Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

9

Formatura no jardim de infância

ATENDENDO PEDIDO DA MERCIA
Sugestões para organizar a formatura dos pequenos
FORMATURA DO JARDIM/PRÉ-ESCOLA OU NÍVEL B
Atenção colegas, eu ainda não organizei a formatura da minha turminha, pois será só no dia 18 de dezembro e ainda temos outros projetos neste caminho. Mas deixo aqui, algumas sugestões que fui recolhendo para utilizar neste ano. Bom proveito!!!
IDÉIAS PARA CONVITES



SUGESTÃO PARA O ENFEITE DE MESA, PARA MARCAR AS MESAS DE CADA CRIANÇA

OUTRA IDÉIA PARA MARCAR AS MESAS DE CADA CRIANÇA É COLOCAR OS ENFEITES DA MESA NOS COPOS. PODE-SE COLOCAR O NOME DO FORMANDO NO CHAPÉU



ENFEITE PARA O PALCO E SALÃO DE FESTA



SUGESTÕES DE LEMBRANCINHAS PARA A GURIZADA




As formaturas seguem mais ou menos a mesma forma de apresentação

Chamar as crianças para entregar o diploma - cerimônia

Depois as crianças podem apresentar uma música. Para ficar divertido, é interessante chamar os pais para fazerem uma brincadeira ou cantarem uma música e fazer uma homenagem para seus filhos.

Um abraço a todas

Márcia

Leia mais...
43

Projeto primavera - Atividades para a primavera

Em setembro, é hora de comemorar a chegada da primavera.
Um ótimo momento para convidar a turminha a observar a natureza e suas mudanças, ficando atento ao rítmo da vida.
A percepção e valorização do meio ambiente, devem ser um projeto que dura o ano inteiro, mas é útil aproveitar a estação das flores, para sensibilizar os pequenos para a importância da preservação.
APROVEITE PARA FAZER JOGOS E CONFECÇÕES COM SUCATAS NESTA DATA
PROJETO AMBIENTAL RECICLANDO IDÉIAS

JUSTIFICATIVA:

A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc,
poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.

OBJETIVOS GERAIS
:

*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental;
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.

ALGUNS TEMAS ABORDADOS:

SOLO: O que é solo?
Alguns tipos de solo (areia, barro, argila...)
Poluição do solo e conseqüências

LIXO: O que é lixo?
Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação
Lixo tóxico e conseqüências
Coleta de lixo e armazenamento( lixo industrial e médico)

ÁGUA: Onde encontramos?
Para que utilizamos?
De que formas podemos encontrá-la? (os estados)
Conseqüências de sua poluição

RECICLAGEM: De embalagens de isopor
De caixas de ovos
Sucatas variadas
Embalagens de refrigerante

PLANTAS:
Como crescem?
Suas utilidades?
Plantas que utilizamos na alimentação?
Plantas medicinais


Utilidades das plantas:
Alimentação: árvores que produzem frutas, sementes e legumes. Realizar o mural de sementes e grãos com o nome da árvore e da fruta ou legume ao qual pertencem.
Remédios: Coletar folhas, sementes, cascas e raízes (ervas, chás e temperos).
Perfumes: Muitas plantas são utilizadas na confecção de perfumes, pesquisar sobre elas.
Utilidade: Purificação do ar, sombra, conservação da umidade da terra e produção de oxigênio.


ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES:


*Criação de uma patrulha ambiental encarregada de fiscalizar os ambientes e as pessoas que ele ocupam;
*Conversação, debate, pesquisa e atividades que motivem a descoberta do meio;
*Confecção de roupas e acessórios utilizando sucatas;
*Desfile das peças confeccionadas;
*Leilão das peças confeccionadas com sucata;
*Máscaras de papel machê;
*Apresentação de teatro utilizando as máscaras;
*Separação do lixo seco e orgânico;
*Música;
*Experiências
*Horta ecológica;
*Construção do Zé cabelo;


DICAS: Nas revistas de Educação Infantil tem bastante atividade para realizar utilizando sucata. REVISTA "GUIA PRÁTICO PRA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL"

