Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

13

Painéis 2009 - Decoração para sala de aula

Oba, os painéis enfim ficaram prontos.
Várias dicas para a sala de aula. Aproveitem!!!
Painel do tempo. Com imã para trocar a roupa da boneca, de acordo com a temperatura do dia, junto, tem acessórios para o tempo como sol, nuvem, chuva. A criançada ama brincar com as roupinhas e fazer combinações.
Painel de chamadinha.
Para trabalhar com amatemática.
Quantos meninos?
Quantas meninas?
No total?
Quem ficou em casa?
Olhem os detalhes dos prendedores



O painel de rotina irá guardar as imagens (fotos das crianças em diversos momentos), para orientar as atividades do dia.

Oba, aí embaixo tem o calendário mensal, construído com garrafa pet (adoro reparoveitar materiais nas minhas construções). Junto tem espaço para os ajudantes do dia.

Dona Gigi é um painel de medidas, agora, todo mês a criançada vai se pesar e se medir.
O legal é que vocês façam este projeto, acompanhado de uma nutricionista, se não for possível, faça você, atividades que enfatizem cuidados com boa alimentação e orientações nuticionais.

Estes últimos eu postei para mostrar a minha empresária.
Encontrei ela na rua e adotei.
A Mel é minha mascote há 5 anos, parceirona, acompanha as minhas criações e fica sentadinha junto, na hora da foto, se meteu no meio para aparecer também. hehehe
NÃO ESQUEÇAM:
DIAS 18 E 25 MAIO
2ª BLOGAGEM COLETIVA, EM DEFESA DA INFÂNCIA. PARTICIPEM!!!

Leia mais...
4

Segunda blogagem coletiva

Colegas blogueiras

Recebi o convite para participar da segunda blogagem coletiva EM DEFESA DA INFÂNCIA não podemos mais ficar calados diante das atrocidades, abusos e violência com nossas crianças.

Vamos fazer parte desta rede.

Do dia 18 e 25, devemos postar materiais de alerta, auxílio aos pais informações que divulguem esta campanha e orientem as famílias como proteger seus filhos.

Peço por favor, que vocês copiem imagem, textos, link's, tudo o que vocês encontrarem sobre este tema, e publiquem no site, blog, perfil do orkut, onde vocês puderem.

Vamos fazer trabalho de formiguinha.

Esta é uma iniciativa do blog
Diga não à erotização infantil e da comunidade do orkut: Diga não á pedofilia

O Blog Diga Não À Erotização Infantil convida todos os blogs e sites amigos da criança a participarem da segunda blogagem coletiva “Em Defesa da Infância”, dias 18 e 25 de maio de 2009.


Dia 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Foi instituído pela Lei 9.970. A idéia surgiu em 1998 quando cerca de 80 entidades públicas e privadas, reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do Ecpat no Brasil. Organizado pelo CEDECA/BA, representante oficial da organização internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de crianças, pornografia e tráfico para fins sexuais, surgida na Tailândia, o evento reuniu entidades de todo o país.

Foi nesse encontro que surgiu a idéia de criação de um Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infanto-Juvenil.
Foi escolhido o 18 de maio em homenagem à menina Araceli. Seqüestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, desde o momento em que Araceli entrou no carro dos assassinos até o aparecimento de seu corpo, desfigurado pelo ácido, em uma movimentada rua da cidade de Vitória. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio da sociedade capixaba acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.


Dia 25 de maio é o Dia Internacional Das Crianças Desaparecidas.

A data refere-se ao dia do rapto do menino americano Etan Patz, em 1979. Etan tinha seis anos e jamais foi encontrado. Em 1983, os EUA reconheceram a data. Na Europa a data foi introduzida pela ONG Child Focus, após o caso Marc Dutroux, belga que raptou, estuprou e matou seis meninas. No Brasil o símbolo maior da luta pelas crianças desaparecidas é Arlete Caramês, mãe de Gulherme, desaparecido desde 17 de junho de 1991.

