Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

19

Sala de aula - cantinhos prontinhos e outros a caminho

Oba!! Finalmente COM internet.
Quando alguém falar que está com síndrome de abstinência da internet, podem acreditar, passei por isso. hehehe
5 semaninhas sem postar nadinha no blog, quando muito conseguia dar uma lidinha rápida nos comentários...

Bom, vou começar apresentando meu trabalho.
Este ano de 2012 estarei trabalhando no CECI - Centro de Convivência Infantil.
Estou com uma turma de maternal III - crianças de 3 anos, todas completarão 4 dentro deste ano, até o mês de outubro.
A sala tem 23 crianças e somos 3 professoras. Eu, Dani e Mari, que por sinal, estas duas estão sendo uma fonte de aprendizado sem explicação. Cada dia aprendo um tantão com elas, coisinhas que faculdade nenhuma ensina.
É tanta coisa nova e diferente, que nem sei por onde começar...

A creche é grande, atende filhos de funcionários e alunos da Unicamp e a estrutura é algo razoavelmente apresentável, embora lide com a carência de recursos como qualquer creche gratuíta, o espaço e a qualidade do trabalho e ensino oferecidos estão bem acima e, podemos dizer, atua em nível quase de escola particular, pelo menos na minha opinião.

A salinha foi organizada fundamentada no livro " ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO INFANTIL" - da Vera Melis - Editora Scortecci

Acreditamos que os espaços são mais do que recursos de aprendizados, são o aprendizado em si. É atuando nestes espaços que a criança brinca e recria seus conceitos, assimila regras, aprende a conviver e a respeitar, por isso, pensamos com carinho na hora de construir e dispor materiais.

* Vista do espaço do módulo.
Possui 3 salas, um banheiro um salão dividido em dois espaços (foto abaixo)




O lugar de acolhida deve ser aconchegante, gostoso. Deve ser estimulante para as crianças e para aqueles que ali ficam boa parte do dia.
O salão foi dividido em duas partes.
Na maior, montamos espaços para a descoberta;


Nesta divisória menos, deixamos o espaço para as rodas de conversa, calendário e chamadinha.


A roda de conversa deve ser em um lugar espaçoso, deve proporcionar que as crianças consigam ver umas as outras, bem como escutar o que está sendo conversado. Neste espaço, combinamos o nosso dia, planejamos nossa rotina, discutimos regras, conversamos, aprendemos sobre o tempo e os dias da semana e fazemos a chamadinha.



* O Varal da rotina, tem fotos das crianças em diversas atividades, ele é ordenado de acordo com o espaço/tempo da rotina diária;
* Abaixo e a esquerda, temos o painel da chamadinha, feito pela Profª Dani que domina estas coisinhas de costura e paninhos, esbanja talento com as agulhas. Ela carimbou a mão das crianças e pregou botões, fizemos cartões com a foto e o nome da criança e, cada dia, temos uma brincadeira nova na hora de fazer a chamadinha.
* Abaixo e a direita, temos nosso calendário que incluiu registrar o tempo e também fazer a contagem das crianças presentes e das que faltaram.


*CESTAS DO SIMBÓLICO COM MINI CANTINHOS

Nestas cestinhas temos livros, bandinha, legos, gibis, livros e acessórios para pentear o cabelo etc... São itens que estimulam a imaginação e exercitam o simbólico.


* Sala de atividades:
Além de um salão enorme, temos mais 3 salas. 1 deixamos separada para funcionar como um ateliê. Momentos de construção e descobertas.
No varal, cada um tem seu espaço para guardar suas atividades depois de elas ficarem expostas por algum tempo.



* OLHA COMO EU CRESCI:


Um dinossauro com régua medidora e uma balança. A forma mais divertida de trabalhar conceitos como maior, menor, mais leve, mais pesado...



* DESCOBERTA DAS HISTÓRIAS:

Mais uma vez a Dani pegou paninhos e transformou em recurso didático e ficou lindo. Para este espaço, separamos duas poltronas aconchegantes e que mudam seu formato, dispor livros e caixas, nos varais e nos bolsos deste painel é uma forma de incentivar a leitura e o hábito de ler.




* DESCOBERTA DA IMAGINAÇÃO
Neste espaço as crianças fazem de conta o tempo todo. Uma hora são mães outra são os pais, penteando e arrumando seus filhos ou então, que são a "moça do salão", como costumam falar.




O espaço conta com um espelho de tamanho razoável, que serve não apenas para o momento da brincadeira neste cantinho, mas a todo instante, como forma de construir a imagem corporal.




* CANTINHO DO CONSTRUTOR


Sobrou material da reforma lá no meu ap, pedaços de madeiras, trinques, fechaduras etc, tudo isto foi colocado em uma tábua, comprei um kit com ferramentas e, de repente, surguiram muitos interessados em consertar as coisas lá na creche. Toda hora tem alguém martelando ou parafusando alguma coisinha. Meus futuros engenheiros e arquitetos.





* Acampamento


Primeiro encontramos a barraca, estava desgastada e deixada de lado, depois, ela foi adotada pela turma que fez dela um lar, daí chegaram as bolinhas que foram doadas por uma das crianças. Diversão garantida.





* A DESCOBERTA DA FANTASIA


Cabides, roupas, acessórios, chapéus e bolsas de um lado.

Uma cozinha completinha de outro

Assim, incentivamos a imaginação e a livre expressão das crianças.



DICA: Aprendi com a Dani, uma regrinha super bacana. Cada espaço deve ter um limite de crianças que devem ocupá-lo, cabe a elas o revezamento e a negociação para que possam ocupar estes espaços juntas ou alternadas, desta forma o brincar fica organizado e toma dimensões lúdicas pedagógicas, evitando aquela brincadeira que vira uma bagunça desorganizada, onde o objetivo é apenas tirar do lugar.