Carimbos: dez 2003 p 14 e 15.
Meios de transportes: set 2003 pg 12 e13/ junho 2003 pg 8 e 9
Animais: junho 2003
Higiene bucal: julho 2003
Instrumentos musicais: junho 2003 pg 10 e 11
Quadrinhos: junho 2003 pg 12

# Recolher várias folhas no pátio ou em torno da escola, em sala, comparar as folhas, concluir que as folhas são igual as pessoas, cada uma é diferente, em sua forma, tamanho, cor, textura e utilidade. Existem plantas que podemos usar na alimentação, outras podemos utilizar como medicamento, algumas plantas servem para enfeitar e nos proporcionar a sombra. Depois de conversar sobre as folhas colocá-las em baixo de uma folha de ofício e com o giz de cera deitado pintar esta folha, para surpresa das crianças aparecerá o contorno das folhas. Para turmas mais avançadas pode-se elaborar um álbum com as folhas e o nome das árvores as quais pertencem e sua utilidade (alimentação, medicamentos, decoração, sombra, madeira...);
# Plantio de sementes (arroz, feijão, lentilha) para que as crianças observem seu desenvolvimento (sua partes como raiz, caule, folhas...) e o que necessitam para crescer (água, ar e luz). È importante fazer uma experiência com os pequenos, cada um planta sua sementinha em um potinho com algodão e coloca em uma janela para receber água e luz, a professora faz outros 2 potinhos onde um não receberá água e o outro não receberá luz, assim poderão perceber o que as plantinhas necessitam para crescer. Os mais velhos podem registrar com desenhos as suas observações;
# É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
# Alguns plantas são cultivadas e crescem com o uso de agrotóxico, que é semelhante ao remédio que tomamos quando estamos doentes, só que mais forte. Mostre para as crianças a importância de consumir alimentos limpos. Uma boa atividade é a manutenção de uma horta ecológica, com alimentos a serem utilizados nas refeições oferecidas pela escola. Incentivá-los no plantio de árvores frutíferas, plantadas ao redor da escola também auxilia a despertar nos pequenos a consciência ecológica.
# Existem materiais que podem ser reaproveitados, assim, evitamos o desperdício e exploração desnecessária dos recursos naturais, chamamos de reciclagem. Uma ótima atividade é a separação de todo lixo da escola e lixeiras separadas (lixo seco e lixo orgânico), construções significativas com sucatas são excelentes recursos didáticos, veja algumas sugestões:
· Utilizando garrafas de 2 litros plásticas podemos fazer porta lápis, porta papel higiênico, floreiras, vai e vém, bilboquê e muitas outras coisas que nossa criatividade permitir;
· Utilizando o lacre das latinhas podemos construir roupas, gravatas, pulseiras etc...
· Com caixinhas e potes de conservas podemos forrá-los e enfeitá-los usando-os para guardar brinquedos e jogos;
·Com potinhos de iogurte podemos confeccionar um jogo da memória,
·Com caixinhas de fósforos podemos construir um jogo da velha.
·Com tampinhas plásticas podemos construir um jogo de damas.

# A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “ folhas “ serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.
# Com sucata construir roupas e outros objetos utilitários, com bandeja de isopor (fundo de pizza ou fundo de carnes) construir quadros para os pais enfeitarem a parede. Depois fazer um leilão das obras de arte para arrecadar fundos para a escola.
# Campanha de conscientização no bairro, visitar as casas e conversar com os moradores sobre desperdício de água para lavar calçadas ou carros e sobre a coleta seletiva de lixo ( a ABEPAN fornece panfletos e os horários dos caminhões para a coleta de lixo reciclável). Cada turma fará uma limpeza na escola e em torno da mesma, os menores recolhem lixo do pátio e em volta a escola, os maiores podem fazer a volta na quadra.
# Escrever uma carta para o prefeito solicitando uma lata de lixo grande com a separação dos lixos, para ser colocada na frente da escola e servir toda a comunidade.
# O projeto pode ser encerrado no dia da árvore, juntamente com uma campanha conscientizando os motoristas sobre os perigos do trânsito. Um lugar ideal é em frente aos bombeiros, conversar no Detram com a Fabiana, ela oferece vários azuizinhos além de barreiras para que as crianças fiquem seguras na hora de conversar com os motoristas. Sugiro solicitar mudinhas de árvores frutíferas na ABEPAN, para entregar aos motoristas, juntamente com a seguinte frase: “ Cada flor que nasce, cada criança que chega ao mundo, traz a grande notícia: Deus ainda não está cansado dos homens. PRESERVE A NATUREZA”. Colocar a logomarca da escola em cada mensagem.


