74

Modelos de avaliação descritiva


Pois é...
Está chegando o momento de colocar no papel, tudo o que observamos desde o primeiro encontro com a galerinha. Não é fácil achar os termos certos, escolher os itens que devem ser destacados, enfim.
Seguem abaixo algumas dicas de pareceres para diferentes faixas etárias, coloquei nomes fictícios, para evitar expor as crianças. No blog existem outras dicas bem legais sobre este tema, pesquise ou acesse através do link AVALIAÇÃO.
Todos os pareceres foram elaborados para o primeiro trimestre.
Os modelos variam na forma de organizar os itens, pois cada escola possui um jeitinho único de fazer as observações, o melhor é definir nas reuniões pedagógicas.
Espero que ajude.

CRIANÇA DE 0 A 1 ANO
A Laura chegou a escola e adaptou-se com grande facilidade, a sensação que todos tivemos (acredito que ela também), é de que sempre estivemos juntos. Ela se adaptou à escola, educadora, colegas e rotina, com grande facilidade, integrando-se ao grupo rapidamente. Sempre alegre e muito simpática, quer estar sempre no meio da folia. Sua chegada á escola é tranqüila e sem estranhamentos, já chega distribuindo sorrisos e trazendo alegria. Gosta de estar sempre em meio aos colegas e manifesta descontentamento se, por alguns momentos precisa se afastar do grupo, da mesma forma que a turminha faz questão de cuidar e estar próxima a ela. Diariamente é presenteada com agrados, beijinhos e carinhos dos colegas que adoram mimá-la.
Reconhece as pessoas do seu convívio diário e manifesta suas preferências com gostosas risadas e sacudindo os bracinhos, demonstrando assim, todo seu entusiasmo. Atenta a todos os movimentos e acontecimentos ao redor, acompanha com curiosidade as brincadeiras das outras crianças e faz questão de estar sempre no meio da “bagunça”.
Balbucia frequentemente e acompanha nossas cantigas, não apenas com os balbucios, mas também com movimentos ritmados do corpo e palminhas. Reconhece adultos e crianças do seu convívio diário e demonstra sua afeição por todos com sorrisos.
Nos passeios pelo pátio ou em outras salinhas, observa curiosa todos os espaços e movimentos das outras crianças, ensaiando conversas e demonstrando desejo de brincar em meio a gurizada. Desde que começou a andar, não quer saber de ficar parada. Movimenta-se por toda sala e brincando animada. Assim que chegou recém estava se soltando, alternava momentos de engatinhar com alguns passinhos usando o apoio das mesas, paredes e cadeiras (que usava como andador), ou então, quando sentia que ia desequilibrar, agachava e sentava no chão para em seguida recomeçar, os passinhos eram curtos e as pernas ficavam abertas. Aos poucos está ficando mais ágil, iniciou o caminhar e, raramente, engatinha e quando o faz é por brincadeira, pois a sua principal forma de locomoção é o andar. Já agacha, pega objetos do chão e segue caminhando com certo equilíbrio.
Alimenta-se bem e apresenta restrições a poucos alimentos que acaba por aceitar se insistimos um pouco. É determinada, quando quer algo aceita de imediato, se não quer, não adianta insistir, pois ela cospe, vira o rosto e resmunga, evidenciando seu desconforto. Na hora da higiene demonstra gostar da água e não reclama na hora da troca de fraldas e de roupas. Não gosta muito de ficar na cadeirinha na hora das refeições, quer logo sair e se movimentar livremente pelos espaços.
É com muito prazer que acompanhamos o crescimento da Laura e contribuímos para seu desenvolvimento, sua alegria é contagiante.

