5

COPA DO MUNDO 2010

COPA DO MUNDO
A copa do mundo é um evento que acontece a cada 4 anos, pela primeira vez, um evento como este vai acontecer na África do Sul. A copa terá início no dia 11 de junho e seu último evento será no dia 11 de julho. É um torneio de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de futebol ou FIFA como conhecemos.
Aqui no Brasil, já estamos sentindo a vibração. Isso porque o Brasil é o único país que participou de todas as copas do mundo, desde o início destas competições. Sendo também, o país que conseguiu o maior número de vitórias.

Mascote
No dia 22 de setembro de 2008, a FIFA divulgou o mascote da Copa de 2010. É um leopardo chamado Zakumi. Em dialetos africanos, ZA é uma abreviação de África do Sul e KUMI é a representação do número 10.

LOGOMARCA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010

O logotipo oficial foi apresentado logo após a copa da Alemanha em 2006, a escolha da figura humana e as cores da Africa, são para valorizar o país e os esportistas que participam deste evento.

A BOLA OFICIAL DA COPA DO MUNDO 2010

A TAÇA OFICIAL DAS COPAS

Criada pelo escultor italiano Silvio Gazzaniga em 1970, foi apresentada na Copa do Mundo da Alemanha de 1974. A taça original chamada de Taça Jules Rimet, foi conquistada em definitivo pelo Brasil ao conquistar o tri-campeonato na Copa de 1970 (México). Depois disso, a taça não fica mais em definitivo com os países vencedores. Uma curiosidade, é que nossa taça foi roubada em 1983 e nunca mais foi localizada, acredita-se que foi derretida e vendida, isso porque ela é feita com 5 quilos de ouro 18 quilates sólido (75% do peso), com uma base de malaquita que é um mineral carbonato. O troféu mede 36, 5 cm de altura. O peso total da taça é de 6,175 quilos.
é composta por duas figuras humanas segurando o globo do planeta Terra. Na base da taça está gravado o nome de todas as seleções campeãs até o momento.



FONTES CONSULTADAS:

http://www.suapesquisa.com/futebol/copa_do_mundo.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Copa_do_Mundo_FIFA
http://www.copadomundo2010.net/
http://www.copanaafrica2010.com/
http://copade2010.com/

ATIVIDADES PARA A COPA DO MUNDO:

http://picasaweb.google.com.br/itapevanet
http://picasaweb.google.com.br/SANDRINHAMGARCIA

PROJETO COPA DO MUNDO

Bem legal, vale a pena conferir, tem ótimas idéias para este evento:

http://www.educacional.com.br/projetos/ef5a8/copa/

5 carinhos recebidos:

Iracélia Zeni disse...

Máricia, fiquei maravilhada com seu blog. É realmente fantástico. Voltarei sempre. Parabéns!

17 de maio de 2010 às 16:10
Profe Márcia disse...

Oi IRACÉLIA, QUE BOM!! vOLTE MESMO, AGUARDO SUA VISITA.

18 de maio de 2010 às 21:17
RAQUEL ORTIZ LIMA GOMES disse...

como trabalhar projeto copa do mundo com o maternal 2 a 3 anos

26 de maio de 2010 às 23:45
Profe Márcia disse...

Oi Raquel, para trabalhar a Copa com turmas de 2 a 3 anos, tudo precisa ser muito visual, coloque na sala imagens do mascote, dos jogadores, de um campo de futebol, converse bastante, mostre figuras. Todas as atividades devem ser práticas. Construa um troféu com sucatas, mostre nos dedinhos deles quantas vezes fomos campeões, use atividades onde você pode trabalhar as cores da bandeira, monte quebra cabeça contendo 3 ou 4 peças (não mais do que isto). Construa um mascote da turma, assim como a África tem o seu. Faça um dado gigante, em cada lado coloque um animal da África (leão, elefante, macaco etc) as crianças jogam o dado e imitam o som e forma de andar deste animal. Faça um m[obile com a bola de futebol, crie uma maquete do campo de futebol. Aproveite a sucata para construir a taça. Espero ter ajudado um pouquinho. Procure no blog, um Projeto sobre a copa do mundo na creche. Beijos

27 de maio de 2010 às 00:47
Unknown disse...

oi márcia adorei sua ideias gistaria de ajuda para uma turma de austistas referente a cpa do mundo.............

20 de junho de 2010 às 21:30

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!