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Semana da Pátria







ALGUNS SÍMBOLOS DO BRASIL

Trabalhe com alguns dos símbolos e cores que representam o nosso país, leve um mapa, comece pela escola, a casa, o bairro, o estado e depois explique sobre o país.


Para comemorar o 7 de setembro, clique aqui e imprima as suas próprias bandeirinhas!
Escolha a versão que quer imprimir, monte a sua bandeira.

DICAS DE ATIVIDADES GRÁFICAS PARA O DESFILE
Além destas abaixo, pode se fazer a roupa do soldado, as ombreiras com tnt verde e amarelo, cavalo com garrafa PET, quebra-cabeça da bandeira do Brasil...






Pesquisando internet a fora:
BLOG PRA GENTE MIÚDA - Mary
FOI O LUGAR ONDE ENCONTREI MATERIAL DE MELHOR QUALIDADE, COM DICAS PARA ESTA DATA, DE TODOS OS LUGARES ONDE PESQUISEI, ESTE BLOG É, SEM DÚVIDA, O ESPAÇO MAIS COMPLETO E CHEIO DE DICAS QUE TEM NA NET.
As dicas abaixo, são links para o blog PRA GENTE MIÚDA
HINO DA INDEPENDÊNCIA
Cantada
Instrumental
Play Back
Projeto Semana da Pátria
MUSIQUINHAS DA INDEPENDÊNCIA

01 Descobrimento do Brasil - Ciranda Cirandinha
02 A Primeira Missa - Teresinha de Jesus
03 As Expedições - Pirulito que Bate Bate
04 As Invasões Estrangeiras - De Marré
05 Tiradentes - Carneirinho , Carneirão
06 A Familia Real - Samba Lelê
07 Governo Gerais - Pai Francisco
08 Os Jesuítas - Eu fui no Tororó
09 A Independencia - Nesta Rua tem um Bosque
10 Guerra do Paraguay - Caxias - Escravo de Jó
11 A República - Atirei um pau no gato
12 Os Bandeirantes - Capelinha de Melão
13 A Abolição da Escravatura - O Cravo Brigou com a Rosa
14 As Capitanias - Bote aqui o seu Pezinho
Baixe o seu aqui.
mais músicas: Histórias da Independência cantada! Baixe aqui. Da Cantos e Encantos.
Sites com dicas para a o 7 de setembro, aproveitem e naveguem a vontade!!!
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Mordida na educação infantil


Imagem retirada do site da revista crescer
Ai, não morde que eu não sou pizza!!!
A Mordida na educação infantil

Nos primeiros anos de vida, o principal contato da criança com o mundo exterior, acontece na forma oral, no primeiro ano, o ato de sugar o seio que é fonte de alimento e prazer, é também uma forma de interagir com o mundo (choro/balbucio), mesmo após os primeiros aprendizados da língua oral, a criança continua usando a boca, como forma de explorar e descobrir o mundo. Este ato, se relaciona à fonte de libido, mas não está relacionada ao libido de forma erótica, mas sim como prazer e exploração do mundo, quando morde, a criança não busca provocar a dor intencionalmente, embora o ato de morder seja prazeroso, ela está apenas explorando o meio, seus limites e o outro. Sigmund Freud (1856-1939), diz que a criança experimenta o mundo (e o outro) através da forma oral, para ele, o prazer de morder está relacionado com o uso do instrumento que a criança melhor domina, a boca. Com isso, a boca vai ganhando novas funções, da nutrição, vem o choro, para expressar e conseguir mais rapidamente, a atenção que deseja, após os balbucios e as primeiras palavras, a mordida vem como uma forma rápida de manifestar o que deseja.
Não há educador que não tenha vivenciado esta fase, pois embora cause estranheza e medo aos pais e seja um estresse na rotina diária do professor, este comportamento não é anormal e encontra suas justificativas, dentro das características do desenvolvimento infantil.
Segundo D’Andrea, a fase oral é dividida em duas etapas, a de sucção e a de mordida.
Na fase da mordida “há uma tendência a destruir, morder, triturar o objeto antes de incorporá-lo”. Essa fase é dividida em duas características principais, sendo oral receptiva, quando o sujeito não passa por privações, tornando-se uma pessoa muito generosa e oral agressiva que aparece uma “tendência a odiar e destruir, a ter ciúmes da atenção que outros recebem, a nunca estar satisfeito com o que tem e a desejar que os outros não tenham algumas coisas, mesmo que não as queira para si”.

