Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

1

A criança e suas Linguagens


Abordagem Reggio Emilia – Itália

Concepção
A ideia era melhorar a vida da criança após a guerra. Evoluíram de um movimento cooperativo de pais para um sistema administrado municipal.
O desenvolvimento infantil: Teorias, práticas, e contribuições das ciências.
Pedagogia da escuta. O planejamento é entendido no sentido de preparação e organização do espaço, dos materiais, dos pensamentos, das situação e das ocasiões para o aprendizado. Currículo emergente.
Concepções sobre a infância, Suas relações e Seu mundo.
A imagem da criança como um aprendiz competente e poderoso. Rica, forte e poderosa. Tem potencial, plasticidade, curiosidade, desejos, etc.
A Criança e suas linguagens
A expressão visual e a linguagem simbólica são catalisadores. O objetivo do ensino é oferecer condições para a aprendizagem.
O Espaço Institucional como Projeto Pedagógico
O ambiente é o 3º educador, atua como provocador para o aprendizado. Sistema vivo em transformação. As paredes “falam”, “documentam”
A relação educador-educando
O professor é um facilitador da aprendizagem. Grande família e um pesquisador das experiências de aprendizagem.
Brincadeiras, brinquedos e o brincar no processo de aprender.
A arte na forma de expressão visual a linguagem simbólica e a estética são formas de representar o mundo
O tempo, a rotina e o ambiente institucional.
Pais, professores e alunos fazem parte do ambiente de apoio a aprendizagem. Espelhos/Espaços/luz.                                                                             
Construção e desenvolvimento de projetos pedagógicos, Limites e potencialidades
Visa extrair um sentimento mais profundo do mundo e seus fenômenos. Encorajam as crianças a tomar suas próprias decisões e escolhas, geralmente em processo de cooperação com seus colegas.
Registro e documentação pedagógica
O processo de documentação é o meio de tornar a aprendizagem visível e aprofunda-la por meio da reflexão e de perguntas
Outras Definições
Os projetos de trabalho de longa duração, fruto de um currículo emergente, são o ponto de partida das investigações das crianças.

O sistema Reggio pode ser descrito como: uma coleção de escolas para crianças pequenas, nas quais o potencias intelectual, emocional, social e moral de cada criança é cuidadosamente cultivado e orientado. Onde o veiculo didático é o envolvimento das crianças em projetos de longa duração.


RESUMO PRODUZIDO COM BASE NO LIVRO:
EDWARDS, C., FORMAN, G., GANDINI, L. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.

1 carinhos recebidos:

Camila Delmondes Dias disse...

Prezados,
Até 9 de agosto de 2013, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acessem: www.olimpiadadehistoria.com.br

11 de junho de 2013 21:13

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!