GINÁSTICA HISTORIADA

Cada criança deve dramatizar a história, na medida em que a educadora vai narrando, alguns podem ser a menina, outros a sementinha, outros a chuva e outros o solzinho, ou as crianças podem ser a sementinha, enquanto a educadora dramatiza os personagens restantes.

Era uma vez uma menina que se preocupava muito com as plantinhas, certo dia ela cavou um buraquinho na areia bem fofa, dentro dele colocou uma linda sementinha, ( agora as crianças serão a sementinha). A sementinha era bem pequenina e estava toda encolhidinha, como que se estivesse sentindo muito, muito frio, mas ficou paradinha ali na terra fofinha como se estivesse dormindo. De repente começou a sentir uma sensação muito agradável, a sementinha então, se sentia protegida. Logo pela manhã o sol chegou, seus raiozinhos aos poucos penetraram a terra e aqueceram a sementinha, que acordou com o calorzinho. Quando veio a chuva suas gotinhas fininhas penetraram a areia fofinha e deram um gostoso beijinho na sementinha, feliz, a sementinha começou a erguer seus bracinhos, procurando pelas gotinhas de chuva e pelo calorzinho do sol. Aos poucos a plantinha começa a ganhar folhinhas.
A noite chega e a lua prateada joga o orvalho para a plantinha, que logo estica suas folhinhas para recebê-lo e é saudada pelas estrelas. Cada dia que passava, a plantinha crescia mais, mais e mais. Suas raízes ficaram profundas, bem dentro da terra, seu caule estava grande e forte e sustentava muitas folhas, toda vez que ventava ela segurava as folhinhas para lá e para cá... ( Utilizar a música a sementinha, Beto Hermann)

A SEMENTINHA: ( Jograu)

Era uma vez uma sementinha... Tão pequenina e tão simplesinha,
Com carinho foi plantada e com amor foi cultivada.
De repente o que aconteceu?
Uma plantinha de lá nasceu. Uma bela árvore agora vai se tornar
Junto conosco ela vai crescer, bons amigos iremos ser!!!















OBS: ESTAS IMAGENS foram retiradas de revistas de educação infantil e do picasa, este blog não pretende ferir o direito de imagem de ninguém, meu objetivo é apenas compartilhar idéias e enriquecer planejamentos. Se alguém for o autor de alguma da simagens acima, entre em contato pelo mural de recados ou deixo um comentário comprovando a posse da imagem que eu terei o prazer de colocar a fonte.
Dica de materiais:
DICA DE PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE:
Leia mais...
9

Atividades para imprimir sobre o folclore












Leia mais...
2

Projeto Folclore - Atividades sobre o folclore para o maternal e jardim




O que é Folclore?
Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do Brasil.
Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas.
Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.
CADA REGIÃO E CIDADE, POSSUEM SUAS LENDAS, MITOS, MÚSICAS E TRADIÇÕES, QUE FAZEM PARTE DO SEU ACERVO FOLCLÓRICO.