COMO PARTICIPAR DA BLOGAGEM COLETIVA E DE NOSSO MOVIMENTO


No dia 18 de maio próximo poste em seu blog textos sobre exploração sexual, abuso sexual, pedofilia e perigos na internet para crianças. Não teremos um texto padrão. Você pode pesquisar em nosso blog ou sites de notícias e escolher o texto que mais lhe agradar para postar em seu site. O importante é repassar as informações, alertar, protestar! Informar às pessoas de como elas podem reconhecer que uma criança está sendo abusada, como e onde denunciar, alertar pais e crianças sobre os perigos da Internet, exigir o fim da impunidade e que todo crime contra crianças seja considerado hediondo.
No dia 25 de maio, pedimos ajuda mais uma vez para divulgação de nosso Movimento Pela Criação do Alerta Amber no Brasil. O Alerta Amber é um alerta nacional de crianças desaparecidas dos EUA. Queremos que um alerta semelhante seja implementado em nosso país. Em cerca de 75% dos raptos, a criança é morta nas primeiras horas por seus seqüestradores e cerca de 10 a 15% das crianças desaparcidas podem jamais ser encontradas. A criação de um cadastro e alerta efetivo de crianças raptadas poderia mudar esse contexto, salvando vidas, quando a notícia do desaparecimento da criança fosse alardeada rapidamente, principalmente pelos meios de comunicação. Recentemente, o Deputado Alfredo Kaefer apresentou, na Câmara dos Deputados, projeto de lei para criação do alerta nacional. Queremos pressionar para que seja rapidamente aprovado e efetivado. Leia aqui mais sobre nosso Movimento e ajude a divulgá-lo.
Para a semana de 25 de maio, convidamos a uma blogagem coletiva a respeito do drama das crianças desaparecidas e raptadas que também pode ser pesquisando em nosso blog clicando AQUI. Quem quiser também poderá divulgar a imagem de nosso Movimento ou nosso vídeo de divulgação, em seus blogs ou através do orkut.

Aos blogs que vão participar da Blogagem Coletiva, por favor deixem comentário com endereço de seu site na comunidade DIGA NÃO À EROTIZAÇÃO INFANTIL.


Muito obrigada à solidariedade de todos que ajudarem esse Movimento.


“A criança é o princípio sem fim. O fim da criança é o princípio do fim. Quando uma sociedade deixa matar as crianças é porque começou seu suicídio como sociedade. Quando não as ama é porque deixou de se reconhecer como humanidade.
Afinal, a criança é o que fui em mim e em meus filhos enquanto eu e humanidade. Ela, como princípio, é a promessa de tudo. É minha obra livre de mim.
Se não vejo na criança, uma criança, é porque alguém a violentou antes, e o que vejo é o que sobrou de tudo que lhe foi tirado. Diante dela, o mundo deveria parar para começar um novo encontro, porque a criança é o princípio sem fim e seu fim é o fim de todos nós.”
Herbert de Sousa (BETINHO) -Sociólogo

Leia mais...
2

Minha primeira Parceria


Oba,

O Espaço da Criança fez a sua primeira parceria.

É uma instituição no Reino Unido, que promove MBA online, bem legal para quem está interessado em investir na carreira e aprender mais.
Eu fiquei muito contente, pois acredito que todo profissional deve se qualificar e investir na formação, esta parceria tem tudo haver com o blog, pois eu acredito e tenho fé que a educação vai melhorar, só depende de cada um de nós.
O link é:
http://www.rdi.co.uk/distance-learning/online-mba-courses.html
"Online MBA coursesA Master of Business Administration or MBA from a UK university is designed to equip individuals with essential modern management skills and knowledge. Online MBA courses develop analytical and decision making capabilities designed for the challenges of today’s business environment. As part of an online MBA course an individual will study tools and techniques that enable sound business strategies and decisions to be undertaken. There are cost effective alternatives to studying full-time on campus. For example, an MBA course can be studied by distance learning or online with tutor support. "
Saiba muito mais, acessando o site

