Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

22

Volta às aulas - Decoração, ornamentação e organização da sala de aula

Olá amigas blogueiras
Chegou 2009 e estamos quase em fevereiro, é hora de preparar nosso planejamento e aguardar as crianças que estão retornando das férias.
A organização da sala e a decoração, podem contribuir com aprendizado e bem estar das crianças, portanto, é preciso pensar em um ambiente aconchegante e rico em estímulos.
A decoração da sala, deve ser feita de acordo com o interesse das crianças, mas isso não significa que ela precise estar vazia logo no primeiro dia. Alguns itens são fundamentais para recepcionar a gurizada.
Seguem algumas dicas:
Um ambiente alfabetizador, é aquele que insere a criança em um universo da escrita.
Os calendários (do mês, da semana, do tempo) e os painéis como chamadinha, rotina, painel de avaliação e outros, oferecem um primeiro estímulo.
No primeiro dia, devemos apresentar a escola, a sala e promover a interação das crianças, ótimo momento para falar da rotina da salinha e das atividades de cada dia, estabelecendo algumas regras de convívio.

Não esqueça, neste dia muitas crianças estarão em (re)adaptação, prepare lembrancinhas, brincadeiras e atividades onde as crianças possam interagir e relaxar. Algumas escolas permitem a presença das famílias no primeiro dia, convide-os a participarem de pelo menos uma brincadeira, assim a criança fica mais segura.
DICA DE LEMBRANCINHA
No primeiro dia, muitas professoras ainda não decoraram os nomes da turminha.
No lugar dos tradicionais crachás, podemos preparar estas viseiras. Espere as crianças escolherem a sua e depois escreva o nome. Até vocês confecionarem um novo crachá juntos, este será bem divertido. Desta forma, as crianças estarão em contato com as letras e as iniciais dos nomes da turma, um passo rumo a alfabetização.
ESPAÇOS DAS MOCHILAS, este cantinho também pode ser decorado e preparado com o nome da criança, desta forma, ela chegará com a sensação de que está sendo esperada e de que aquele espaço realmente pertence a ela.
Painéis com números, letras do alfabeto e plaquinhas de identificação na porta, prateleiras e cestos de brinquedos são extremamente necessários.
Você pode colocar ainda no primeiro dia, junto com as crianças, eles podem tentar ler o que está escrito e juntos vocês "etiquetarem" a salinha.
ALGUMAS BRINCADEIRAS:
Como é meu colega
Diga à classe que todos vão ganhar um retrato. Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança. Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem. Faça o retrato de todos. Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você. Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo. É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente. Recomendado para: Educação Infantil
DICA: Esta atividade, deu início ao Projeto Eu sou assim, meu corpo e minha identidade (ver nos arquivos antigos -"Projetos"), depois, foi feito a pintura e enfeite de cada boneco para que fossem ao baile de bonecos. Para trabalhar a coordenação motora, cada um dançou com seu boneco segurando-o para que não rasgasse ou caísse, foi muito lindo. O meu boneco, foi recortado em 4 partes e dele foi feito um quebra-cabeça para que trabalhássemos algumas partes do corpo. Eles adoraram. estas atividades envolvam e encanyam a turminha.
Os materiais que vamos usar
Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo quente, se o que procuram está perto, morno, se está a uma distância média, ou frio, quando estiver longe. Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.
DICA: Depois de brincar, fiz uma adaptação desta brincadeira para que a atividade continuasse. Desta vez, as crianças aguardaram do lado de fora da sala, apenas UM MATERIAL foi escondido, as crianças retornam e localizam o material escondido, quem acha, deve sentar imediatamente no chão, sem falar nada ou dar dicas aos demais. As primeiras vezes estão tão eufóricos que não aguentam, entregam o local ou sentam e ficam olhando, nas outras vezes eles cooperam mais.
Recomendado para: Educação Infantil
Meu nome é...
Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome. Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.
Recomendado para: Educação Infantil
DICA: Muitas outras brincadeiras podem ser realizadas diariamente com o crachá, para que identifiquem os nomes dos colegas e o seu. Todo dia pode haver uma dinâmica na hora da rodinha. Uma criança recebe o crachá e entrega as demais, a professora fala características física da criança da qual ela está segurando o crachá e os demais devem adivinhar quem é, misturar bem os crachás e deixá-los no centro da rodinha, cada criança acha o seu, entregá-los aleatoriamente e cada criança deve "ler" e entregar ao dono... enfim, sempre uso os crachás em outras atividades, eles se divertem muito.
Eu sou assim
Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente. Recomendado para: 1ª a 4ª séries
Quem é meu professor?
Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção. Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir). Recomendado para: 1ª a 4ª séries
Turismo na escola
Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito. Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função. De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas. Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários. Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos pontos turísticos da escola.
Recomendado para: 1ª a 8ª séries
Direitos e deveres
Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos. Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: Temos direito a... e Somos todos responsáveis por.... Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola que os alunos precisam conhecer e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes. Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.
Recomendado para: 1ª a 8ª séries
O que vamos aprender
Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranqüila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes. Recomendado para: 1ª a 8ª séries
Fonte: Revista Nova escola - edição de 2005
No site vivências pedagógicas, encointrei mais dicas
#Encontre uma música que cante a alegria e que você acredite seja significativa para crianças da idade com as quais você vai trabalhar. Distribua revistas para as crianças. Peça para que procurem imagens que provoquem boas sensações. Monte junto com as crianças um painel com as imagens que todos escolheram. Coloquem o painel num lugar privilegiado, acessível a todos. Sempre que precisar despertar boas sensações, mostrem o painel e conversem sobre as imagens.
#Converse com as crianças sobre os super-heróis (para adolescentes escolham personalidades ou personagens da literatura) que elas mais admiram, descubra exatamente o que eles admiram. Discuta sobre esses comportamentos e ou valores. Faça uma lista. Peça para que as crianças produzam uma história na qual a turma seja protagonista e que demonstrem tais comportamentos e valores. Sempre que precisar despertar todas as sensações que envolveram tal atividade, leia a história.
#SEMPRE leia para as crianças. TODOS OS DIAS.

