Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

9

Projeto Bicharada

Projeto Bicharada (Animais e natureza) Maternal III – Laranja
Turma da Bicharada Profª Márcia, Daniela e Marineusa

Justificativa:
Hoje em dia, percebemos que a vida das crianças é em apartamento ou condomínio fechado, onde nem sempre a natureza fica em evidência, é preciso trabalhar e valorizar o meio ambiente e sua diversidade. Os animais dividem o espaço com o homem, sendo assim, é preciso trabalhar noções de respeito e cuidados com a natureza, incentivando a preservação da fauna e flora. A turma sempre manifestou interesse e curiosidade por tudo na vida animal, começando pela escolha do nome do grupo e passando pelas brincadeiras e jogos de imitação, onde costumam fazer de conta que são este ou aquele animal, reproduzindo sons e imitando algumas características que conhecem.
A partir de observação das manifestações e interesses do grupo, as professoras irão abordar este tema, contribuindo para a ampliação do conhecimento das crianças.

Objetivos Gerais e Específicos :

• Definir de diversos animais e suas principais características;
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas.
• Saber identificar animais domésticos e selvagens, aquáticos - terrestres e aéreos, e também o habitat dos animais.
• Enriquecer o vocabulário através de contos, poesias, histórias e músicas da sala de aula.
• Proporcionar um ambiente de livre imaginação e criatividade;
• Caracterizar diferentes animais quanto seu habitat, quanto a sua alimentação quanto as suas características especificas. Áreas de conhecimentos: Linguagem oral e escrita • Aprender a escutar e esperar sua vez de falar;
• Pesquisa junto aos pais sobre aa características do animal escolhido para depois contar aos colegas;

Arte e movimento
• Explorar diferentes formas e texturas;
• Aprimorar a motricidade ampla e fina;

Natureza e sociedade
• Perceber-se como parte fundamental na natureza, sendo capaz de transformá-la, mas tendo o dever de preservá-la.

Tempo de duração do Projeto:
As crianças escolherão animais que gostariam de conhecer, será feito uma breve discussão levantando os seguintes aspectos, o que sabemos deste animal e o que ainda desejamos saber. Após, os animais serão classificados (domésticos, selvagens, marinhos etc). Será trabalhado um animal a cada semana, o tempo de duração será de acordo com o número total de animais escolhidos.
Procedimentos:
• Pesquisar a história de cada animal do interesse do grupo;
• Coletar dados por meio de pesquisas e observações;
• Selecionar alguns tipos de animais para construções com sucata;
• Classificar animais;
• Desenvolver atividades lúdicas;
• Elaborar cartazes, álbuns, painéis e outros recursos;

Recursos Utilizados:
• Brincadeiras e Jogos;
• Desenhos e Pinturas;
• Construção de animais com sucatas e outros materiais;
• Músicas e Poesias;
• Dobraduras;
• Teatro (fantoches e dedoches).

Atividades a serem realizadas:
• Sondagem dos conhecimentos prévios das crianças
• O que sabemos e o que queremos saber;
• Mural coletivo, registrando as ideias;
• Classificação dos animais escolhidos em domésticos e selvagens;
• Construções com sucatas;
• Pesquisa com a família;

Metodologia
• Hora do conto;
• Pesquisa da sua história de vida junto a família;
• Rodas de Conversa;
• Atividades gráficas, artísticas e motoras;
• Construção com sucata;
• Desenho Infantil livre e dirigido;
• Colagem;
• Músicas;
• Brincadeiras;
• Dobraduras.

Avaliação:
• Interesse e motivação com as atividades propostas, bem como nas histórias, cantigas , os jogos e brincadeiras;
• Preocupar-se com a preservação da natureza;
• Reconhecer o alimento necessário ou preferido de vários animais;
• Identificar como vivem os animais.

Culminância do Projeto:
• Construção de animais com sucata, para expor.

Sacos de TNT para guardar travesseiro e lençol.


Árvore com sucata, para apresentar o que aprendemos sobre os bichinhos de jardim escolhidos pelo grupo.

Máscaras de leão, feitas com prato de papelão.


Envelopes para guardar as atividades realizadas durante o projeto.

Bichinhos para decorar a porta da sala de aula.

9 carinhos recebidos:

Célia disse...

Lindo seu trabalho. Parabens!!!

9 de outubro de 2012 10:05
Anônimo disse...

esses bichinhos na porta é comprado ou feito em sala pelas crianças?amei seu trabalho é de educador assim que o Brasil precisa bjs

15 de outubro de 2012 13:52
ಌ Márcia ಌ disse...

Lindo esse projeto. E ficaram ótimos os trabalhos, amei, parabéns!

10 de novembro de 2012 19:40
Anônimo disse...

Olá também sou prof e gostei muito do projeto paranbéns acredito que as crianças tenham aprendido e gostado bastante. aproveito para divulagr nosso Cds Infantis "Jequitiranaboia e o Essa é pra tocar na Escola nela tem músicas que tratam do tema;entre no site:www.cantandocomascriancas.com.br

Profª Ana Lucia.

30 de junho de 2013 19:56
Anônimo disse...

muito lindo adorei .parabéns

19 de abril de 2014 20:03
Tania Rodrigues disse...

Perfeito o seu trabalho. Parabéns!!!!
Tania Rodrigues - Pedagoga

17 de setembro de 2014 22:59
Geni Teixeira disse...

Muito bom!

30 de maio de 2016 19:08
Patricia Hipolito Patricia disse...

Adorei seu trabalho... parabéns..

19 de setembro de 2016 18:44
Patricia Hipolito Patricia disse...

Adorei seu trabalho... parabéns..

19 de setembro de 2016 18:45

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!