Projeto primavera - Atividades para a primavera
Em setembro, é hora de comemorar a chegada da primavera.
Um ótimo momento para convidar a turminha a observar a natureza e suas mudanças, ficando atento ao rítmo da vida.
A percepção e valorização do meio ambiente, devem ser um projeto que dura o ano inteiro, mas é útil aproveitar a estação das flores, para sensibilizar os pequenos para a importância da preservação.
APROVEITE PARA FAZER JOGOS E CONFECÇÕES COM SUCATAS NESTA DATA
PROJETO AMBIENTAL RECICLANDO IDÉIAS
JUSTIFICATIVA:
A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc,
poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVOS GERAIS:
*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental;
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.
ALGUNS TEMAS ABORDADOS:
SOLO: O que é solo?
Alguns tipos de solo (areia, barro, argila...)
Poluição do solo e conseqüências
LIXO: O que é lixo?
Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação
Lixo tóxico e conseqüências
Coleta de lixo e armazenamento( lixo industrial e médico)
ÁGUA: Onde encontramos?
Para que utilizamos?
De que formas podemos encontrá-la? (os estados)
Conseqüências de sua poluição
RECICLAGEM: De embalagens de isopor
De caixas de ovos
Sucatas variadas
Embalagens de refrigerante
PLANTAS: Como crescem?
Suas utilidades?
Plantas que utilizamos na alimentação?
Plantas medicinais
Utilidades das plantas:
Alimentação: árvores que produzem frutas, sementes e legumes. Realizar o mural de sementes e grãos com o nome da árvore e da fruta ou legume ao qual pertencem.
Remédios: Coletar folhas, sementes, cascas e raízes (ervas, chás e temperos).
Perfumes: Muitas plantas são utilizadas na confecção de perfumes, pesquisar sobre elas.
Utilidade: Purificação do ar, sombra, conservação da umidade da terra e produção de oxigênio.
JUSTIFICATIVA:
A medida em que o ser humano aumenta a sua capacidade de intervir na natureza, utilizando seus recursos tecnológicos para extrair do meio ambiente tudo aquilo que deseja. O uso indevido dos recursos não renováveis ou a poluição dos recursos renováveis são fatores que ameaçam a sobrevivência dos seres.
Existem vários fatores que contribuem para a degradação da natureza, são eles: esgotamento do solo, poluição sonora provocada por barulho de automóveis, máquinas etc,
poluição do ar da água e dos solos, destruição da camada de ozônio e muitos outros.Este projeto busca formar o senso crítico na criança, estimulando-a retirar da natureza somente o que é necessário para sua sobrevivência, mostrando para as crianças que o meio ambiente não pertence a elas, mas que elas estão inseridas nele.
O cidadão que se preocupa com o ambiente em que vive precisa mudar sua forma de pensar e passar a agir com responsabilidade, sensibilidade e respeito.
O pequeno de hoje será o adulto empreendedor de amanhã, se não formar uma consciência da importância de cuidar da natureza com cautela, irá agir de forma mesquinha, utilizando a natureza de forma desordenada e gananciosa, se for responsável e consciente irá se integrar ao meio ambiente, tornando-se parte dele só retirando dele aquilo que realmente necessita.
Nós educadores devemos buscar a construção de uma consciência crítica pelos alunos, de modo a formar cidadãos éticos e humanos. É muito importante orientar as crianças a lidar com a natureza, tendo como objetivo despertar nos pequenos uma postura crítica frente à realidade das informações e os valores trazidos de casa ou veiculados pela mídia, pois os assuntos ambientais não são apenas de interesse individual, mas do coletivo, ou seja, são de interesse planetário.
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois a gente só protege e cuida daquilo que conhece e ama, é mais do que ensinar a criança a não poluir é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece.
Como nos dias de hoje estamos sempre com pouco tempo para realizar todas as tarefas que precisamos fazer, tendo pouco ou nenhum tempo dedicado a cuidar da boa alimentação, descanso e lazer, as indústrias criam novos meios de “facilitar” nossa vida, fabricando produtos em embalagens descartáveis que consomem matéria – prima e arrasam a natureza, cabe ao educador despertar na criança o patrulheiro ambiental, que irá fiscalizar e proteger a natureza.
