6

Matrioskas-

MATRIOSKAS

Gente, não sabia que estas bonequinhas tinham uma história tão legal.
Não é surpresa que eu A-MO artesanato. Hoje saí para comprar meu sofá, o fim de uma jornada exaustiva que já dura 2 meses, afinal, não foi fácil achar o modelo, o conforto e o tecido que eu queria e ainda combinar tudo isto com o que eu $$ podia pagar.
Nestas visitas a muuuuuuuuuitas lojas, conheci as MATRIOSKAS, fiquei encantada com estas bonequinhas e corri para pesquisar sobre elas e dividir aqui no blog.

As Matrioskas são tradicionais bonequinhas russas, geralmente, são feitas de madeira.
As tradicionais são constituídas de várias bonecas, de 5 a 8 que se encaixam, ficando uma dentro da outra, por isto são feitas em ordem de tamanho. O curioso é que apesar de serem parte da cultura Russa, sua origem remota do ano de 1880, no Japão. Em alguns lugares são chamadas também de Babushkas.

Estas bonecas servem para divertir as crianças, decorar ambientes e, segundo algumas lendas, realizar pedidos.

A LENDA DAS MATRIOSKAS


A lenda diz que um senhor que esculpia e vendia bonecas uma vez fez uma boneca tão bonita que não quis vendê-la, levou para a sua casa e colocou no seu criado mudo e deu o nome a ela de Matrioshka. Todas as noites antes de dormir, perguntava a Matrioshka se estava feliz. Até que em certa noite Matrioshka pediu um bebê. Então o senhor esculpiu uma boneca menor chamada Trioshka, serrou a Matrioshka e colocou o bebê dentro dela. Mas logo na noite seguinte, a Trioshka também pediu um bebê. E lá se foi o senhor e fez uma boneca e colocou dentro da Trioshka, desta vez a bebê se chamava Oshka. Assim seguindo o caminho das outras, na noites seguinte Oshka pediu um bebê e lá se foi novamente o senhor fazer mais um bebê. Só que desta vez pensando que isso não iria acabar mais, o senhor fez o bebê e desenhou rapidamente um bigode nele e o chamou de Ka, garantindo que seria homem e não iria pedir um bebê novamente.


Em alguns lugares faz-se estas bonequinhas sem a boca, para que não façam pedidos e sim escutem os pedidos dos seus donos, ao atenderem o desejo, uma boca deve ser desenhada nela.

Neste link abaixo, você conhece mais sobre estas bonecas e pode adquirí-las:

http://www.giselebianchini.com.br/matrioshka.html





MATRIOSKAS RELIGIOSAS




Matrioska de tecido




Matrioska para recortar









6 carinhos recebidos:

Sueli Freitas disse...

linhinhas essas Matrioskas. Se não se importar, copiei a idéia para trabalhar com os meus pimpolhos. E, obrigada por suas visitas ao meu blog. Volte sempre que quiser e puder.

2 de agosto de 2011 às 16:56
Clara disse...

Oi
Cheguei agora aqui, achei lindo oseu blog, e esta lenda é fantástica, vou postar lá no meu cantinho brevemente, está desde já convidada a passar por lá, um abaço

2 de agosto de 2011 às 20:20
Sueli Freitas disse...

Obrigada por suas visitas ao meu blog. Volte sempre que quiser e puder. Sempre estarei feliz por suas visitas.

10 de agosto de 2011 às 19:54
Anônimo disse...

Boa tarde amiga.
Passei para fazer uma visitinha semanal. Agradecer por estar sempre postando coisas legais e deixar um pensamento:
As maiores conquistas resultaram de grandes sonhos desacreditados por muitos,mas que alguém acreditou até o fim. Seja o primeiro a acreditar em seus sonhos. (Retirado da Net, Mas Gostei)rsrsrsrs.
Att.: Beatriz!

15 de agosto de 2011 às 16:17
Mirian E. disse...

Ha tanto tempo conheço as Matrioskas e desconhecia a historia que achei linda e divertida. Um abraço e obrigada.

13 de março de 2012 às 22:31
Ana Carvalho disse...

Nossa! Lindo seu blog, amei tudo, seu carinho, seu capricho. Parabéns, quero muito receber uma visita sua, fiz umas Matrioskas de cabaça e copiei a história, postei no meu blog viu? Beijosss, aguardo sua visitinha.

6 de maio de 2012 às 11:48

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!