CRIANÇA DE 1 A 2 ANOS
A adaptação da íris a nossa escola foi feita pela mamãe, sempre muito carinhosa e prestativa, nos ajudou neste momento. No início nossa princesa estranhou bastante, pois nunca havia ficado longe da família e estava acostumada a ter toda a atenção para si em casa, nestes momentos, chorava bastante e só se acalmava quando recebia um colinho. Aos poucos foi se soltando, conhecendo e espaço e criando vínculos com as educadoras. Hoje, sua chegada está tranqüila, assim que entra na salinha, já procura um brinquedo. Tem dificuldade ainda, para compartilhar objetos, mesmo que estes sejam da escola, quando escolhe uma boneca ou brinquedo, este passa a ser seu o dia inteiro, sendo difícil convencê-la a dividir com os colegas. Raramente entra em disputas, quando o faz, desiste com facilidade quando percebe que o outro coleguinha está decidido a disputar com ela, evitando conflitos prolongados. Logo que é convidada a participar de algo, ela primeiro analisa a situação, dá uma observada nos colegas e só depois começa a interagir com o que está sendo proposto. Aos poucos vem procurando interagir com os colegas, mas quando estes se aproximam demais, seja para brincar junto ou mesmo fazer um carinho, ela logo disfarça e se distancia.
Em nossas brincadeiras e rodas cantadas, observa com atenção tudo o que está sendo realizado, mas se mostra tímida na hora de dar as mãos ou cantar junto, preferindo fazer isso, um pouco mais afastada do grupo. Percebemos que observa com atenção e entende tudo que acontece ao seu redor, pois acompanha as cantigas com gestos, repetindo as coreografias que ensinamos.
Tem conversado bastante, chama o nome da professora Márcia quando quer alguma coisa, entende e executa com clareza os pedidos da professora de sentar para lanchar, fazer atividade ou de guardar brinquedos. Embora fale algumas palavras, ainda prefere se comunicar por gestos, apontando aquilo que deseja, neste instante, não tem seu pedido atendido de imediato e vem sendo estimulada a falar como forma de se expressar.
Gosta de brincar com bolas, pega e joga de novo para a professora. Atira longe e dá risadas. Também gosta muito de brincar com as bonecas e panelinhas, colocando as mesmas no balanço, nas cadeirinhas, enrolando em paninhos e colocando para dormir ou mesmo dando comidinha de faz de conta.
Em nossas atividades gráficas, participa com animação. Gosta de pintar e explorar os recursos como tinta, giz de cera etc. Reconhece seus materiais de uso pessoal como a pastinha de trabalhinhos e o caderno de música e gosta de tê-los em mãos e ficar observando os trabalhinhos que já fizemos. Tem se destacado por sua curiosidade, destreza de movimentos e atenção. Na hora de realizar as atividades, senta e aguarda calmamente os materiais e o comando da professora, executando a atividade proposta de forma organizada, gosta tanto destes momentos, que algumas vezes, resiste em guardar os materiais, pedindo para pintar mais um pouco.
Gosta dos moments de higiene, após as atividades mostra as mãos sujas e pede para ir ao banheiro lavar, nas trocas de fraldas, levanta as pernas, auxiliando a professora. Se o nariz está sujo, pede para limpar, apontando para ele e fazendo cara de “eca”. Ao escovar os dentes, gosta de brincar com a escova e ri quando solicitamos para que coloque a língua para fora e passe a escova, no final, gosta de ficar com a escova na mão e resiste na hora de entregá-la para a professora.
Tem sido muito gratificante acompanhar o desenvolvimento da Íris e contribuir para seu crescimento.

CRIANÇA DE 2 A 3 ANOS
O Fernando vem adaptando-se gradativamente à rotina da escola. Brinca e interage com os colegas, mas durante a entrada, oscila momentos em que entra de forma espontânea e momentos de estranhamento e até certo charminho, na tentativa de solidarizar a mãe a levá-lo de volta, cessa o “chorinho” assim que a mãe se afasta e já parte para a brincadeira. Relaciona-se muito bem com a educadora e com os colegas e adultos do convívio escolar. Comunica-se com facilidade e esbanja simpatia. Já identifica e nomeia todos, reconhece seus objetos pessoais e os dos colegas e professora e auxilia a educadora “traduzindo” o que os colegas falam, quando necessário.
Vem apresentando consideráveis progressos em suas interações e tem se integrado com facilidade aos grupos nas brincadeiras de pátio por exemplo, interage com crianças de outras turminhas e já não necessita mais que eu esteja ao seu lado sempre, sendo necessário apenas que eu permaneça no seu campo de visão, saindo para explorar os vários espaços e brinquedos e me chamando quando não me vê. Já está negociando brinquedos, justificando sua posição e explicando seus descontentamentos. Nas disputas por brinquedos ou durante conflitos, em algumas vezes costuma reagir impulsivamente, mordendo e, aos poucos vem buscando corrigir esta atitude e demonstra estar construindo um controle de suas ações.
Sempre animado e muito simpático, se diverte escapando para a sala da mana e, ao retornar, conta alegre e orgulhoso que fugiu para ver a “Lala”. Muito determinado e seguro de suas decisões, já tem suas preferências e solicita as músicas e brincadeiras de sua preferência, insistindo para que sejam repetidas várias vezes. A sua canção preferia tem sido “ a bicicleta”, a qual ele solicita várias vezes consecutivas e não se cansa de cantar e dançar, sempre dramatizando os movimentos.
Muito prestativo, tem sido um ótimo ajudante, coloca papéis no lixo, ajuda na hora de recolher brinquedos, materiais e outros objetos e faz questão de auxiliar nas tarefas cotidianas, como pegar um pano para ajudar a limpar a mesa, após as refeições.
Na área da linguagem oral, é um “relações públicas”, despachado e muito simpático, comunica-se de forma objetiva, se fazendo entender de forma clara e chegando a ficar irritado quando não consigo entendê-lo de primeira. Utiliza frases, reconta pequenas histórias ou trechos e tem demonstrado entendimento a cerca de algumas noções de tempo como antes/depois/agora.
Suas brincadeiras prediletas são aquelas que lhe permitem inventar e usar a imaginação. Sempre criativo, cria bichinhos, biscoitos e alimentos com as massinhas de modelar, na areia faz doces e bolos que ganham “velas” e onde os amigos são convidados a cantar o parabéns. Na sala, gosta de pegar lençóis para construir uma barraca ou para cobrir o rosto e fingir ser um fantasma.
Na área motora, evidencia um ótimo domínio corporal. O caminhar é harmonioso e as corridinhas estão a cada dia mais equilibradas, raramente tropeça e cai e tem conseguido desviar dos colegas, evitando trombadas.
Evidencia destreza e agilidade no manejo dos talheres, só não parece gostar muito de alimentar-se, deixando transparecer que este momento é um incômodo que atrapalha as suas brincadeiras. É preciso estímulo e incentivo para que sente e se alimente até o final, sendo necessário distraí-lo, contar histórias e músicas durante a refeição.
Adora a folia na hora das atividades, principalmente as que envolvem tintas. Explora bem os materiais e gosta de sentir a textura das tintas entre os dedos, mostrando interesse na descoberta das cores e preferência pelo azul, sendo esta a primeira cor que solicita.
Tem sido gratificante contemplar as descobertas do “Nando” e contribuir de forma significativa com estes aprendizados, pois a cada dia sua curiosidade o instiga a fazer novas descobertas, deixando a todos repletos de admiração.

