Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

3

As letras K, W, Y são vogais ou consoantes?



Conforme o novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, as letras K, W e Y foram incluídas no alfabeto e obedecem às regras gerais que caracterizam consoantes e vogais.
Do ponto de vista fonético-fonológico, consoante é um fonema pronunciado com a interrupção do ar feita por dentes, língua ou lábios. Já a vogal é um fonema pronunciado com a passagem livre do ar pela boca. Outra distinção entre um grupo e outro de letras recai sobre a pronúncia: a consoante precisa de uma vogal para formar sílabas e ser pronunciada, e a vogal, não. Ela se basta.
Seguindo essas regras, o Y é uma vogal, já que foi traduzido do alfabeto grego como I e mantém esse som nas palavras em que é usado, como em ioga. Quando aportuguesada, a palavra originalmente grafada com Y passa a ser grafada com I - como em iene, moeda japonesa.
O K corresponde, em português, ao som do C ou QU - como vemos em Kuait -, sendo considerado consoante.
Já o W deve ser empregado de acordo com sua pronúncia na língua original, isto é, ora com som de V, quando proveniente do alemão (como Wagner), ora com som de U, quando de origem inglesa (caso de web). Com isso, a letra W é considerada consoante ou vogal, conforme o uso.

Fonte: http://revistaescola.abril.com.br
Leia mais...
3

Semana da Consciência Negra

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Atenção, as atividades abaixo não foram criadas por este blog, são retiradas da internet e seus créditos estão publicados logo abaixo.

Influências culturais da África
Objetivos
Conhecer e vivenciar produções culturais brasileiras com influências africanas.
Conteúdos
- Heranças culturais africanas e brasileiras.
- Música, dança e brincadeiras.
Material necessário
Livros, revistas, imagens, material para registro, CDs com músicas africanas e brasileiras, tecidos, instrumentos musicais e mapas.
Desenvolvimento
1ª etapa
Apresente músicas brasileiras de ritmos de origem africana (como o samba e o maracatu) e converse com as crianças sobre elas: já conhecem? Se parecem com algo que já ouviram? Gostam ou não? Por quê? Explique que essas músicas têm origem em um continente chamado África, separado do Brasil pelo oceano Atlântico. Para comparar, escute com o grupo outra música (escolha, agora, uma canção tradicional africana). Questione: ela se parece com a que ouvimos antes? Peça, ainda, que a turma leve livros, fotos e outros registros do continente. Você também deve preparar a mesma pesquisa.
2ª etapa
Explore os materiais trazidos em uma roda de conversa. Foque a discussão nos costumes dos grupos que serão estudados: vestimentas, alimentos, música, dança, brincadeiras etc. Lembre-se de mostrar o globo terrestre para que se aproximem da ideia do que é um continente ou país.
3ª etapa
Forme grupos e sugira que cada um aprofunde a pesquisa em um dos temas levantados. Explique que o objetivo é obter mais informações sobre costumes dos povos africanos e que cada grupo deve mergulhar em um assunto específico, procurando mais informações em livros, internet, vídeos e outras fontes de informação. Peça ainda que reflitam: quais das práticas levantadas também acontecem no Brasil? De que jeito? Como forma de registro, proponha a criação de um painel coletivo para reunir as informações, garantindo que possam ser consultadas por todos sempre que necessário.
4ª etapa
Leve para a sala instrumentos musicais de origem africana, como agogô, caxixi e alfaia e mostre às crianças as maneiras de tocá-los. Apresente também coreografias de danças africanas, como o jongo, para que a turma possa praticar - o uso de DVDs de referência com os principais passos é um bom recurso didático. Lembre-se de que essa etapa, que deve durar alguns dias, exige que você se prepare previamente para conhecer instrumentos e danças.
Avaliação
Para avaliar o aprendizado dos procedimentos de música e dança, observe o desempenho da turma ao longo das atividades, prestando atenção especialmente na evolução, na parte rítmica. Para verificar conteúdos conceituais (como é a África, onde se localiza etc.), avalie a participação da classe nas rodas de conversa e na construção do painel coletivo, procurando perceber se cada criança levanta hipóteses, ouve a contribuição dos outros e registra no mural suas descobertas.

Consultoria: Karina RizekCoordenadora de projetos da Escola de Educadores, em São Paulo, SP, e selecionadora do Prêmio Victor Civita - Educador Nota 10.
A matemática e os jogos de origem Africana
A capoeira é um jogo/luta muito interessante, herança da cultura negra, da época da escravidão, vale a pena trazer um grupo para demonstração e pata treinar alguns passos.
Consciência negra - Atividades no Picasa
Livros
Menina bonita do laço de fita
Zumbi dos Palmares
Revista África
Leia mais...
3

Ponteiras, fofuchas e artes e.v.a 3D e plano

Olá meninas, tenho recebido diversos pedidos para divulgar moldes de fofuchas, ponteirinhas e moldes planos. O material que tenho, são moldes gatuítos que retiro de blog's ou compro apostilas e troco com algumas amigas, por isso, não posso publicar o seu conteúdo, pois é o trabalho das meninas artesãs que tanto admiro, postar moldes seria um tremendo desrespeito com estas artistas.
Sendo sim, resolvi fazer uma pesquisa pela internet e divulgar os materiais que elas oferecem em seus blog's.
Visitem, confiram e façam um investimento que vale a pena.
CARLA CAMPOS:
Molde da ponteirinha do vídeo aqui: http://carlacamposart.blogspot.com/

** Carla Campos Arte Jovem **

Aqui você aprende a fazer ponteirinhas
Ponteirinha de Lápis Carla Campos - Pat 1/2
Ponteirinhas de lápis Carla Campos - Part 2/2

** Carla Campos Arte Jovem **

BLOG DA KRIKA - KRIKA EVART'S

BAÚ DE LETRAS- Adriana Marchi
http://baudeletras.blogspot.com/


MAIS LINK'S DE ARTEIRAS
As meninas também fornecem alguns moldes:



A Natália faz coisinhas lindas!!!!



A Gil é gaúcha como eu, faz coisinhas lindas e já tem novidades para o Natal


Leia mais...
2

Atividades para o Natal

Assim que eu terminar de montar a apresentação de Natal, com o tema presépio, postarei o restante das tividades para esta data, por enquanto, seguem algumas dicas bem legais.
DECORAÇÃO DE NATAL PARA PORTAS E PINHEIRINHO DECORAÇÃO DE NATAL PARA A FESTA DE ENCERRAMENTO
DECORAÇÃO DE NATAL PARA SALA E HALL DE ENTRADA
HENNA PORTA LIVROS E REVISTAS

PRATINHOS

Leia mais...