Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

2

Dia 18 de abril - Monteiro Lobato e o dia do livro

José Bento Renato Monteiro Lobato

MONTEIRO LOBATO, nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882.
Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis.
A forma de escrever e a linguagem que utiliza em seus livros, fez com que fosse reconhecido e apreciado pelo público infantil.
Além do sítio do Pica Pau Amarelo, sua principal obra,escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho.
Ficou popularmente pelo conjunto de livros infantis, que constitui aproximadamente a metade da sua produção literária. A outra metade, consistindo de inúmeros e deliciosos contos (geralmente sobre temas brasileiros), artigos, críticas, crônicas, prefácios, cartas, um livro sobre a importância do petróleo e do ferro e um único romance, O Presidente Negro, o qual não alcançou a mesma popularidade que suas obras para crianças.

Criado em um rancho, Monteiro Lobato foi alfabetizado pela mãe Olímpia Augusta Lobato e depois por um professor particular. Aos sete anos, entrou em um colégio.
Gostava de desenhar e fez deste dom, uma fonte de renda. Seu sonho era a Faculdade de Belas-Artes, mas, por imposição do avô, que o tinha como um sucessor na administração de seus negócios, acabou ingressando na fcldade e se formando em direito.


SUGESTÕES PARA IMPRIMIR E BRINCAR
MÁSCARAS

MARCADORES DE PÁGINAS


BRINCADEIRAS NO SÍTIO:

Pular no saco;
correr com ovo na colher,
Cabra cega;
Pega- pega;
Esconde-esconde.

CRÉDITOS:
http://urutau.proderj.rj.gov.br/bperj_imagens/fotos/dia%20do%20livro.jpg


http://www.suapesquisa.com/biografias/monteirolobato/

2 carinhos recebidos:

Adoleta disse...

Márcia, adorei seu Blog ele é muito fofo!!!
Passa no meu blog tem selinho de presente para você!!!

12 de abril de 2010 09:43
Profe Márcia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!