2

Comemorações de abril


01 · Dia da Mentira Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia das mentiras ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França. Desde o começo do século XVI, o Ano Novo era festejado no dia 25 de março, data que marcava a chegada da primavera. As festas duravam uma semana e terminavam no dia 1 de abril. Em 1564, depois da adoção do calendário gregoriano, o rei Carlos IX de França determinou que o ano novo seria comemorado no dia 1 de janeiro. Alguns franceses resistiram à mudança e continuaram a seguir o calendário antigo, pelo qual o ano iniciaria em 1 de abril. Gozadores passaram então a ridicularizá-los, a enviar presentes esquisitos e convites para festas que não existiam. Essas brincadeiras ficaram conhecidas como plaisanteries. Em países de língua inglesa o dia da mentira costuma ser conhecido como April Fool's Day, "Dia dos Tolos [de Abril]"; na Itália e na França ele é chamado respectivamente pesce d'aprile e poisson d'avril, literalmente "peixe de abril". No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1848, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Dia_da_mentira


Quem melhor que o Pinóquio para falar sobre mentira?

A história Pedro e o Lobo também auxilia a evitar a mentira.


@ Planeje uma hora do conto ou DVD com a História do Pinóquio.

@ Na rodinha, converse sobre o que acontece quando mentimos. Lembre as crianças que no nosso caso, não cresce o nariz, mas a mentira tem consequências negativas como perder amigos ou deixar as pessoas que nos amam tristes.

@ Construa um Pinóquio com sucatas, para que levem pra casa e contem a história para as famílias.

@Construa com sucatas, o nariz e o chapéu do Pinóquio.


Abaixo, um modelinho de Pinóquio articulado.

18 · Dia Nacional do Livro Infantil 18 · Dia de Monteiro Lobato

Projeto para gostar de ler Projeto Leitura Justificativa:

Com a chegada do dia 18, dia do livro, ressaltamos a importância de criar na criança, hábitos de leitura como apreciar ouvir histórias, começar a identificar-se com gêneros e alguns autores e ter prazer por ouvir e contar histórias, reconhecendo nos livros, uma fonte interminável de lazer e cultura.

Objetivos:

Incentivar ao hábito da leitura;

Proporcionar as crianças o contato com diferentes histórias através de atividades diversificadas; Oferecer atividades dinâmicas e criativas envolvendo as histórias.

Atividades a serem realizadas:

 Leitura pela profe, de livros de histórias, poemas, jornais, revistas e outros recursos;

 Solicitar que as crianças dêem um novo final ou início à história lida;

 Conhecer vida e obra do autor;

 Fazer textos coletivos com a descrição dos personagens, onde a professora é a escriba;

 Fazer releituras conjugando a linguagem (com recitais, sínteses) e a arte (com pinturas e esculturas) como forma de tornar mais concreta a aprendizagem;

 Construção de dedoches e fantoches para recontar histórias;

 Construir a mala dos contos, para visitar a casa das crianças e ser lida pelos pais;

 Construção dos personagens das histórias, utilizando sucatas, argila, massa de modelar etc.

 Hora do conto com dobradura;

 Construir livros com as crianças;


MALA PARA HORA DO CONTO

BOLSA PARA GURADAR LIVROS

Não dá para falar em dia do livro sem lembrar de Monteiro Lobato e sua importância, já que o dia do livro infantil, é uma homenagem a este grande escritor.

Ele deixou muitas obras além do Sítio do pica pau Amarelo, mas esta é com certeza, a preferida da criançada.



MARCADORES DE PÁGINA - TURMA DO SÍTIO



VISEIRINHAS DA TURMA DO SÍTIO



BRINCADEIRAS NO SÍTIO COM CORDAS


SUBI NA ROSEIRA

Enquanto duas crianças batem a corda, outras duas começam a saltar e ao mesmo tempo vão cantando: Ai, ai... O que você tem? Saudades. De quem? Do cravo, da rosa e de mais ninguém. Subi na roseira, desci pelo galho, fulano (diga um nome) me ajuda, senão eu caio. Todos os colegas devem ser chamados para pular corda.

FOGUINHO

As crianças que batem a corda vão dizendo: Salada, saladinha Bem temperadinha Com sal, com pimenta Fogo, Foguinho. Cada vez que a palavra “foguinho” for dita, os colegas devem girar a corda mais rápido. O vencedor é aquele que conseguir pular mais tempo sem esbarrar na corda.

COBRINHA

Duas crianças sacodem a corda, bem perto do chão, fazendo ondulações como se fosse uma cobra perigosa. Enquanto as outras crianças pulam, as que estão fazendo ondulações devem sacudir cada vez mais rápido para que elas fiquem cada vez mais altas. Vence quem pular mais tempo. CHICOTINHO

Faça uma roda, depois sorteie uma criança para ficar ao centro. Essa criança escolhida dobra a corda segurando as duas pontas e começa a girá-la no chão. As outras crianças têm que pular sem pisar na corda, quem pisar sai da brincadeira e espera para voltar na próxima roda.

SALTO

Duas crianças esticam a corda bem pertinho do chão e vão subindo aos poucos a altura da corda. Vence quem conseguir pular mais alto.


BRINCADEIRAS DI SÍTIO COM O PIÃO


RODAR O PIÃO

Para rodar o pião, risque um círculo no chão, que será a roda ou a raia. Depois, enrole um fio barbante na cabeça do pião e desça até a ponta; dê uma volta e enrole o barbante para cima até a parte “gordinha”. Enrole a outra ponta no dedo indicador e lance o pião. Se ele cair girando dentro da roda, vale dois pontos. Se sair da roda e voltar, não fique desesperado, você vai ganhar um ponto. Se sair e não voltar, perde um ponto. Vence quem fizer dez pontos primeiro.

DORMINHOCO

Vamos ver qual pião dorme mais? Convide os amigos para uma disputa de piões. Todos devem ter um pião. Conte até três e todos lançam os piões. O pião que ficar mais tempo girando, sem sair do lugar, é o mais dorminhoco!

CELA

Risque a cela no chão, que pode ser um círculo ou um quadrado. Todos lançam seus piões. O pião que cair mais distante da cela é colocado no centro dela para ser alvo dos demais. Os jogadores devem lançar seus piões, levantá-los na palma da mão e atirá-lo contra o que está na cela. Aquele que não conseguir atingi-lo coloca seu pião no centro da cela.


MÚSICA:



EM BREVE:

19 · Dia do Índio

22 · Descobrimento do Brasil

24 . Páscoa

2 carinhos recebidos:

RITA E DEDÉ disse...

OI ! Sou Rita de Cássia de Jardim do Seridó .RN,adorei o seu blog,sempre que estiver tempo vou visitar,pois gosto muito de novidade e neste blog eu encontrei,sou professors do 1º ano,formada em pedagogia e estou fazendo especialização wm educação infantil,na qual estou adorando,um abraçãoooooooooooooo!!!!!!!!!!!

1 de abril de 2011 às 21:04
Unknown disse...

Estou fazendo divulgação de meu blog

http://carinhodecoracao.blogspot.com/

Tem temas que vão de artesanato, brincadeiras e atividades para escola, a origami (diagrama e vídeo aulas), e muito mais.

E se você gostou, siga o meu blog e indique para outras pessoas.

Um abraço

29 de abril de 2011 às 12:20

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!