10

Dia da mentira



Extra - Dia da Mentira
Você já disse alguma mentirinha?
Já surpreendeu alguém contando a maior lorota?
Acha que mentir é a coisa mais horrível do mundo?
Pois, no dia 1.º de abril, você vai poder soltar sua imaginação e rir com seus amigos contando mentiras grandes, pequenas, cabeludas ou maluquinhas.
Mas lembre-se de gritar "1.º de abril!" antes que alguém leve a sério sua brincadeira!
História
Você sabia que o costume de contar mentiras no dia 1.º de abril teve sua origem na França? Pois é, os franceses mentem há muito mais tempo que nós! Antigamente, na França, o início do ano era comemorado em 1.º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o ano-novo passou a ser festejado em 1.º de janeiro. Imaginem só a confusão! Muitas pessoas não gostaram da mudança de data e continuaram a considerar o 1.º de abril como o primeiro dia do ano, mandando convites para festas, votos de felicidades...Nos anos seguintes, como forma de brincadeira, começaram a surgir nessa data convites para festas que não existiam e falsas mensagens de "feliz ano-novo". O costume se espalhou pelo mundo todo e, com o tempo, foram surgindo novas brincadeiras, até mesmo falsas manchetes de jornal e de televisão. Mas não se assuste, as mentiras são sempre leves, não prejudicam ninguém e deixam o Dia 1.º de Abril mais divertido.
Algumas verdades sobre as mentiras
* É possível enganar poucos por muito tempo e muitos por pouco tempo. Mas é impossível enganar todos o tempo todo.
- Essa verdade é muito usada pelo meu pai quando ele fala de política.
* Na boca de um mentiroso, até a mais pura verdade parece mentira.
Essa frase foi tirada da fábula "O Menino e o Lobo", que minha avó sempre conta. Você conhece essa história? Ela fala de um garoto, pastor de ovelhas, que ganhou um apito para pedir ajuda se algum lobo atacasse seu rebanho. O menino começou a apitar todos os dias só para pregar peças e rir das pessoas, pois, cada vez que ele apitava, todos corriam desesperados para ajudá-lo. Mas um dia um lobo faminto atacou o rebanho e o menino apitou, apitou e ninguém apareceu para socorrê-lo. Todos achavam que era mais uma de suas brincadeiras. Depois disso, ele deve ter aprendido a lição!
* Mentira tem perna curta. - Essa é a frase preferida da minha mãe. No Dia 1.º de Abril lembre-se disso, pois, para que esse dia seja legal e divertido, a mentira tem que ter a perna bem curtinha mesmo!

A maior mentira sobre as mentiras
* Mentir faz crescer o nariz. - Essa todo mundo conhece! Quando eu era pequeno, comi sozinho um pacote de biscoitos de chocolate e menti para minha mãe que o gato do vizinho é que tinha comido. Foi nesse dia que ouvi essa frase pela primeira vez. Achei aquilo tão verdadeiro que corri assustado até o espelho para ver o tamanho do meu nariz. Algum tempo depois, assisti ao filme do Pinóquio e descobri que a mentira que minha mãe tinha dito sobre o nariz crescer era pior do que a minha sobre os biscoitos. É claro que hoje todos sabem que dizer que o nariz vai crescer é apenas uma brincadeira, mas, na época, eu achei muito estranho alguém contar uma mentira para ensinar a outro que é feio mentir!

Mentirinhas para o Dia 1.º de Abril
Quer inventar histórias engraçadas e originais para comemorar o Dia da Mentira? Então, clique aqui e escreva e imprima o seu jornal, Edição Extra de 1.º de Abril. Hoje, o repórter é você! Mas, antes, leia algumas pegadinhas bem divertidas, testadas e aprovadas por mim. Você vai adorar!
Gostou desta informação?
Então visite o site:

10 carinhos recebidos:

Cíntia Maciel - SusPIRANDO Poesia disse...

Amiga querida do meu ♥ !

É tudo verdade o que vou dizer:

Estou passando por aqui simplesmente porque ...

* Adoro o teu "cantinho" ... é muito especial;

* Quero te desejar um ótimo dia;

* E te oferecer alguns selinhos ( Passe lá no meu blog ... estou esperando a tua visita )!!!!

Beijos ... beijos ... beijos !

1 de abril de 2009 às 07:06
Vânia Gomes disse...

Olá Márcia!!!!
Navegando pela net achei o teu blog, coisa mais fofa, cheio de informação. Estou cursando Pedagogia mas não trabalho ainda, por isso adorei suas dicas, que contribui muito p/ o trabalho do professor.
Tenho um blog de artes em geral, gostaria de receber sua visitinha.
Bjs e bom dia!

1 de abril de 2009 às 08:55
Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Adri disse...

Oi Márcia
Levei ontem nos correios a apostila...acho que em três dias chega. Aquele aspiral para recadinhos é de plástico, o bom é você usar o de metal na argila, ele é mais firme e aguenta mais peso. Compro na Linna de Porto Alegre, mas deve ter em qualquer casa de artesanato. Ah, adorei tua magrela...é bom saber que nosso trabalho serve de inspiração para muitas pessoas e fico mais feliz ainda quando elas reconhecem...obrigada de coração e muito sucesso com criatividade =) Qualquer dúvida entra em contato comigo tá. Bjooos

1 de abril de 2009 às 09:45
Curiosos à Vista! disse...

Olá ... Uffaaaa finalmente tudo acalmou por cá!!! E agora é tempo de deixar as visitas em dia! Adoreeeiiii as novidades, Parabénsss. Vim deixar um beijinho grande e Desejos de uma Páscoa Feliz, com muitas amêndoas e ovinhos de chocolate! Beijinhos grandes da professora Ana Cristina e dos Curiosos à Vista

3 de abril de 2009 às 12:10
Turma 4D - Teresa disse...

Oi Márcia Mais uma vez agradeço sua disponibilidade em me ajudar. Tou tentando fazer uma magrelinha com as suas dicas mas não tou gostando do resultado. Agora tou enviando meu email de novo pois o quando você envia p´ra mim e recebe de volta tá errado. O mail correcto é: mteresarodrigues@clix.pt
Bjs e obrigada mais uma vez.

3 de abril de 2009 às 16:38
Joninhas disse...

Gostei imenso deste post! Deixei um agradecimento especial para ti no meu blog!

Um beijo

4 de abril de 2009 às 14:48
Pousada Infantil Sonho Meu disse...

Tem um presente no nosso cantinho para esse blog lindo e maravilhoso!!!
Esperamos por vc!!!!
Bjs com gostinho de chocolate!!!

4 de abril de 2009 às 17:53
Regina Digilio Pagliarini disse...

Seu cantinho está maravilhoso! Querida como você deixou esse visual tão lindo?
Beijos!

14 de abril de 2009 às 23:13
Anônimo disse...

AMEI ESSE BLOG.
IDEIAS CRITIVAS.

25 de março de 2010 às 20:29

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!