14

Projeto - Bichinhos de Jardim parte I

Neste trimestre, trabalhei com a minha turminha sobre os bichinhos de jardim.

A turminha tem 4 anos e 21 alunos, sendo 13 meninas e 8 meninos. Por serem tão pequenos, aprofundei o tema, mas de forma que ficasse fácil de entender.

Minha escola fica no interior, em meio a natureza verde e um espaço que propicia o trabalho com esta temática.


Na rodinha, contei a história "Confusão no Jardim", a partir daí, fizemos uma lista dos bichinhos que vivem em nosso jardim, o que sabemos sobre eles e o que ainda precisaríamos pesquisar para aprender.

Feita a listinha, fomos passear no jardim, assim poderíamos descobrir os bichinhos que deixamos de fora para depois, decidir se queríamos aprender sobre eles ou não.



Escolhi três grupos que seriam explorados.




  1. Insetos


  2. Aracnídeos


  3. Anelídeos

Criei uma apresentação em Power Point, para mostrar características destes bichinhos, assim poderíamos trabalhar com a classificação, conceito importante para aquisição de habilidades lógico matemáticas.



Após trabalhar as características básicas dos insetos as crianças escolheram um inseto para aprofundar o conhecimento a respeito. Ficaram entre a abelha e a borboleta, por fim, optaram pela borboleta.

Ganhamos 4 lagartas do maracujá. Saímos a procura de folhas de maracujá, pois descobrimos que cada lagartinha precisa de um tipo específico de folha e as nossas estavam com fome de folha de maracujá.

As crianças ficaram horas observando a lagartinha se mexer, comer, rastejar, descansar.

Todo dia, chegavam direto ao observatório para checar o que havia acontecido. Puderam acompanhar a transformação da lagarta em casulo e depois borboleta. Confesso que chorei.





Ao estudar a borboleta, descobrimos que muitos insetos são larvas ou lagartas antes de passar pela transformação final.










Quando chegou a vez dos aracnídeos, aprendemos muito sobre as aranhas, que atrairam a curiosidade da molecada, foi escolhida por unanimidade.
Partimos para o básico, com a finalidade de comparar os Aracnídeos com os Insetos.


Descobrimos que a Aranha não gruda em sua própria teia porque produz um líquido (um óleo), que lubrifica suas patinhas e faz com que escorregue, assim ela se locomove com facilidade enquanto cria uma armadilha para outros animais.

Em geral, aracnídeos são animais peçonhentos e considerados nojentos, mas são cuidadosos com sua cria. A mamãe escorpião, anda com seus filhotes nas costas, para protegê-los de outros animais.


A Dona Aranha faz uma OOTECA, que é uma camada de teia de aranha que guarda seus milhares de ovinhos no interior. Para protegê-los dos predadores, carrega para tudo que é lado.

Quando nascem, os aracnídeos já são pequenos filhotes, ao contrário dos insetos que nascem larvas ou lagartas que sofrem metamorfose, aracnídeos já nascem a cara da mamãe. Apesar de ser um inseto, a barata também protege sua cria em uma OOTECA, feita com o mesmo material da sua casca.
Por fim, aprendemos sobre a Minhoca que é um anelídeo. Foi um sucesso. Em breve coloco as atividades que realizamos que, infelizmente, esqueci de fotografar a maioria.













14 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Olá Professora

Estou pensando em trabalhar este tema com meus alunos de 2 anos. Tem alguma sugestãoou alguma alteração?

Obrigada

1 de março de 2012 às 18:00
Anônimo disse...

meuuuuuuuuu que perfeito!
Parabéns !!!!

20 de maio de 2012 às 21:02
Anônimo disse...

Trabalho maravilhoso!Parabéns!

26 de maio de 2012 às 22:20
Agricultura na sala de aula disse...

ADOREI O PROJETO, PRETENDO TRABALHAR ALGO SEMELHANTE PORÉM, FOCANDO MAIS OS BICHINHOS QUE VIVEM NA HORTA ,E QUAIS SÃO UTEIS NA AGRICULTURA.

4 de junho de 2012 às 20:41
Carine Almeida disse...

Colega, estou entrando neste projeto no segundo semestre. Achei lindo teu trabalho e peço se possível tua permissão para usar o material que vc disponibilizou no blog. Aguardo teu retorno Abraço. Carine Almeida - Porto Alegre - RS

19 de julho de 2012 às 15:50
Profe Márcia disse...

Oi Carinog, o material do blog está disponível, pode utilizar a vontade, se for divulgar na escola, indique o blog para que mais professores possam compartilhar suas ideias por aqui.
Depois volta para me contar como foi.
BEIJOS

19 de julho de 2012 às 20:49
Unknown disse...

Acabo de lançar o livro Descobrindo os Bichos do Jardim, que pode ser útil em projetos como este:
http://www.matrixeditora.com.br/product_info.php?info=p1701_Descobrindo-os-bichos-do-jardim.html&XTCsid=bn7dou6bghv71jv07pf60mhrg3

28 de agosto de 2012 às 19:41
neuza disse...

Olá profa Márcia, tudo bem?
Estou maravilhada com seus projetos, este ano de 2013, terei um desafio como professora, assumir uma turma no jardim I.Portanto, com a sua permissão gostaria muito em comparilhar seus saberes.

17 de janeiro de 2013 às 00:01
Rosangela disse...

Olá Márcia! Trabalho com uma turma de ed. infantil (4 anos). Iniciei um projeto sobre bichinhos de jardim e, ao pesquisar sobre o tema, conheci seu blog. Que trabalho lindo!!!!! Gostei muito da apresentação no power point. Como vc o disponibilizou para uso, me animei...porém não consegui baixa-lo. Você poderia me orientar? Como faço para baixar? Desde já te agradeço e parabenizo. Aproveito para indicar a série de episódios sobre esses animaizinhos: Minuscule. São animações muito bonitas e divertidas que rendem boas discussões, meus alunos estão amando! Está disponível no you tube ou no site www.minuscule.tv Um abraço, Rosangela

23 de outubro de 2013 às 21:13
Anônimo disse...

Professora Marcia, bom dia!!.

Adorei suas aulas e como você utilizou as informações com as crianças.
Parabéns!
Ttrabalho em creche e entraremos nesse Projeto mês que vem.
Obrigada por compartilhar conosco.
Professora Marisa Serra- Sp Capital

26 de agosto de 2014 às 13:40
Unknown disse...

Amei este projeto,sou estudante de pedagogia e tenho que fazer um projeto para a educação infantil estou pensando neste projeto,como modelo gostaria de saber mais dicas de atividades.
Abraço

6 de abril de 2015 às 14:55
Rosangela disse...

Parabéns, amei o seu trabalho.

25 de julho de 2015 às 19:24
Unknown disse...

Tem como vc disponibilizar todas os slides em tamanho grande por favor, somente 7 abrem grande o restante fica pequeno. Obrigada.

30 de outubro de 2017 às 12:13
Anônimo disse...

Parabéns! Adorei seu trabalho, vou trabalhar com alunos de 2 nos.

18 de abril de 2022 às 20:24

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!