Avaliação, registro e documentação Pedagógica
O resumo abaixo é referente aos Referenciais Curriculares para a Educação Infantil, a publicação na íntegra, se encontra no site do MEC. Esta síntese não substitui a leitura reflexiva e aprofundada sobre avaliação pedagógica, que o professor deve fazer antes de decidir pelo seu método de avaliação.
Movimento
|
É continua e um instrumento para
reorganização dos objetos, conteúdos, procedimentos, atividades e como forma
de acompanhar e conhecer cada criança. Documentar os aspectos referentes a
expressividade do movimento e sua dimensão instrumental. É preciso atualizar
com as mudanças.
De 0 a 3 anos: uso de gestos e ritmos corporais
para expressar, deslocamento no espaço sem ajuda.
|
Musica
|
Deve ser trabalhada em contexto
lúdico. Procurar oferecer sons e instrumentos com qualidade sonora. Contar e
ouvir musica é uma atividade permanente. Para avaliar podem observar aspectos
referentes ao desenvolvimento vocal, rítmico e motor.- capacidade de
imitação, criação e memorização.
|
Artes Visuais
|
As produções devem ser expostas e
valorizadas. As construções podem virar utensílios, objetos, instrumentos,
quadros. Podem ser enviados para casa, podem ficar expostos fora da escola ou
apenas documentados e arquivados. Deve explicitar as etapas e conquistas do
processo criativo da criança.
0 a 3 anos: exploração de diferentes
materiais e a exposição por meio deles.
De 4 a 6: Que se utilizem das formas de
expressão para representar, expressar-se e comunicar-se.
|
Linguagem oral e
escrita
|
Observar a evolução das crianças.
De 0 a 3 anos: utilização da
oralidade para expressar e explorar.
De 4 a 6: Participar de conversas,
dialogar. Manusear materiais escritos. Interesse por ler e ouvir histórias,
escrever seu nome. Solicitar a leitura se comentam sobre o que escutam.
|
Natureza e sociedade
|
0 a 3 anos: Participar de atividades que
envolvam a exploração do ambiente imediato e a manipulação de objetos;
4 a 6 anos: Conhecer e valorizar as
manifestações culturais da sua comunidade e manifestar suas opiniões, hipóteses
e ideias.
|
Matemática
|
0 a 3anos: o contato com os números e a
exploração do espaço. Para isso, é preciso que as crianças participem de
situações nas quais sejam utilizadas a contagem oral, referências espaciais e
temporais. Também é preciso que se criem condições para que as crianças
engatinhem, arrastem-se, pulem etc., de forma a explorarem o máximo seus
espaços.
4 A 6 ANOS: esperar que as crianças utilizem
conhecimentos da contagem oral, registrem quantidades de forma convencional
ou não convencional e comuniquem posições relativas à localização de pessoas
e objetos.
|
REGISTRO E
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
1 carinhos recebidos:
Estou alegre por encontrar blogs como o seu, ao ler algumas coisas,
30 de agosto de 2013 13:31reparei que tem aqui um bom blog, feito com carinho,
Posso dizer que gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
decerto que virei aqui mais vezes.
Sou António Batalha.
Que lhe deseja muitas felicidade e saúde em toda a sua casa.
PS.Se desejar visite O Peregrino E Servo, e se o desejar
siga, mas só se gostar, eu vou retribuir seguindo também o seu.
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!