Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

6

ATIVIDADES PARA O DIA DOS PAIS - CRONOGRAMA PARA A FESTA

Cada dia desta semana, a turminha fará uma surpresa para o PAPAI.
O presente será uma garrafa de água plástica, com o desenho da criança, que foi para uma gráfica e será impresso em papel plástico adesivo.

SEGUNDA FEIRA
Como estou trabalhando as olimpíadas - tangran - formas geométricas, as crianças irão realizar uma releitura da Obra do artista ROMERO BRITO
Cada criança receberá um PEDAÇO DE ISOPOR E COLA COLORIDA (PLASTICOR), para fazer a sua obra, que será usada para montar um painel NO DIA DA FESTA.
O tema deste painel é: PAI, SABE O QUANTO EU TE AMO?
O tema, será uma entrevista com os pais - cada criança deve fazer o máximo de perguntas que o puder, com o objetivo de descobrir tudo que o Papai gosta.
Saiba mais sobre Romero Brito: http://www.britto.com.br/index2.htm

TERÇA-FEIRA Hoje, será realizada uma hora do conto com o livro O QUANTO EU TE AMO.
Conversaremos sobre como o nosso pai é, o que gosta de fazer, time que torce etc...
Cada criança fará uma imitação do seu pai.
Depois, faremos um enfeite de porta, para o Papai colocar na porta quando estivér descansando, para que ninguém o perturbe.
QUARTA-FEIRA:

É dia de montar um livro cartão, para dar junto com o presente. Na segunda as crianças levaram de tema uma entrevista para fazer com o Papai, hoje, a entrevista será colocada em um lindo cartão que iremos decorar com técnicas variadas.

Eu e o meu pai - desenho livre da criança

Meu pai - recortar de revistas, partes do corpo que se parecem com seu pai, para montar um - abaixo escrever o nome do pai - colado com alfabeto móvel ou letras de revistas

Presentes que o meu pai merece - recortar de revistas e desenhar

Cosinhas que ele saboreia - recortar de folhetos de supermercado, comidas que o Papai gosta

QUINTA-FEIRA

Um diploma para o PAPAI


SEXTA-FEIRA

Imã de gelafeira para os recadinhos do Papai

FESTA DO DIA DOS PAIS - CRONOGRAMA

BOAS-VINDAS - MENSAGEM

Este homem que eu admiro tanto,com todas as suas virtudes e também com seus limites.

Este homem com olhar de menino, sempre pronto e atento,mostrando-me o caminho da vida, que está pela frente.
Este mestre contador de históriastraz em seu coração tantas memórias,espalha no meu caminhar muitas esperanças,certezas e confiança.
Este homem alegre e brincalhão,mas também, às vezes, silencioso e pensativo,homem de fé e grande luta,sensível e generoso.
O abraço aconchegante a me acolher, este homem,meu pai, com quem aprendo a viver.Pai, paizinho, paizão...meu velho, meu grande amigão, conselheiro e leal amigo:infinito é teu coração.
Obrigado, pai, por orientar o meu caminho, feito de lutas e incertezasmas também de muitas esperanças e sonhos!
Que seu dia seja muito feliz!

MÚSICA DA APRESENTAÇÃO

MEU VELHO AMIGO - BALÃO MÁGICO
Um passarinhoMe acordou cedinho

Cantando lindoQue nem rouxinol

E o céu sorrindoAzul, azul, limpinho

Abriu caminhoPra passar o sol

Um dia lindoCom todas as cores

Um arco-írisGarantiu que sai

E o bem-te-vi disseQue viu as flores

Vindo enfeitarO dia do papaiAmigo velho

Eu queria falar

Meu velho amigo

Foi tão bom te encontrar

Amigo velho

Eu te amo demais

Meu velho amigo

Todo dia é dos pais

Eu convidei o gato

E o cachorro

Nem um amigoVai poder faltar

Super-herói, tambémTarzan e Zorro

E o Pererê não vai poder mancar

Vai ter peladaE muita brincadeira

Toda alegria vem nos visitar

Queria tantoQue esta festa inteira

Fosse um presente

Pra poder te dar

BRINCADEIRAS

BOLA NO CESTO: A equipe que fizer o maior número de pontos, numa cesta de basquete, no decorrer de 1 minuto.

CORRIDA DE VASSOURAS: 1 cadeira ( para marcar o retorno ) e algumas vassouras. Cada equipe recebe 1 vassoura.
Um dos alunos deverá sentar-se sobre a vassoura e segurar no cabo.
O seu pai o puxará até dar a volta no cone e chegar à linha de partida
(que também será a linha de chegada).
Dê a largada para que inicie a corrida. Se algum, participante cair da vassoura, terá que voltar de onde caiu e seguir novamente.

ESTOURA BEXIGA: Amarrar bexigas coloridas nas pernas de pais e filhos e ao som de uma música dançante os participantes enquanto dançam tentarão estourar as bexigas dos demais.

NÓ DO AFETO - Pais e filhos em uma roda, dão as mãos aleatoriamente, farão um grande nó. Para sair, nõ podem soltar as mãos e precisam pensar juntos em estratégias para desfazer este nó.

