9

Planejamento Pedagógico


A ARTE DE PLANEJAR

“ Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização do emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis afim de alcançar os objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original”.


Martinez de Oliveira


Planejar é formular uma seqüência de atividades interligadas entre si que serão trabalhadas com os educandos, a fim de auxiliá-los no processo de construção de suas habilidades e conhecimentos. É através do planejamento que organizamos nossas idéias e pensamentos, elaborando nossa rotina.
Quando planejamos uma aula conseguimos traçar novos objetivos e dar sentido a nossa prática, fica mais fácil perceber nossas falhas, modificar nossas ações e agir de forma intencional, buscando sempre o desenvolvimento integral da criança.

Planejar é imprescindível na prática docente, pois nos dá um norte, auxiliando na organização dos conteúdos e atividades que devem ser trabalhados.

Quem planeja, consegue atingir com facilidade os objetivos propostos e ensina com mais eficiência.

PLANEJAR NOS AUXILIA EM DIFERENTES ASPECTOS...

• Nos prepara para enfrentar imprevistos;
• Ajuda a dar seqüência as atividades;
• Oportuniza uma visão das necessidades das crianças;
• Dá coerência e flexibilidade à nossa ação;
• Nos auxilia na análise da situação e no mapeamento e ordenação de nossas ações;
• Possibilita o acompanhamento dos progressos e das dificuldades dos alunos;
• Permite ao professor revisar e flexibilizar as suas ações.
ESCOLHA COMO ORGANIZAR SEU PLANEJAMENTO:
PROJETOS PEDAGÓGICOS: Algumas escolas, independente da vontade do professor, trabalham com projetos pedagógicos. Esta forma de planejamento permite um aprofundamento maior sobre o tema a ser estudado, que não necessita de um períodp exato para início e término, alguns projetos podem durar o ano inteiro, outros são permanentes. Os projetos permitem maior interação dos alunos e suas famílias no processo de pesquisa e construção. Demandam conhecimento e esforço por parte do professor, que precisa avaliar de forma individual, sem parâmetros pré-determinados.
TEMA OU PALAVRA GERADORA: É parecido com o projeto, no entanto, ele surge a partir de uma palavra ou comportamento dos alunos. Pode ser definido pelo professor para suprir uma necessidade do grupo mas, geralmente, parte da área de interesse dos alunos. Apesar de valorizar a bagagem cultural da criança, pois o tema é debatido até esgotar as possibilidades, pode limitar o conteúdo que deve ser trabalhado, pois a abordagem dos temas depende do interesse do grupo.
PLANEJAMENTO POR DATAS COMEMORATIVAS: Muito comum em algumas escolas de educação infantil e ensino fundamental séries iniciais, aborda as datas comemorativas. Apesar de auxliar o aluno a se situar no tempo, valorizando acontecimentos do seu dia a dia é uma forma simplista de planejar pois o conteúdo é fragmentado, pois uma data não se relaciona com outra. Exige do professor um conhecimento sobre o tema, de forma a explicar claramente e sem enganos, o porquê de cada comemoração. É aconselhável de ser trabalhado junto a outras formas de planejamento para que seja mais completo.
LISTA DE ATIVIDADES: É comum nas escolas de educação infantil, este planejamento consiste em organizar o planejamento de acordo com as atividades da rotina da criança. Por exemplo: 2ª feira é dia de hora do conto, natação e assim por diante. A rotina é fundamental na escola, no entanto, organizar o planejamento desta forma pode descontextualizar a prática docente, pois um dia não dá sequência ao outro. Além de que, esta prática expressa a forma como a escola pensa o ensino, deixando claro uma visão assistencialista onde prevalece os cuidados e a ocupação do tempo da criança com tarefas.
PLANEJAMENTO BASEADO NOS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO: Esta forma de planejar está amparada pela psicologia do desenvolvimento, onde o foco é valorizar o motor, o cognitivo, o afetivo e o social. É importante porque permite a visão do aluno como um todo, em seu aspecto integral, por outro lado, se não tomarmos cuidado, esta forma de planejar pode ignorar a realidade histórico-social. Exige do professor a percepção de que cada criança é única e se desenvolve em rítmo próprio, logo, padronizar comportamentos ou imaginar uma criança "ideal", está fora de cogitação.
O mais indicado é observar como a escola sugere a construção do planejamento, depois, avaliar se este método contempla todas as necessidades dos alunos. É provável que você tenha que flexibilizar a sua forma de construir o planejamento, permitindo aos alunos maiores chances de aprendizado.
Apesar da escola ter sua prática pedagógica registrada na sua proposta de ensino e em seu projeto Político Pedagógico, é o planejamento e a ação do grupo docente que vai confirmar ou ir contra estas ideias. Pois o planejamento é a expressão da nossa concepção pedagógica.
Bons estudos!
Márcia O. Soares
Pedagoga
Coordenadora Pedagógica
Leia mais...
1

SORTEIO

Gente, adoro a Natália, dona do blog algodão doce biscuit, não poderia deixar de divulgar em primeira mão, estes presentinhos que ela está sorteando.

