18

PROJETO IDENTIDADE E OS SENTIDOS


Olá Adriana, o "Projeto Identidade - Eu e os sentidos", será meu próximo conteúdo a ser desenvolvido, estamos com o projeto Borboletas em andamento.
Como ainda estou montando este sobre a identidade e os órgãos dos sentidos, ele está incompleto para publicar, mas posso dar algumas dicas e endereços de sites que estou lendo, para enriquecer este projeto.


No site dos Projetos pedagógicos dinâmicos, há uma material riquíssimos sobre o assunto:



Algumas atividades deste projeto:


· Visão: Mostrar figuras coloridas pequenas, médias e grandes; figuras preta e brancas pequenas, médias e grandes; mostrar de longe, de perto, de muito perto – sempre perguntando o que estão vendo e como. Provocar os alunos para que percebam a importância da visão. E repetir a pergunta: Para que servem nossos olhos?
·Audição: Brincar de identificar sons de instrumentos, da natureza,vozes, barulhos em geral; falar bem baixinho, falar alto, propor que todos sussurrem, gritem, fiquem em silêncio. Enfim, através de diversas brincadeiras provocar para que percebam a importância dos ouvidos e da audição. Repetir a pergunta: Para que servem nossos ouvidos?
·Olfato: Brincar de distinguir diferentes cheiros de olhos vendados – Dizer cheiros que agradam e os que desagradam - provocando-os até perceberem a importância de nosso nariz, de nosso olfato.
·Paladar: Brincar de provar diferentes tipos de alimentos de olhos vendados – provocando-os até perceberem a importância da língua, de nosso paladar.
·Tato: Brincar de sentir diferentes texturas: algodão, lixa, esponja, água fria, água morna, gelo etc.) – provocando-os até perceberem a importância do tato, de sentir o toque. O professor pode criar uma caixa fechada com um buraco apenas para caber as mãos das crianças, e dentro dela devem conter diferentes materiais onde poderão tocar e dizer o que sentem se é macio ou áspero. Outra brincadeira legal é: de olhos fechados, descobrir em que parte dos eu corpo o colega está tocando.


No site da Unesco, há um projeto Pronto, mas eu não aconselho, pois acredito que cada projeto deve ser montado de acordo com as características da turminha e da faixa etária em que atuamos, pois só assim ele terá significado para a gurizada.



Procedimento: Faca cinco mini-centros para as crianças explorarem os seus sentidos


Centro de Audição: Ouvir uma cassete de história com ou sem um livro de contos. Faça a sua própria gravacao lendo o livro de contos e, em seguida, escutando a gravação.
Centro de Tato: os Estudantes tentam adivinhar cada objeto que está na "caixa misteriosa ". Em seguida, com o seu sentido de tacto, emparelhe cada objeto com o seu gêmeo.
Centro de visão: Olhar a si proprios num espelho e fazer um desenho do que vêem. Ver várias pedras, plantas, objectos no centro ou sala de aula com uma lente de mão, ou um tripé de magnificacao.
Centro do olfato: Através do seu olfato, emparelhe cada especiaria com o seu gêmeo, conferindo o trabalho deles fechando a tampa firmemente e emparelhando os pontos coloridos no fundo de cada caixa de lata de filme.
Centro do Paladar: Os estudantes irão provar várias frutas e legumes, e descrevem a um amigo o sabor ou o gosto de cada comida.

No blog da PROFESSORA SÍLVIA, também tem um material sobre Identidade e sentidos:
http://maternalfeliz.blogspot.com/2008/01/projeto-quem-sou-eu.html

Assim que eu concluir o estudo sobre as borboletas e terminar o meu projeto identidade coloco ele aqui.

Um abraço a todas que visitam este blog e dividem comigo a paixão por ensinar.

18 carinhos recebidos:

Bela Ju disse...

olá Rose passei por aq a fim de te visitar, gosto muito do seu blog...
abraços,
Julia

visite o Bela Ju!

22 de maio de 2008 às 18:01
Diniz Atelier disse...

Oie tudo bem? Como foi seu feriado? Descansou bastantee? Passei pra fazer uma visitinha. Deus te abençoe e muita paz nesse dia. Em breve o Ensinando e Aprendendo volta. Por enquanto estou só no outro ok? Beijos docinhos.

23 de maio de 2008 às 17:29
Giovana Samara (a.k.a MsRed) disse...

A 'cara' do seu blog tá muuuuito linda!

Parabéns!

15 de março de 2009 às 18:16
marlinda jann disse...

no próximo irei trabalha higiene e saúde gostaria de receber algumas dicas obrigada.

10 de maio de 2009 às 19:54
Cindy disse...

Estou precisando de uma introdução para o projeto identidade vc pode me dar algumas dicas.
Ah respeito do seu blog é otimo adorei é muito util estou entrando pela primeira vez e amei indicarei para os colegas bjus

29 de julho de 2009 às 13:32
Anônimo disse...

obrigado esse blog é excelente .
bjs

16 de novembro de 2009 às 23:17
ALINE disse...

OLÁ ADOREI O SEU BLOG,VC POR FAVOR ME INFORME PROJETOS PARA BERÇÁRIO... FELIZ 2010. OBRIGADA. BJS

5 de janeiro de 2010 às 00:25
Anônimo disse...

adorei este blog, trabalho com ag:3 como não tenho muita experiência procuro ideias na net, obrigada por dividir suas ideias.

28 de fevereiro de 2010 às 16:51
Anônimo disse...

Olá adorei este blog,é interessante e muito criativo, nós professores de creches precisamos de dicas importantes como essas..

20 de abril de 2010 às 23:01
Anônimo disse...

Olá, sempre que tenho tempo, faço uma visita a este cantinho mararavilhoso, muito rico em criatividade e idéias. Parabéns MENINAS......

ASSINADO; ADRIANA

21 de abril de 2010 às 11:04
Bibelôs e Badulaques disse...

Márcia adorei o seu blog, a minha escola está querendo montar um blog para que toda a comunidade conheça o nosso trabalho.É um projeto inovador em nosso município (Osasco) com Salas Ambiente e adorei as suas sugestões de jogos , pois temos uma Sala de Jogos, mas nossa proposta é criar jogos com os alunos também.Bjks, Daya.

25 de abril de 2010 às 15:49
Donatila Holsback da Silva disse...

Márcia estou montando um projeto sobre identidade para ser aplicado numa turma de nível III e adorei as idéias.É a primeira vez que visito seu site e outras visitas farei pois adorei!
Beijos.

12 de maio de 2010 às 18:13
Anônimo disse...

gostei muito do blog, e interessante o projeto vou usar no proximo semestre no meu estagio na educação infantil...
bjosssssssss

4 de junho de 2010 às 19:36
Ivonete disse...

Adorei seu blog, está lindo.Parabéns

27 de julho de 2010 às 10:21
Anônimo disse...

sou visitante pla primeira vez,gostaria de algumas dicas para trabalhar identidade na educaçao infantil

15 de março de 2011 às 17:41
Unknown disse...

Adorei o blog, parabéns!

23 de fevereiro de 2013 às 17:59
Unknown disse...

Amei seu Blog!Parabéns!!

22 de fevereiro de 2015 às 18:02
Unknown disse...

Amei seu Blog!Parabéns!!

22 de fevereiro de 2015 às 18:04

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!