Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

5

Semana da Pátria - Comemorando o 7 de setembro

Para o desfile, que acabou não saindo devido ao tempo ruim, os meninos ganharam um chapéu ( que confeccionaram com uma dobradura e pintaram com guache esponjado) e uma gravata de E.V.A, já as meninas, chapéu e uma faixa, com acabamento da bandeira do Brasil.
Muito divertimento na hora de preparar o material e muita tristeza ao receber a notícia de cancelamento do desfilo por causa da chuva... enfim, teremos outras oportunidades.


SEMANA DA PÁTRIA 7 DE SETEMBRO

Durante um tempo, D.Pedro seguiu ordens da corte portuguesa, mas acabou percebendo que as leis vindas de Portugal pretendiam transformar o Brasil novamente em uma simples colônia.
Os políticos portugueses exigiram que D. Pedro voltasse imediatamente para Portugal.
No Brasil, os defensores da independência iniciaram uma campanha pedindo que o príncipe regente permanecesse em nossa terra.
No dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu um abaixo-assinado pedindo-lhe que ficasse. Ele atendeu ao desejo do povo declarando: "Como é para o bem de todos e felicidade geral da nação diga ao povo que fico".Com esse ato, D.Pedro atendeu aos interesses dos ricos fazendeiros brasileiros.D.Pedro permaneceu no Brasil e esse dia passou para a nossa história como o Dia do Fico.
Os brasileiros continuaram em campanha política para que o Brasil se tornasse independente de Portugal.
No dia 7 de setembro de 1822, D.Pedro fez uma declaração oficial de independência,afirmando assim seu acordo com os brasileiros. Nos meses seguintes, os brasileiros venceram facilmente o ataque das tropas portuguesas, com apoio inglês.
Em pouco tempo, vários países da América, que já haviam se libertado do domínio europeu, apoiaram oficialmente nossa independência.D.Pedro tornou-se o primeiro imperador do Brasil, com o título de D.Pedro I.O Brasil passou a ser uma monarquia, uma forma de governo em que os poderes são exercidos pelo imperador ou rei.

A imagem acima foi retirada de um álbum do Picasa que eu não lembro o nome, se for de autoria de alguém, é só me avisar que eu coloco os devidos créditos.










ATIVIDADES PARA O 7 SETEMBRO






A Espanha através de Napoleão Bonaparte havia invadido Portugal e D.João VI precisou se refugiar em território brasileiro, juntamente com a sua família, passado algum tempo, vencido as tropas de Napoleão, Portugal ficou livre e os Portugueses exigiram a volta da família real.
Dom João voltou, mas deixou o seu filho como, Dom Pedro I, como príncipe regente no Brasil.
Os Portugueses percebendo o progresso no Brasil e a estima que o povo tinha pelo príncipe exigiram que ele voltasse para Portugal, e o Brasil voltasse a ser colônia.
No dia 7 de setembro de 1822, Dom Pedro recebeu uma correspondência de Portugal, ao ler sentiu-se indignado e gritou para os que o acompanhavam;
“Laços fora,soldados. As cortes querem mesmo escravizar o Brasil. Cumpre portanto, declarar já a nossa independência.
Desde este momento, estamos definitivamente separados de Portugal: INDEPENDÊNCIA OU MORTE SEJA A NOSSA DIVISA”.
Voltando ao RJ, Dom Pedro foi aclamado e coroado imperador do Brasil. Mas algumas províncias não aceitavam a independência. Houve muitas lutas até que a independência se consolidasse em todo território.
Muita gente critica a denominação dia da independência, afinal são tantas as limitações a que o Brasil está submetido. Essas pessoas interpretam o verbete INDEPENDÊNCIA em seu significado literal.
Dia da independência foi uma expressão usada para batizar o 4 de julho de 1776, data de assinatura da declaração de independência, documento histórico em que as 13 colônias inglesas que iriam constituir os Estados Unidos da América, justificavam as razões que as levavam a romper com o sistema de governo da Grã Bretanha. Independência neste caso era usada no sentido político. Significava o direito de um país auto governar -se, de produzir as suas próprias leis. Era sinônimo de emancipação.
Daí para frente, a expressão passou a ser utilizada por todos os países do continente americano, ou fora dele, para denominar a data em que proclamava a sua autonomia política, o fim da submissão ao regime colonial.

Este é o único feriado nacional cujo a comemoração, anualmente repetida, conta ainda hoje, com alguma participação popular, pena que aparentemente, tudo se passe em função dos desfiles militares e escolares, nos quais os alunos são obrigados a participar, pois em troca recebem pontos em suas médias bimestrais, esses desfiles são a tradição que resiste à agonia dos valores que deveriam confirmar a identidade nacional.


obs: O HINO DA INDEPENDÂNCIA É DIFERENTE DO hINO DO bRASIL.

Letra de: Evaristo da Veiga

Música de: D. Pedro I.
Já podeis, da Pátria filhos,

Ver contente a mãe gentil;

Já raiou a liberdadeNo horizonte do Brasil.
Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.
Os grilhões que nos forjava

Da perfídia astuto ardil...Houve mão mais poderosa:

Zombou deles o Brasil.
Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.
Não temais ímpias falanges,

Que apresentam face hostil;

Vossos peitos, vossos braços

São muralhas do Brasil.
Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.
Parabéns, ó brasileiro,

Já, com garbo varonil,

Do universo entre as nações

Resplandece a do Brasil.
Brava gente brasileira!Longe vá... temor servil:

Ou ficar a pátria livre

Ou morrer pelo Brasil.

5 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Oi minha flor, eu a-do-ro o seu blog.
Fui votar que achei a atividade magnífica e sem querer cliquei no não gostei, tentei mudar mas não foi permitido. Peço MIL desculpas.
É impossível não gostar do seu material, teria que ser louca ou muito invejosa.
Fiquei tão inspirada com o que vi, que fiquei com uma pontinha de vontade de montar um blog para mim.
Em breve voltarei para conferir o que foi colocado aqui.
Um abraço
Janaína Barbosa

5 de setembro de 2008 07:45
Maria Fátima disse...

Vocês, que possuem blogs, muitas vezes são a nossa salvação devido à correria do dia a dia nem sempre temos tempo de pesquisar materiais para nossos alunos.
Sou professora do segundo ano, em Uberaba MG, e sempre procuro passar aos alunos materiais interessantes e de boa qualidade, e assim recorro aos blogs como o seu.
Parabéns pelo seu excelente material
Um abraço
Maria Fátima

5 de setembro de 2008 10:46
Cantinho Alternativo e Lúdico disse...

OLá amiga, não sabia que o projeto era seu, mas de qualquer forma quero te parabenizar pelo belíssimo projeto e agradecer a contribuição.
Se tiver mais e quiser contribuir ficarei grata.
Um beijão.
Greice

8 de setembro de 2008 19:15
Anônimo disse...

Olá, como uma boa professora gaúcha, você poderia colocar sugestões para projetos Semana Farroupilha.. obrigado por este blog tão interessante..

15 de setembro de 2008 08:05
Dani disse...

Amei este Blog, Muito especial !
Parabéns pelas atividades e Muito obrigada por compartilhar com todos o seu dom e seu Talento de alegrar a vida das crianças!

Felicidades !!!
Profº Daniele

29 de agosto de 2009 00:51

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!