OBJETIVOS GERAIS:
*Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
*Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
*Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
* Identificar a necessidade real de extrair elementos da natureza da ganância destrutiva, a fim de preservar o meio ambiente;
*Valorizar a diversidade ambiental;
*Identificar-se como parte integrante ( e importante) na formação do meio ambiente;
*Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
*Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
*Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
*Identificar a utilidade das plantas e da natureza na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano;
*Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver;
*Apreciar a natureza que nos rodeia.
ALGUNS TEMAS ABORDADOS:
SOLO: O que é solo?
Alguns tipos de solo (areia, barro, argila...)
Poluição do solo e conseqüências
LIXO: O que é lixo?
Tipos de lixo ( seco e orgânico) e sua separação
Lixo tóxico e conseqüências
Coleta de lixo e armazenamento( lixo industrial e médico)
ÁGUA: Onde encontramos?
Para que utilizamos?
De que formas podemos encontrá-la? (os estados)
Conseqüências de sua poluição
RECICLAGEM: De embalagens de isopor
De caixas de ovos
Sucatas variadas
Embalagens de refrigerante
PLANTAS: Como crescem?
Suas utilidades?
Plantas que utilizamos na alimentação?
Plantas medicinais
Utilidades das plantas:
Alimentação: árvores que produzem frutas, sementes e legumes. Realizar o mural de sementes e grãos com o nome da árvore e da fruta ou legume ao qual pertencem.
Remédios: Coletar folhas, sementes, cascas e raízes (ervas, chás e temperos).
Perfumes: Muitas plantas são utilizadas na confecção de perfumes, pesquisar sobre elas.
Utilidade: Purificação do ar, sombra, conservação da umidade da terra e produção de oxigênio.
ALGUMAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES:
*Criação de uma patrulha ambiental encarregada de fiscalizar os ambientes e as pessoas que ele ocupam;
*Conversação, debate, pesquisa e atividades que motivem a descoberta do meio;
*Confecção de roupas e acessórios utilizando sucatas;
*Desfile das peças confeccionadas;
*Leilão das peças confeccionadas com sucata;
*Máscaras de papel machê;
*Apresentação de teatro utilizando as máscaras;
*Separação do lixo seco e orgânico;
*Música;
*Experiências
*Horta ecológica;
*Construção do Zé cabelo;
DICAS: Nas revistas de Educação Infantil tem bastante atividade para realizar utilizando sucata. REVISTA "GUIA PRÁTICO PRA PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL"
Carimbos: dez 2003 p 14 e 15.
Meios de transportes: set 2003 pg 12 e13/ junho 2003 pg 8 e 9
Animais: junho 2003
Higiene bucal: julho 2003
Instrumentos musicais: junho 2003 pg 10 e 11
Quadrinhos: junho 2003 pg 12
# Recolher várias folhas no pátio ou em torno da escola, em sala, comparar as folhas, concluir que as folhas são igual as pessoas, cada uma é diferente, em sua forma, tamanho, cor, textura e utilidade. Existem plantas que podemos usar na alimentação, outras podemos utilizar como medicamento, algumas plantas servem para enfeitar e nos proporcionar a sombra. Depois de conversar sobre as folhas colocá-las em baixo de uma folha de ofício e com o giz de cera deitado pintar esta folha, para surpresa das crianças aparecerá o contorno das folhas. Para turmas mais avançadas pode-se elaborar um álbum com as folhas e o nome das árvores as quais pertencem e sua utilidade (alimentação, medicamentos, decoração, sombra, madeira...);
# Plantio de sementes (arroz, feijão, lentilha) para que as crianças observem seu desenvolvimento (sua partes como raiz, caule, folhas...) e o que necessitam para crescer (água, ar e luz). È importante fazer uma experiência com os pequenos, cada um planta sua sementinha em um potinho com algodão e coloca em uma janela para receber água e luz, a professora faz outros 2 potinhos onde um não receberá água e o outro não receberá luz, assim poderão perceber o que as plantinhas necessitam para crescer. Os mais velhos podem registrar com desenhos as suas observações;
# É importante falar sobre os desmatamentos, queimadas e atos de vandalismo na natureza, como poluição do solo e da água e despertar na criança a consciência de preservação, indo além do não poluir, mas chamando atenção para atitudes erradas de quem ainda precisa de ajuda. Já existem empresas que se preocupam com isto e produzem peças com madeiras “reflorestadas”;
# Alguns plantas são cultivadas e crescem com o uso de agrotóxico, que é semelhante ao remédio que tomamos quando estamos doentes, só que mais forte. Mostre para as crianças a importância de consumir alimentos limpos. Uma boa atividade é a manutenção de uma horta ecológica, com alimentos a serem utilizados nas refeições oferecidas pela escola. Incentivá-los no plantio de árvores frutíferas, plantadas ao redor da escola também auxilia a despertar nos pequenos a consciência ecológica.