QUANDO A MORDIDA É NORMAL E QUANDO DEIXA DE SER?
Henri Wallon (1879-1962), diz que a criança está testando os limites do próprio corpo, formando sua personalidade individual, quando morde, ela está elaborando seu “eu corporal”, ou seja, descobrindo onde acaba seu próprio corpo e onde começa o do outro.
Até os quatro anos, a mordida é considerada normal, como forma de expressar-se e até lidar com frustrações, crianças em adaptação na escola ou crianças ciumentas que recebem um coleguinha novo, podem morder para expressar sentimentos. A criança ainda não consegue verbalizar seus anseios como, “estou com ciúmes” ou “quero ir para casa”, pode fazer uso da mordida para expressar seus medos.
Crianças sensíveis a frustração, quando contrariadas por um colega, durante uma disputa por brinquedo ou a recusa do educador a permitir que faça algo, podem morder como forma de expressar raiva.
Após os 3 anos, quando a criança já é capaz de expressar oralmente o que sente e já entende com clareza que morder provoca dor e machuca, é preciso buscar uma ajuda especializada, como forma de controlar este comportamento, caso ele persista.
Ao identificar qual a razão que leva a criança a morder, cabe ao educador interferir, buscando sanar o problema, seja dando atenção e um colinho para quem mais precisa, seja negociando brinquedos e intermediando disputas.

E COMO AGIR?

Seja firme, diga que não foi legal, que o amigo agora está sofrendo e chorando, pois morder machuca. Não estenda o “sermão”, seja breve;
Leve a criança que mordeu, para prestar atendimento ao colega que foi vítima, durante este momento, chame a atenção para o fato do colega estar chateado e com dor;
Algumas crianças que mordem mais frequentemente, devem permanecer sempre próximas ao educador, para que o mesmo possa interferir de forma rápida, evitando novas investidas;
Explique que na boca, mastigamos pizza, bolo, arroz, feijão, que o colega não é comida, é amigo e devemos acariciar;
Elogie bastante, a cada demonstração de carinho e verbalizações orais;
Converse com os pais, explique como aconteceu, fique mais atenta para que não se repita, mas não deixe de orientar que esta ação faz parte do desenvolvimento infantil;
Avise aos pais da criança que mordeu sobre o fato e comunique os familiares da criança que foi mordida, mas jamais, divulgue o nome da criança que mordeu, para evitar a criação de rótulos e até o mal estar entre as famílias;
Em alguns casos, pais de crianças que mordem, costumam brincar usando a boca e até dando pequenas mordiscadas na criança, explique que o filho pode estar repetindo o gesto, mas por não ter noção da sua força, acaba passando dos limites;
Tome bastante cuidado, pois mordida “pega”, muitas vezes, os familiares da criança mordida ficam tão indignados, que chegam a recomendar que a criança faça igual ou mesmo, a própria criança pode achar que esta é uma forma eficaz de resolver seus conflitos;
Lembre-se: O isolamento não ensina, pois só a convivência vai educar. Separe a criança do grupo somente quando precisar prestar atenção em outras coisas como preencher uma agenda ou trocar uma criança, no restante do tempo “olho vivo e pernas rápidas”;
Aprenda a identificar o contexto no qual a criança costuma reagir mordendo, desta forma, antecipe-se e fique junto, mediando a relação e orientando a criança a agir de forma correta;
Não permita que a criança usufrua do brinquedo ou do colinho, que conquistou na base da mordida, estimule também, o pedido de desculpas;
Se você vai fazer uso de alguma medida punitiva como afastar a criança do grupo por alguns instantes, antes combine e previna a criança;
Não deixe que criem rótulos como nesta turminha tem "tubarão", ou fulano é um mordedor, oriente os pais com segurança e informe-os sobre as características do desenvolvimento infantil. Antecipe-se ao problema.

