85

Modelo para avaliação descritiva - AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Como avaliar?
Por que avaliar?

Nesta época, começam a pipocar dúvidas e a procura por modelos de pareceres e dicas sobre a avaliação na educação infantil. Com o propósito de ajudar e trocar "figurinhas", deixo aqui, um pouquinho do que tenho sobre este tema.


Oi Adriana, não tenho nenhum modelo pronto, mas posso contribuir com algumas sugestões.


Minha avaliação é ampla e eu procuro destacar sempre a área onde a criança mais se destaca.
Os itens a serem observados são muitos, mas podem ser sintetizados entre área motora, soiafetiva e cognitiva. Dentro destes três itens podem ser observados vários outros subitens. Ainda é possível agregar uma parte sobre o comportamento (higiene e saúde).


1. ASPECTOS FÍSICOS: expressão corporal, harmonia, equilíbrio, ritmo, coordenação, organização espacial ampla, uso e aplicação da força.

2. ASPECTOS SOCIAIS: interatividade, participação compartilhada, regras, disciplina, organização, trabalho em equipe, responsabilidade.

3. ASPECTOS EMOCIONAIS: experienciar muitos e novos sentimentos, desde a alegria das vitórias e conquistas até o sabor da derrota e da perda, sendo valorizada cada manifestação e expressão dos sentimentos.


DEIXO ABAIXO, UM TEXTO QUE FIZ SOBRE ESTE TEMA:


A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no mundo”
Madalena Freire

Avaliar na educação infantil tem como objetivo único acompanhar o desenvolvimento da criança , esta avaliação não poderá ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo em que será usada pela educadora como uma forma de nortear a sua prática, esta avaliação também deve fornecer aos pais, um relato da evolução das capacidades da criança. A avaliação será feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para a educadora ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos. Para os pais ela é uma forma de acompanhamento dos progressos e das dificuldades apresentadas pelos pequenos, para que possam, junto com a escola e professora, buscar caminhos que favoreçam o desabrochar e o crescimento integral de seus filhos. É bom lembrar que, não existe uma forma padrão de avaliar o grupo, cada criança deve ser avaliada de forma individual, de acordo com suas competências, evoluções e dificuldades, cada aluno é parâmetro de si mesmo, por isso, quando estamos avaliando temos que nos livrar das comparações e dar ênfase aos progressos individuais.
Jussara Hoffmann afirma que, “ A avaliação em educação infantil precisa resgatar urgentemente o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil, de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano como elo da continuidade da ação pedagógica. O conhecimento de uma criança é construído lentamente, pela sua própria ação e por suas próprias idéias que se desenvolvem numa direção: para maior coerência, maior riqueza e maior precisão. Portanto, mediar a ação educativa, significa para o educador a abertura de entendimento a essas permanentes possibilidades, consciente de que as suas expectativas podem não corresponder às formas peculiares e próprias da criança responder às situações.” É comum ao professor padronizar os itens que serão avaliados e rotular alunos que não conseguem corresponder os objetivos propostos ou que não respondem de forma esperada as atividades sugeridas.
Qualquer parecer descritivo deve ter por de trás, um relatório que concentre as anotações referentes ao acompanhamento de cada criança , no contexto individual e nas suas relações com o meio. Vigotsky valorizava a linguagem escrita porque afirmava que ela era mais reflexiva do que a oral. Sendo a escrita uma representação da fala, ela exige uma reorganização do pensamento, uma maior reflexão e conexão entre as idéias defendidas. Portanto, os relatórios de avaliação representam a análise e a reconstituição da situação vivida pela criança na interação com o professor. Eles representam, ao mesmo tempo, reflexo, reflexão e abertura de novos possíveis.


Professora Márcia de Oliveira Soares


DICA:


1 - Tenha sempre em mãos, um caderno que funcionará como "anedotário", não conte apenas com suas lembranças, pois esquecemos de detalhes.


2- Leia, entenda e reflita sobre as fases do desenvolvimento da linguagem, da fala, da escrita, do desenho, etc... pois, para avaliar é preciso entender como estes processos funcionam e como a criança elabora seu pensamento, do contrário, podemos fazer uma análise equivocada.


ALGUNS ITENS PARA COLOCAR NO ANEDOTÁRIO


Novidade
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)


1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?

85 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Queria te agradecer de coraçao por todas as ideias maravilhosas que nos da. Por esse auxilio que eu nunca consegui encontrar, nem com a minha supervisora. Muito obrigada e que Deus te ilumine e proteja!!!!!!!!

13 de julho de 2008 às 10:05
Lubaroni disse...

