2

Projeto Os alimentos têm História

JUSTIFICATIVA:


As crianças a cada dia se distanciam mais da alimentação saudável e nutritiva, preferindo alimentos prontos e industrializados que, muitas vezes, não possuem os nutrientes necessários para manter o corpo funcionando saudável.
Lembro da minha família insistindo para que eu comesse verduras, legumes e frutas, para que comesse devagar e várias vezes ao dia, mas eu não tinha paciência para interromper a brincadeira, sentar e atender tantos requisitos para uma refeição completa. Hoje em dia, vejo isto nas crianças, a pressa de brincar, ver tv, comer enquanto está em frente a tv. Preferem salgadinhos, todinhos e outros alimentos "práticos" e "saborosos".
Se recusam a comer verduras, legumes e frutas, quase não aceitam novos alimentos, comendo sempre aquilo que gostam.
A obesidade infantil passou a ser um problema de saúde pública, para a prevenção de doenças ligadas a ela.
Não há fruta que ganhe de uma propaganda do mac donald's, ainda mais que a fruta não tem brinquedo de brinde. A propaganda para produtos industrializados é enorme e extremamente cativante, em contrapartida, não há nenhum atrativo para os alimentos saudáveis.

Buscando reeducar as crianças para uma postura alimentar correta, ensinando que é possível comer bem e de forma nutritiva, criou-se este projeto

OBJETIVO GERAL:


Incentivar o consumo de alimentos saudáveis, despertando a consciência para alimentos naturais e saudáveis de uma forma, lúdica e educativa.

OBJETIVOS:


- Conhecer a história e finalidade de cada alimento;

- Pesquisar e registrar sobre a alimentação da família, anotando diariamente os alimentos consumidos e o horário das refeições;
- Buscar informações em diferentes fontes;

- Incentivar aos bons hábitos alimentares;
- Identificar as preferências alimentar dos alunos;
- Conscientizar os alunos sobre a importância e os motivos pelos quais nos alimentamos;
- Reconhecer os alimentos que fazem bem a nossa saúde;

- Identificar alimentos medicinais;
- Identificar cores, textura, aromas e os diferentes sabores dos alimentos;

- Identificar semelhanças e diferenças entre os hábitos alimentares dos alunos.

RECURSOS E ESTRATÉGIAS:



- Rodinha;
- Lista de alimentos que gostamos;
- Lista de alimentos que NÃO gostamos;
- Culinária;
- Músicas ;
-Vídeos;
- Teatro;
- Pesquisas em folhetos de supermercado;
- Supermercado com embalagens;
-Feirinha;
- Recorte, colagem e modelagem;
- Desenho livre;
- Construção com argila;
- Construção com sucatas
- Confecção de fantoches;
- Potes olfativos com especiarias;
- Atividades artísticas;

AVALIAÇÃO:


A avaliação será realizada de forma descritiva, através do registro individual de cada aluno, levando em consideração uma mudança de hábito na alimentação, bem como interesse em experimentar e incorporar novos alimentos ao paladar.

2 carinhos recebidos:

Sueli Freitas disse...

Que bonitinho esse projeto. Já imaginei as crianças fazendo tudo isso. Parabéns mais uma vez.

24 de agosto de 2011 às 16:24
Anônimo disse...

adorei seu projeto dos alimentos bjs gostaria de receber susgestao de estorinhas com alimentos

3 de novembro de 2011 às 13:32

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!