Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

10

Projeto Bichinhos de Jardim - Parte II BORBOLETAS

Tem uma frase do Mario Quintana que ele diz assim: “O segredo é não correr atrás das borboletas… É cuidar do jardim para que elas venham até você.” Bom, se este era o segredo, o primeiro passo era deixar a nossa sala com carinha de lar de borboleta, montamos um cantinho verde, onde aprendemos sobre as flores e tudo o que elas precisam para sobreviver. Quando as lagartas vieram morar em nossos observatórios, já tinham um cantinho só delas.

Os potinhos estão em cima da mesa.PRIMEIRA PARTE - OVO DE BORBOLETA


Fomos passear no jardim com uma missão. Recolher folhas secas. A regra era esta: As folhas precisavam estar secas, podiam ser grandes, pequenas etc.

Cada criança poderia pegar quantas pudesse.

Na volta para a sala, colocamos as folhas na mesa, agora, era hora de comparar:



  1. Quais folhas se pareciam?


  2. Quais seriam da mesma árvore?


  3. Como poderíamos separar aquelas folhas em apenas dois grupo?


  4. Foram convidados a organizar da folha maior até a menor, depois o inverso.
    Depois de explorar, classificar e seriar, pegamos crepom para fazer algumas bolinhas que seriam os ovinhos, cada um escolheu a(s) folha(s) que mais gostou para ser o lar destes ovinhos. A regrinha para colar era no máximo 10 ovinhos por folha.

A LAGARTA - PARTE II


Fiz muitas bolinhas coloridas, novamente o objetivo era a classificação, elas variavam apenas em tamanho e cores, oferecendo duas possibilidades de agrupamento.

Após e exploração, fizemos uma colagem para formar a lagarta.

Faltou a foto do casulo. Feito com galho de árvore, lá e crepom. As crianças treinaram a motricidade fina ao massar o papel e enrolar o barbante.


A última parte foi uma atividade gráfica, onde as crianças usaram o carimbo das mãos, para dar forma a uma borboleta. Ficou um amor.


Depois das atividades completas as crianças trabalharam com ordenação, colocando em ordema linha do tempo da borboleta, que ficou assim:


Ganhamos uns rolos plásticos que seriam jogados fora, daí fizemos uma borboleta linda, espetamos em um palito de churrasco forrado para que a borboleta pudésse girar como se voasse.



Todo dia, a meninada chegava direto para conferir o que as lagartas estavam aprontando.

Elas comiam, comiam e comiam, depois de ficarem grandes e bem gordinhas, começaram a se pendurar e preparar o casulo. Coisa mais linda de ver.

Como o tempo aqui colaborou e nossa sala tem clima agradável, não demorou muito para elas começarem a sair do Casulo.

Assim que nasce, a asa da borboleta é frágil, ela não consegue voar e faz um esforço enorme. Fica algumas horas esperando a asinha secar. Neste tempo, eles ficaram olhando, aguardando e disputando um espaço para conseguir ver tudo de perto, nem lanchar eles não quiseram, para não perder nada.

Depois que ela começou o bater de asas e as primeiras tentativas de voar, levamos para o jardim, colocamos na árvore e aguardamos o momento de ela ganhar o mundo.



Trabalhei com a música "Borboletinha"


Montei um teatro sobre o 'Nascimento da borboleta', onde as crianças dramatizaram todo o ciclo (ovo, lagarta, casulo e borboleta)

10 carinhos recebidos:

T@ti disse...

Adorei o projeto bichinhos de Jardim........muito legal!!!!!!! Vc também poderia ter trabalhado a musica "a metamorfose da borboleta do DVD do Cocórico clipes 2" a minha turminha adora este DVD e tem um monte de musiquinhas legais!!!!! Parabéns!!!! Tenho também um blog, chama http://criancarteira.blogspot.com....passa lá...eu vou adorar!!! Bjos!!!

23 de junho de 2011 15:17
Profe Márcia disse...

Oi Tati, eu mostrei este vídeo e um outro da palavra cantada, com este mesmo tema. Eles amaram e hoje passam cantando estas músicas.
Realmente valem a pena! Brigadão pela visita.

23 de junho de 2011 19:02
Anônimo disse...

Adoro trabalhar a metamorfose da borboleta,vc pode ler para eles:Marta no Manacá de Cheiro. Mas infelizmente moro no centro de São Paulo e este ano não encontrei nenhuma lagarta, mas em compensação irei trabalhar a metamorfose do sapo que fiz o ano passado com minha turma de 5 anos e adoraram.Bjs!! Cristina
30/06/2011

30 de junho de 2011 17:37
Anônimo disse...

Gostei muito do seu projeto "Bichinhos de Jardim". Parabéns pelo seu trabalho. É encantador!!!!
Abraços, Shirley Andrade

18 de novembro de 2011 07:10
Professora:Elizangela disse...

EU sou apaixonada pela pela educação infantil, esse blog é muito bom amei o projeto bichinhos de jardim. Parabéns!!!!

20 de março de 2012 12:49
Anônimo disse...

OI, adorei o seu projeto... e a cara dos meus alunos. vou fazer tbem. parabens! abracos marianna

30 de maio de 2012 23:50
Anônimo disse...

Olá, adorei o seu projeto, parabéns, irei trabalhar a metamorfose da borboleta com meus alunos também.

Regina

23 de setembro de 2012 19:25
suely landim disse...

amo projetos novos e gostaria de compartilhar alguns com vc.abraços Suely

16 de janeiro de 2013 21:40
Anônimo disse...

adorei seu maravilhoso projeto,q felismente agora sera tbem meu!!!sou prof da educação infantil maternal e eles irão amarrrrrrrrrr....
obrigada




Silvana,alta floresta MT 01/06/13

1 de junho de 2013 22:46
Anônimo disse...

Também estou trabalhando o projeto de bichinhos de jardim com minha turminha de 3 anos. Adorei suas idéias de como ilustrar cada fase da transformação da lagarta em borboleta!!! Você é muito criativa e sem dúvida vou copiar suas idéias!

18 de março de 2015 21:32

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!