# Existem materiais que podem ser reaproveitados, assim, evitamos o desperdício e exploração desnecessária dos recursos naturais, chamamos de reciclagem. Uma ótima atividade é a separação de todo lixo da escola e lixeiras separadas (lixo seco e lixo orgânico), construções significativas com sucatas são excelentes recursos didáticos, veja algumas sugestões:
· Utilizando garrafas de 2 litros plásticas podemos fazer porta lápis, porta papel higiênico, floreiras, vai e vém, bilboquê e muitas outras coisas que nossa criatividade permitir;
· Utilizando o lacre das latinhas podemos construir roupas, gravatas, pulseiras etc...
· Com caixinhas e potes de conservas podemos forrá-los e enfeitá-los usando-os para guardar brinquedos e jogos;
·Com potinhos de iogurte podemos confeccionar um jogo da memória,
·Com caixinhas de fósforos podemos construir um jogo da velha.
·Com tampinhas plásticas podemos construir um jogo de damas.
# A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “ folhas “ serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.
# Com sucata construir roupas e outros objetos utilitários, com bandeja de isopor (fundo de pizza ou fundo de carnes) construir quadros para os pais enfeitarem a parede. Depois fazer um leilão das obras de arte para arrecadar fundos para a escola.
# Campanha de conscientização no bairro, visitar as casas e conversar com os moradores sobre desperdício de água para lavar calçadas ou carros e sobre a coleta seletiva de lixo ( a ABEPAN fornece panfletos e os horários dos caminhões para a coleta de lixo reciclável). Cada turma fará uma limpeza na escola e em torno da mesma, os menores recolhem lixo do pátio e em volta a escola, os maiores podem fazer a volta na quadra.
# Escrever uma carta para o prefeito solicitando uma lata de lixo grande com a separação dos lixos, para ser colocada na frente da escola e servir toda a comunidade.
# O projeto pode ser encerrado no dia da árvore, juntamente com uma campanha conscientizando os motoristas sobre os perigos do trânsito. Um lugar ideal é em frente aos bombeiros, conversar no Detram com a Fabiana, ela oferece vários azuizinhos além de barreiras para que as crianças fiquem seguras na hora de conversar com os motoristas. Sugiro solicitar mudinhas de árvores frutíferas na ABEPAN, para entregar aos motoristas, juntamente com a seguinte frase: “ Cada flor que nasce, cada criança que chega ao mundo, traz a grande notícia: Deus ainda não está cansado dos homens. PRESERVE A NATUREZA”. Colocar a logomarca da escola em cada mensagem.
GINÁSTICA HISTORIADA
Cada criança deve dramatizar a história, na medida em que a educadora vai narrando, alguns podem ser a menina, outros a sementinha, outros a chuva e outros o solzinho, ou as crianças podem ser a sementinha, enquanto a educadora dramatiza os personagens restantes.
Era uma vez uma menina que se preocupava muito com as plantinhas, certo dia ela cavou um buraquinho na areia bem fofa, dentro dele colocou uma linda sementinha, ( agora as crianças serão a sementinha). A sementinha era bem pequenina e estava toda encolhidinha, como que se estivesse sentindo muito, muito frio, mas ficou paradinha ali na terra fofinha como se estivesse dormindo. De repente começou a sentir uma sensação muito agradável, a sementinha então, se sentia protegida. Logo pela manhã o sol chegou, seus raiozinhos aos poucos penetraram a terra e aqueceram a sementinha, que acordou com o calorzinho. Quando veio a chuva suas gotinhas fininhas penetraram a areia fofinha e deram um gostoso beijinho na sementinha, feliz, a sementinha começou a erguer seus bracinhos, procurando pelas gotinhas de chuva e pelo calorzinho do sol. Aos poucos a plantinha começa a ganhar folhinhas.
A noite chega e a lua prateada joga o orvalho para a plantinha, que logo estica suas folhinhas para recebê-lo e é saudada pelas estrelas. Cada dia que passava, a plantinha crescia mais, mais e mais. Suas raízes ficaram profundas, bem dentro da terra, seu caule estava grande e forte e sustentava muitas folhas, toda vez que ventava ela segurava as folhinhas para lá e para cá... ( Utilizar a música a sementinha, Beto Hermann)
A SEMENTINHA: ( Jograu)
Era uma vez uma sementinha... Tão pequenina e tão simplesinha,
Com carinho foi plantada e com amor foi cultivada.