O folclore é uma manifestação baseada em conhecimento popular que tem múltiplas expressões: cantigas de rodas, brincadeiras, canções de ninar, jogos, remédios caseiros, culinária, mitos, lendas e parlendas.
As atividades folclóricas são muito importantes para manter a tradição e a unidade de um povo. Além disso, o acesso da criança a esse universo propicia também o desenvolvimento da imaginação, da fantasia e da ludicidade.
CANTIGAS DE RODAS
Alguns exemplos de cantigas de roda:

Caranguejo
Caranguejo não é peixe
Caranguejo peixe é Caranguejo não é peixe
Na vazante da maré.
Palma, palma, palma, Pé, pé, pé Caranguejo só é peixe, na vazante da maré!
Ciranda
Ciranda, cirandinha, vamos todos cirandar, vamos dar a meia-volta, volta e meia vamos dar
O anel que tu me deste era vidro e se quebrou
O amor que tu me tinhas era pouco e se acabou
Por isso, D. Fulano (SUBSTITUIR pelo nome da criança) entre dentro dessa roda
Diga um verso bem bonito, diga adeus e vá-se embora
A ciranda tem tres filhas
Todas tres por batizar
A mais velha delas todas Ciranda se vai chamar
Escravos de Jó
Escravos de Jó Jogavam caxangá
Tira, bota, deixa o Zé Pereira ficar.
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá
Guerreiros com guerreiros fazem zigue zigue zá.
A linda rosa juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil, juvenil
A linda Rosa juvenil, juvenil.
Vivia alegre no seu lar, no seu lar, no seu lar
Vivia alegre no seu lar, no seu lar.
Mas uma feiticeira má, muito má, muito má
Mas uma feiticeira má, muito má.
Adormeceu a Rosa assim, bem assim, bem assim
Adormeceu a Rosa assim, bem assim
Não há de acordar jamais, nunca mais, nunca mais
Não há de acordar jamais, nunca mais.
O tempo passou a correr, a correr, a correr
O tempo passou a correr, a correr.
E o mato cresceu ao redor, ao redor, ao redor
E o mato cresceu ao redor, ao redor.
Um dia veio um belo rei, belo rei, belo rei
Um dia veio um belo rei, belo rei.
Que despertou a Rosa assim, bem assim, bem assim
Que despertou a Rosa assim, bem assim.
(a última estrofe tem 3 versões diferentes para brincarmos com as crianças:)
E batam palmas para o rei, para o rei, para o rei
E batam palmas para o rei, para o rei.
ou
Digamos ao rei muito bem, muito bem, muito bem
Digamos ao rei muito bem, muito bem.
ou
E os dois puseram-se a dançar, a dançar, a dançar
E os dois puseram-se a dançar, a dançar

DICA do blog: Para a música escravos de Jó, ofereça um pedacinho de madeira para cada criança, no rítmo da música, cada criança coloca a sua madeira na frente da criança que estiver ao seu lado direito e assim, durante toda a música.

A Cantiga de Roda LINDA ROSA JUVENIL é para cantar e brincar: as crianças formam uma roda; uma delas vai para dentro da roda, e é a "Rosa" outras duas ficam fora da roda e serão a "Feiticeira" e o "Rei". Seguindo as estrofes da música, cada criança deve agir de acordo com o seu personagem. Aquelas que estão na roda, devem girar e cantar ao redor da Rosa.




PARLENDAS
Alguns exemplos de parlendas:

Um, dois, feijão com arroz.
Três, quatro, feijão no prato.
Cinco, seis, chegou minha vez
Sete, oito, comer biscoito
Nove, dez, comer pastéis.
-----------------------------------
Serra, serra, serrador! Serra o papo do vovô!
Quantas tábuas já serrou?
Uma delas diz um número e as duas, sem soltarem as mãos, dão um giro completo com os braços, num movimento gracioso. Repetem os giros até completar o número dito por uma das crianças.
-----------------------------------
Um elefante amola muita gente...Dois elefantes... amola, amola muita gente...Três elefantes... amola, amola, amola muita gente...Quatro elefantes amola, amola, amola, amola muito mais...(continua...)
------------------------------------
– Cala a boca!– Cala a boca já morreU
Quem manda em você sou eu!
------------------------------------
- Enganei um bobo...Na casca do ovo!
------------------------------------
Dedo MindinhoSeu vizinho, Maior de todos Fura-bolos Cata-piolhos.