CRIANÇA DE 3 a 4 ANOS
O Daniel se adaptou com facilidade a nova rotina no maternal, aos colegas e professora. No início estava um pouco receoso e reservado, só falava quando incentivado e, aos poucos foi deixando a timidez de lado e socializando com naturalidade. Evidencia segurança no ambiente escolar e um bom entrosamento com todos do seu convívio diário, mostrando maior afinidade com alguns colegas.
Apresenta uma linguagem clara e objetiva, manifestando seus desejos, incômodos e necessidades e fazendo-se entender com facilidade. Ainda é preciso lembrá-lo de algumas necessidades, como ir ao banheiro por exemplo, pois do contrário, se distrai brincando e acaba “escapando” na roupa, vem sendo estimulado a pedir e considero importante que, em casa ele tenha estímulo para que perceba o momento de ir ao banheiro de forma autônoma.
É muito tranqüilo em suas relações e costuma resolver conflitos sem usar força física, pedindo meu auxílio quando necessário. Costuma testar os limites dos colegas com atitudes que não lhe agradam. Quando estes usam força física em resposta as suas ações, Dani afirma que não irá mais brincar com eles caso não saibam se comportar.
É caprichoso com os seus materiais e se esforça para mantê-los sempre em ordem. Cuida bem dos brinquedos, tanto os da escola, quanto os vindos de casa e orienta os colegas quando empresta-os.
Reconhece as letras do alfabeto, mas ainda fica em dúvida com algumas, vem relacionando o som as letras e faz algumas associações como “ A ” de abelha ou “D” de Daniel. Na hora de formar a hipótese das palavras, utiliza letras relacionadas ao seu nome, sendo isso muito comum nesta etapa do processo.
Seu raciocínio lógico matemático vem sendo aprimorado gradativamente, classifica e ordena objetos com base nos seus atributos como cor, tamanho, forma e espessura. Relaciona numerais as suas quantidades e já ensaia a realização da cálculo mental (contar sem ter o material concreto em mãos).
Nas atividades gráficas, adora fazer seu auto-retrato e escrever seu nome. Explora cores e texturas nas suas produções, deixando-as coloridas e cheias de vida e, gradativamente, está acrescentando detalhes que enriquecem seus desenhos e os aproximam das figuras reais

