2

Preparando para a volta as aulas

Olá meninas!!
Lembram que eu falei que iria mudar? Então... estou em Campinas. Ainda não achei uma casinha e não estou acomodada, mas já começo a pensar na escola... Em alguns estados, as aulas já começaram como em São Paulo, por exemplo. Aqui em Campinas, as escolas particulares estão funcionando desde o dia 02 de janeiro, um pouco diferente do calendário do Sul... eu agora terei que adequar as postagens, para que eu possa trocar ideias com as colegas desta minha nova terrinha.
Hoje, eu trouxe um post referente a organização da escola no inicio do ano.

A GESTÃO DE UMA ESCOLA

Diretor e equipe diretiva, precisam ter bolado um plano de ação e preparado algumas novidades para receber a gurizada.
Minha dica é que a escola mude sua estrutura, troque salas de lugar, pinte paredes, mude a decoração, enfeites e ambientes, sempre apresenando algo novo, qualquer detalhezinho está valendo, o importante é inovar e tirar aquele ar de "mesmice".
Lembrando do meu primeiro parágrafo... Plano de ação: Vai parecer coisa de pedagoga (e é mesmo), mas quer fazer tudo dar certo? Leve esta dica muito a sério. Faça um plano de ação .
Se for diretor crie um plano de ação diretivo, se for orientador faça um plano de ação da orientação educacional, se for professora faça um plano de aula anual ou semestral e depois vá "desmembrando" em mensal ou semanal.
Tudo isso porque planejar, organizar, traçar objetivos e formas de alcançá-los, é caminho certo para o sucesso. Colocar seus planos no papel evita o esquecimento e até mesmo empurrar com a barriga. Se está ali, precisa ser feito. Claro que sempre existe flexibilidade e a necessidade de agir conforme a demanda, lidamos com pessoas não robôs. Além de que, planejar garante coerência com o projeto pedagógico e a linha metodológica da escola onde você irá trabalhar, nada mais frustrante para todos, do que alguém que não está alinhado com o grupo. Então, é hora de arregaçar as mangas, ler bastante, pesquisar, estudar e começar a pensar na volta as aulas.
Claro que eu vou puxar a "brasa" para o meu lado e colocar um pouco do meu trabalho e de como eu faria uma plano de ação.
O PAPEL DO ORIENTADOR PEDAGÓGICO:
O orientador pedagógico, desenvolve um papel muito importante dentro das escolas, é o elo que liga as famílias, as crianças e a escola, tornando este relacionamento harmonioso. Está dentro do seu plano de ação, prever atividades e meios onde os pais participem da rotina dos seus filhos e dos acontecimentos da escola. Isto não se resume a ir pegar uma avaliação ou participar de uma reunião com o professor, isto é dever principal. Integrar a família na escola, é trazer os pais para dentro, eles devem participar de cada acontecimento. Conhecer cada professor, valorizar os espaços e aquisições, conhecer funcionários e ter liberdade para para criticar, sugerir e elogiar. Aliás esta é uma das dinâmicas que sempre fazia com os pais na primeira reunião, depois disto eu proponho a escolha do "dindo ou dinda" de cada turma, para dar sequência ao trabalho, afinal, quem aqui duvida que a melhor propaganda é a "de boca", como chamamos lá no Sul? Ou seja, uma família satisfeita com a escola, indica novos alunos e ajuda em sua manutenção, no lugar de trazer problemas, traz soluções. Os dindos, atuam junto a orientação pedagógica em um projeto bem legal que eu bolo todo ano. Esta atividade é sucesso e traz os pais definitivamente para dentro das escolas.
E a gurizada? Bom, além de muita atividade divertida eu também faço algumas atividades para conquistar a galerinha, Começo com reuniões onde me apresento e peço que manifestem opiniões sobe a escola e o coletivo, nada pessoal. Porque para saber do que cada um gosta e faz na sua individualidade, eu chamo pequenos grupos na minha sala e peço que se apresentem individualmente, enquanto faço anotações para lembrar o que cada um espera da escola. Na reunião, eu faço a dinâmica do "eu critico, eu solicito, eu quero discutir". Depois, faço a escolha do "embaixador" de cada turma, que é um outro projeto meu que é sucesso. Este projeto atua para a adaptação de novos alunos, manutenção e conservação da escola, prevenção de casos de indisciplina etc.
E os meus colegas? Estou sempre a disposição dos meus colegas. Escuto, escuto e escuto tudo o que falam. Na primeira reunião, me apresento e peço ajuda para traçar o perfil das turmas. Conversando, consigo identificar quais as facilidades e necessidades de cada professor. No mínimo 2 minutinhos por dia, tenho uma "conversa de corredor" com cada professor, para que ele me diga suas impressões. A intenção é realizar um mapeamento de perfis, diagnosticando e prevenindo problemas que possam prejudicar o aprendizado do aluno.
ANSIEDADE DOS ALUNOS E FAMILIARES

Nem tudo é um mar de rosas... alguns alunos e famílias precisam de um tempo maior para se adaptar a escola e seu método. Os que já conhecem o rítmo, se adaptam mais fácil, para os outros, muita paciência e dedicação.


Na seção "Aqui você encontra material sobre:" existem outras postagens sobre ADAPTAÇÃO ESCOLAR.
Boa leitura e obrigado pela visita!!!
Ahhh. INTERESSADOS EM CONVERSAR COMIGO, PARA RECEBER MEU CURRÍCULO PARA QUE EU FAÇA PARTE DA EQUIPE DE SUA ESCOLA, ENVIE UM E-MAIL PARA:
Favor identificar no e-mail que é vaga para emprego, devido a vírus, não abro alguns que são "suspeitos". Beijos

2 carinhos recebidos:

Professora Marlene disse...

Amiga,
FELICIDADES na mudança...
Que teus PROJETOS pessoais e profissionais tenham brilho e êxito em 2011...
Bjoss

4 de fevereiro de 2011 às 22:10
Anônimo disse...

Parabéns, teu trabalho é muito rico de idéias....adorei.

9 de abril de 2012 às 08:00

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!