#Crie analogias, tais como: aprender isso será tão fácil quanto tomar um copo de água (analise a pertinência da analogia). Peça para que as crianças façam o mesmo: aprender isto foi tão gostoso quanto? Provoquem este tipo de reflexão a todo o momento. Instigue seus alunos a trazer coisas de sua realidade.
Motive-os a perceber o quanto a escola está próxima de suas histórias, suas necessidades e suas vontades.

#Brinque. Prepare atividades em que as crianças possam utilizar todo seu potencial criativo. Utilize para isto todos os recursos disponíveis: o corpo em diversos tipos de brincadeiras; brinquedos e jogos.
Fonte: Site Vivências Pedagógicas, por Rosemeire Benedita da Silva
AINDA QUER MAIS?
O Espaço da criança tem muito mais
VISITE AS POSTAGENS ANTIGAS
Queridas amigas, este blog tem a missão de compartilhar idéias e dividir atividades e não pretende ferir os direitos de ninguém, algumas imagens foram retiradas do Picasa e não possuo a fonte, caso você seja a autora de algum destas imagens, entre em contato para que possamos corrigir e creditar a autoria.
As demais imagens se encontram no site OTC.

Profe Márcia


Image Hosted by ImageShack.us

22 carinhos recebidos:

Monique disse...

parabéns pelo niver do seu blog.
Estou entrando neste mundo agora
bjs
moniquescs@hotmail.com

22 de janeiro de 2009 14:45
Cristiana - BH/MG disse...

Nossa, estou encantada c o seu blog!!! Sou profa, c pouca experiência e estava mesmo procurando "ajuda" pela net e estou achando!!!
Adorei as sugestões de atividades p os primeiros dias! C certeza serei uma frequentadora assídua desse blog! Parabéns!!!

23 de janeiro de 2009 19:18
danniele_maciel disse...

Adorei descobrir este espaço e as dicas interessantes dele, que você continue realizando este trabalho maravilhoso.
Boa Sorte!!!

23 de janeiro de 2009 21:15
Vivi Souza disse...

Oi amiga! Seu blog, como sempre muito reachedinho de ótimas idéias. Adorei todas.
Estou vindo lhe informar q minhas férias acabaram
e estou ocupadíssima!
Agora, a Net só nas horas vagas. Então peço a sua compreensão,
caso responda os recadinhos e comentários com atraso.
Tenha um ótimo fim de semana. Bjs no coração.

23 de janeiro de 2009 21:50
Ana Grigolli disse...

OLÁ! GOSTARIA DE INFORMAR QUE OS PAINÉIS :COMO FUI HOJE DE AUTO-AVALIAÇÃO E OS DEPOIS ABAIXO, (TODOS NA MESMA FOTO) SÃO CRIAÇÃO E CONFECÇÃO DE ANA GRIGOLLI. GOSTARIA QUE FOSSEM RETIRADAS AS IMAGENS. POIS SÃO PROTEGIDOS POR DIREITOS AUTORAIS.
OBRIGADA

24 de janeiro de 2009 21:29
Profe Márcia disse...