Querida Profe, embora estressante e bastante tumultuada, esta fase é passageira, a criança quando bem amparada e orientada, aprende a se relacionar da forma correta. Não esqueça que tudo na vida dos pequenos é constante aprendizado. Se conduzirmos de forma firme, mas afetiva, estes comportamentos se transformam em uma relação saudável. Leia bastante sobre as características da sua faixa etária e observe o seu grupo de crianças, investigando a ação das crianças e seu comportamento diante de algumas situações do cotidiano, é possível antecipar a reação dos pequenos, evitando este confronto mais direto.


Márcia O. Soares
Orientadora Pedagógica
Crianças que gostam de morder
Morder é uma forma de a criança expressar insatisfação. Os pais devem conter essa atitude.
Redação Crescer
Você tem um pequeno mordedor em casa, acalme-se. A mordida é uma das formas que as crianças têm de demonstrar insatisfação. Também costumam empurrar ou jogar objetos longe. Isso tudo é esperado em uma fase de comunicação rudimentar, enquanto a criança não consegue se expressar bem com palavras. Acrescente-se a isso impulsividade. As emoções ainda não estão sob controle. E a combinação dá muitas vezes em uma mistura explosiva.
Quando a criança dessa idade quer algo e o objeto desejado está na mão de outro, entra em disputa. "Como tem urgência em resolver a questão, ela reage com a parte do corpo que tem mais coordenação, que é a boca, região que usa intensamente desde o nascimento", explica a psicóloga Lúcia Franco da Silva, da Faculdade de Psicologia da PUC-SP.
Falar mil vezes
As dentadas podem começar tanto em casa quanto na escola. Os pais precisam refrear as mordidas para que não se tornem um hábito. Além de conter a reação agressiva, os pais precisam ser coerentes. "Se uma hora deixam porque acham engraçadinho e em outra reprimem, o filho fica sem saber como agir", alerta Lúcia Franco.
Para a pediatra Sandra Oliveira Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), as únicas crianças que se mantêm mordedoras são aquelas com algum problema no desenvolvimento. Então, não resta outro jeito senão a repetição das regras. É cansativo, mas todos só têm a ganhar. "Ao dizer que dói, por isso o amigo chora, você chama a atenção do filho para um valor muito importante, que é o respeito pelo outro", orienta a médica.
Agressor e agredido
Os pais dos mordedores costumam ser mais relaxados do que aqueles que enxergam no corpo do filho dentadas alheias, segundo a pediatra Sandra. Se você está entre o grupo dos filhos mordidos, também relaxe. Quando a criança começa a viver em grupo, acaba descobrindo como se defender e se impor entre os coleguinhas. E uma hora ela vai avisar ao amigo mordedor que não gostou e não quer ser mordida de novo. Nunca incentive seu filho a revidar. "Os pais jamais devem estimular a agressão", ensina Sandra.
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PROJETOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

Olá pessoal, este ano estou encarando a responsabilidade de realizar a coordenação pedagógica da escola, está sendo muito gratificante e também um desafio muito estimulante, é um outro lado da educação bem diferente da sala de aula, confesso que sinto falta de fazer atividades direcionadas a criançada e de estar ao lado deles em sala, mas... por outro lado, estou bem confiante e acredito que farei novos aprendizados e muitas conquistas, vou começar a trazer para o blog, as atividades pensadas pelas profes, com os devidos créditos é claro, para continuar enriquecendo este espaço e amntendo o propósito inicial, que é contribuir com a prática cotidiana de sala de aula.

DICAS DE PROJETOS PARA O SEGUNDO SEMESTRE

TOCA DOS TOCOS
Serviço de orientação Pedagógica
Segue abaixo, a lista de projetos que faremos durante este segundo semestre, enviamos a lista, para que vocês possam acompanhar e participar, das atividades desenvolvidas em nossa escola.
SETEMBRO
De 1 a 4 – Projeto Meu Brasil verde e amarelo (Projeto Pátria)
De 8 a 11 setembro – Natureza, quem ama cuida (Projeto Ecologia)
De 14 a 18 de setembro – Céu, sol, sul, terra e cor (Projeto Gaúcho)
De 21 a 25 de setembro – Estação das flores (Projeto Primavera)
De 28 a 30 de setembro - Motorista legal (Projeto Trânsito)
OUTUBRO
De 1 a 9 de outubro – Amigo Bicho (Projeto animais)
De 13 a 16 de outubro – O bom é ser Criança (Semana da Criança)
De 19 a 23 de outubro - A turma do sítio gosta de ler (Projeto gostar de ler)
De 26 a 30 de outubro – Bruxa Onilda vai a festa (Projeto Halloween)