Estou muito satisfeita com esta parceria, espero que possamos crescer juntos.
O Espaço da criança Já está linkado lá:
http://www.onlineeducationplaza.com/useful-resources/

Um abração a todas, especialmente a Cristine, por ter me proporcionado esta brilhante oportunidade.
Aproveito para avisar, que foi solicitado alguns link's de sites ou blog's, para que a instituição entresse em contato para fazer novas parcerias, segue abaixo, a lista de nomes que dei a ela.
Leia mais...
7

Pensando o dia das mães


SURPRESAS PARA AS MAMÃES

Maio está chegando... O tempo voa!!!
Está na hora de começar a pensar o dia das mães. Sugestões práticas e fáceis de fazer, são as melhores opções para presentear as mamães.
Quem acompanha o blog, sabe que dou preferência às construções das crianças, com material simples e sem muito custo.
Algumas dicas foram retiradas dos vários cantinhos deste mundão virtual, o que foi possível, coloquei os créditos. Visitem que vale a pena.
Mais adiante, postarei o proejto mais completinho, com sugestões de atividades gráficas, modelos de cartões etc.
ORIGEM DO DIA DAS MÃES
A mais antiga celebração do Dia das Mães tem origem mitológica.
Na Antiga Grécia, a entrada da primavera era festejada em honra a Rhea, esposa de Cronus e mãe de Zeus , considerada a Mãe dos Deuses. Bem mais tarde, no início do século XVII, a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da Quaresma às mães das operárias inglesas. Este dia ficou conhecido como o Mothering Sunday (Domingo das Mães). Nesse dia, as trabalhadoras tinham folga para ficar em casa com as mães e levavam o mothering cake, um bolo, de presente para elas.
Nos Estados Unidos, as primeiras sugestões em prol da criação de uma data para a celebração das mães foi dada, em 1872, por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do país. Seria, na concepção dela, um dia dedicado à paz. Mas foi outra americana, Ana Jarvis, da Filadelfia, que em 1907 iniciou a campanha para instituir o Dia das Mães. Ana perdeu sua mãe e entrou em grande depressão. Preocupadas com aquele sofrimento, algumas amigas tiveram a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma festa. Ana quis que a homenagem fosse estendida a todas as mães, vivas ou mortas. Em pouco tempo a comemoração se alastrou por todo o país e, em 1914, sua data foi oficializada pelo presidente Woodrow Wilson: dia 9 de maio, o segundo domingo de maio.
No Brasil, o Dia das Mães foi introduzido pela Associação Cristã de Moços (ACM), em maio de 1918. A data passou a ser celebrada no segundo domingo de maio, conforme decreto assinado, em 1932, pelo presidente Getúlio Vargas. Em 1949, vários proprietários de lojas de São Paulo, lançaram uma grande campanha publicitária incentivando a compra de presentes para as mães e o hábito de presentear as mães ganhou impulso. (Eis aqui ,um fato que não concordo, portanto, nada de incentivar a compra de produtos, vamos sim, incentivar o afeto, a troca de carinho e a construção das crianças)
DIA DAS MÃES NO MUNDO
2º domingo de fevereiro Noruega
1º domingo de maio África do Sul
2º domingo de maio Estados Unidos, Brasil, Dinamarca, Finlândia, Japão, Turquia, Itália, Austrália e Bélgica 10 de maio México
4º domingo da Quaresma Inglaterra
Último domingo de maio Suécia
2º domingo de outubro Argentina
1º domingo de maio Portugal
2 semanas antes do Natal Iugoslávia

