Projeto Alimentos têm História - Atividades da Web
Este jodo de adivinha, pode ser feito diariamente, a professora sorteia uma cartinha e fala sobre as curiosidades deste alimento, as crianças devem tentar localizar a ficha que possui o desenho que corresponde a curiosidade.
Sequência didática: Os alimentos têm história
1ª aula -
Apresentação do Slide com:
Alimentação no útero materno; Amamentação; Papinha e mamadeira; Comida sólida;
Água, o líquido mais importante para o corpo;
Importância dos exercícios físicos para o corpo.
2ª aula
O que eu gosto de comer? (registro em folha sulfite)
O que eu não gosto de comer?
Fazer um cartaz com alimentos que a turma gosta e não gosta.
Apresentação: Conhecendo os alimentos com o senhor Banana (ver no youtube).
Hora do conto: Por que não podemos comer só batata frita – de Francoise Faugerion
3ª Aula:
Gráfico do alimento (salgado) preferido da turma.
Música fome come - Palavra Cantada
Conversar sobre a falta de alimentos em alguns lugares e famílias e o desperdício, estimulando a criança a servir pouco e comer tudo.
4ª Aula: Gráfico do alimento (doce) preferido da turma.
5ª aula: Gráfico da fruta preferida da turma.
Hora do conto: Amanda no país das vitaminas.
Comparação entre alimentos que comemos e alimentos que devemos comer.
Música: Salada de frutas - Xuxa
6ª aula: Degustação dos alimentos preferidos: Vendar os olhos das crianças, para que experimentem os alimentos e tentem descobrir qual alimento estão provando.
7ª aula: Piquenique: Realizar um piquenique para que as crianças compartilhem alimentos vindos de casa, estimular que experimentem aqueles que não provariam normalmente.
8ª aula: A alimentação na pré história:
Como nossos ancestrais se alimentavam?
Sabiam plantar?
Pescavam e caçavam?
Que alimentos utilizavam?
O que nos ensinaram?
Vídeo: Doki descobre - A família dos alimentos
Música Come que a mamãe fica contente – Eliana
9ª Aula: A influência indígena e Africana em nossa culinária:
A Lenda do milho
A lenda da Mandioca
A história de Pindorama (usar a música Pindorama do grupo palavra Cantada)
Registro: Milho de papel crepom
10ª Aula : História do Visconde de Sabugoza, o milho mais famoso
Música - Visconde de Sabugoza - Sítio do Pica Pau amarelo
11ª Aula: Alimentos de origem animal - alimentos de origem vegetal
Quais alimentos são oferecidos pelos animais?
Quais aqueles provenientes da natureza?
Vídeo: Ordenha de uma vaca e fabricação de leite
Culinária: Iogurte de morango
12ª Aula: Vídeo: Apicultura - Criação de abelha e fabricação de mel
degustação: Mel in natura
Hora do conto: A galinha Ruiva
Apresentar a criança uma galinha, deixar que toquem, peguem no colo e acariciem.
Mostrar os ovos.
Trigo: Mostrar as crianças o trigo, que faz a farinha, deixar que toquem, sintam a textura e depois vejam a farinha após o processo.
culinária: Pão Caseiro
13ª Aula: Alimentos de origem Vegetal:
Parte 1: Hora do conto: Saladinha de queixas – Tatiana Belinky
Culinária: Salada de frutas
conversar sobre vitaminas e sais minerais, presente nas frutas.
Legumes e verduras:
Definir o conceito de legume e verdura
Parte 2: Hora do conto: O Sanduíche da Maricota
Falar sobre o que gostamos e o que devemos comer, para manter nosso corpo saudável.
14ª Aula: A água como bebida fundamental para a manutenção do organismo.
Listar a utilidade da água
Conversar sobre os benefícios da água para o corpo.
Ressaltar os benefícios da água para o crescimento e sobrevivência das pessoas, animais e plantas.
15ª Aula: Mercadinho
Montar um mercadinho com embalagens enviadas de casa;
Neste momento as crianças aprendem a importância da leitura de rótulos,
exercitam noções matemáticas
16ª Aula: Pirâmide alimentar
Conversar sobre a pirâmide alimentar;
Construir a pirâmide usando rótulos de alimentos
destacar a importância da higiene dos alimentos;
17ª Aula: Digestão
Alguns alimentos começam seu processo de digestão ainda na boca, conversar com as crianças, mostrar imagens.
Falar sobre a importância da escovação e cuidados com os dentes.
Construir o “bocarrão” – boneco de prato de papelão e pipoca.
18ª Aula: Usar o molde do corpo de uma das crianças para construir um boneco em papel pardo, construir com sucata os órgãos internos, de forma a mostrar o funcionamento do corpo durante a digestão.
19ª Aula: Classificar alimentos - Reguladores, construtores, energéticos e energéticos extras, através de fichas de classificação.
20ª Aula: Aprender sobre o processo de cultivo de alimentos de origem vegetal:
Plantio, cuidados e colheita.
Montar uma mini horta com garrafa Pet
21ª Aula: Feirinha
Pedir que cada família envie uma determinada fruta, é importante determinar quem traz o quê, para garantir a diversidade de sabores e texturas.
Na rodinha, permitir que sintam a textura, o aroma e observem a forma e tamanho de cada fruta.
Fazer questionamentos como: Que fruta é verde por fora e vermelha por dentro?
Qual fruta seguramos com apenas uma mão?
Qual pesa mais e qual pesa menos?
Qual a maior e qual a menor?
Montar a feirinha na salinha e distribuir cédulas de brinquedos para que comprem a sua fruta preferida. Como possuem apenas 4 anos, as cédulas serão todas de um.
