Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

10

Planejamento Pedagógico


A ARTE DE PLANEJAR

“ Entende-se por planejamento um processo de previsão de necessidades e racionalização do emprego dos meios materiais e dos recursos humanos disponíveis afim de alcançar os objetivos concretos, em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação científica da situação original”.


Martinez de Oliveira


Planejar é formular uma seqüência de atividades interligadas entre si que serão trabalhadas com os educandos, a fim de auxiliá-los no processo de construção de suas habilidades e conhecimentos. É através do planejamento que organizamos nossas idéias e pensamentos, elaborando nossa rotina.
Quando planejamos uma aula conseguimos traçar novos objetivos e dar sentido a nossa prática, fica mais fácil perceber nossas falhas, modificar nossas ações e agir de forma intencional, buscando sempre o desenvolvimento integral da criança.

Planejar é imprescindível na prática docente, pois nos dá um norte, auxiliando na organização dos conteúdos e atividades que devem ser trabalhados.

Quem planeja, consegue atingir com facilidade os objetivos propostos e ensina com mais eficiência.

PLANEJAR NOS AUXILIA EM DIFERENTES ASPECTOS...

• Nos prepara para enfrentar imprevistos;
• Ajuda a dar seqüência as atividades;
• Oportuniza uma visão das necessidades das crianças;
• Dá coerência e flexibilidade à nossa ação;
• Nos auxilia na análise da situação e no mapeamento e ordenação de nossas ações;
• Possibilita o acompanhamento dos progressos e das dificuldades dos alunos;
• Permite ao professor revisar e flexibilizar as suas ações.
ESCOLHA COMO ORGANIZAR SEU PLANEJAMENTO:
PROJETOS PEDAGÓGICOS: Algumas escolas, independente da vontade do professor, trabalham com projetos pedagógicos. Esta forma de planejamento permite um aprofundamento maior sobre o tema a ser estudado, que não necessita de um períodp exato para início e término, alguns projetos podem durar o ano inteiro, outros são permanentes. Os projetos permitem maior interação dos alunos e suas famílias no processo de pesquisa e construção. Demandam conhecimento e esforço por parte do professor, que precisa avaliar de forma individual, sem parâmetros pré-determinados.
TEMA OU PALAVRA GERADORA: É parecido com o projeto, no entanto, ele surge a partir de uma palavra ou comportamento dos alunos. Pode ser definido pelo professor para suprir uma necessidade do grupo mas, geralmente, parte da área de interesse dos alunos. Apesar de valorizar a bagagem cultural da criança, pois o tema é debatido até esgotar as possibilidades, pode limitar o conteúdo que deve ser trabalhado, pois a abordagem dos temas depende do interesse do grupo.
PLANEJAMENTO POR DATAS COMEMORATIVAS: Muito comum em algumas escolas de educação infantil e ensino fundamental séries iniciais, aborda as datas comemorativas. Apesar de auxliar o aluno a se situar no tempo, valorizando acontecimentos do seu dia a dia é uma forma simplista de planejar pois o conteúdo é fragmentado, pois uma data não se relaciona com outra. Exige do professor um conhecimento sobre o tema, de forma a explicar claramente e sem enganos, o porquê de cada comemoração. É aconselhável de ser trabalhado junto a outras formas de planejamento para que seja mais completo.
LISTA DE ATIVIDADES: É comum nas escolas de educação infantil, este planejamento consiste em organizar o planejamento de acordo com as atividades da rotina da criança. Por exemplo: 2ª feira é dia de hora do conto, natação e assim por diante. A rotina é fundamental na escola, no entanto, organizar o planejamento desta forma pode descontextualizar a prática docente, pois um dia não dá sequência ao outro. Além de que, esta prática expressa a forma como a escola pensa o ensino, deixando claro uma visão assistencialista onde prevalece os cuidados e a ocupação do tempo da criança com tarefas.
PLANEJAMENTO BASEADO NOS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO: Esta forma de planejar está amparada pela psicologia do desenvolvimento, onde o foco é valorizar o motor, o cognitivo, o afetivo e o social. É importante porque permite a visão do aluno como um todo, em seu aspecto integral, por outro lado, se não tomarmos cuidado, esta forma de planejar pode ignorar a realidade histórico-social. Exige do professor a percepção de que cada criança é única e se desenvolve em rítmo próprio, logo, padronizar comportamentos ou imaginar uma criança "ideal", está fora de cogitação.
O mais indicado é observar como a escola sugere a construção do planejamento, depois, avaliar se este método contempla todas as necessidades dos alunos. É provável que você tenha que flexibilizar a sua forma de construir o planejamento, permitindo aos alunos maiores chances de aprendizado.
Apesar da escola ter sua prática pedagógica registrada na sua proposta de ensino e em seu projeto Político Pedagógico, é o planejamento e a ação do grupo docente que vai confirmar ou ir contra estas ideias. Pois o planejamento é a expressão da nossa concepção pedagógica.
Bons estudos!
Márcia O. Soares
Pedagoga
Coordenadora Pedagógica

10 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Bom dia !
Por favor gostaria de uma lista de atividades para a faixa etária : 3 a 4 anos.

PS : Parabéns pelo site!
Atenciosamente ,
Regina

1 de março de 2011 09:10
Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Planejar é essencial, mas pena que existem colegas que, infelizmente, não "perdem tempo com isso"! Ainda bem que podemos contar com pessoas como você, preocupados com a melhoria da educação.