19 carinhos recebidos:

T@ti disse...

Simplesmente amei este espaço.........tem um monte de ideias super legais!!! Vocês estão e parabéns!!!!

8 de abril de 2012 18:26
Denise Almeida disse...

Um espaço prontinho para as aventuras do desenvolvimento infantil. Show. Parabéns!
=)
Bjos

8 de abril de 2012 21:00
ROSELAINE disse...

DEPOIS Q PINTAREM A MINHA SALA... PODEREI, ENFIM, ORGANIZA-LA ... COM TODAS AS DICAS DESTE BLOG: FICARÁ SIMPLESMENTE: ENCANTADOR! BJOS E SUCESSO!

11 de abril de 2012 23:18
Admin disse...

Ola adorei seu blog, mostra muita criatividade a cada novidade postada. Gostaria de presentiar seu blog com um selinho do blog OS ANIMAIS, que é meu blog sobre tudo relacionado aos animais.

Bom para pegar o selinho é so entrar aqui http://osanimais.com/nosso-banner-com-nosso-link/leve-nosso-link-com-voce/

So copiar o codigo da caixinha e pronto.

Regrinhas:

1- Na postagem deste selinho, colocar nosso link;
2- Indicar 5 blogs para recebê-lo;
3- Avisar os blogs indicados.

Obrigado espero que goste do meu presentinho humilde, mais de coração.

24 de abril de 2012 23:29
Aprendendo com a arte disse...

Amei, simplesmente lindo....

26 de abril de 2012 19:16
Sueli Freitas disse...

olá, Marcia. ainda bem que vc voltou com todas estas idéias criativas. Paabéns. Estou adorando as novas idéias. bjs e muito mais sucesso.

4 de maio de 2012 21:29
Alice disse...

Nunca havia visto um trabalho tão lindo quanto esse de vcs... PARABÉNS...

31 de maio de 2012 12:13
Flores disse...

pudera todas as escolas de educação infantil pudessem ter esses espaços tão organizados de forma á estimular o interesse de todas as crianças . dessa forma a aprendizagem fica mais significativa.

parabéns e fiquem com Deus...

11 de junho de 2012 22:11
Anônimo disse...

Amei este blog tem tudo q preciso para as minhas crianças! q Deus possa te inspirar todos os dias.

16 de julho de 2012 09:13
Anônimo disse...

Meu nome é Isa ,e adorei tudo q vi,e estou aproveitando tudo para o meu dia- dia.

16 de julho de 2012 09:25
Simone disse...

Amei as idéias, estou me inspirando em alguns dos seus cantinhos. Minha sala do berçário está decorada com o tema animais, vc teria para trocar comigo molde de animais? gostei daqueles feitos em e.v.a no varal. Se vc se interessar pela troca tenho muitos moldes tbm pra mandar p vc. Aguardo resposta, meu e-mail simonedutraartespedagogicas@gmail.com

31 de julho de 2012 18:58
anonimo disse...

Nossa adorei tudo muito legal,estava a procura um plano de aula para maternal 2,pois aqui na creche onde eu trabalho não é muito organizado nesse sentido ainda é basicamente um tipo de creche assistencialista mas eu gostaria de fazer a minha parte gosto muito de ensinar mas não tenho muita experiencia e nem base do que fazer se puder me ajudar ficaria grata.meu e-mail é a.napso@hotmail.com

11 de agosto de 2012 18:13
Anônimo disse...

adorei tudo, estou com o berçario I este ano, gostaria que me enviasse ideias de como decorar a sala para recebe-los, meu email.andorinhaprimavera@hotmail.com

16 de janeiro de 2013 16:17
Elizangela Ferreira de aguiar disse...

parabéns, seu blog é um primor, moro na cidade de Barra de São Francisco interior do Espirito Santo,trabalho com o 1º ano pela primeira vez,colhi algumas idéias aqui no seu blog para levar para minha sala de aula.

18 de fevereiro de 2013 17:29
Zenaide Lopes disse...

Achei muito bacana todos os cantinhos, parabéns meninas!!!!

16 de agosto de 2013 22:20
Anônimo disse...

amei, adoraria trabalhar nuna sala assim com essa orgnização, mais me falta espaço fisico, vou tentar fazer umas adequações pra ver o que consigo esse ano no espaço que tenho.
parabéns sua criatividade é contagiante que Deus continue te abençoando.

26 de dezembro de 2013 11:09
ghisleine lins disse...

Parabéns muito organizado seus espaços

29 de dezembro de 2013 12:42
Crézia Regina Paro de Oliveira disse...

Olá! Adorei algumas idéias que teve...principalmente o cantinho do construtor. Trabalho numa CEI Conveniada e adotamos desde o ano passado as idéias dos cantinhos. Se quiser também podemos trocar idéias. Ah! Como vocês também dependem de recursos, pneus e caixas de papelão também são ótimos para cantinhos móveis. Eles pulam, empurram, sentam dentro, utilizam da criatividade.

1 de fevereiro de 2014 23:59
Crézia Regina Paro de Oliveira disse...

Olá! Adorei algumas idéias que teve...principalmente o cantinho do construtor. Trabalho numa CEI Conveniada e adotamos desde o ano passado as idéias dos cantinhos. Se quiser também podemos trocar idéias. Ah! Como vocês também dependem de recursos, pneus e caixas de papelão também são ótimos para cantinhos móveis. Eles pulam, empurram, sentam dentro, utilizam da criatividade.

2 de fevereiro de 2014 00:00

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!