da escola ou apenas documentados e arquivados. Deve explicitar as etapas e conquistas do processo criativo da criança. 
0 a 3 anos: exploração de diferentes materiais e a exposição por meio deles.
De 4 a 6: Que se utilizem das formas de expressão para representar, expressar-se e comunicar-se.
 
Linguagem oral e escrita
Observar a evolução das crianças. De 0 a 3 anos: utilização da oralidade para expressar e explorar.
De 4 a 6: Participar de conversas, dialogar. Manusear materiais escritos. Interesse por ler e ouvir histórias, escrever seu nome. Solicitar a leitura se comentam sobre o que escutam.
 
Natureza e sociedade
0 a 3 anos: Participar de atividades que envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos;
4 a 6 anos: Conhecer e valorizar as manifestações culturais da sua comunidade e manifestar suas opiniões, hipóteses e ideias.
 
 
Matemática
0 a 3anos: o contato com os números e a exploração do espaço. Para isso, é preciso que as crianças participem de situações nas quais sejam utilizadas a contagem oral, referências espaciais e temporais. Também é preciso que se criem condições para que as crianças engatinhem, arrastem-se, pulem etc., de forma a explorarem o máximo seus espaços.
4 A 6 ANOS: esperar que as crianças utilizem conhecimentos da contagem oral, registrem quantidades de forma convencional ou não convencional e comuniquem posições relativas à localização de pessoas e objetos.

 

REGISTRO E DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA

1 carinhos recebidos:

António Jesus Batalha disse...

Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.

30 de agosto de 2013 13:31

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!