10

Projeto Borboleta - A vida no jardim

Como uma brincadeira livre na hora do pátio, pode contribuir com o aprendizado da gurizada?


Projeto Borboleta - A vida no jardim


O momento das brincadeiras no pátio, é um momento de movimento e exploração, as brincadeiras são dinâmicas e os pequenos cientistas exploram todos os espaços com muita curiosidade.

O Henrique G. e o Dani, acharam algo estranho.

E agora? O que é isso? O que fazemos com isso?

Quando me perguntaram eu sabia que era um casulo, só não sabia responder se de uma borboleta ou de uma Mariposa.

Pronto!! estava formado um comitê, para descobrir.

As outras crianças foram convidadas a desvendar este mistério. A solução, foi convidar o casulo para morar em nossa salinha, com o propósito de cuidarmos dele e observarmos a origem da vida.





O casulo recebeu um vidro, tampado com tule, para que pudesse respirar e um lugar na salinha, próximo a janela. Dentro do vidro, tentamos reproduzir o ambiente onde ela foi encontrada com terra, galho e folha.
Já na salinha, conversamos sobre o que sabíamos e o que ainda gostaríamos de aprender sobre a borboleta ( e as mariposas), já que o que sairá do casulo é uma surpresa.

O Enzo, aproveitou a caixa de fantasias, para pegar uma roupa e fazer de conta que estava dentro de um casulo, onde dali, ele seiria uma borboleta.

Todo os dias, ao chegarem na escola, a primeira coisa que as crianças verificam, é como está o casulo e se a borboleta já nasceu.

Olha só a Juju dando uma conferida.

Justificativa

O momento das brincadeiras no pátio, tem sido um espaço de exploração e descobertas. A turminha, tem sido desbravadora e tem buscado conhecer a natureza e suas características. Alguns demonstram certo receio em se aproximar dos bichinhos do jardim, outros demonstram prazer e buscam encontrar estes animaizinhos. Foi em uma destas brincadeiras, que as crianças encontraram um casulo, a curiosidade foi tanta que resolvemos guardá-lo em nossa salinha para descobrir se dele sairá uma linda borboleta ou uma mariposa, sendo este animal, o principal objeto de estudo deste projeto.
O projeto tem como finalidade, esclarecer as dúvidas e saciar o desejo de conhecimentos dos pequenos, em relação aos bichinhos que dividem o espaço do pátio com a gente:

Objetivos
Ampliar os conhecimentos a cerca dos insetos, seu habitat, alimentação, ciclo de vida e algumas curiosidades;
Entender a importância de cada um deles para o equilíbrio da natureza;
Formar uma consciência ecológica, defendendo a preservação das espécies da natureza;
Ampliar noções matemáticas, linguagem e conhecimentos científicos, através de atividades relacionadas ao assunto.

Listagem de atividades
Sondagem sobre conhecimentos:
Lista do que sabemos e o que queremos saber sobre as borboletas;
Pesquisa com a família, que deverá encaminhar para a escola, suas descobertas sobre estes animais e a resposta sobre os assuntos que as crianças ainda gostariam de saber;
Leitura da poesia AS BORBOLETAS – Vinícius de Moraes;
Música: Borboleta –Marisa Monte;
Aprendendo sobre a letra B (topografia, escrita, som, descoberta de palavras);
Jogo da borboleta, (atributos: cor, tamanho e figura fundo);
Hipótese de palavras,
Dobraduras
Dedoches
Histórias
Móbile de borboleta para ornamentar a salinha 9realizado na semana da família, pela mãe e dinda da Paulinha).



CICLO DE VIDA DA MARIPOSA - TAMBÉM DAS BORBOLETAS







Na aula de música - Pedi que a professora cantasse com eles a seguinte música.