(Textos retirados da comunidade Prazer de Ensinar, da Luzimara, no orkut)
SITES COM DICAS DE PRESENTES
Músicas para baixar sobre o dia das mães
(sugestão de link retirado da comunidade músicas para crianças no orkut, by Hillary)
Este outro link, retirado da mesma comunidade, contém músicas para a rotina, coloquei aqui porque achei interessante
Deixo aqui, duas sugestões de músicas que usei e fizeram o maior sucesso.
Lágrimas, sorrisos e muitos aplausos.
SABER VOAR -CHIMARRUT'S
Falar...(falar...)Que bom quando é pra ti
Sonhar...(sonhar...)Faz a vida mais feliz
E as estrelas que não posso tocar
Estão tão perto
Estão no teu olhar
Cantar...(cantar...)Que bom quando é pra ti
Ver teu sorriso
Também me faz sorrir
Oh estrela não deixe de brilhar
Mesmo que tão longe
Sei que ela está lá
Mesmo que eu não te veja
Posso sentir quando pensa em mim
É como não ver o sol
Mas ter certeza que está la
Transformando a noite em dia
Tristezas em alegrias
E aquilo que era vazio
Foi embora pra não voltar mais
Queria saber voar
Pra lá do alto poder ver você
Te ver sorrir te ver sonhar
Coisas lindas quero te dizer
Se um anjo encontrar
Eu vou pedir pra ele te proteger
Oh estrela que me faz enxergar
Que a vida é linda de viver
A outra é, "Na barriga da mamãe" - Beto Hermann, mas esta é para as turmas que não possuem casos de adoção, pois trata-se da maternidade na concepção. Muuuuuito 10.
Procurem que vale a pena.

Leia mais...
0

Rótulos são para geléias...

Este é o título de uma comunidade no orkut, acho que tem tudo haver com o que vou escrever mais abaixo, achei pertinente "plagiar" esta frase.
Há muito se fala em não rotular os alunos, ou seja, não emitir nenhuma opinião, sem antes conhecer de verdade, a criança e sua realidade. Mas nos dias de hoje, tão dominado pela estética, onde a beleza deve seguir padrões para ser reconhecida e comportamentos são moldados pela mídia. Como fugir destas ditaduras e aprender a conhecer melhor as pessoas?
Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, fala que "ensinar exige respeito aos saberes do educando", diz também que "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação". Entre outras brilhantes colocações, nos diz que antes de tudo, ensinar exige bom senso, humildade, curiosidade, respeito ao próximo e tolerância. Em outras palavras, nos orienta a não julgar um livro pela capa.
Como todos devem estar sabendo (e até acompanhando), esta semana a mídia noticiou muito o caso de Susan Boyle, uma Canadense de 47 anos (aparentando mais), que participou de um destes programas de auditório estilo "American Idol", mas que se chama 'Britain's got talent'. Assim que entrou no palco, foi desacreditada por sua aparência e por seu jeito de agir. Recebeu deboches da platéia e olhares incrédulos do júri. No entanto, assim que abriu a boca para cantar, surpreendeu todos com sua voz maravilhosa e perfeita. Não só provou que a plátéia não passava de um aglomerado de preconceituosos e cínicos, como nos provou que antes de emitir um juízo, é preciso conhecer e saber do que se trata.
Isso tudo me fez lembrar Gardner e sua inteligências múltiplas...
Quem quer ouvir esta talentosa artista, com um belíssimo coração, pode entrar no link abaixo e se deliciar vendo a cara de paspalho dos jurados.
Leia mais...
4

Selinhos novos

Oba, presentinho das queridas amigas virtuais Cíntia,Érica e Daniela.
O selinho este blog tem néctar chegou pelas mãos da Cíntia
E o awars, pelas mãos habilidosas da Érica
http://ericaevart.blogspot.com/
Selinho pelo dia do livro, veio com a Daniela


As regrinhas são iguais para os dois:
1- Link quem te presenteou;
2- Faça uma listinha, indicando seus preferidos;
3- Avise seus amigos que eles foram escolhidos, através de um recadinho.

