1

DIA 13 de Julho - Dia Do Rock - Projeto Música na Ed. Infantil

A música é uma forma de linguagem, sendo também uma habilidade muito importante para ser desenvolvida. Ela expressa e comunica sentimentos, serve como distração e  representa uma forma de cultura (musicas regionais), mantendo um contato direto com outras formas de expressão.
O trabalho com música exige pesquisa  do professor não músico, para que possa desenvolver esta habilidade nas crianças. Ensinar música não envolve o domínio da técnica musical como acordes, notas, leitura de partitura, mas sim a produção de músicas, o manuseio de instrumentos e a apreciação dos vários estilos musicais. O enfoque deve ser o perceber, sentir e o pensar.
O enfoque da musicalização deve permear o cotidiano das crianças, inclusive dos bebês. Não tem idade para dar início a este processo, ainda na barriga da mamãe, é possível colocar música para o bebê relaxar, para os recém nascidos a música pode animar, ninar e divertir.
Para desenvolver um bom trabalho é preciso atentar para alguns aspectos: A música não serve apenas para a rotina (lanche, soninho e higiene), também não deve ser reduzida a datas comemorativas. Um outro aspecto importante é a escolha d os materiais, permitir que as crianças tenham contato com diferentes instrumentos musicais que tenham qualidade é fundamental neste processo. Não é preciso dominar o instrumento, mas entender os conceitos de som e silêncio auxilia na criação dos ritmos, afinal, produzir barulho é diferente de produzir som (música).
A exploração dos sons e suas possibilidades é o foco principal (altura, intensidade, duração e timbre), o corpo e a construção de instrumentos, bem como a apreciação de diferentes ritmos e estilos musicais devem ser a base para o aprendizado da música.
 
 
SUGESTÃO de Leitura básica: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, VOL 3 - MEC
 
 
PARA VISITAR OS SITES e APRENDER O PASSO A PASSO DESTES INSTRUMENTOS, clique na imagem para ser redirecionado.

 
 
 
 
 
 
 

 
 





1 carinhos recebidos:

Larissa disse...

Adorei seu blog, já tinha passado aqui antes.. sempre venho ver as novidades.
Estou passando para divulgar meu novo blog sobre educação.
http://cantinhoeducar.wordpress.com/

Beijos

17 de julho de 2013 às 00:40

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!