CRIANÇA DE 4 a 5 ANOS
A adaptação da Paula foi tranqüila, ela se adaptou rapidamente a educadora, colegas e nova rotina no nível B, chega a escola contando as novidades e demonstra um bom entrosamento com todos na escola. No início ficou deslocada em suas relações, insistindo em fazer parte de apenas um grupo, pois só queria brincar com a Luíza Carolina e se negava a procurar novos amigos, hoje, consegue estabelecer relações ora dominantes, ora dependentes, participando das brincadeiras com todos os colegas e interagindo com facilidade com o grupo.
É meiga e muito carinhosa, cativa a todos com seu jeitinho delicado de agir. Na entrada e na despedida, gosta de demonstrar seu afeto pela professora com beijinhos e abraços.
É caprichosa com seus materiais e procura deixá-los organizados, vem manifestando constante desejo pela descoberta de palavras, tanto pela leitura, quanto pela escrita das mesmas, já reconhece e nomeia as letras do alfabeto e as identifica nas palavras dizendo o “D” de dado ou “V” de vovó. Encontra-se no nível silábico-alfabético, onde escreve as palavras, omitindo uma ou outra letra como em “FOGEIRA” para fogueira, “SEU” para céu ou “BANDIRA” para bandeira, da mesma forma faz a leitura de algumas palavras simples (consoante + vogal, como bola, pato, girafa) com grande facilidade.
Possui um bom raciocínio lógico matemático, classificando, seriando e ordenando objetos com base na observação dos seus atributos como cor, forma, tamanho e espessura.
Demonstra boa coordenação motora fina, o que reflete no uso da tesoura e da cola e, principalmente, nas suas pinturas. Procura pintar respeitando os limites e contornos dos desenhos, sem borrar. Já os seus desenhos possuem uma riqueza de detalhes, onde ela busca aproximá-los da realidade, pintando luzes no nos cabelos da sua mãe, por exemplo.
Destaca-se por sua dedicação, envolvimento e capricho em tudo o que faz, durante nossos projetos, gosta de trazer materiais, histórias, livros e dar sua opinião, como no projeto “Borboleta- um bichinho do jardim”, que ela comentou que tudo o que sabia é que quando a borboleta atravessa em nosso caminho é para trazer boa sorte, enriquecendo com isso, nossas rodinhas de conversas.



74 carinhos recebidos:

Literacia disse...

Professora Márcia,
Parabéns pelo Blog e por seu trabalho.
Sou Editora da Revista Literacia, e temos uma seção Vozes da Escola, gostaria muito de publicar seu Artigo sobre conhecendo África -Copa do Mundo.
Ou outro, sobre Educação Infantil.

Caso aceite . será uma honra para nós.
Meu endereço:
nana@virtualtelecom.com.br
Abs, anamerij

9 de junho de 2010 às 17:23
Anônimo disse...

muito bom este post sobre avaliaçao descritiva
obrigado por compartilhar com a gente
um beijos

9 de junho de 2010 às 20:23
BLOG DA PROF REGI disse...

Oi, sou rofessora da educação infantil acabei de fazer meu blog e com certeza vou seguir o seu.
adorei os modelos de avaliação, estarei tentando me encaixar elas para este ano.
Você tem muita criatividade.

9 de junho de 2010 às 23:20
Vanessa Caubianco disse...

Oi, tenho gêmeos (hj com 1 ano) e qdo engravidei não encontrava tantos blogs, sites, informações sobre gerar e ter filhos gêmeos. A gravidez já é uma novidade, de gêmeos, então, chega a assustar. Foi por isso que resolvi criar o mamydegemeos.blogspot.com.
O objetivo do meu blog é mostrar que ter filhos gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças. Desmistificar o universo gemelar e mostrar que dá pra ser feliz sem enlouquecer!
Ah, tbm tenho um programa de entrevistas na AllTV (a TV da Internet), o Lá em Casa, que fala sobre comportamento familiar e toda última terça de cada mês o assunto é só gêmeos. Se puder, assiste qualquer dia desses, é sempre ao vivo, às 16h, no www.alltv.com.br, na terça-feira! bjs e parabéns pelo seu blog e seu trabalho!!

17 de junho de 2010 às 13:30
Anônimo disse...

Olá miga querida:)
Para me desculpar pela minha ausência nestas ultimas semanas...venho oferecer o selinho da amizade, que fiz a pensar em todas as minhas amigas e sobretudo no quanto eu fico feliz por ter encontrado
neste mundinho virtual, amigas tão amorosas e queridas como você! O selinho está logo nos 1ºs posts do blog mas deixo também aqui o link:
http://dl.dropbox.com/u/2444571/PresentesOferecidos/selinho%20amizade.jpg

Espero que goste! É de todo coração:)
um grande beijinho e um lindo fim de semana!
Joana Neves
http://joana-neves.blogspot.com

3 de julho de 2010 às 19:20
Urbano disse...

Muito bom esse post, parabéns!
http://bit.ly/aTT4j4

16 de agosto de 2010 às 14:50
Anônimo disse...

Amei esse site, muito util para os futuros educadores, mt ludico, interessante, mt bem elaborado. Amei!