Parabéns pelo blog! Voltarei mais vezes, pois adoro comentar e receber comentários, claro!

Abraços!

1 de março de 2011 14:25
Sueli Freitas disse...

Adorei seu blog e resolvi segui-lo. Tambem tenho um blog e faço questão que o visite. Meu endereço eletrônico é http://milmaneiraspedagogia.blogspot.com

Espero você lá.

2 de março de 2011 17:28
gatamorena disse...

olha eu penso cm vc e ja discuti isso com minha diretora sobre o planejar os dis consecutivos achando que estamos no caminho errado também acho que rotina é coisa fundamental mais temos que tomar cuidado com a (descontextualização da prática docente, pois um dia não dá sequência ao outro. Além de que, esta prática expressa a forma como a escola pensa o ensino, deixando claro uma visão assistencialista onde prevalece os cuidados e a ocupação do tempo da criança com tarefas).gostaria que voce me instruisse melhor para que minha argumentação seja mais clara e que nao prevaleça á minha prepotencia perante o grupo pois sempre me sinto assim ja que minha opinião pouco importa á algumas pessoas meu e-mail é nansv64@hotmail.com com certeza estarei sempre visitando o seu cantinho parabéns pelo seu trabalho

9 de março de 2011 00:31
Profe Márcia disse...

Oi Nanci, proponha a direção uma reunião para que todos elaborem um planejamento anual, ou seja, organizem em um calendário todos os eventos da escola e dividam os conteúdos de acordo com os dias letivos, com espaço para a retomada e a flexibilização dos mesmos, para que haja possibilidade de abordar assuntos e projetos sugeridos pelos alunos.

Avaliem a faixa etária e o desenvolvimento dos alunos e organizem o currículo partindo do mais fácil e concreto, para o mais abstrato e complexo. Cada etapa complementa a anterior e evolui em nível de dificuldade, sempre tendo a possibilidade de retomar e sanar dificuldades que não foram bem desenvolvidas ao longo do período.

Daí, vocês podem partir para planejamentos menores como semanários e um diário de classe, é preciso haver uma visão macro com possibilidade de ser "desmembrada".

Para planejar, precisa haver uma união do grupo, que deve estar a par do Projeto Político Pedagógico da escola e das características do grupo onde atua. Não há como levar um plano pronto e fechado, mas sim sugestões. A equipe de gestão da escola deve ler muito a respeito e investir na construção democrática deste documento, se eles não estiverem envolvidos, dificilmente irão convencer o grupo da importância do planejamento.

Agradeço sua visita no blog e seu recadinho, infelizmente, não tenho material disponível para atender seu pedido via e-mail.
Abraços

10 de março de 2011 00:08
PRISCILA EDUCADORA disse...

Adorei o texto peço-lhe a permissão para postar em meu blog, com os créditos, lógico... visite-me, faço-o para assuntos da Igreja que reuno e também para educação, um abralo, Priscila

12 de março de 2011 09:26
Anônimo disse...

Olá, amei o seu blog, quanta coisa interessante! Poste aqui um projeto da coordenação pedagógica na educação infantil e farei outras visitas, para olhar.
Obrigada

12 de abril de 2011 22:19
Anônimo disse...

Estou iniciando carreira agora, e são muitas as dificuldades. Portanto é de suma importância saber que exitem pessoas assim como você, comprometida com a nossa "Educação". Parabens pelo blg.

25 de junho de 2012 16:50
Anônimo disse...

Sou iniciante na função de coordenadora,então pode imaginar como estou anciosa e preocupada,por isso espero contar com suas sugestões!! amei seu blog!!! parabéns.(lidgyn.campos@hotmail.com)

7 de dezembro de 2012 20:23
José Lopes disse...

Prezado/a Professor/a,

Faço a divulgação destes livros sobre Pedagogia na expectativa de que algum lhe possa interessar. Agradecia que fizesse a divulgação pelos seus contactos. MUITO OBRIGADO.

O verdadeiro educador aprende ao ensinar e ensina enquanto aprende (Paulo Freire).

- 50 Técnicas de Avaliação Formativa, José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2012
http://www.fca.pt/lidel_index2.html
- O Professor faz a Diferença. Na aprendizagem dos alunos. Na realização escolar dos alunos. No sucesso dos alunos. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2010
http://www.fca.pt/lidel_index2.html
- A aprendizagem cooperativa na sala de aula. Um guia prático para o professor. José Lopes & Helena Silva, Lidel, Edições Técnicas, Lda, 2009
http://www.fca.pt/lidel_index2.html

- Métodos de aprendizagem cooperativa para o jardim-de-infância (Educação Infantil). Um guia prático com actividades para os Educadores de Infância e para os Pais. José Lopes & Helena Silva, Areal Editores, 2008.
http://www.wook.pt/ficha/metodos-de-aprendizagem-cooperativa-para-o-jardim-de-infancia/a/id/1430210
Podem ser adquiridos na Livraria Saraiva - http://www.livrariasaraiva.com.br; zambonibooks@terra.com.br; Livraria Cultura: http://www.livrariacultura.com.br
Com os melhores cumprimentos,
José Lopes jlopes@utad.pt
Professor associado de psicologia da educação e da aprendizagem
Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vila Real
PORTUGAL

Helena Silva helsilva@utad.pt
Professora associada de metodologia de ensino das ciências
Departamento de Educação e Psicologia
Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Vila Real
PORTUGAL

3 de fevereiro de 2013 14:35

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!