Os selinhos eu oferecerei para:
Cíntia:http://claudinhaecintiaartes.blogspot.com/
Érica: http://ericaevart.blogspot.com/
Sandra: http://profsandrapedagogainfantil.blogspot.com/
Solange: http://arco-ris.blogspot.com/
Zandrinha e Lizzy: http://lizzyezandrinha.blogspot.com/
Carla: http://carlaepigmeus.blogspot.com/
Maria João: http://peixinhosnosotao.blogspot.com/
Teresa: http://eb1lemenhe.blogspot.com/
Natália: http://algodaodocebiscuit.blogspot.com/

"A leitura é para o intelecto o que o exercício é para o corpo."(Joseph Addison)
"Muitos homens iniciaram uma nova era na sua vida a partir da leitura de um livro."
(Henry David Thoreau)
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."
(André Maurois)
Leia mais...
10

Conjuntinho menina fashion

ARTES DO FINAL DE SEMANA
Neste final de semana estou a mil. hehehe
Sem nada pra fazer, resolvi fazer um montão de presentinhos.
Minha colega, a Wilma, pediu um enfeite de porta para o quarto da filha dela. Inspirada nos potes da Jacirinha, forrei um pote de molho de tomate e apliquei a menininha em uma cadernetinha, o resultado ficou muito fofo e vai enfeitar o quarto da Dara, espero que ela goste.

Oba, chegou este selinho lindo, veio pelas mãos da Rosemeide, do blog Magia de Aprender, muito obrigadoooo!
Leia mais...
1

Ponteirinhas, magrelas e fofuchas

Comprei a apostila de ponteirinhas e estou me divertindo confeccionando estas coisinhas fofas. Toda vez que alguém vem aqui em casa ou uso minha ponteirinha, aparece um monte de gente querendo uma também. hehehe
São sucesso.
Aproveitei e fiz algumas, para presentear as amigas mais próximas.
As outras eu forrei um palito de churrasquinho, coloquei elas no palito e serão enfeites das minhas flores, só falta colocar um cartazinho nas mãos delas com alguns recadinho como "Eu amo natueza", "adoro minha violeta" etc...
A apostila com 15 moldes eu comprei da Adriana Marchi, a Adri
http://baudeletras.blogspot.com/
Dona abelhinha e Srª Joaninha, já estão protegendo meus vasinhos de plantas.

Esta fofucha, foi inspirada no Blog da Maria Joaninha uma artesã muito talentosa e caprichosa, com criatividade ilimitada e trabalhos maravilhosos, confiram no blog dela.
É a Madame Butterfly

A magrelinha Bia, acompanhada do potinho, é sugestão da Jacirinha, maior do que o talento dela, só mesmo o coração. A Jacirinha, apesar de trabalhar com sua arte, divide suas idéias, moldes e dicas sem cobrar nada. É dela a técnica de fazer e.v.a com tecido e texturas, tudo isto está no blog dela, para compartilhar com todos.
Basta encaminhar um recadinho, e-mail ou ligar pra ela, que ela disponibiliza gratuitamente, seus moldes.
Muuuuuuuito obrigado Jacirinha!!!!


Leia mais...
1

Inspirações Carla Campos

As artes abaixo, foram inspiradas nas criações da Carla Campos.
Conheça um pouco mais sobre esta artista, visitando os espaços dela.
** Carla Campos Arte Jovem **
Os moldes que estão aqui, foram gentilmente cedidos pela artesã Carla Campos, ela é uma graça e faz um trabalho maravilhoso, sempre que possível, ela divide um pouquinho da criatividade dela com a gente e nos brinda com um presentinho muito fofo.

A safucha foi adaptada de um molde que era para ser um sinalizador de porta, mas aproveitei esta dica para fazer um marcador de página, atrás colei um clip's.

Obrigada Carla Campos.Os apliques de Páscoa, serão colocados nas caixinhas e sacolas de presente de Páscoa da família. Cada menina, foi confeccionada com a cor do cabelo da pessoa que será presenteada, para ficar bem personalizadinho. Ontem fui a Gramado, buscar os chocolates, que são uma delícia.