Cristina Costa
Fortaleza-CE

25 de agosto de 2010 às 23:23
Anônimo disse...

OI, tenho uma turma bem esperta e gostaria de um modelo de avaliação para o final do ano letivo.
obg.

2 de dezembro de 2011 às 18:38
Angela disse...

amei seu blog, parabens....

6 de fevereiro de 2012 às 19:04
Anônimo disse...

Parabens!!!

Muito bom seu blog!!!

30 de abril de 2012 às 11:41
Anônimo disse...

Que legal este blog... Eu estava com muita dúvida para fazer a avaliaçao,depois de ler alguns modelos já tô cheia de ideias.

12 de junho de 2012 às 23:19
Anônimo disse...

Muito bom!!!! Amei ♥♥♥

8 de julho de 2012 às 14:06
sueli Patisson disse...

Amai este blog, você esta de parabéns por tantas maravilhas que nos ajuda no dia a dia de Professora.



Sueli Patisson RGT São paulo

14 de abril de 2013 às 15:57
Anônimo disse...

Olà adorei seu blog me ajudou bastante.

21 de abril de 2013 às 17:24
Edna Maria disse...

Ola, muito bom dia!
Muito obrigado por partilhar conosco seus trabalhos e avaliações, será de grande valia para mim. Continue, com certeza Deus a recompensará! Abraços Profª Edna-Joinville-SC.

7 de maio de 2013 às 08:18
Anônimo disse...

Professora Márcia, parabéns você me ajudou muito.Que DEUS te abençoe.

22 de novembro de 2013 às 02:16
Anônimo disse...

Parabéns! suas informações me ajudaram bastante!

5 de abril de 2014 às 18:39
Unknown disse...

vc me ajudou muito nas minhas avaliações. Muito obrigada. Bjos

26 de junho de 2016 às 13:29
Vanessa disse...

Eu amei seu blog muito bom 😘

31 de agosto de 2016 às 22:10
Vanessa disse...

Eu amei seu blog muito bom 😘

31 de agosto de 2016 às 22:11
Unknown disse...

adoreii

31 de maio de 2017 às 22:11
Unknown disse...

Adorei teu blog, com certeza vou utilizar teu modelo de avaliação!

2 de dezembro de 2018 às 22:38
Comprar Seguidores Instagram disse...

Ótima materia! Gostei !

1 de fevereiro de 2019 às 01:52
totosafeguide disse...

I don’t even understand how I stopped up here, but I thought this submit used to be good. I do not realize who you are but definitely you’re going to a well-known blogger in case you are not already. Feel free to visit my website; 먹튀검증가이드

16 de janeiro de 2022 às 23:14
casinositetop 카지노사이트 disse...

I was surfing net and fortunately came across this site and found very interesting stuff here. Its really fun to read. I enjoyed a lot. Thanks for sharing this wonderful information. Feel free to visit my website; 카지노사이트링크

16 de janeiro de 2022 às 23:22
oncasinositenet disse...

I was very pleased to find this site.I wanted to thank you for this great read!! I definitely enjoy every little bit of it and I have you bookmarked to check out new stuff you post. Feel free to visit my website; 온라인카지노사이트넷

16 de janeiro de 2022 às 23:30
oncasinosite 카지노사이트 disse...

It’s really a great and useful piece of information. I am glad that you shared this useful information with us. Please keep us up to date like this. Thanks for sharing. Feel free to visit my website; 배트맨토토프로

16 de janeiro de 2022 às 23:39
Anônimo disse...

oiiii adorei me ajudou bastante

30 de abril de 2022 às 19:41
토토사이트 disse...

언제든지 내 웹사이트를 방문하십시오. 토토사이트토토사이트

27 de dezembro de 2022 às 02:24
Anônimo disse...

토토사이트

27 de dezembro de 2022 às 02:26
www.totobbang.com disse...

토토사이트

27 de dezembro de 2022 às 02:27
Anônimo disse...

US officials have said the flight path of the balloon, first spotted over Montana on Thursday, could potentially take it over a “number of sensitive sites” and say they are taking steps to “protect against foreign intelligence collection.”

But what’s less clear is why Chinese spies would want to use a balloon, rather than a satellite to gather information.

This is not the first time a Chinese balloon has been spotted over the US, but this seems to be acting청주애인대행 differently to previous ones, a US defense official said.

4 de fevereiro de 2023 às 06:57
Anônimo disse...

Anônimo disse...
US officials have said the flight path of the balloon, first spotted over Montana on Thursday, could pot보성출장샵entially take it over a “number of sensitive sites” and say they are taking steps to “protect against foreign intelligence collection.”

5 de fevereiro de 2023 às 00:24
Rubi disse...