NOVEMBRO
De 3 a 6 de novembro – Marcha Soldado (Projeto Soldado) - Bandeira
De 9 a 13 de novembro – Contos de fadas – Da magia a realidade (Leitura)
De 16 a 20 de novembro – Quem canta seus males espanta (Semana da música)
De 23 a 30 de novembro – menina bonita do laço de fita (Projeto diferenças)


DEZEMBRO
De 1 a 4 de dezembro – A família vem a escola (Projeto Família)
De 7 a 11 de dezembro – Natal é tempo de luz (Projeto Natal)
De 14 a 18 de dezembro – Vem chegando o verão... (Projeto verão)
De 21 a 24 dezembro – Projeto Aprendendo com Jogos e brincadeiras

O Projeto Natal é tempo de luz, acontecerá durante toda a segunda semana e ainda durante todo mês de dezembro, paralelamente aos demais projetos.

Márcia O. Soares
Coordenação pedagógica
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Projeto Folclore

Projeto Coisas da nossa Terra
Folclore Brasileiro
Justificativa:Folclore [do inglês folk-lore] – Conhecimento do povo, saber popular; tradições e crenças expressas em provérbios, contos, canções, lendas e costumes. O folclore é portanto, uma manifestação humana, que se propaga ao longo do tempo, sendo passado de geração a geração, através da cultura popular. Sendo assim, é um tema rico em oportunidades de aprendizado.
Objetivos:· Desenvolver o processo de leitura e escrita através de atividades contextualizadas;·
Estimular a expressão artística e corporal;
· Vivenciar as lendas através de hora do conto e dramatização;
· Reconhecer os ditados populares, lendas, cantigas, adivinhas e trava-línguas;
· Valorizar brinquedos folclóricos através da confecção e manuseio dos mesmos;
· Vivenciar o folclore através de jogos e brincadeiras folclóricas;
Sugestões de atividades:
Hora do conto com lendas;
Dramatizações;
Rodas cantadas;
Pesquisa e confecção de brinquedos folclóricos;
Exposição e manuseio de brinquedos folclóricos;
Dobraduras com lendas folclóricas;
Recitar trava-língua e parlendas;
Preparar chá e remédios caseiros;
Culinária com comidinhas regionais;
Curupira com pote de yakult;
Boliche do folclore, com personagens das lenadas;
Boitatá com meia calça e jornal;
Exposição de literatura de cordel;
Dobraduras das lendas;
Confecção do Saci com caixa de leite;
Roupa da Iara ou do Bumba Meu boi .
ATIVIDADES PARA IMPRIMIR SOBRE O FOLCLORE

EXTRA: Músicas para rotina, cortesia da Vanessa, comunidade Educação'>http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=39782340">Educação infantil - Downloads
O PICASA TEM MATERIAL DE FOLCLORE:
http://picasaweb.google.com.br/katiachristina2/Folclore#.ESTE" div>
.< >http: katiachristina2 picasaweb.google.com.br A div>
ESTE<> PICASA DA FABÍOLA ESTÁ ÓTIMO, NÃO DEIXEM DE APROVEITAR AS DICAS DELA:
OS blosg's abaixo também possuem ótimas contribuições, pesquise:
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Projeto alfabetização


Olá pessoal, só queria avisar que o Projeto sobre alfabetização, meu e da Karina, foi publicado no site Projetos Pedagógicos Dinâmicos. Estamos felizes pelo reconhecimento do nosso trabalho e esperamos que nossas contribuições sejam úteis a outras professoras e bem aproveitadas pela criançada. A parte dos jogos de alfabetização já havia sido postada aqui no blog há um tempo atrás, mas o material completo, com a teoria ainda não tinha sido publicado.
Espero a visitinha de todas por lá.
Nosso material encontra-se neste link:
Deixamos nosso agradecimento especial a Patrícia Fonte e a equipe do site, pela oportunidade, carinho e interesse em divulgar nosso trabalho. Muito obrigado!!


Aproveito este espaço para agradecer e divulgar o carinho das amigas blogueiras. Carinhos em forma de selinhos.
Os dois selinhos abaixo são presentes da

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