MUUUUUUITO OBRIGADA CARLA, PELO LINDO MOLDE

Leia mais...
2

DIA DO ÍNDIO

DIA DO ÍNDIO
Todos os dias são de homenagem ao Índio, a cultura deles está presente em nosso dia a dia, mais do que as crianças conseguem imaginar, a herança indígena está no preparo de chás medicinais, no uso das plantas para fazer remédios, na culinária e até em algumas palavras que são de origem tupi-guarani.
Vale a pena explorar todo este universo e trazer vivências práticas sobre este povo, para dentro da sala de aula.
Eu, particularmente, sou contra pintar o rosto das crianças e fazer mero cocar para que saiam enfeitados no dia 19. Mais do que um carnaval em homenagem ao índio, as crianças deve reconhecer a influência deles em nossa cultura e valorizar a sabedoria deste povo.
O site da FUNAI, traz excelentes informações aos professores. Não deixem de visitar.
No site TERRA BRASILEIRA, também encontramos amteriais bem legais.
A ORIGEM DO DIA DO ÍNDIO
Quer saber o porquê desse dia?
Bem, é que nessa data, no ano de 1940, foi realizado o I Congresso Indígena da América Latina, no México, com objetivo de divulgar a cultura indígena em toda a América e também para que os governos criassem normas em relação à qualidade de vida dos povos indígenas, que ainda sofriam com a discriminação do homem branco. (Smartkid's)
Existem mais de 220 nações indígenas no país. Elas têm seu idioma, seu jeito de ver o mundo e de fazer festas. Algumas vivem isoladas, outras em grandes cidades e muitas lutam para preservar suas terras e suas tradições. A maioria dos povos indígenas vive nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil. O Xingu, região da Amazônia, abriga o maior número de tribos indígenas do Brasil. (Revista Recreio).
DICAS:
Explore em sua turminha, algumas curiosidades sobre o índio como:
DICAS DE ATIVIDADES;
Prepare chás;
Bolo de milho;
Confeccione instrumentos;
Dance bastante;
Leve para as crianças fotos e imagens de índios em seu cotidiano, para que observem o vestuário. Como será que faziam nos dias frios?
Qual a relação deles com a natureza? Usam o que precisam ou bem mais?
Conte histórias e lendas;
Apresente músicas indígenas;
Leve alguns instrumentos e utensílios;
Construa utensílios com argila e outros recursos naturais;
Explore as brincadeiras com influência indígena. Conheça algumas no site TERRA BRASILEIRA:
ATIVIDADES PARA IMPRIMIR - DIA A DIA DO PROFESSOR


AS ATIVIDADES ABAIXO, SÃO DO SMARTKID'S
http://www.smartkids.com.br/


ATIVIDADES RETIRADAS DO SITE DA TURMA DA MÔNICA, QUE EU A-DO-RO!!




Visitem os sites sugeridos, eles possuem ótimo material sobre o tema Índio. São eles:
Site da turma da Mônica
Smartkid's
Revista Recreio
AINDA QUER MAIS?
Visite as postagens antigas do blog ou...
O site da editora MODERNA, traz mais um pouco.
Mini Projeto Dia do Índio

Leia mais...
4

Protegendo as crianças


Achei este reportagem no site do TERRA, achei muito importante postar ela aqui e dividir com todos, é excelente material para mandar para os pais ou expor no mural da escola. Uma alerta para proteger nossas crianças.

