14

Guia para Formatura na Educação Infantil



Gente, esta época do ano é do balacobaco.

Formatura, festa de encerramento, avaliação das crianças... junta tudo em um mês só e haja pernas e braços para tanta correria e criatividade para tantos acontecimentos.

Então vamos lá!!! Pensando junto. Quem tiver dica deixa aí nas postagens que nunca é demais.

Algumas escolas fazem a festa de encerramento e formatura no mesmo dia, o que ajuda muuuuuuuuuuito já que a decoração, músicas e apresentações ficam tudo para este dia.

Outras escolas antecipam a formatura para o mês de novembro, assim fica um pouco longe do Natal. Nos dois casos já é uma ajudinha para a gente.

Mas chega de blá, blá, blá e vamos lá. Aí embaixo deixei tudo que encontrei neste mundão da internet. São ideias muito bacanas que irão dar uma incrementada.

PENSANDO A FESTA DE FORMATURA.


Você pode optar pelo formato (decoração e solenidade) tradicional ou, dependendo do que a turma está trabalhando, adaptar o tema a este evento, por exemplo, festa oriental, temática etc...

Eu acho que estas coisas devem ser tradicionais, pois são um rito de passagem e sinalizam uma transição na vida da criança, acho bonitinho fazer um passo a passo.
Comece então, pensando nos convites (em breve farei um post só com estes modelinhos).


Depois de enviados os convites, defina o diploma.

Abaixo segue alguns modelinhos.


Agora que já temos o convite e o diploma, está na hora de pensar a festa. Pode ser algo íntimo para o pai e a mãe ou pode ser aberta a familiares, amigos e toda comunidade escolar ( o que dá mais trabalho e é bem mais legal).


Defina junto com a turma a música de entrada. Há duas opções, cada criança pode escolher sua música de entrada (peça que os pais a enviem gravada em um CD) ou pode ser uma para todos.
Uma música tradicional e linda para este ocasião é Aquarela - de Toquinho. Você pode baixá-la clicando aqui.


Logo abaixo, veja um modelinho para organização da solenidade.


ABERTURA DA FORMATURA

Coloque imagens, vídeos, tudo o que você tiver registrado ao longo do ano, com sua turma.
Deixe que os pais fiquem assistindo enquanto as crianças se aprontam para o evento.
Faça a entrada de cada criança, com amúsica escolhida.
Entregue a cada uma, o diploma e o chapéu e peça que sentem nos locais pré estabelecidos.
Faça uma leitura rápida, de um agradecimento aos pais e aos alunos.
Tem um livro do August Cury, que tem uma mensagem bem apropriada.


FILHOS BRILHANTES ALUNOS FASCINANTES


Bons filhos conhecem o prefácio da história de seus pais.

Filhos brilhantes vão muito mais longe, conhecem os capítulos mais importantes das suas vidas.


Bons jovens se preparam para o sucesso. Jovens brilhantes se preparam para as derrotas.

Eles sabem que a vida é um contrato de risco e que não há caminhos sem acidentes.


Bons jóvens têm sonhos ou disciplina. Jovens brilhantes têm sonhos e disciplina. Pois sonhos sem disciplina produzem pessoas frustradas, que nunca transformam seus sonhos em realidade, e disciplina sem sonhos produz servos, pessoas que executam ordens, que fazem tudo automaticamente e sem pensar.


Bons alunos escondem certas intenções, mas alunos fascinantes são transparentes. Eles sabem que quem não é fiel à sua consciência tem uma dívida impagável consigo mesmo. Não querem, como alguns políticos, o sucesso a qualquer preço. Só querem o sucesso conquistado com suor, inteligência e transparência. Pois sabem que é melhor a verdade que dói do que a mentira que produz falso alívio.


A grandeza de um ser humano não está no quanto ele sabe mas no quanto ele tem consciência que não sabe. O destino não é frequentemente inevitável, mas uma questão de escolha. Quem faz escolha, escreve sua própria história, constrói seus próprios caminhos.


Os sonhos não determinam o lugar onde vocês vão chegar, mas produzem a força necessária para tirá-los do lugar em que vocês estão. Sonhem com as estrelas para que vocês possam pisar pelo menos na Lua. Sonhem com a Lua para que vocês possam pisar pelo menos nos altos montes. Sonhem com os altos montes para que vocês possam ter dignidade quando atravessarem os vales das perdas e das frustrações.