TRAVA-LÍNGUAS
*Pedro tem o peito preto,
O peito de Pedro é preto;
Quem disser que o peito de Pedro é preto,
Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.
*A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
*Um ninho de mafagafos, com cinco mafagafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será.

*Chupa cana chupador de cana na cama chupa cana chuta cama cai no chão.
*Pinga a pipa
Dentro do prato
Pia o pinto e mia o gato.
*O rato roeu a roupa do rei de Roma.
*Três pratos de trigo para três tigres tristes.

*Sabendo o que sei e sabendo o que sabes e o que não sabes e o que não sabemos, ambos saberemos se somos sábios, sabidos ou simplesmente saberemos se somos sabedores.

*O Tempo perguntou pro tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu pro tempo que o tempo tem o tempo que o tempo tem.


DICA do blog para brincar com trava-línguas:
Dê para a criança uma rolha, ela deve recitar O TRAVA LÍNGUA o mais rápido possível, com a rolha entre os dentes. Fica bem divertido.

MÚSICA PARA BRINCAR


Aratatá
Aratatá, aratatá. Zug, zug aratatá
Auêe, auêe, auêe
Zug, zug, aratatá
Outra Versão:
Aram sam sam
Aram sam sam
Guli guli
Guli guli guli ram sam sam
Forme um círculo com as crianças. Invente uma melodia ou fale a letra da música de forma ritmada. Depois, explique que, ao pronunciar "aratatá", os alunos devem tocar os joelhos. Ao dizer "zug", devem tocar os ombros e, ao cantar "auêe", devem movimentar os braços.
Ou
no "Aram" devem tocar os joelhos, no "Guli" devem coçar o queijo e a cabeça.
Após algumas rodadas, altere os comandos da brincadeira.
Diga aos alunos que "aratatá" passa a ser a ordem para tocar o joelho do vizinho da direita.
E "zug" passa a ser o sinal para tocar o ombro do vizinho da esquerda.
O toque despretensioso entre eles é uma forma de livrar as crianças de preconceitos que possam existir.
As poucos complique as regras: todos devem cantar e fazer a roda girar, caminhando no ritmo da música. Os comandos passam a ser "aratatá" para tocar o joelho de quem vem atrás e "zug" para tocar o ombro de quem vai à frente, etc..




FONTES:


Leia mais...
6

ATIVIDADES PARA O DIA DOS PAIS - CRONOGRAMA PARA A FESTA

Cada dia desta semana, a turminha fará uma surpresa para o PAPAI.
O presente será uma garrafa de água plástica, com o desenho da criança, que foi para uma gráfica e será impresso em papel plástico adesivo.

SEGUNDA FEIRA
Como estou trabalhando as olimpíadas - tangran - formas geométricas, as crianças irão realizar uma releitura da Obra do artista ROMERO BRITO
Cada criança receberá um PEDAÇO DE ISOPOR E COLA COLORIDA (PLASTICOR), para fazer a sua obra, que será usada para montar um painel NO DIA DA FESTA.
O tema deste painel é: PAI, SABE O QUANTO EU TE AMO?
O tema, será uma entrevista com os pais - cada criança deve fazer o máximo de perguntas que o puder, com o objetivo de descobrir tudo que o Papai gosta.
Saiba mais sobre Romero Brito: http://www.britto.com.br/index2.htm

TERÇA-FEIRA Hoje, será realizada uma hora do conto com o livro O QUANTO EU TE AMO.
Conversaremos sobre como o nosso pai é, o que gosta de fazer, time que torce etc...
Cada criança fará uma imitação do seu pai.
Depois, faremos um enfeite de porta, para o Papai colocar na porta quando estivér descansando, para que ninguém o perturbe.
QUARTA-FEIRA:

É dia de montar um livro cartão, para dar junto com o presente. Na segunda as crianças levaram de tema uma entrevista para fazer com o Papai, hoje, a entrevista será colocada em um lindo cartão que iremos decorar com técnicas variadas.