De repente o que aconteceu?
Uma plantinha de lá nasceu. Uma bela árvore agora vai se tornar
Junto conosco ela vai crescer, bons amigos iremos ser!!!
· Utilizando o lacre das latinhas podemos construir roupas, gravatas, pulseiras etc...
· Com caixinhas e potes de conservas podemos forrá-los e enfeitá-los usando-os para guardar brinquedos e jogos;
·Com potinhos de iogurte podemos confeccionar um jogo da memória,
·Com caixinhas de fósforos podemos construir um jogo da velha.
·Com tampinhas plásticas podemos construir um jogo de damas.
# A árvore da turma: Construir com papel pardo um tronco de árvore, as “ folhas “ serão pratos de plástico com a marca da mão da criança com guache, seu nome e uma palavra ou frase sobre a natureza, este cartaz deve ficar exposto para os pais.
# Com sucata construir roupas e outros objetos utilitários, com bandeja de isopor (fundo de pizza ou fundo de carnes) construir quadros para os pais enfeitarem a parede. Depois fazer um leilão das obras de arte para arrecadar fundos para a escola.
# Campanha de conscientização no bairro, visitar as casas e conversar com os moradores sobre desperdício de água para lavar calçadas ou carros e sobre a coleta seletiva de lixo ( a ABEPAN fornece panfletos e os horários dos caminhões para a coleta de lixo reciclável). Cada turma fará uma limpeza na escola e em torno da mesma, os menores recolhem lixo do pátio e em volta a escola, os maiores podem fazer a volta na quadra.
# Escrever uma carta para o prefeito solicitando uma lata de lixo grande com a separação dos lixos, para ser colocada na frente da escola e servir toda a comunidade.
# O projeto pode ser encerrado no dia da árvore, juntamente com uma campanha conscientizando os motoristas sobre os perigos do trânsito. Um lugar ideal é em frente aos bombeiros, conversar no Detram com a Fabiana, ela oferece vários azuizinhos além de barreiras para que as crianças fiquem seguras na hora de conversar com os motoristas. Sugiro solicitar mudinhas de árvores frutíferas na ABEPAN, para entregar aos motoristas, juntamente com a seguinte frase: “ Cada flor que nasce, cada criança que chega ao mundo, traz a grande notícia: Deus ainda não está cansado dos homens. PRESERVE A NATUREZA”. Colocar a logomarca da escola em cada mensagem.
GINÁSTICA HISTORIADA
Cada criança deve dramatizar a história, na medida em que a educadora vai narrando, alguns podem ser a menina, outros a sementinha, outros a chuva e outros o solzinho, ou as crianças podem ser a sementinha, enquanto a educadora dramatiza os personagens restantes.
Era uma vez uma menina que se preocupava muito com as plantinhas, certo dia ela cavou um buraquinho na areia bem fofa, dentro dele colocou uma linda sementinha, ( agora as crianças serão a sementinha). A sementinha era bem pequenina e estava toda encolhidinha, como que se estivesse sentindo muito, muito frio, mas ficou paradinha ali na terra fofinha como se estivesse dormindo. De repente começou a sentir uma sensação muito agradável, a sementinha então, se sentia protegida. Logo pela manhã o sol chegou, seus raiozinhos aos poucos penetraram a terra e aqueceram a sementinha, que acordou com o calorzinho. Quando veio a chuva suas gotinhas fininhas penetraram a areia fofinha e deram um gostoso beijinho na sementinha, feliz, a sementinha começou a erguer seus bracinhos, procurando pelas gotinhas de chuva e pelo calorzinho do sol. Aos poucos a plantinha começa a ganhar folhinhas.
A noite chega e a lua prateada joga o orvalho para a plantinha, que logo estica suas folhinhas para recebê-lo e é saudada pelas estrelas. Cada dia que passava, a plantinha crescia mais, mais e mais. Suas raízes ficaram profundas, bem dentro da terra, seu caule estava grande e forte e sustentava muitas folhas, toda vez que ventava ela segurava as folhinhas para lá e para cá... ( Utilizar a música a sementinha, Beto Hermann)
A SEMENTINHA: ( Jograu)
Era uma vez uma sementinha... Tão pequenina e tão simplesinha,
Com carinho foi plantada e com amor foi cultivada.