Além de um caderno muito fofo, serão sorteados materiais para confeccionar seu artesanato. Tudo coisinha de primeira qualidade. Vale a pena. Para concorrer, você ainda tem muitas chances. Passa lá e confere.

PRÊMIO: * 1 Avental RABER; * 4 Placas de e.v.a PLUSH RABER sendo, 2 lisos e 2 listrados; * 1 Pinta- bolinhas CONDOR com 8 pontas; * 1 Pincel chanfrado 427 CONDOR juntamente com porta-pincel CONDOR (supresaaaa!!!!) * 2 Tubos de Cola instantânea TEK BOND 20 g cada ( 725 e 793); * 1 caderno grande capa dura decorado.

Leia mais...
1

Molde de Páscoa

Daqui a pouco a Páscoa está aí...
Trouxe um modelinho antigo enquanto não coloco as novidades para este ano, quem gosta de se organizar com antecedência já pode começar a fazer as cestinhas.
Faça o molde, fure as 4 pontinhas, coloque guloseimas e passe fitilho, dando um lacinho.
O acabamento do bigodinho, cortei as cerdas de uma vassoura velha aqui em casa (pode isso?).
A vassoura ía para o lixo, antes de descartar, recortei uns "bigodinhos".
Depois de pronta, ela deve ficar fechadinha como no modelinho da capa.
Bom Trabalho!!!



Leia mais...
4

Dica para tirar molde

Trouxe uma novidade genial para quem, como eu, não é uma desenhista de mão cheia.
Sou ótima para o artesanato, mas desenhar a mão livre... sem um molde, não é meu forte.
Então, nestas andanças pela net, descobri um site que tranforma um desenho colorido em imagem preta e branca e tcharam... facilitou um montão meu trabalho na hora de fazer os moldes de e.v.a
Trouxe a bonequinha logo do meu blog, em breve, ela estará decorando a nova roupinha deste cantinho. Não vejo a hora...

Depois de passar pelo site, a imagem ficou deste jeitinho aí em baixo.
É só corrigir as imperfeições, tirar o que não quer e fazer o molde.
Gostou e quer fazer? Acesse o site:http://www.dumpr.net/sketch.php



Vai aproveitar a dica?

No Armazém do e.v.a tem os materiais que você precisa.

Leia mais...
0

Valorização e Novidades

Quero dividir com vocês que acompanham o blog, minha felicidade com esta nova parceria.
Sou professora e quando acessei o site do armazém do e.v.a fiquei encantada com os produtos e, principalmente, com os preços. Virei freguesa na hora. Agora, também virei parceira.
E.V.A decorado, bolinhas de isopor, alfabetos e numerais, tudo para enfeitar a sala de aula, com a praticidade de escolher um produto sem sair de casa e o melhor, pagando pouco por isto.
Sem falar que, para quem acompanha sempre, o site tem algumas promoções.
Hoje por exemplo, tinha e.v.a liso a venda por R$ 7,50 500g
Precinho ótimo! Não dá para perder.
Me sinto valorizada por ter um parceiro que valoriza meu trabalho e oferece material de qualidade.


http://www.armazemdoeva.com.br/index.php

Ahh, quase esqueço da novidade.

O BLOG que já está de cara nova, em breve, vai estar bem diferente e todo personalizado.

Depois de dois anos, decidi trocar o layout que eu amava de paixão e dar uma roupinha nova para este cantinho. Ele merece.

Leia mais...
0

Kit para profes

Este Kit para professora é feito com e.v.a Kreateva estampa de jornal.
Achei a ideia muito 10, além de super útil.
Foi um presente para a Patrícia, que acolheu minha filhota no momento de mudança. Só tenho a agradecer.
O kit é um porta CD, estojo para tesoura e estojo para canetas.
A florzinha eu aprendi a fazer no blog da Luana Cassola. É prática, rápida e dá um efeito lindo na peça.

Cada coisinha eu peguei em um cantinho da internet.

O molde do estojo, veio da Tatiana, que tem o blog Mundo da Alfabetização e também um espaço do artesanato.
http://mundodasartesemeva.blogspot.com/

O modelinho de porta CD, eu peguei lá no blog da Natália, o Algodão Doce. Sou fã do trabalho dela, uma artesã muito criativa, com ideias geniais.





Por fim, o estojo para tesoura eu achei na internet, não tenho ideia da fonte, mas juntando tudinho, saiu este kit muito fofinho.
Aproveitem os moldes e façam um para vocês, vai ficar uma graça.

Leia mais...
2

Preparando para a volta as aulas

Olá meninas!!
Lembram que eu falei que iria mudar? Então... estou em Campinas. Ainda não achei uma casinha e não estou acomodada, mas já começo a pensar na escola... Em alguns estados, as aulas já começaram como em São Paulo, por exemplo. Aqui em Campinas, as escolas particulares estão funcionando desde o dia 02 de janeiro, um pouco diferente do calendário do Sul... eu agora terei que adequar as postagens, para que eu possa trocar ideias com as colegas desta minha nova terrinha.
Hoje, eu trouxe um post referente a organização da escola no inicio do ano.