Thanks for sharing a beautiful content.I got an information from your blog.Keep sharing
<a href="https://srislawyer.com/reckless-driving-virginia/'>reckless driving virginia class</a>

8 de fevereiro de 2023 às 03:03
하이킥 레깅스룸 disse...

Hello, this weekend is good for me, since this time i am reading this enormous informative article here at my home하이킥 레깅스룸

8 de fevereiro de 2023 às 10:37
Abogado DUI Charlotte Virginia disse...

It is very useful and informative content.
Abogado DUI Charlotte Virginia

2 de junho de 2023 às 07:26
romanwillsmith disse...

This blog is very useful and informative blog. keep doing content like this.
Abogado Tráfico Nottoway Virginia

5 de junho de 2023 às 08:13
스포츠토토 disse...

The Kospi and Kosdaq markets saw a strong rise of EV battery-related stocks in the rankings. There are 17 listed companies with a market cap of more than 20 trillion won now (including preferred stocks), with three more added compared to the end of last year. Not only did POSCO Future M enter the top 10, but the market cap of EcoPro BM and EcoPro on the Kosdaq also exceeded 20 trillion won each.

24 de julho de 2023 às 06:17
대전출장안마 disse...

대전 출장마사지 1등 업체 안내

26 de agosto de 2023 às 09:14
먹튀검증 disse...

안녕하세요~ 많은 분들이 토토사이트를 위험하게 이용하고 있습니다. 안전한 먹튀검증 이루어진 업체를 찾는다면 확인해보세요.

30 de agosto de 2023 às 07:11
먹튀검증 disse...

먹튀검증을 통해 안전하게 토토사이트 이용을 해보세요!

2 de setembro de 2023 às 02:45
오피 disse...

오피 업체 찾아드립니다. 전국 어디든 검색이 가능한 OP.

3 de setembro de 2023 às 05:10
먹튀검증 disse...

안전한 토토사이트 찾으신다면 먹튀검증이 되어 있는 안전놀이터를 이용 하셔야 됩니다. 많은 이용 부탁 드립니다.

4 de setembro de 2023 às 09:45
op disse...

완벽한 오피 업체를 안내합니다.

18 de setembro de 2023 às 10:17
팬텀솔져게임 disse...

The most potent muse of all is our own inner child.

24 de setembro de 2023 às 12:42
Tara disse...

"Modelos de Avaliação Descritiva" são estruturas de avaliação educacional que enfocam a descrição detalhada do desempenho dos alunos em vez de atribuir notas numéricas. Esses modelos avaliam a compreensão e progresso do aluno por meio de observações, feedbacks qualitativos e análise individualizada. Essa abordagem permite uma avaliação mais abrangente e personalizada, promovendo o desenvolvimento e aprendizado significativo ao invés de focar apenas em notas finais.Abogado DUI Madison VA





25 de setembro de 2023 às 11:16
Hikmet disse...

https://bayanlarsitesi.com/
Cihangir
Heybeliada
Yalova
Adana
7DC

27 de setembro de 2023 às 00:46
출장마사지 disse...

24시간 운영 전화 한통이면 간편하게 예약 가능한 출장안마

28 de setembro de 2023 às 03:58
Eser88 disse...

Ankara
Antalya
istanbul
Ordu
izmir
XPLL2

2 de outubro de 2023 às 20:20
InfinityNinja9000 disse...

elazığ
gümüşhane
kilis
siirt
sakarya
YAH

7 de outubro de 2023 às 04:27
Jadetaylor disse...

Abogado DUI Amelia Virginia
"Descriptive Evaluation Models" is a comprehensive and insightful exploration of evaluation methodologies, providing valuable insights for researchers, educators, and professionals in various fields. The book's strength lies in its thoroughness, nuanced understanding of their applications and implications, and precise language. Its practical approach, with real-world examples and case studies, encourages critical thinking and informed decision-making when choosing an appropriate evaluation framework. The book's logical and systematic organization allows readers to navigate through content easily, with each chapter building upon the previous one. Clear subheadings and summaries aid in quick referencing and review. Overall, "Descriptive Evaluation Models" is a valuable resource for anyone involved in research or evaluation work, offering clarity, practical approach, critical analysis, and well-organized content.

9 de outubro de 2023 às 03:36
johnscena disse...

A avaliação descritiva é uma abordagem de avaliação que se concentra em descrever o desempenho do aluno de maneira detalhada, em vez de atribuir notas ou classificações. Ela fornece uma visão mais holística e completa das habilidades, conhecimentos e competências de um aluno.
virginia personal injury attorney

11 de outubro de 2023 às 09:07
judasanjoy disse...

