4

Faixa dicionário - Atividade para alfabetização







RETIREI ESTA ATIVIDADE DA REVISTA NOVA ESCOLA, TODO ANO FAÇO COM MEUS ALUNOS E ELES AMAM.

As imagens são da minha salinha do ano passado, a sugestão é da revista nova escola, o único lugar para a faixa era no alto, mas durante as atividades ela ficava no chão. No início doa no, a faixa é preenchida com brinquedos, com a intenção de trabalhar letra inicial, no decorrer do ano ela é usada de diversas formas.
Alfabeto dos animais,dos rótulos e embalagens, dos nomes da turma, depende do projeto em vigor.
Simples, prática e muito fácil de fazer, a faixa do alfabeto pode se transformar em uma divertida ferramenta pedagógica.
Para aprender a lição, basta colocar a mão no bolso

Áurea Lopes
A idéia foi de um grupo de professoras da Escola Municipal de Educação Infantil Professor Hilário Pereira Magro Júnior, situada em Campinas, São Paulo. Batizado com o nome de faixa do alfabeto, esse instrumento didático feito de pano mais parece um divertido brinquedo.
Colorida e sempre à mão dos alunos, ela ajuda não apenas no processo de alfabetização mas também na sociabilização e na aprendizagem de diferentes disciplinas.
A faixa tem 26 bolsos representando as letras do alfabeto. Como um dicionário móvel, ela oferece um arquivo de letras e palavras que tiram dúvidas de ortografia e enriquecem as discussões das aulas. Se o assunto do momento são os dinossauros, por exemplo, uma ficha com a nova palavra é colocada no bolso da letra “D”.
AS CRIANÇAS AJUDAM A FAZER
Recortar as fichas é um bom começo de atividades

