Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

0

Você conhece as MATRIOSKAS?




Oba, o Espaço da criança descobriu e agora conta um pouco da história das Matrioskas, estas lindas bonequinhas Russas, aproveite e pegue o molde na página inicial.


Cheguei a esta bélíssima imagem e a história destas bonequinhas, visitando o site da talentosa Gisele, simplesmente amei!!!

Visite você também e se encante.
http://www.giselebianchini.com.br


Aproveita e confere!!


Leia mais...
7

Matrioskas-

MATRIOSKAS

Gente, não sabia que estas bonequinhas tinham uma história tão legal.
Não é surpresa que eu A-MO artesanato. Hoje saí para comprar meu sofá, o fim de uma jornada exaustiva que já dura 2 meses, afinal, não foi fácil achar o modelo, o conforto e o tecido que eu queria e ainda combinar tudo isto com o que eu $$ podia pagar.
Nestas visitas a muuuuuuuuuitas lojas, conheci as MATRIOSKAS, fiquei encantada com estas bonequinhas e corri para pesquisar sobre elas e dividir aqui no blog.

As Matrioskas são tradicionais bonequinhas russas, geralmente, são feitas de madeira.
As tradicionais são constituídas de várias bonecas, de 5 a 8 que se encaixam, ficando uma dentro da outra, por isto são feitas em ordem de tamanho. O curioso é que apesar de serem parte da cultura Russa, sua origem remota do ano de 1880, no Japão. Em alguns lugares são chamadas também de Babushkas.

Estas bonecas servem para divertir as crianças, decorar ambientes e, segundo algumas lendas, realizar pedidos.

A LENDA DAS MATRIOSKAS


A lenda diz que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.


Em alguns lugares faz-se estas bonequinhas sem a boca, para que não façam pedidos e sim escutem os pedidos dos seus donos, ao atenderem o desejo, uma boca deve ser desenhada nela.

Neste link abaixo, você conhece mais sobre estas bonecas e pode adquirí-las:

http://www.giselebianchini.com.br/matrioshka.html





MATRIOSKAS RELIGIOSAS




Matrioska de tecido




Matrioska para recortar









Leia mais...
7

E depois das férias - Os cantinhos na ed. Infantil

Oba, curtir as férias é tudo de bom.
Tempo livre, dormir até mais tarde, almoçar com calma, descansar um pouco e... preparar a volta as aulas e o planejamento para receber a criançada.

Eu sempre trabalho com o jogo simbólico (Piaget e Vygotski) , que eu acredito ser importantíssimo no desenvolvimento do ser.
Comecei a reciclar os cantinhos do primeiro semestre, para incentivar a aprendizagem e assim iniciar esta segunda etapa a todo vapor.
O jogo simbólico, é uma representação da realidade, onde através do faz de conta e das brincadeiras, a criança tem a possibilidade de assimilar conceitos e regras, transformando-os em aprendizado.
É muito importante que tudo no espaço de sala de aula, estimule a imaginação e a fantasia, favorecendo a manifestação das percepções e, principalmente, das emoções.


Por isso, é tão importante oferecer espaços (os cantinhos) para que as crianças tenham a possibilidade de exercitar suas habilidades e assim, entender melhor o mundo onde vivem.



MESINHA DE ESTUDO




Esta mesinha de estudo foi um presente da nossa professora de música. Lixamos, pintamos e agora brincamos nela.


No início da aula ela recebe folhas, livros para colorir e lápis de cor.


O resto fica por conta da criançada...



CANTINHO VERDE


O cantinho verde é um espaço onde as crianças aprendem a lidar com a natureza. Elas observam o ciclo de vida das plantas, tendo a possibilidade de cuidar da natureza.



Para montar um cantinho verde é muito simples. Um vasinho, areia e sementes. As crianças se encarregam de plantar, regar e cuidar com carinho. Certifique-se de que o cantinho fique em lugar arejado e com luz.






CANTINHO DO SIMBÓLICO

No cantinho simbólico, as crianças representam a realidade.


Dividi este cantinho de forma que se pareça com uma casa.


Cozinha com fogão, geladeira e muitas panelinhas. Fui naquelas lojinhas de 1,99 e comprei liquidificador, batedeira e panelinhas. Gastei R$ 18,00 neste espaço.




COZINHA



SALINHA
Para a salinha, eu investi um pouco mais. São 3 poltroninhas, custaram R$ 45,00 cada.


Agora, vou fazer a televisão com caixa de papelão, para que a salinha fique completa.



CANTINHO DA ALFABETIZAÇÃO


Este espaço pode ser dividido em praticamente toda a sala.
Ter alfabetos, letras e numerais espalhados por tudo.
Uma dica ótima é colocar nome em tudo, por exemplo, colar etiquetas na lousa, cadeiras, porta e janelas e fazer a leitura com as crianças pelo menos 1 vez por semana.
Este alfabeto concreto, tem bolsos para guardar figuras ou brinquedos com as letras do alfabeto.





HORA DO CONTO

Este espaço foi fácil de fazer, uma caixa velha e papel pardo, viraram cenário para lindas histórias e divertidos teatros. A galerinha ama, resta alguma dúvida?




BIBLIOTECA
Este espaço é destinado aos livros, não devem ser usados como brinquedos e sim manuseados com a seriedade e importância que merecem.


Se rasgar, a criança precisa consertar ou até repor.


Mesmo as crianças que não sabem ler formalmente, sabem fazer a leitura das imagens e depois na rodinha, contar o que entenderam.
Foram utilizadas duas caixas velhas, daquelas usadas em feira para guardar frutas.



EM BREVE, farei a postagem dos novos murais, painéis e decoração da salinha para o próximo semestre. Estão ficando lindos.
Leia mais...