Guardar as frutas, para preparar na próxima aula.
22ª Aula Salada de Frutas
Colocar as frutas na mesa e solicitar que arranjem critérios de classificação para que as frutas fiquem organizadas em apenas dois grupos.
Abrir e deixar que degustem a vontade, depois distribuir faquinhas plásticas para que cortem e preparem uma salada de fruta.
Um bom critério de classificação são as sementes, algumas ficam escondidas dentro da fruta, outra do lado de fora (como caju e morango).
Vídeo: Cocoricó – Morango de Pertinho
23ª Aula : Mural das Sementes
A planta tem um ciclo de vida que começa na semente.
Depois de degustar as frutas da salada de frutas, guarde e seque as sementes, prepare alguns saquinhos e coloque em um mural para que observem tamanhos e formas.
Qual é maior? Qual é menor?
Qual pesa mais? Qual pesa menos?
24ª Aula: Caderno de receitas.
Eu comeria um milhão de vezes...
Cada família envia uma receita que use o milho como ingrediente, as crianças irão montar, pintar e colar no caderno de receitas que irá para casa ao término do Projeto.
25ª Aula:
Tintas e remédios produzidos com alimentos.
Potes Olfativos:
Cada criança irá trazer uma erva ou um tempero, para fazer o pote olfativo.
26ª Aula: Releitura da Obra de Giuseppe Arcimboldo
Falar sobre o artista
Mostrar suas obras
Utilizar panfletos de supermercado, para fazer a releitura da obra.
Projeto Os alimentos têm História
Lembro da minha família insistindo para que eu comesse verduras, legumes e frutas, para que comesse devagar e várias vezes ao dia, mas eu não tinha paciência para interromper a brincadeira, sentar e atender tantos requisitos para uma refeição completa. Hoje em dia, vejo isto nas crianças, a pressa de brincar, ver tv, comer enquanto está em frente a tv. Preferem salgadinhos, todinhos e outros alimentos "práticos" e "saborosos".
Se recusam a comer verduras, legumes e frutas, quase não aceitam novos alimentos, comendo sempre aquilo que gostam.
A obesidade infantil passou a ser um problema de saúde pública, para a prevenção de doenças ligadas a ela.
Não há fruta que ganhe de uma propaganda do mac donald's, ainda mais que a fruta não tem brinquedo de brinde. A propaganda para produtos industrializados é enorme e extremamente cativante, em contrapartida, não há nenhum atrativo para os alimentos saudáveis.
OBJETIVO GERAL:
OBJETIVOS:
- Buscar informações em diferentes fontes;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde;
- Identificar cores, textura, aromas e os diferentes sabores dos alimentos;
- Rodinha;
- Lista de alimentos que gostamos;
- Lista de alimentos que NÃO gostamos;
- Culinária;
- Músicas ;
-Vídeos;
- Teatro;
- Pesquisas em folhetos de supermercado;
- Supermercado com embalagens;
-Feirinha;
- Recorte, colagem e modelagem;
- Desenho livre;
- Construção com argila;
- Construção com sucatas
- Confecção de fantoches;
- Potes olfativos com especiarias;
- Atividades artísticas;
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada de forma descritiva, através do registro individual de cada aluno, levando em consideração uma mudança de hábito na alimentação, bem como interesse em experimentar e incorporar novos alimentos ao paladar.
PROJETO - Os alimentos têm história
Ao nascer, o bebê precisa a se alimentar sozinho, mas ele ainda não tem dente, não sabe falar e ainda é muito pequenino, como faz para comer?
Mamar é uma das principais atividades do bebê.
A mamãe sente felicidade ao amamentar seu filho, amamentar não dói e é uma forma de carinho entre mamãe e bebê.
Até os 6 primeiros meses de vida, o bebê não precisa de água, chá ou qualquer outro alimento, apenas o peito da mamãe. O vídeo abaixo pertence ao Ministério da Saúde.
Estudaremos dois alimentos o MILHO e a MANDIOCA, comuns a cultura local.
Daremos ênfase aos índios e Africanos, pois a herança culinária permanece até os dias atuais.
Os Alimentos Têm História - ALFABETIZAÇÃO
1 - De onde vem os alimentos?
Neste slide as crianças costumam falar que vem do supermercado, da feira.
Ignoram o processo de produção como plantio ou criação do animal para consumo.
Ainda que, para esta faixa etária, não vou enfatizar o animal, para que não sintam pena ou culpa.
2 - Os alimentos podem ser de origem ANIMAL, VEGETAL ou MINERAL - Não abordarei a origem mineral devido a pouca idade das crianças e ao conceito mais complexo.
Alimentos de origem animal, são aqueles que são feitos ou produzidos por animais.
Quais os alimentos de origem animal que conhecemos?
3 - A vaca é utilizada na açimentação, além da sua carne, ela fornece o leite, que utilizamos na fabricação de novos alimentos.
Está faltando um slide, que é a manteiga... não está aparecendo.
1º SOBRE A ORDENHA DE VACAS E FABRICAÇÃO DE LEITE;
2º SOBRE APICULTURA, CRIAÇÃO DE ABELHAS E FABRICAÇÃO DE MEL.
A DIFERENÇA ENTRE LEGUMES E VERDURAS:
Legumes podem ser cultivados sobre a terra como o pepino, chuchu, abobrinha ou embaixo da terra como a cenoura, beterraba e a cebola, em geral, os legumes precisam ser preparados para que possam ser consumidos, o que ajuda na sua classificação.
Já as verduras são as plantas folhosas cujas partes aproveitáveis situam-se acima do solo, como alface, repolho e espinafre, neste caso, encontram-se ainda as flores comestíveis, que são couve-flor e brócolis.