A GESTÃO DE UMA ESCOLA

Diretor e equipe diretiva, precisam ter bolado um plano de ação e preparado algumas novidades para receber a gurizada.
Minha dica é que a escola mude sua estrutura, troque salas de lugar, pinte paredes, mude a decoração, enfeites e ambientes, sempre apresenando algo novo, qualquer detalhezinho está valendo, o importante é inovar e tirar aquele ar de "mesmice".
Lembrando do meu primeiro parágrafo... Plano de ação: Vai parecer coisa de pedagoga (e é mesmo), mas quer fazer tudo dar certo? Leve esta dica muito a sério. Faça um plano de ação .
Se for diretor crie um plano de ação diretivo, se for orientador faça um plano de ação da orientação educacional, se for professora faça um plano de aula anual ou semestral e depois vá "desmembrando" em mensal ou semanal.
Tudo isso porque planejar, organizar, traçar objetivos e formas de alcançá-los, é caminho certo para o sucesso. Colocar seus planos no papel evita o esquecimento e até mesmo empurrar com a barriga. Se está ali, precisa ser feito. Claro que sempre existe flexibilidade e a necessidade de agir conforme a demanda, lidamos com pessoas não robôs. Além de que, planejar garante coerência com o projeto pedagógico e a linha metodológica da escola onde você irá trabalhar, nada mais frustrante para todos, do que alguém que não está alinhado com o grupo. Então, é hora de arregaçar as mangas, ler bastante, pesquisar, estudar e começar a pensar na volta as aulas.
Claro que eu vou puxar a "brasa" para o meu lado e colocar um pouco do meu trabalho e de como eu faria uma plano de ação.
O PAPEL DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO:
O orientador pedagógico, desenvolve um papel muito importante dentro das escolas, é o elo que liga as famílias, as crianças e a escola, tornando este relacionamento harmonioso. Está dentro do seu plano de ação, prever atividades e meios onde os pais participem da rotina dos seus filhos e dos acontecimentos da escola. Isto não se resume a ir pegar uma avaliação ou participar de uma reunião com o professor, isto é dever principal. Integrar a família na escola, é trazer os pais para dentro, eles devem participar de cada acontecimento. Conhecer cada professor, valorizar os espaços e aquisições, conhecer funcionários e ter liberdade para para criticar, sugerir e elogiar. Aliás esta é uma das dinâmicas que sempre fazia com os pais na primeira reunião, depois disto eu proponho a escolha do "dindo ou dinda" de cada turma, para dar sequência ao trabalho, afinal, quem aqui duvida que a melhor propaganda é a "de boca", como chamamos lá no Sul? Ou seja, uma família satisfeita com a escola, indica novos alunos e ajuda em sua manutenção, no lugar de trazer problemas, traz soluções. Os dindos, atuam junto a orientação pedagógica em um projeto bem legal que eu bolo todo ano. Esta atividade é sucesso e traz os pais definitivamente para dentro das escolas.
E a gurizada? Bom, além de muita atividade divertida eu também faço algumas atividades para conquistar a galerinha, Começo com reuniões onde me apresento e peço que manifestem opiniões sobe a escola e o coletivo, nada pessoal. Porque para saber do que cada um gosta e faz na sua individualidade, eu chamo pequenos grupos na minha sala e peço que se apresentem individualmente, enquanto faço anotações para lembrar o que cada um espera da escola. Na reunião, eu faço a dinâmica do "eu critico, eu solicito, eu quero discutir". Depois, faço a escolha do "embaixador" de cada turma, que é um outro projeto meu que é sucesso. Este projeto atua para a adaptação de novos alunos, manutenção e conservação da escola, prevenção de casos de indisciplina etc.
E os meus colegas? Estou sempre a disposição dos meus colegas. Escuto, escuto e escuto tudo o que falam. Na primeira reunião, me apresento e peço ajuda para traçar o perfil das turmas. Conversando, consigo identificar quais as facilidades e necessidades de cada professor. No mínimo 2 minutinhos por dia, tenho uma "conversa de corredor" com cada professor, para que ele me diga suas impressões. A intenção é realizar um mapeamento de perfis, diagnosticando e prevenindo problemas que possam prejudicar o aprendizado do aluno.
ANSIEDADE DOS ALUNOS E FAMILIARES

Nem tudo é um mar de rosas... alguns alunos e famílias precisam de um tempo maior para se adaptar a escola e seu método. Os que já conhecem o rítmo, se adaptam mais fácil, para os outros, muita paciência e dedicação.


Na seção "Aqui você encontra material sobre:" existem outras postagens sobre ADAPTAÇÃO ESCOLAR.
Boa leitura e obrigado pela visita!!!
Ahhh. INTERESSADOS EM CONVERSAR COMIGO, PARA RECEBER MEU CURRÍCULO PARA QUE EU FAÇA PARTE DA EQUIPE DE SUA ESCOLA, ENVIE UM E-MAIL PARA:
Favor identificar no e-mail que é vaga para emprego, devido a vírus, não abro alguns que são "suspeitos". Beijos
Leia mais...