A criança e suas Linguagens
Abordagem
Reggio Emilia – Itália
Concepção
|
A
ideia era melhorar a vida da criança após a guerra. Evoluíram de um movimento
cooperativo de pais para um sistema administrado municipal.
|
O
desenvolvimento infantil: Teorias, práticas, e contribuições das ciências.
|
Pedagogia
da escuta. O planejamento é entendido no sentido de preparação e organização
do espaço, dos materiais, dos pensamentos, das situação e das ocasiões para o
aprendizado. Currículo emergente.
|
Concepções
sobre a infância, Suas relações e Seu mundo.
|
A
imagem da criança como um aprendiz competente e poderoso. Rica, forte e
poderosa. Tem potencial, plasticidade, curiosidade, desejos, etc.
|
A Criança
e suas linguagens
|
A
expressão visual e a linguagem simbólica são catalisadores. O objetivo do ensino
é oferecer condições para a aprendizagem.
|
O Espaço
Institucional como Projeto Pedagógico
|
O
ambiente é o 3º educador, atua como provocador para o aprendizado. Sistema
vivo em transformação. As paredes “falam”, “documentam”
|
A relação
educador-educando
|
O
professor é um facilitador da aprendizagem. Grande família e um pesquisador
das experiências de aprendizagem.
|
Brincadeiras,
brinquedos e o brincar no processo de aprender.
|
A
arte na forma de expressão visual a linguagem simbólica e a estética são
formas de representar o mundo
|
O tempo, a
rotina e o ambiente institucional.
|
Pais,
professores e alunos fazem parte do ambiente de apoio a aprendizagem.
Espelhos/Espaços/luz.
|
Construção
e desenvolvimento de projetos pedagógicos, Limites e potencialidades
|
Visa
extrair um sentimento mais profundo do mundo e seus fenômenos. Encorajam as
crianças a tomar suas próprias decisões e escolhas, geralmente em processo de
cooperação com seus colegas.
|
Registro e
documentação pedagógica
|
O
processo de documentação é o meio de tornar a aprendizagem visível e
aprofunda-la por meio da reflexão e de perguntas
|
Outras
Definições
|
Os
projetos de trabalho de longa duração, fruto de um currículo emergente, são o
ponto de partida das investigações das crianças.
|
O sistema
Reggio pode ser descrito como: uma coleção de escolas para crianças pequenas,
nas quais o potencias intelectual, emocional, social e moral de cada criança é
cuidadosamente cultivado e orientado. Onde o veiculo didático é o envolvimento
das crianças em projetos de longa duração.
RESUMO PRODUZIDO COM BASE NO LIVRO:
EDWARDS, C., FORMAN, G., GANDINI, L. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emília na educação da primeira infância. Porto Alegre: Artmed, 1999.
1 carinhos recebidos:
Prezados,
11 de junho de 2013 21:13Até 9 de agosto de 2013, estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos do ensino fundamental e demais séries do ensino médio, de escolas públicas e privadas de todo o Brasil, poderão se inscrever na 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), uma iniciativa da Universidade Estadual de campinas (UNICAMP). Alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) também poderão participar. A primeira fase iniciará em 19 de agosto, Dia do Historiador. Acessem: www.olimpiadadehistoria.com.br
Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!