Siga 17 regras para evitar acidentes domésticos com crianças

Nada mais natural do que uma criança que mexe em tudo, afinal explorar o ambiente à sua volta faz parte do desenvolvimento. Para que isso não vire uma tragédia, porém, é preciso que pais e responsáveis saibam que muitos dos acidentes na infância ocorrem dentro de casa e poderiam ter sido evitados com medidas simples de segurança.
Segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde, a maioria das quedas até os 9 anos de idade, por exemplo, se deu no lar doce lar.
Informações coletadas em unidades de urgência do Sistema Único de Saúde (SUS) de 37 cidades brasileiras mostraram que, dos 10.988 atendimentos a crianças nessa faixa etária, 5.540 (50,4%) foram provocados por quedas - sendo que a maioria, 3.838 (69%), dentro da casa das vítimas.
"É muito fácil prevenir, com hábitos que parecem óbvios e simples, mas que podem salvar vidas ou evitar que crianças vivam com sequelas de um acidente", alerta a cirurgiã pediátrica Simone de Campos, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e membro da ONG Criança Segura (http://www.criancasegura.org.br/).
Cabe, portanto, ao adulto, garantir um ambiente seguro à criança, que nunca deve ficar sozinha em casa ou ser cuidada por outras crianças."Os pequenos aprendem com o exemplo dos pais. São eles que precisam orientar os filhos sobre precauções com a segurança dentro e fora de casa", afirma. Parecem bobos e sem importância, mas os cuidados precisam fazer parte do dia-a-dia de forma preventiva, como uma vacina.

Confira as principais orientações:
1. Instale grades ou redes de proteção nas janelas, sacadas e mezaninos.
2. Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar. O mesmo vale para móveis baixos perto de estantes e armários altos.
3. Instale portões de segurança no topo e pé das escadas. Se a escada for aberta, opte por redes ao longo dela.
4. Cuidado com chão liso e tapetes. Não encere o piso e providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões. Na maioria das quedas infantis atendidas nos postos do SUS, as crianças caíram do mesmo nível, ou seja, as quedas foram causadas por tropeções, pisadas em falso ou desequilíbrios.
5. Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são espaços de lazer.
6. Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.
7. O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas.
8.Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.
9. Proteja as tomadas com protetores específicos, baratos e facilmente encontrados em home centers, supermercados e lojas de produtos infantis. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham a proteção. Cuidado: as queimaduras elétricas podem ser graves, expondo a criança ao risco de morte e seqüelas.
10. Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.
11. Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão.
12. Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.
13. Para uma criança se afogar, bastam 2,5 cm de profundidade. Cuidado, portanto, com água em baldes e tanques, além de vasos sanitários e piscinas sem proteção adequada.
14. Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.
15. Antes do banho, teste a temperatura da água da banheira com a parte interna do cotovelo.
16. Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.
17. Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.

Reportagem do site TERRA:
Leia mais...
5

MINHAS PONTEIRINHAS

Olá amigas, minhas primeiras ponteirinhas ficaram prontas.
Tempos tirando moldes, recortando, queimando os dedos e... voi lá!!
Estão um mimo que a gurizada vai adorar.
Minha filha já escolheu a dela e disse que não devolve de jeito nenhum.
Esta primeira que fiz, é a Apple.
Tentei fazer ela como a bonequinha do blog, bem fofa e meiga. As cores foram inspiradas nela.
Faltaram alguns detalhes como a bolsinha, mas da próxima vou aprimorar.
Fiquei orgulhosa!!
MENINAS, TENHO RECEBIDO MUITOS RECADINHOS E VÁRIOS E-MAIL'S COM PEDIDOS DE PONTEIRINHAS, EU ADORARIA PUBLICAR OS MOLDES DESTE MATERIAL, MAS NÃO POSSO. EU COMPREI A APOSTILA E NÃO TENHO AUTORIZAÇÃO PARA DIVULGAÇÃO. O QUE É DE MINHA AUTORIA EU PUBLICO DE FORMA GRATUÍTA COM O MAIOR PRAZER, ADORO DIVIDIR COM VOCÊS.
AS MENINAS QUE TRABALHAM COM ESTA TÉCNICA, ESTÃO LIKADAS NO ESPAÇO "ARTESANATO" NA COLUNA AO LADO, ENTREM EM CONTATO E NEGOCIEM COM ELAS.
As 3 mosqueteiras

Oba, as cestinhas de Páscoa de uma turminha pra lá de especial ficaram prontas.
Um doce!!
O molde das cestinhas está mais abaixo

Pessoal este selinho veio da Maria João, do blog Peixinhos no sótão.
Um cantinho pra lá de mágico e belíssimo.
Visitem e confiram!
Muito obrigada!! Adorei!!
Leia mais...