Manuseada com freqüência pelas crianças, a faixa pede um tecido que resista a muitas lavagens sem encolher. O pano também deve ser encorpado ou costurado com uma entretela, para não enrugar depois de pendurado.
Apenas como referência, anote estas medidas: 2,60 m X 0,90 m para a base e um quadrado de 0,20 m de lado para os bolsos. As 26 letras (incluindo o “k”, o “w” e o “y”, presentes em nomes próprios) podem ser de tecido e costuradas nos bolsos. Se preferir, pinte-as com tinta acrílica. Meça os ganchos da parede pela altura das crianças. Faz parte da atividade pedir aos alunos que recortem as fichas de cartolina ou papel cartão com figuras e palavras referentes.
JOGO DAS GARRAFAS
Aqui, além das fichas, você vai precisar de letras do alfabeto em tamanho-família, que podem ser feitas de cartolina ou papel cartão. Comece dividindo a classe em equipes de três ou quatro alunos. Retire fichas de todos os bolsos da faixa e as distribua, em quantidades iguais, a cada um dos grupos. Sorteie uma letra. A equipe que tiver uma palavra começando com a letra sorteada vai até a faixa e coloca a ficha no bolso dessa letra. Quem acertar ganha um ponto, representado por um troféu feito com o gargalo de uma garrafa de refrigerante.
BINGO DE LETRINHAS
Fichas, cartelas e letras avulsas são as peças deste jogo. Feitas de cartolina, as cartelas têm objetos desenhados na margem esquerda cujos nomes possuem o mesmo número de letras – sino e bola, por exemplo. As palavras referentes a esses objetos já estão na faixa. As letras avulsas são desenhadas em papel e coladas em tampinhas de refrigerante. O aluno deve procurar nos bolsos as fichas correspondentes aos desenhos e usá-las como referência para escrever as palavras com as tampinhas. Ganha quem completar a cartela antes.
PEQUENOS ILUSTRADORES
Esta atividade desenvolve não apenas a leitura e a escrita mas também a criatividade. Num trabalho individual, cada criança pode decidir quais os materiais de desenho ou de pintura que prefere. Assim que toda a turma estiver pronta, escreva duas ou três letras no quadro-negro e peça aos alunos que escolham uma. Cada criança deve buscar, na faixa do alfabeto, uma palavra que inicie com a letra que escolheu. Depois faz o registro dessa letra no caderno, em bastão ou cursiva, e representa a palavra num desenho colorido.
BRINCANDO DE MESTRE CUCA
Uma das aulas mais saborosas é a de culinária. Ao mesmo tempo que aprendem palavras e números, as crianças se deliciam com os pratos feitos por elas mesmas.
Depois de pedir aos alunos que tragam de casa algumas receitas, selecione uma mais simples e leia o texto para a classe. Cada aluno fica, então, encarregado de trazer um dos ingredientes e de fazer uma ficha correspondente para pôr na faixa. No dia da culinária, os ingredientes são colocados sobre uma mesa.
A primeira tarefa é encontrar na faixa as palavras correspondentes. Enquanto isso, escreva a receita no quadro-negro e, em seguida, peça a todos para Copiá-la no caderno. Ao lado das palavras dos ingredientes, cada aluno pode fazer uma ilustração espontânea. Depois, é hora de botar a mão na massa. Ao ajudar a dosar e misturar os ingredientes, a classe lida com noções de volume, peso e quantidade. Este é um exercício com forte tempero interdisciplinar, uma vez que, além da escrita e da Matemática, abre espaço para discussões que também envolvam princípios de Química e de Física.
CAÇA AO TESOURO
Antes de começar a aula, espalhe algumas fichas por mesas, cadeiras, pelas paredes, pelo quadro-negro e até pelo chão. Todas elas devem estar viradas do avesso, ou seja, com a palavra oculta. Assim que as crianças entrarem na classe, divida-as em dois grupos. Forneça para cada equipe uma ficha grande, também virada para baixo, contendo uma única letra. O jogo começa quando você der o sinal verde para as equipes desvirarem essas fichas maiores. A partir daí, os alunos saem à procura de palavras que iniciem com a letra que coube à sua equipe. Vence a competição o grupo que tiver colocado a maior quantidade de fichas na faixa.
TÁ quente ou FRIO?
Divida a classe em dois grupos, destinando uma cor para cada um. Cada aluno recebe uma ficha com uma palavra diferente. Em seguida, escolha você uma das palavras sem dizer qual é. Passe a dar dicas para que as crianças descubram de qual se trata. Comece com um alto grau de dificuldade e vá detalhando as informações aos poucos. Por exemplo: é um animal, é uma ave, é uma ave brasileira, seu hábitat é a Floresta Amazônica, a palavra tem a letra “a”... Entre as informações, introduza conceitos de Biologia, Geografia, História ou discuta um tema da atualidade, como a preservação do ambiente. Quando uma das equipes acertar a palavra, o “dono” da ficha vai até o quadro-negro mostrar aos demais como ela é escrita. Vence a equipe que adivinhar o maior

Fonte: Revista nova Escola

4 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

OLA, SEMPRE ENTRO AQUI PARA CONHECER NOVAS IDEIAS, E COMO TEM, QUE BOM. HOJE GOSTEI DO PAINEL DA GIRAFA PRA FAZER A MEDIDA DAS CÇAS, GOSTARIA SE POSSIVEL DO MOLDE.OBRIGADO. JULIANA

22 de setembro de 2009 às 21:30
educacaoinfanucleo2 disse...

Muito bom o seu blog, estou montando o meu agora e queria sugestões do que e como fazer para postar, para minhas colegas professoras, como faço pra expor minhas idéias no blog, gostaria que me ajudasse.

1 de outubro de 2009 às 10:41
lu disse...

Olá,parabéns
Adorei seu blog,suas idéias são demais.
Adoro trabalhar com jogos.
Se vc vender moldes entre em contato comigo
ludiasmota@hotmail.com
Desde já agradeço.

Bjs vc é10!!!!!!!!!!!!

12 de outubro de 2009 às 15:27
Daybe Trindade disse...

seu blog é ótimo e completo....tenho certeza que vai me ajudar muito...parabéns....

20 de janeiro de 2010 às 08:52

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!