OBS: MAIS ATIVIDADES, NAS POSTAGENS ANTIGAS DESTE BLOG.

A ORIGEM DO DIA DOS PAIS

Ao que tudo indica, o Dia dos Pais tem uma origem bem semelhante ao Dia das Mães, e em ambas as datas a idéia inicial foi praticamente a mesma: criar datas para fortalecer os laços familiares e o respeito por aqueles que nos deram a vida.
Conta a história que em 1909, em Washington, Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd, filha do veterano da guerra civil, John Bruce Dodd, ao ouvir um sermão dedicado às mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu próprio pai, que viu sua esposa falecer em 1898 ao dar a luz ao sexto filho, e que teve de criar o recém-nascido e seus outros cinco filhos sozinho. Algumas fontes de pesquisa dizem que o nome do pai de Sonora era William Jackson Smart, ao invés de John Bruce Dodd.
Já adulta, Sonora sentia-se orgulhosa de seu pai ao vê-lo superar todas as dificuldades sem a ajuda de ninguém. Então, em 1910, Sonora enviou uma petição à Associação Ministerial de Spokane, cidade localizada em Washigton, Estados Unidos. E também pediu auxílio para uma Entidade de Jovens Cristãos da cidade. O primeiro Dia dos Pais norte-americano foi comemorado em 19 de junho daquele ano, aniversário do pai de Sonora. A rosa foi escolhida como símbolo do evento, sendo que as vermelhas eram dedicadas aos pais vivos e as brancas, aos falecidos.
A partir daí a comemoração difundiu-se da cidade de Spokane para todo o estado de Washington. Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de um Dia dos Pais nacional e, finalmente, em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais (alguns dizem que foi oficializada pelo presidente Richard Nixon em 1972).
No Brasil, a idéia de comemorar esta data partiu do publicitário Sylvio Bhering e foi festejada pela primeira vez no dia 14 de Agosto de 1953, dia de São Joaquim, patriarca da família.
Sua data foi alterada para o 2º domingo de agosto por motivos comerciais, ficando diferente da americana e européia.
Em outros países
Pelo menos onze países também comemoram o Dia dos Pais à sua maneira e tradição.
Na Itália e Portugal, por exemplo, a festividade acontece no mesmo dia de São José, 19 de março. Apesar da ligação católica, essa data ganhou destaque por ser comercialmente interessante.
Reino Unido - No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.
Argentina - A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.
Grécia - Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.
Portugal - A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.
Canadá - O Dia dos Pais canadense é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, porque ainda é considerada uma data mais comercial.
Alemanha - Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia no dia da Ascensão de Jesus (data variável conforme a Páscoa) . Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.
Paraguai - A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru - O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.
Austrália- A data é comemorada no segundo domingo de setembro, com muita publicidade.
África do Sul - A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.
Rússia - Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, chamada de "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).
Independente do seu lado comercial, é uma data para ser muito comemorada, nem que seja para dizer um simples "Obrigado Papai" !

Fonte:http://www.portaldafamilia.org/artigos/texto034.shtml




6 carinhos recebidos:

Blog da Juju disse...

Adorei as atividades!! Parabéns pela criatividade e disposição em compartilhar!! Beijos carinhosos!

5 de agosto de 2008 11:16
Aline disse...

Boa tarde!!! Adorei o Blog espaço da criança, amei!!! Eu peguei mtas idéias, imprimi e montei uma apostila, vou compartilhar com as professoras da escola que trabalho que não tem acesso a net. Gostaria de saber, qual revista vc pegou a ideia de porta para o papai. Eu compro na banca as revistas: Guia pratico e Guia da professora que é de maternal, eu adoro. Mas a que vc postou não me parece familiar, qual é? Queria mto saber. Quero também aproveitar para lhe agradecer pelas contribuições, obrigada pelas dicas e lhe dar os parabéns por este maravilhoso trabalho, além de ser tudo de bom vc compartilha tudo. Obrigada. Bjinhos. Aline

7 de agosto de 2008 14:39
Profe Márcia disse...

Oi Aline, a revista era de uma escola onde eu trabalhava e eu não recordo o nome, mas não era uma destas revistas para educação infantil, era uma revista de artesanato, só com E.V.A
Vou ficar devendo a fonte desta imagem... a artista que produziu, foi Lauci Cantagesso
Beijos
Márcia

8 de agosto de 2008 09:51
Anônimo disse...

adorei td q o blog ofereçe!amei as atividades, eu peguei mtas idéias pra quem ta começando a carreira de professora e uma grande ajuda !está de parabéns o blog pela criatividade...
beijos!!!

10 de agosto de 2008 19:34
Cybele Meyer disse...

Olá Marcia, tudo bem?
Adorei conhecer seu espaço.
Você está de parabéns!
Ele é uma graça.
Coloquei em meu blogroll
Te desejo muito sucesso!
beijinhos

12 de agosto de 2008 10:51
Rose Diniz® disse...

Passando pra fazer uma visita e desejar que sua semana seja abençoada por Deus. Beijos docinhos

12 de agosto de 2008 11:43

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!