De repente o que aconteceu?
Uma plantinha de lá nasceu. Uma bela árvore agora vai se tornar
Junto conosco ela vai crescer, bons amigos iremos ser!!!
OBS: ESTAS IMAGENS foram retiradas de revistas de educação infantil e do picasa, este blog não pretende ferir o direito de imagem de ninguém, meu objetivo é apenas compartilhar idéias e enriquecer planejamentos. Se alguém for o autor de alguma da simagens acima, entre em contato pelo mural de recados ou deixo um comentário comprovando a posse da imagem que eu terei o prazer de colocar a fonte.
Dica de materiais:
DICA DE PROJETO SOBRE O MEIO AMBIENTE:
45 carinhos recebidos:
Nossa adorei! Quantas idéias legais.
25 de agosto de 2008 às 09:23amei seu blog, saiba q vc me ajudoi muito e que vc esta nos meus links!
26 de agosto de 2008 às 10:39parabéns...seu blog só tem coisas boas...adorei
29 de agosto de 2008 às 19:31Gostei das sugestões... idéias inteligentes e criativas..Voltarei sempre!!! Obrigada Shirleine
31 de agosto de 2008 às 18:03PUXA VIDA!!! QUANTAS IDÉIAS... HAJA CRIATIVIDADE HEIM? QUE BOM QUE VC DEU PREFERÊNCIA EM PARTILHA-LAS. ESTOU COORDENANDO OS CENTROS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE JAGUARARI-INTERIOR DA BAHIA-E FAREI BASTANTE USO DAS SUAS IDÉIAS NO PRÓXIMO PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COM OS 60 PROFESSORES DAS CRECHES DESTE MINICÍPIO. VALEU MESMO. CONTE COMIGO. MEU ENDEREÇO É selbade@hotmail.com. um abraço- Sehila Regina Oliveira- Jaguarari- Bahia.
3 de setembro de 2008 às 15:28Nossa Seu blog é otimo!!!!Parabens!!!Estou em fase de construção.Como faço para colocar gifs animados no meu blog. Entra no meu.nicinhasantos.blogspot.com
30 de setembro de 2008 às 20:39abraço
obrigado pela ajuda
19 de fevereiro de 2009 às 20:56adrorei...mas gostaria de um pouco mais de idias....beijossssssss
4 de março de 2009 às 19:54Achei um maximo seu blog, parabens, e obrigada pois me ajudou muito!
13 de julho de 2009 às 20:30Amei este blog é lindo e com muitas atividades sugestivas. Parabéns pela sabedoria e dedicação que você tem em nos ajudar a preparar nossas aulas. Se possível gostaria que me enviasse algumas atividades direcionadas para o maternalzinho, pois trabalho com a faixa etária de 3 anos. Beijos
8 de setembro de 2009 às 23:08amei. a proposta de trabalho é excelente.
9 de setembro de 2009 às 11:29Oi Márcia, seu blog é muito legal, parabéns!!!
9 de setembro de 2009 às 20:37Também sou professora de educação infantil e pretendo passar sempre por aqui, beijão.
OI MÁRCIA SEU BLOG ME INSPIRA MUITO,PARABÉNS POR ESSE CANTINHO TÃO MARAVILHOSO.GOSTARIA DE RECEBER A SUA VISITA NO MEU BLOGUITO"miguelito.educação"teho um selinho guardado para você lá.Estou te esperando.Mil beijos ...FRAN
9 de setembro de 2009 às 23:12OI,MÁRCIA ESTE BLOG É MARAVILHOSO!!!!!!!! ESTOU TRABALHANDO ESTE ANO COM EDUCAÇÃO INFANTIL,E BUSCO NOVIDADES AQUI,BJKAS.
19 de setembro de 2009 às 20:21Parabéns mesmo!!! As sugestões de atividades apresentadas em seu blog irão, com certeza, enriquecer o meu trabalho com as crianças, muito bom.
20 de setembro de 2009 às 16:01Parabéns!!!! Suas sugestões de atividades são ótimas. Sempre me ajuda muito... Bjos!!!