Bons alunos aprendem a matemática numérica, alunos fascinantes vão além, aprendem a matemática da emoção, que não tem conta exata e que rompe a regra da lógica. Nessa matemática você só aprende a multiplicar quando aprende a dividir, só consegue ganhar quando aprende a perder, só consegue receber, quando aprende a se doar.

Uma pessoa inteligente aprende com os seus erros, uma pessoa sábia vai além, aprende com os erros dos outros, pois é uma grande observadora. Procurem um grande amor na vida e cultivem-no. Pois, sem amor, a vida se torna um rio sem nascente, um mar sem ondas, uma história sem aventura!

Mas, nunca esqueçam, em primeiro lugar tenham um caso de amor consigo mesmos.

Após a leitura, faça o rito do caderno - É uma passagem simbólica, da educação infantil para o primeiro ano, onde eles usarão o caderno.
Peça que as crianças levantem e ao som da música "O caderno" faça a entrega de um caderno decorado para cada criança, desejando-lhe muito sucesso na próxima etapa.

Dentro destes eventos, inclua apresentações e outras atividades que sejam do interesse da escola.






Abaixo, dicas de como decorar.

Enfeite de mesa, acabamentos e lembrancinha.

Uma ideia barata é colocar telas grandes pintadas pelças próprias crianças com o tema da formatura, cada 5 crianças pintam uma. Muito balão e muito TNT, barato e prático de montar.












Esta dica abaixo, peguei no blog da Greice (adoro). Se quiser conferir, visita o Cantinho Alternativo.



Mensagem de despedida

Não chore nas despedidas, pois elas constituem formalidades obrigatórias para que se possa viver uma das mais singulares emoções da vida: O reencontro. (Richard Bach)

Acho esta frase linda e acredito que cada professora pode criar um texto bem legal, a partir desta mensagem.

Eu não gosto de textos longos, além de não ter paciência o evento é infantil e devemos lembrar sempre disto. Por mais que os pais e familiares estejam assistindo o momento é das e para as crianças.

14 carinhos recebidos:

MARILIA SEIXAS disse...

Olá Márcia, sugerimos a sua participação no concurso "A mais talentosa professora do Brasil" As dicas de como participar estão em nosso blog www.mundodosabersalvador.blogspot.com
Participe e boa sorte!

17 de novembro de 2011 às 15:39
Sueli Freitas disse...

Lindos, adorei, bjs

17 de novembro de 2011 às 21:53
Amo a educação disse...

Adorei seu blog!
Participe sim do concurso,e boa sorte!

20 de novembro de 2011 às 23:15
Anônimo disse...

Eu sempre passo por aqui.Obrigada por tudo que disponibiliza neste blog. Me ajuda e tenho certeza ,que assim como eu, muitas pessoas são beneficiadas. Juntos somos mais e sozinhas não somos nada. Com Deus somos Tudo. Que Ele te abençoe cada dia.

24 de novembro de 2011 às 23:20
karla disse...

Oi amiga!!! Está rolando um super sorteio de férias no meu cantinho!!! Gostaria que se possivel me ajudasse na divulgação, pois é a primeira vez que faço!!! Passa lá pra conferir!!! Fica com Deus...Bjossss

14 de dezembro de 2011 às 11:37
Anônimo disse...

Marcia, muito boa dica, mas ja estamos trabalhando com a familia essa questão de formatura, porque e simplesmente o encerramento da criança na Educação Infantil, nãe estao se formando ainda, a formatura na verdade é aquela que se faz quando termina a graduação, no lugar da formatura que fica bem mais barato para a escola e os pais, fizemos a noite do soninho com pula-pula, muitas brincadeiras, jantar com sobremesa so para as crianças e e dormiram na escola tomaram o cafe da manha e foram embora as 9 horas da manhã, foi muito legal eles aproveitaram muito mais, porque na verdade a "formatura" quem mais aproveita são os adultos, para eles é uma coisa massacrante ter ficar apresentando ficando sentadinhos com a beca, ou seja, novas concepçoes não devemos fazer de nossas crianças adultos em miniaturas. foi muito bom usarmos a noite do soninho como despedida do pre II, e certificados tambem não se confeccionam mais na educação infantil.

4 de março de 2012 às 23:19
Profe Márcia disse...