A avaliação descritiva é uma forma de avaliação que proporciona uma descrevida descrição de um aluno, diferenciada da avaliação quantitativa. Esses modelos podem ser usados para avaliar o desempenho de um aluno em diversas áreas, incluindo habilidades acadêmicas, sociais, comportamento e atitudes. Alguns dos mais comunes são relatórios de progresso, parecer descritivo, observações, e portfólios. Os modelos descritivas têm vantagens como uma visão mais abrangente, feedback mais específico, e assistência na desenvolvimento de habilidades de reflexão e autoavaliação. Os professores devem ser conscientes de os vantagens e desvantagens dos modelos, e devem usar em uma consistente e imparcial forma.motorcycle accident attorney

16 de outubro de 2023 às 08:52
Teslin disse...

Personally I like the picture in this post. It is so cute. Keep posting more good interesting blogs. Federal Criminal Lawyer Washington DC

18 de outubro de 2023 às 15:13
MoonlightSes14 disse...

ığdır evden eve nakliyat
bitlis evden eve nakliyat
batman evden eve nakliyat
rize evden eve nakliyat
niğde evden eve nakliyat
YOZPQG

1 de novembro de 2023 às 23:07
Hudson disse...

fedex truck accident
This article offers a comprehensive and insightful overview of descriptive evaluation models, making it a valuable resource for professionals and researchers. The author's ability to explain complex evaluation concepts in a clear and accessible manner is commendable, and the in-depth exploration of various models is appreciated. The inclusion of real-world examples and case studies adds depth and authenticity to the discussion. The author's commitment to providing a balanced view of the strengths and limitations of each model is praiseworthy. The post effectively conveys the significance of descriptive evaluation in various fields and sectors, and the structured approach to presenting different models makes it easy for readers to compare and contrast. The emphasis on the practical use of descriptive evaluation models is valuable for those looking to implement these tools in their work. The post's length strikes a balance between providing thorough insights and maintaining reader engagement. The author's evident expertise in the field adds credibility to the discussion, and the discussion on the relevance of descriptive models in different sectors, from education to business, is enlightening. The post serves as a valuable reference point for those seeking to understand, apply, and critique descriptive evaluation models. Overall, this discussion on descriptive evaluation models is a must-read for professionals and researchers alike.

6 de novembro de 2023 às 02:37
jamesanderson disse...

É emocionante ver como a Laura e a Íris estão crescendo e se desenvolvendo na escola. A adaptação inicial da Íris foi um desafio, mas agora ela está se soltando e construindo vínculos com as educadoras. A observação atenta do desenvolvimento de cada criança é fundamental.
New Jersey Domestic Violence Lawyer

6 de novembro de 2023 às 06:33
A2808MeadowE734F disse...

31CA0
Diyarbakır Lojistik
Bartın Şehirler Arası Nakliyat
Ordu Lojistik
Aydın Lojistik
Van Şehir İçi Nakliyat
Van Şehirler Arası Nakliyat
Çerkezköy Parke Ustası
Ankara Şehir İçi Nakliyat
Çerkezköy Korkuluk

14 de novembro de 2023 às 06:45
johnscena disse...

O desenvolvimento de uma criança de 0 a 1 ano é marcado por uma série de marcos importantes em várias áreas, incluindo física, cognitiva, emocional e social. Cada criança é única, e o desenvolvimento pode variar. É importante que os pais estejam atentos aos sinais de desenvolvimento e consultem o pediatra regularmente para avaliar o progresso da criança. O estímulo positivo, o carinho e a resposta às necessidades básicas são fundamentais para um desenvolvimento saudável nos primeiros anos de vida.
contract dispute definition

15 de novembro de 2023 às 10:40
glen disse...

Amazing, Your blogs are really good and informative. I got a lots of useful information in your blogs. It is very great and useful to all. Se o nariz está sujo, pede para limpar, apontando para ele e fazendo cara de “eca”. Ao escovar os dentes, gosta de brincar com a escova e ri quando solicitamos para que coloque a língua para fora e passe a escova, no final, gosta de ficar com a escova na mão e resiste na hora de entregá-la para a professora motorcycle accident i 95 virginia. Keeps sharing more useful blogs. I got a lots of useful information in your blogs....

23 de novembro de 2023 às 08:32
시흥러시아출장 disse...

시흥러시아출장 마사지 받아보세요. 최고의 선물이 될 것 입니다.

28 de novembro de 2023 às 11:41
john stephen disse...

El "Modelo de Avaliação Descritiva" es una herramienta valiosa para evaluar rendimiento, enfocando fortalezas y mejoras, facilitando el enfoque del estudiante, facilitando comunicación entre docentes, estudiantes y padres.
Protección Orden Nueva Jersey

2 de dezembro de 2023 às 08:59
shane disse...