Ana Grigolli, o teu pedido foi atendido, os painéis não estão mais na postagem.
Os materiais aqui postados, são para serem copiados e cedidos a outros profissionais, nada aqui é comercializado e sempre que sei a fonte, ela é devidamente citada.
Peço tua atenção para a divulgação de materiais em sites como o Picasa, pois é um site para compartilhamento e a política diz que todo o material que estivér lá e aberto para download e portanto não está protegido, visto que é um site de COMPARTILHAMENTO.
Teu trabalho é maravilhoso e muito útil, se estivér a venda e quiser divulgá-lo aqui, ou mudar de idéia, terei prazer em publicar com os devidos créditos, nome, telefone, link de site, etc.
Peço desculpas por ter publicado sem a devida autoria, abaixo são alguns dos links que eu localizei de onde posso ter copiado os painéis.

http://picasaweb.google.com.br/kikawcruz64/Chamadinha#

http://picasaweb.google.com.br/karlaprofebd/IDIASDEMUIRAIS#

25 de janeiro de 2009 01:02
Anônimo disse...

olá achei muito bom esse site..
sendo sincera me ajudou muito... pois estou tendo minha primeira sala e ainda sou muito inexperiente e estou apredendo muito com essas materias que vc posta tudo de bom e um feliz ano para todas nos...

29 de janeiro de 2009 19:31
elis disse...

Este blog é otimooooo!
Parabens. Voltarei mais vezes.

4 de fevereiro de 2009 18:21
Anônimo disse...

Seu blog é lindo, interessante e está sendo muito útil a mim.Acabei de me formar em Pedagogia e estou iniciando como coordenadora pedagógica, suas dicas estão sendo indispensáveis.
Seu entusiasmo e amor pelo q faz me contagia.....sinceros abraços, q Deus ta ilumine sempre!!!

14 de fevereiro de 2009 23:34
Kariny disse...

adorei o deu blog, é lindo também , parabéns pela sua criatividade e dedicação.

17 de fevereiro de 2009 15:15
Kariny disse...

Adorei seu blog, parabéns pela dedicação e em compartilhar conosco suas idéias.

17 de fevereiro de 2009 15:16
Anônimo disse...

Ola!!!
Adoro suas atividades vc e realmente 10...
Regina...

22 de fevereiro de 2009 17:32
Anônimo disse...

O seu blog além de lindo é maravilhoso!!!
Continue assim!!!!Pena que eu não consigo linkar o seu blog o meu...
bjs
CAMILA ( EDUCANDO COM AMOR - ARTESANATOEMEVA.BLOGSPOT.COM)

10 de abril de 2009 19:14
Anônimo disse...

ADOREI O SITE.....MUITO GRACINHA SOU PROFSSORA TAMBEM............

14 de abril de 2010 20:57
Anônimo disse...

Olá... sou mãe de aluno e a professora do meu filho é muito especial... como é aniversário dela, ela comentou dias atrás de um livro q perdeu, sobre uma galinha que ficava na janela... alguém sabe sobre este livro? Como é o nome dele? Grata

17 de março de 2011 12:04
Rosinalva Oliveira disse...

Parabéns tudo está muito lindo!

6 de janeiro de 2012 21:33
Das Dores disse...

Prô Marcia adorei seu blog,navegar nele mim enriquece muito ,pois esta sempre recheado de novidades.
Parabéns e continue esse 2012 com muita garra e novidades.
Que Deus te Abençõe.

7 de janeiro de 2012 22:56
edilma dos santos disse...

adorei a materia, vou experimentar!!!
quando aplicar em sala, retorno, novamente.
beijos
Edilma

9 de janeiro de 2012 17:32
riobertamordaminhavida disse...

Bom dia!!!
Agradeço o suporte que tem me dado!!!
Valeu muito. Parabéns!
um abraço.

19 de janeiro de 2012 10:20
Anônimo disse...

é sempre maraviloso descobrir coisas novas para incluir en nossa sala de aula principalmente no inicios que é um periodo de adaptação e mais especial aindo é saber que existem muitas pessoas dispostas a alegrar essa garotade que muitas veses estão o dia inteiro longe do amor e carinhjo dos pais e acbam se sentindo feliz em poder está em ambiente tão especila, agradavél e feito especialmente para eles parabens você é uma pessoal mesmo especial.

25 de janeiro de 2012 10:05
carli disse...

Adorei as dicas e sugestões, serão de grande valia.bjs

4 de fevereiro de 2012 21:52
Mel disse...

Amei obrigada!" Parabéns pelo blog!

15 de abril de 2012 12:53

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!