Concordo Plenamente, não sou a favor de formatura na educação infantil, nem mesmo no 9º ano. Formatura é rito de passagem, despedida. Se ainda tem muita escola pela frente... quando muito no ensino fundamental, mas o sentido real mesmo é só na faculdade.
Realizo formatura quando este ritual é uma exigência da escola, felizmente, nos últimos dois anos a escola que trabalhei não incentivava.
Algumas coisas são feitas para e pelas crianças, outras são apenas por diversão dos pais e familiares e temos mesmo que repensar, questionar e discutir se merecem continuar a existir.
Parabéns pela iniciativa de mudar a realidade da sua escola, não tenho dúvida alguma de que as crianças se divertiram, no mínimo, umas cem vezes mais. No entanto, a formatura na educação infantil com festa, colação e diplominha ainda existe e arrisco dizer que levará um tempo até abolirem este evento do calendário. Abraços e obrigado pela visita.

5 de março de 2012 às 18:14
Raquel Abreu disse...

Ideias excelentes que me ajudarão muito, pois terei pela 1ª vez a oportunidade de fazer parte de uma formatura. Abraços

12 de agosto de 2012 às 17:31
Anônimo disse...

Oi. Vc tem ótimas dicas, mas estamos precisando mesmo é de sugestões de nomes para a turma e temas que podem ser trabalhados. Vc poderia postar alguma coisa para nos ajudar? Thau e desde já obrigada.

13 de agosto de 2012 às 15:17
Profe Márcia disse...

O nome da turma é algo único e intransferível, creio que não é possível pegar dica de algum lugar e ainda assim deixar o nome com a carinha da turma.
Apenas turminhas de bebês apresentam maior dificuldade neste trajeto, a partir de uns dois ou três anos já é possível que a turma mesmo escolha como gostaria de se chamar, sem que haja a interferência do professor.
Por exemplo, turminhas de bebês podem se chamar "primeiros passinhos", "aconchego", "quero colinho" "anjinho sapeca". Em alguns casos a turma gosta de instrumentos musicais, podemos adaptar para "turma do barulho", em outros os bebês gostam de sol, pode se chamar "turma do sol".

Minha turma atual, sempre gostou de bichos, desde o início imaginei que teria um nome relacionado a este interesse do grupo. Na primeira semana fizemos a roda e cada um falou seu nome, a partir daí, conversei com eles sobre o nome ser o que nos identifica, sendo assim, nossa turma precisaria de um também, algo que representasse o que todos, ou pelo menos a maior parte gostasse. Li o livro "A velhinha que dava nome as coisas" e fomos anotando sugestões, depois disto, foi só fazer a votação e dar início ao Projeto.

Espero ter colaborado. Agradeço sua visita.
Boa sorte na escolha do nome da turma e não esqueça de passar aqui e avisar como ficou.

13 de agosto de 2012 às 21:35
marizete Balbino disse...

quero parabenizar-lhe pelas idéias.A festa da formatura dos pequenos é única,pois já não se realiza formatura do ensino fundamental e médio,assim fica marcado para toda vida da criança seu primeiro degraus para um futuro brilhante. Jà realizamos esta festa há 11 anos e é muito linda. Marizete Balbino-Passa e Fica RN

27 de setembro de 2012 às 23:01
Anônimo disse...

Olá colega. Boas idéias as suas. Parabéns. Para mim a Formatura Infantil é a celebração de encerramento da primeira etapa da Educação Básica, porque não fazê-lo não é?

C. Eliane

2 de outubro de 2012 às 16:52
Anônimo disse...

Não concordo quando vcs dizem que não é importante a formatura da educação infantil, coordeno uma creche e fazemos questão de continuar,pois encaramos como uma despedida magica onde começamos a incentivar as crianças no caminho do estudo, não vejo o porque de acabar, só para que os educadores tenham menos trabalho? Fica ai a reflexão

23 de outubro de 2015 às 11:07
Unknown disse...

Adorei a ideia. Adorei o blog. Acredito que por ser um rito de passagem deve ser registrado. Acredito que a "formaturinha" não precisa ser nos moldes dos adultos mas, pq não registrar? A vida é cheia de registros, de selfies, de fotos em fb, instagram e etc.... Hj com 45 anos e 3 filhos, 2 na faculdade e 1 na pré escola, revejo as fotos e a saudade vem. Tudo é uma questão de ponto de vista, não é? Respeito a opinião dos demais. Essa é a minha. Bjks e fiquem com Deus. Aline Ruivo.

14 de setembro de 2016 às 11:31

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!