Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

0

Rótulos são para geléias...

Este é o título de uma comunidade no orkut, acho que tem tudo haver com o que vou escrever mais abaixo, achei pertinente "plagiar" esta frase.
Há muito se fala em não rotular os alunos, ou seja, não emitir nenhuma opinião, sem antes conhecer de verdade, a criança e sua realidade. Mas nos dias de hoje, tão dominado pela estética, onde a beleza deve seguir padrões para ser reconhecida e comportamentos são moldados pela mídia. Como fugir destas ditaduras e aprender a conhecer melhor as pessoas?
Paulo Freire, em sua obra Pedagogia da Autonomia, fala que "ensinar exige respeito aos saberes do educando", diz também que "ensinar exige risco, aceitação do novo e rejeição a qualquer forma de discriminação". Entre outras brilhantes colocações, nos diz que antes de tudo, ensinar exige bom senso, humildade, curiosidade, respeito ao próximo e tolerância. Em outras palavras, nos orienta a não julgar um livro pela capa.
Como todos devem estar sabendo (e até acompanhando), esta semana a mídia noticiou muito o caso de Susan Boyle, uma Canadense de 47 anos (aparentando mais), que participou de um destes programas de auditório estilo "American Idol", mas que se chama 'Britain's got talent'. Assim que entrou no palco, foi desacreditada por sua aparência e por seu jeito de agir. Recebeu deboches da platéia e olhares incrédulos do júri. No entanto, assim que abriu a boca para cantar, surpreendeu todos com sua voz maravilhosa e perfeita. Não só provou que a plátéia não passava de um aglomerado de preconceituosos e cínicos, como nos provou que antes de emitir um juízo, é preciso conhecer e saber do que se trata.
Isso tudo me fez lembrar Gardner e sua inteligências múltiplas...
Quem quer ouvir esta talentosa artista, com um belíssimo coração, pode entrar no link abaixo e se deliciar vendo a cara de paspalho dos jurados.

0 carinhos recebidos:

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!