Eu e o meu pai - desenho livre da criança

Meu pai - recortar de revistas, partes do corpo que se parecem com seu pai, para montar um - abaixo escrever o nome do pai - colado com alfabeto móvel ou letras de revistas

Presentes que o meu pai merece - recortar de revistas e desenhar

Cosinhas que ele saboreia - recortar de folhetos de supermercado, comidas que o Papai gosta

QUINTA-FEIRA

Um diploma para o PAPAI


SEXTA-FEIRA

Imã de gelafeira para os recadinhos do Papai

FESTA DO DIA DOS PAIS - CRONOGRAMA

BOAS-VINDAS - MENSAGEM

Este homem que eu admiro tanto,com todas as suas virtudes e também com seus limites.

Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de históriastraz em seu coração tantas memórias,espalha no meu caminhar muitas esperanças,certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,mas também, às vezes, silencioso e pensativo,homem de fé e grande luta,sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,meu pai, com quem aprendo a viver.Pai, paizinho, paizão...meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho, feito de lutas e incertezasmas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!

MÚSICA DA APRESENTAÇÃO

MEU VELHO AMIGO - BALÃO MÁGICO
Um passarinhoMe acordou cedinho

Cantando lindoQue nem rouxinol

E o céu sorrindoAzul, azul, limpinho

Abriu caminhoPra passar o sol

Um dia lindoCom todas as cores

Um arco-írisGarantiu que sai

E o bem-te-vi disseQue viu as flores

Vindo enfeitarO dia do papaiAmigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar

Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais

Eu convidei o gato

E o cachorro

Nem um amigoVai poder faltar

Super-herói, tambémTarzan e Zorro

E o Pererê não vai poder mancar

Vai ter peladaE muita brincadeira

Toda alegria vem nos visitar

Queria tantoQue esta festa inteira

Fosse um presente

Pra poder te dar

BRINCADEIRAS

BOLA NO CESTO: A equipe que fizer o maior número de pontos, numa cesta de basquete, no decorrer de 1 minuto.

CORRIDA DE VASSOURAS: 1 cadeira ( para marcar o retorno ) e algumas vassouras. Cada equipe recebe 1 vassoura.
Um dos alunos deverá sentar-se sobre a vassoura e segurar no cabo.
O seu pai o puxará até dar a volta no cone e chegar à linha de partida
(que também será a linha de chegada).
Dê a largada para que inicie a corrida. Se algum, participante cair da vassoura, terá que voltar de onde caiu e seguir novamente.

ESTOURA BEXIGA: Amarrar bexigas coloridas nas pernas de pais e filhos e ao som de uma música dançante os participantes enquanto dançam tentarão estourar as bexigas dos demais.

NÓ DO AFETO - Pais e filhos em uma roda, dão as mãos aleatoriamente, farão um grande nó. Para sair, nõ podem soltar as mãos e precisam pensar juntos em estratégias para desfazer este nó.

OBS: MAIS ATIVIDADES, NAS POSTAGENS ANTIGAS DESTE BLOG.

A ORIGEM DO DIA DOS PAIS

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

Fonte:http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml




Leia mais...
6
Este selinho foi um mimo da colega Sandra - Blog Jardim da Profe Sandra
http://profsandrapedagogainfantil.blogspot.com/


Com o Prêmio Dardos se reconhecem os valores que cada blogueiro mostra, em cada dia, no seu empenho por transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. Que em suma, demonstram a sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre as suas letras, entre as suas palavras.

O Prémio Dardos tem certas regras:

1. Aceitar exibir a distinta imagem

2. Linkar o blog do qual recebeu o prêmio

3. Escolher quinze 15 blogs para entregar o prêmio



Agradeço esta homenagem carinhosa e fico mmuito feliz, pois estes selinhos, ajudam a manter viva e vontade de compartilhar e trocar idéias sobre educação.



Vou deixar esta homenagem para as blogueiras que também batalham por melhor a educação nesta blogesfera:
http://xururucasnacreche.blogspot.com/ -Os xurucas na creche - Simone
Leia mais...