Descritiva" é uma palavra portuguesa que se traduz para "descriptive" em inglês. Em contexto geral, refere-se a algo que descreve ou caracteriza detalhadamente alguma coisa, frequentemente utilizado para indicar uma abordagem ou estilo que se concentra em fornecer detalhes e informações específicas. Por exemplo, uma análise descritiva pode envolver a apresentação minuciosa de características ou elementos de um determinado tópico.
uncontested divorce in va
uncontested divorce in virginia






12 de dezembro de 2023 às 12:04
john stephen disse...

Descriptive evaluation models offer a detailed assessment of individual performance, revealing strengths and areas for improvement. They capture nuanced aspects of performance, promoting a personalized approach. Emphasizing qualitative feedback, these models foster a culture of continuous improvement and development. Their flexibility allows for tailored assessments, catering to individual qualities and contributions. Implementing these models empowers individuals to excel in their roles, fostering a culture of continuous improvement.
Domestic violence New Jersey

14 de dezembro de 2023 às 08:58
susan disse...

Your post is impressive and has some amazing ideas. Please share more.criminal attorneys in prince william county

20 de dezembro de 2023 às 11:25
4C7D5SelinaDF807 disse...

31FFB
Rastgele Sohbet Siteleri
bitlis bedava sohbet odaları
Tokat En İyi Görüntülü Sohbet Uygulaması
en iyi ücretsiz görüntülü sohbet siteleri
tokat görüntülü sohbet
canlı görüntülü sohbet
sakarya yabancı sohbet
ardahan görüntülü canlı sohbet
bingöl sesli sohbet siteler

24 de dezembro de 2023 às 18:01
Cameron disse...

commercial truck accident lawyers
Descriptive assessment models are highly effective in understanding and analyzing students' performance in detail. They provide a comprehensive view of acquired skills and knowledge, enabling a more precise and individualized assessment. These models are a holistic and comprehensive approach to evaluating students' progress, considering not only financial results but also the learning process. They are valuable tools for educators, helping to identify individual needs and plan more personalized and effective teaching activities. They are a more comprehensive and fair alternative to traditional assessment methods, valuing continuous student progress and providing constructive feedback for learning improvement. Descriptive assessment models promote a deeper understanding of developed skills and competencies, allowing for more effective educational interventions.

27 de dezembro de 2023 às 02:36
Kamila Hornakova disse...

That sis when I started wondering why my why does my cat follow me everywhere spiritual meaning I go, no matter day or night.

29 de dezembro de 2023 às 14:37
Robin disse...

Nice informative article. Thank you for helping people get the information they need. Great stuff as usual. abogado trafico culpeper va

4 de janeiro de 2024 às 10:49
susan disse...

I had a great time studying it, though. Your provided content is quite helpful for making informed plans.criminal defense attorney prince william county


13 de janeiro de 2024 às 08:27
albertjamesen disse...

Amazing, Your blogs are really good and informative. I got a lots of useful information in your blogs. O objetivo do meu blog é mostrar que ter filhos gêmeos não é nenhum bicho de sete cabeças. Desmistificar o universo gemelar e mostrar que dá pra ser feliz sem enlouquecer abogados de accidentes! It is very great and useful to all. Keeps sharing more useful blogs...

31 de janeiro de 2024 às 07:30
kolson disse...

This article provides a comprehensive overview of various descriptive assessment models used in various educational contexts. It offers a clear and concise explanation of each model, focusing on its specific principles and practical implementation procedures. The article also includes examples and study cases to illustrate the practical application of each model. A detailed comparison of these models, highlighting similarities, differences, and strengths, enriches the analysis and helps readers make informed decisions. Practical considerations, such as necessary resources, implementation time, and personnel training, are also provided. The article concludes with a synthesis of the main points discussed, offering practical guidelines for readers. Overall, this article offers a valuable perspective on descriptive assessment in educational settings.
virginia reckless driving attorney cost

7 de fevereiro de 2024 às 07:27
Aaronap disse...

In conclusion, getting a divorce is never simple, but you can go through this difficult time with confidence if you have professional guidance from Fairfax VA attorneys. You may succeed and go on with your life by being aware of your rights, considering your options, giving your needs top priority, and getting help when needed.Mejor Abogado Divorcio Fairfax

23 de fevereiro de 2024 às 10:20
---Takipci_Satin_Al disse...

B1358
bitcoin hangi bankalarda var
canlı sohbet siteleri
bybit
kucoin
poloniex
kraken
kucoin
sohbet canlı
coin nasıl alınır

26 de fevereiro de 2024 às 21:21

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!