Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

0

Formação Profissional - O ESPAÇO INSTITUCIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO

É muito importante organizar o espaço de sala de aula sob a concepção de que ele também é um educador, neste âmbito, muitas coisas devem ser observadas, pensadas e (re)planejadas a todo instante. É preciso que o espaço seja pensado com e para a criança, em seus aspectos internos e externos, afinal, o pátio e os demais ambientes da escola também podem se tornar uma fonte de intensa aprendizagem.
Todo ele deve ser planejado de forma a tornar a criança livre e cada vez mais autônoma, onde cabe ao professor orientar e auxiliar quando solicitado, sendo assim, o educador tem um papel fundamental na sua organização, pois é seu olhar e suas observações nas ações das crianças que poderão gerar as mudanças necessárias no ambiente, favorecendo ou impedindo progressos.
Deixo abaixo, algumas sugestões de bibliografias, que podem auxiliar neste aspecto:

Espaços em educação infantil, Vera Melis,  Scortecci Editora.
Sabores, Cores, Sons, Aromas - A Organização dos Espaços na Educação Infantil,  Horn, Maria da Graça Souza,  Ed. Artmed.
Qualidade em Educação Infantil, Miguel Zabalza, Artmed.
As Cem Linguagens da Criança, Artmed.
Diretrizes e Parâmetros curriculares - Publicações do MEC



 O espaço institucional como recurso pedagógico
 
Qualidade
em educação infantil
Ambientes múltiplos – “organizados” (por atividade expressiva de desfrute/consumo, de construção, produção e “estruturados”- no que se refere ao mobiliário e equipamentos. Do ponto de vista afetivo esta organização pode contribuir para que predomine um clima de tranquilidade e serenidade. Elimina o comportamento autoritário do professor dos alunos, a rivalidade das crianças. No plano cognitivo libera os núcleos gerados as estruturas intelectuais. Desenvolvimento autônomo da mente, capacidade de pensar por si, professor é diretor de cena.
 
 
Cem linguagens
As paredes falam, comunicam, são organizados de forma a permitir a liberdade de escolha das crianças, incentivando a autonomia e diminuindo o controle do professor. A sala é um grande espaço com pequenos agrupamentos. Todo espaço da instituição é foco de reflexão, até esmo paredes e tetos acolhem as obras das crianças. Junto com a equipe de professor o espaço é o 3º educador. Organiza e promove relacionamentos. Promove a autonomia e expressa ideias, valores, atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele.
Referencial curricular nacional para educação infantil - MEC
Deve ser organizado de modo a privilegiar a independência da criança no acesso e manipulação dos materiais O grupo deve participar da montagem e e organização do espaço. Para cada projeto novos materiais devem ser introduzidos. Os espaços externos merecem foco. Deve ser versátil e sujeito a modificações, de acordo com a necessidade e faixa etária. Os ambientes devem permitir atividade diversificada. Cantos pequenos e aconchegantes. O espaço deve acolher o cuidado e a segurança
Diretrizes curriculares nacionais para educação infantil-
MEC
Cuidar e educar são indissociáveis na hora de organizar o espaço pedagógico. As dimensões expressivas- motoras, afetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural são indivisíveis. Deve promover a interação das crianças da mesma idade, mas também de outras idades e dos adultos-m Deve prever a liberdade de movimento, acessibilidade e contato com diferentes culturas
 Alguns PROJETOS PERMANENTES
podem fazer parte do seu espaço
Projetos para 4 a 6 anos
Materiais
Atividades
Sugestões de Cantinhos
 
 
 
 
T  Escova, pau de arame, papel, bolas de espuma, novelos de lã, pedaços de corda, recipientes para limpar e mergulhar os instrumentos, garfo, copos, colher, bexigas.
 
·         Bola de espuma; encharcadas e lançadas na folha.
·         Corda molhada na tinta
·         Aquarela liquida jogar no papel e movimenta-lo para que escorra
·         Escorrido com colher
·         Lançar a tinta de uma cadeira
·         Respingos, forrar o chão com papel.
·         Escrita: colorir o fundo cobrir de preto, desenhar com garfo.
·         Oficina área da casa, área da expressão plástica, área das construções, área das comunicações, área da escrita, área do consultório medico.
·         Área de encontro, e comunicação; áreas de jogos simbólicos, área de trabalho expressão-manipulação e representação. Área da linguagem, logico-matemática, expressão plástica, movimento e expressão corporal, observação, experimentação e manipulação (ciências)
Projetos para 0 a 3 anos
Materiais
Atividades
Sugestões de cantinhos
T  Materiais holísticos, coisas do cotidiano do adulto e da criança mas que não sejam infantilizadas ou de plástico.
T  Papéis, garrafas, cordas, latas, cones, tampas, caixas de papelão de diferentes tamanhos.
·         Explorar gelatina, gema, macarrão cozido, farinha, brincadeiras com agua, caneca, bacias, funil, canos, bolas para boiar, seixos para afundar.
·         Tanque de arreia
·        Interruptores, campainha, trincos
·        Barra de instrumentos musicais
·         Sucata
·         Jogos
·         Fantasia
·         Casinha
·         Das artes
·         Dos brinquedo
·         Da literatura

0 carinhos recebidos:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!