5

Sugestões de frases para compor um relatório de avaliação

Optei por compartilhar trechos das avaliações que realizei este ano, espero que ajude.

A (nome da aluna) chega à escola feliz e sempre com uma história para contar, no entanto, tem alguns períodos em que faz um charminho na entrada de início, mas depois fica bem. Percebo que se sente segura no ambiente escolar e gosta muito de passear pela escola, oferecendo-se para buscar massinha de modelar e realizar pequenos favores. Possui um excelente relacionamento com a educadora, colegas e demais funcionários da escola. Brinca com todos e gosta muito de estar com os meninos, pois prefere brincadeiras ativas como as de saltar, correr, empurrar caixas e pega-pega, manifestando pouco interesse em brincadeiras de bonecas.

Cumpre as solicitações da professora e respeita as regras e os combinados da salinha, chamando a atenção dos colegas que não o fazem. Carinhosa, dificilmente entra em atrito com os colegas, quando isso acontece, é firme em suas decisões e utiliza o diálogo como principal forma de solucionar conflitos.

Seu vocabulário é amplo e comunica-se de forma clara e objetiva, fazendo-se entender com facilidade. Algumas vezes utiliza um tom de voz bastante alto para fazer suas colocações, e vem sendo estimulado a falar baixinho e sem pressa.
Apresenta um bom raciocínio lógico matemático classificando, seriando, ordenando e quantificando com facilidade. Organiza coleções com base em suas características, percebendo semelhanças e diferenças em seus atributos como cor,forma, tamanho e espessura.

Aos poucos está aprendendo a ceder e deixar que os colegas coordenem a brincadeira, dividindo com ele, os momentos de liderança. Apesar das minhas constantes solicitações, conversas e combinados insiste em usar a força física na hora de solucionar conflitos, o que muitas vezes acaba fazendo com que os amigos se afastem dele ou mesmo que ele precise ser retirado para que possamos conversar e com isso, ele se acalmar.
Preocupa-me sua baixa tolerância a frustrações, pois quando não consegue realizar alguma atividade, já se nega a continuar fazendo, resmunga e diz que detesta/odeia a escola e que por ele, nunca mais viria, fazendo de qualquer jeito ou mesmo riscando todo o trabalho. Da mesma forma quando contrariado, se agita, falando palavrões ou reage batendo nos colegas.
Seu vocabulário é amplo para a sua faixa etária, sendo capaz de elaborar frases e narrar histórias, respeitando a sequência cronológica dos fatos. Lembra-se dos combinados e histórias que contamos e relaciona-os as suas vivências fora do ambiente escolar. Tem facilidade em racionalizar e explicar seus sentimentos. Na roda de conversa participa de forma ativa, sempre contribuindo com o tema discutido, compartilhando com os colegas seus conhecimentos.

Na hora da roda de conversa ou na hora da roda de história, é preciso chamar a sua atenção para que participe de forma mais significativa destes momentos, pois nesta hora se levanta, pega brinquedo, chama a atenção dos colegas e se mostra inquieto. Sugerimos que a família reserve alguns momentos para, juntos, brincarem com jogos de regras e outros que exijam atenção e concentração, para auxiliá-lo neste aspecto.

Nas atividades gráficas como a pintura, demonstra prazer pelo movimento de ir e vir, fazendo rabiscos soltos pela folha. Seus desenhos ainda não ganharam forma, sendo representados por emaranhados flutuantes na folha. Ao utilizar a tesoura, mastiga o papel e necessita de auxílio para concluir esta atividade, o que ainda é comum nesta faixa etária.

Demonstra gosto pelas atividades motoras, seus movimentos são ágeis e harmoniosos, evidencia boa motricidade ampla, saltando, correndo e pulando de forma equilibrada. Em nossas atividades gráficas, faz uso correto do lápis de cor e giz de cera, evidenciando um bom aprimoramento da motricidade fina. Pinta preenchendo e respeitando o espaço da figura. Vem mostrando interesse pelo uso da tesoura, esforça-se para recortar e já consegue fazer sem cortar a figura, destacando apenas seu contorno.

Alimenta-se bem e de forma autônoma ao longo do dia. Aceita os alimentos oferecidos, resiste um pouco a experimentar novos sabores, porém aceita quando insistimos, mesmo que não os incorpore a seu paladar.

5 carinhos recebidos:

Erica Bosi disse...

Oi!
Vim lhe oferecer o Prêmio Dardos. Saiba mais em : http://www.educasempre.com/2012/10/oba-premio-e-selo-de-presente.html

Grande abraço!

Erica

27 de outubro de 2012 às 20:31
comprar curtidas disse...

adorei o post, muito bom .. sempre que der vou vir visitar .. beijo!

26 de maio de 2014 às 13:25
ccc disse...

Adorei seu parecer e retrata muito bem consigo mentalizar o aluno que vc descreve, pena que no lugar onde trabalho se eu entregar algo parecido à pedagoga ele seria inteirinho corrigido
Pelo fato de estar espondo a realidade de sala
Mas vou usar como apoio 😄
Parabens!

10 de outubro de 2016 às 00:14
ccc disse...

Adorei seu parecer e retrata muito bem consigo mentalizar o aluno que vc descreve, pena que no lugar onde trabalho se eu entregar algo parecido à pedagoga ele seria inteirinho corrigido
Pelo fato de estar espondo a realidade de sala
Mas vou usar como apoio 😄
Parabens!

10 de outubro de 2016 às 00:16
Anônimo disse...

Boa noite, sou novata na área estou precisando bastante de ajuda nesse sentido, tenho que iniciar os meus relatórios e estou com dificuldade e também insegura, pois onde trabalho tem pessoas muito experientes e também bastante críticas, não gostam de ajudar só para ver o colega afundar, espero que possa me ajudar, obrigada pela atenção.

26 de outubro de 2016 às 21:11

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!