Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

10

Projeto Bicharada

Projeto Bicharada (Animais e natureza) Maternal III – Laranja
Turma da Bicharada Profª Márcia, Daniela e Marineusa

Justificativa:
Hoje em dia, percebemos que a vida das crianças é em apartamento ou condomínio fechado, onde nem sempre a natureza fica em evidência, é preciso trabalhar e valorizar o meio ambiente e sua diversidade. Os animais dividem o espaço com o homem, sendo assim, é preciso trabalhar noções de respeito e cuidados com a natureza, incentivando a preservação da fauna e flora. A turma sempre manifestou interesse e curiosidade por tudo na vida animal, começando pela escolha do nome do grupo e passando pelas brincadeiras e jogos de imitação, onde costumam fazer de conta que são este ou aquele animal, reproduzindo sons e imitando algumas características que conhecem.
A partir de observação das manifestações e interesses do grupo, as professoras irão abordar este tema, contribuindo para a ampliação do conhecimento das crianças.

Objetivos Gerais e Específicos :

• Definir de diversos animais e suas principais características;
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.
• Saber identificar animais domésticos e selvagens, aquáticos - terrestres e aéreos, e também o habitat dos animais.
• Enriquecer o vocabulário através de contos, poesias, histórias e músicas da sala de aula.
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas. Áreas de conhecimentos: Linguagem oral e escrita • Aprender a escutar e esperar sua vez de falar;
• Pesquisa junto aos pais sobre aa características do animal escolhido para depois contar aos colegas;

Arte e movimento
• Explorar diferentes formas e texturas;
• Aprimorar a motricidade ampla e fina;

Natureza e sociedade
• Perceber-se como parte fundamental na natureza, sendo capaz de transformá-la, mas tendo o dever de preservá-la.

Tempo de duração do Projeto:
As crianças escolherão animais que gostariam de conhecer, será feito uma breve discussão levantando os seguintes aspectos, o que sabemos deste animal e o que ainda desejamos saber. Após, os animais serão classificados (domésticos, selvagens, marinhos etc). Será trabalhado um animal a cada semana, o tempo de duração será de acordo com o número total de animais escolhidos.
Procedimentos:
• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Selecionar alguns tipos de animais para construções com sucata;
• Classificar animais;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Elaborar cartazes, álbuns, painéis e outros recursos;

Recursos Utilizados:
• Brincadeiras e Jogos;
• Desenhos e Pinturas;
• Construção de animais com sucatas e outros materiais;
• Músicas e Poesias;
• Dobraduras;
• Teatro (fantoches e dedoches).

Atividades a serem realizadas:
• Sondagem dos conhecimentos prévios das crianças
• O que sabemos e o que queremos saber;
• Mural coletivo, registrando as ideias;
• Classificação dos animais escolhidos em domésticos e selvagens;
• Construções com sucatas;
• Pesquisa com a família;

Metodologia
• Hora do conto;
• Pesquisa da sua história de vida junto a família;
• Rodas de Conversa;
• Atividades gráficas, artísticas e motoras;
• Construção com sucata;
• Desenho Infantil livre e dirigido;
• Colagem;
• Músicas;
• Brincadeiras;
• Dobraduras.

Avaliação:
• Interesse e motivação com as atividades propostas, bem como nas histórias, cantigas , os jogos e brincadeiras;
• Preocupar-se com a preservação da natureza;
• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
• Identificar como vivem os animais.

Culminância do Projeto:
• Construção de animais com sucata, para expor.

Sacos de TNT para guardar travesseiro e lençol.


Árvore com sucata, para apresentar o que aprendemos sobre os bichinhos de jardim escolhidos pelo grupo.

Máscaras de leão, feitas com prato de papelão.


Envelopes para guardar as atividades realizadas durante o projeto.

Bichinhos para decorar a porta da sala de aula.

10 carinhos recebidos:

Célia disse...

Lindo seu trabalho. Parabens!!!

9 de outubro de 2012 10:05
Anônimo disse...

esses bichinhos na porta é comprado ou feito em sala pelas crianças?amei seu trabalho é de educador assim que o Brasil precisa bjs

15 de outubro de 2012 13:52
ಌ Márcia ಌ disse...

Lindo esse projeto. E ficaram ótimos os trabalhos, amei, parabéns!

10 de novembro de 2012 19:40
Anônimo disse...

Olá também sou prof e gostei muito do projeto paranbéns acredito que as crianças tenham aprendido e gostado bastante. aproveito para divulagr nosso Cds Infantis "Jequitiranaboia e o Essa é pra tocar na Escola nela tem músicas que tratam do tema;entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

Profª Ana Lucia.

30 de junho de 2013 19:56
Anônimo disse...

muito lindo adorei .parabéns

19 de abril de 2014 20:03
Tania Rodrigues disse...

Perfeito o seu trabalho. Parabéns!!!!
Tania Rodrigues - Pedagoga

17 de setembro de 2014 22:59
Geni Teixeira disse...

Muito bom!

30 de maio de 2016 19:08
Patricia Hipolito Patricia disse...

Adorei seu trabalho... parabéns..

19 de setembro de 2016 18:44
Patricia Hipolito Patricia disse...

Adorei seu trabalho... parabéns..

19 de setembro de 2016 18:45
Aline Pontes Durizzi disse...

Oi sou de um CEI da prefeitura de são Paulo e estamos querendo implementar a idéia de sacos de TNT para os lençois (aqui não usamos travesseiro). Gostaria de saber como voces se organizam para que cada criança use esse mesmo lençol no dia seguinte. Por quem é colocado os lençois nos colchões e retirados. Voces tem pessoal de apoio aos professores ou são eles mesmos que fazem isso? Por favor responder no ceivprogresso@gmail.com. Grata!

Aline Pontes

24 de agosto de 2017 14:48

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!