24 de setembro de 2009 às 20:09excelente blog parabéns
24 de setembro de 2009 às 23:04olá me chamo Priscila etrabalho agora como recreadora gostariade algumas dicas de musicas e o que posso trabalhar com as crianças com otema primavera.meu e-mail é:pri.gata18@hotmail.com e meu orkut é pri_gatha@hotmail.com
16 de julho de 2010 às 11:22fica com Deus e felicidades.adorei vc
Parabéns!seu trabalho é muito bom, estou sempre procurando me atualizar como cordenadora dos centros de ed. infantil.
12 de agosto de 2010 às 15:58MARCIA,PARABÉNS PELO SEU TRABALHO E OBRIGADA POR COMPARTILHA, QUE DEUS TE ABENÇÕE.
22 de agosto de 2010 às 14:01Parabéns pelo seu blog!Adorei as sugestões!Vou aproveitá-las muito com a minha turma.
15 de setembro de 2010 às 17:46Que show seu blog!!!!!!
19 de setembro de 2010 às 19:02AMEI!
Você é 10!!!!!
21 de setembro de 2010 às 10:49Nossa parabéns pelo seu blog, ele é maravilhoso, sou do curso de formaçao de docentes e estou fazendo uns planos de aulas e acabei encontrando seu blog! Ele sera bem utilizado!
27 de setembro de 2010 às 20:39Parabéns pelo se blog. Adorei as sugestões e principalmente suas ideias sobre a educação. Parabéns!!!
7 de julho de 2011 às 18:44PARA O DIA DAS CRIANÇAS O QUE TEM?
13 de agosto de 2011 às 20:05achei o maximo seu blog.
16 de setembro de 2011 às 11:27Marcia percebe-se você uma apaixonada pelo que faz, isso é uma dadiva do amor de Deus. Parabéns!
16 de setembro de 2011 às 11:30Angelica - Araguari.
Parabéns pelo projeto, suas dicas foram preciosas. Obrigada
18 de setembro de 2011 às 09:48amei esse trabalho! e gostaria se porsivel receber por e-mail algumas edeias para trabalha com crianças de 02 a 03 anos de idade. e possivel? e-mail cleonice73@yahoo.com.br
19 de setembro de 2011 às 19:59desde de ja agradeço.
Que legal!!!Adorei a dramatização!!
23 de setembro de 2011 às 10:20És muito criativa!!
Parabéns!!
Adorei muito este projeto. Gostaria muito que me enviasse esta historia.
23 de setembro de 2011 às 23:54Ginastica historiada.
se possivel breve.
Obrigado e meus parabens.
paulinhamartinsduda@gmail.com
oi meu nome é carla e gostaria saber vc pode me ajudar , preciso de dicas de como montar uma sequencia didatica de teatro da peça a noite no castelo para maternal 2,ja estou ensaiando mas nao consigo montar a sequencia.Se puder me ajudar te agradeço muito e vc esta de parabens esta tudo lindo!!
27 de outubro de 2011 às 18:06AH! É A CARLA SOBRE A SEQUENCIA DIDATICA DE TEATRO MEU IMAIL É ISA_3673@HOTMAIL.COM SE PUDER ME AJUDAR ,AGUARDO ANSIOSA.
27 de outubro de 2011 às 18:10Infelizmente, não disponho de tempo para planejar as atividades e Projetos solicitados, o que eu faço é disponibilizar os materiais que tenho e usei com meus alunos, para que possam ser adaptados e sirvam com um pequeno auxílio.
27 de outubro de 2011 às 19:31Agradeço a visita de vocês e espero que encontrem alguns materiais para compartilhar.
Abraços
Márcia
PARABÉNS PELO PROJETO, ADOREI!!!!!! BEIJOS
27 de junho de 2012 às 20:52Adorei o seu cantinho! as idéias são de grande incentivo.
30 de agosto de 2012 às 11:07bjinhos
Adorei! A borboleta com a colher formando o corpo!
21 de setembro de 2012 às 11:39Adorei as idéias vou praticar com meus alunos! Ana
23 de setembro de 2012 às 16:32odiei
23 de setembro de 2012 às 16:59odiei
23 de setembro de 2012 às 17:00Parabéns, show!
31 de agosto de 2013 às 19:08Ameiiiiii <3
4 de setembro de 2013 às 22:25MUITO BOM MUITAS IDEIAS ÓTIMAS PARABÉNS.
27 de julho de 2017 às 12:34Gostei muito das suas sugestões! O destaque foi para a ideia feita com garrafa PET. Novamente, meus parabéns pelo trabalho!
14 de fevereiro de 2019 às 17:21Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!