BORBOLETA – Marisa Monte


Borboleta pequenina que vem para nos saudar
Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal


Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira


Ando no meio das flores procurando quem me queira


Borboleta pequenina saia fora do rosalVenha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal


Borboleta pequenina venha para o meu cordão


Venha ver cantar o hino que hoje é noite de Natal


Eu sou uma borboleta pequenina e feiticeira


Ando no meio das flores procurando quem me queira


Borboleta pequenina saia fora do rosal
Venha ver quanta alegria que hoje é noite de Natal
Após esta atividade fizemos uma dobradura e colagem de materiais, para confeccionar a borboleta, depois, trabalhamos as 4 formas diferentes de escrever a letra B e o seu som. As crianças foram convidadas a fazer uma lista de palabras com a letra b (no ínício ou no meio), eu fui apenas anotando as sugestões.
No dia seguinte: A rodinha começou comigo, já que eu havia descoberto um poema sobre borboletas. Recitei o poema que encantou a gurizada. As crianças amaram. No primeiro dia, solicitaram que eu o repetisse 6 vezes consecutivas.O poema foi escrito em um cartaz. Cada criança recebeu um giz de cera e a tarefa de encontrar palavras com B no cartaz para pintá-las. Cada um falou uma outra palavra com a mesma letra da inicial da Borboleta.Já no segundo dia, haviam crianças que sabiam de cor e durante as atividades, ficavam recitando-o.
Após, fizemos uma borboleta, utilizando o carimbo das mãos como modelo.A foto que serviu como inspiração foi esta:




AS BORBOLETAS - VINÍCIUS DE MORAES


Brancas
Azuis

Amarelas
E

pretas

Brincam na luz

As belas Borboletas

Borboletas brancas São alegres e francas.

Borboletas azuis Gostam muito de luz.

As amarelinhas São tão bonitinhas!
E as pretas, então . . . Oh, que escuridão!




Algumas imagens foram retiradas da internet, o blog não tem a intenção de ferir o direito de imagens de ninguém, portanto, se alguma foto foi utilizada de forma indevida, entre em contato comigo, divulgarei com o maior prazer os créditos do autor.

10 carinhos recebidos:

Unknown disse...

Muito legal esse projeto!!!Adorei, vou aproveitá-lo para trabalhar Natureza e Sociedade, pode?

beijocas

1 de julho de 2008 às 19:44
Anônimo disse...

oÓlá tbém vou trabalhar sobre as borboletas poderia por gentileza me dar orientações e também as atividades k vc trabalhou nesse projeto ?
fikarei muiot grata
meu e-mail alecikaffler@hotmail.com
obrigada e k Deus abençoe muuito seu trabalho
bye

3 de agosto de 2008 às 01:53
Unknown disse...

estarei trabalhando com um projeto As borboletas, gostaria de sugestões de atividades para minha turminha de 5 anos

23 de maio de 2009 às 13:27
Lilian Amadei disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lilian Amadei disse...

Estou fazendo a mesma atividade com meus alunos... Eles estão amando! Sugiro o trabalho com dobradura de borboleta. da uma olhadinha no meu blog... estou postando passo a passo a nossa experiencia.

Bjs.

Ah! o endereço é http://vamoseducar.blogspot.com/

17 de junho de 2009 às 14:02
Anônimo disse...

OI gostaria que me enviasse sugestao de como trabalhar com o projeto borboletas com faixa etária de 1 ano a 1ano e 4 meses. obrigada!!

10 de agosto de 2009 às 13:59
veronica delmondes disse...

parabéns pelo seu trabalho e obrigada por compartilhar

21 de março de 2011 às 20:40
Anônimo disse...

BACANA, MEU GRUPO É BORBOLETA E VOU APROVIETAR AS IDEIAS.

5 de março de 2012 às 04:34
Anônimo disse...

Muito legal!
Também existe também uma história da ruth Rocha qu se chama a Primavera da Lagarta que tem tudo a ver com este projeto! Já fiz e rendeu muito trabalho!foi ótimo!

9 de maio de 2012 às 14:17
Anônimo disse...

Ótimo trabalho exposto aqui para atender aos alunos e ao mesmo tempo aos professores. Maravilhoso mesmo!!!! Parabéns ao autor!!!!!
A imagem do rosto saindo da árvore é lindooo. Ótima escolha das imagens!!! Adoreio passar por aqui e me deparar com coisas que me atraem e me proporcionam uma nova leitura e um novo saber.
Rejane- Vitória, Espírito Santo.

15 de fevereiro de 2013 às 15:26

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!