Gostaria de saber se tem alguem que pode me ajudar enviando um modelo de avaliação de artes mais completo?
Exemplo:
- Tem Iniciativa
- É organizado
- Tem noção de quantidade
- É participativa
- É cooperativo
- Modela massa produzindo formas
- Faz dobraduras de simples execução
- Compreende ordens simples
- Compreende ordens complexas
- Utiliza corretamente giz, lápis, tinta

19 de setembro de 2008 às 22:07
Unknown disse...

olá márcia adorei seu blog, pois agora com o final do ano se aproximando fico nervosa para fazer minhas avaliações. Moro em Nova Friburgo-RJ e sou professora de maternal II e sou apaixona da pelo que faço. Seu blog me ajudou muito, gostaria de parabenizá-la pelas idéias. Gostaria de participar sempre. Saiba que agora ganhou mais uma admiradora. Beijos Olivia Nideceker Thurller.

26 de outubro de 2008 às 14:06
Priscila Aline Cardoso disse...

Márcia adoreiiiiii ,você sabia que estou realizando meu tcc sobre avaliação na ed.Infantil será que você poderia me dar umas dicas.Beijos meu email profprika@yahoo.com.br

9 de maio de 2009 às 14:04
Ana disse...

Ana. gostaria de um modelo escrito de como fazer a avaliação descritiva na educação infantil. Só para me direcionar. Desde já agradeço.

16 de agosto de 2009 às 10:11
Vanessa Araújo disse...

Parabéns! Que site maravilhoso!Vou acessar sempre!Um abraço.

23 de agosto de 2009 às 22:42
Anônimo disse...

Márcia, adoro seu blog pois tem me ajudado muito no meu dia-a-dia,deixando minhas aulas muito mais atrativas.Bjs.Ana Paula Morais

1 de outubro de 2009 às 20:21
Amanda disse...

Lindo blog,
é sempre gratificante poder compartilhar as experiências vividas no dia-a-dia, e vc está tranmitindo-as muito bem
Obrigada!!!!!!!!

17 de novembro de 2009 às 20:15
Anônimo disse...

PROFESSORA MÁRCIA.
VERA GONÇALVES DISSE...
ADOREI VISITAR SEU BLOG, NOTA-SE QUE VOCÊ É UMA PROFISSIONAL EXEMPLAR, GOSTARIA DE SABER DESEMPENHAR,PELO MENOS UM DÉCIMO DO QUE VOCÊ TEM DE CONVICÇÃO E SABEDORIA. DEUS LHE ABENCÕE E PARABÉNS!!!
MAS ESTOU CONVICTA, QUE SE DEUS ME AJUDAR, BUSCAREI E CONSEGUIREI CHEGAR LÁ. CONTO COM SUA AJUDA. POSSO?

13 de dezembro de 2009 às 18:14
Anônimo disse...

adorei! aprendi muito como se avalia na educação infantil, parabéns! amei!

3 de janeiro de 2010 às 11:33
Anônimo disse...

Dionara, Canela RS
Adorei as sugestões que se apresentam. Vou trabalhar com minhas turmas. Gostaria de algumas ideias de parecer descritivo para curso normal(normalistas).
Desde já agradeço.

18 de março de 2010 às 16:59
ELISABETE LIMA disse...

Olá professora Márcia,estou visitando seu espaço, adorei o BLOG, os trabalhos e as dicas valiosas... PARABÉNS!!! Abraços, Elisabete Lima - Fortaleza-Ce
www.educar-e-brincar.blogspot.com

15 de maio de 2010 às 14:01
Anônimo disse...

Olá prô : Márcia queria um modelo de relatório de criança com TDH .BJ
~PRÔ eVANEIDE M.S.

21 de maio de 2010 às 16:52
Anônimo disse...

OLA,GOSTEI MUITO DA AVALIAÇÃO,VOU RECOMENDAR A MINHA EQUIPE.BJ.CLEO

22 de maio de 2010 às 20:40
Unknown disse...

Olá,
meu nome é Andréia, quero deixar os PARABÉNS pelo seu blog. É Maravilhoso!
Sou estudante de Pedagogia, estou estagiando com uma turminha de Maternal I. Preciso entregar três avaliações descritivas. Caso você possa me ajudar meu emai é andreiaseara@gmail.com.

Grata

21 de agosto de 2010 às 18:07
Anônimo disse...

Gostaria de um modelo de avaliação descritiva de aluno com síndrome de DOWM. VC tem um Abração

25 de setembro de 2010 às 16:59
Anônimo disse...

Adorei o Blog, poderia me enviar alguns modelos de relatório de crianças de 5 anos. Grata nelemartins@gmail.com

13 de novembro de 2010 às 21:16
Anônimo disse...

Adorei o Blog, poderia me enviar alguns modelos de relatório de crianças de 5 anos. Grata nelemartins29@gmail.com

13 de novembro de 2010 às 21:19
Anônimo disse...

Oi estou com dúvidas para fazer relatórios finais. Não tenho experiência!!!!! ME AJUDE POR FAVOR! 1º ano(alfabetização). vicyoh@gmail.com

25 de novembro de 2010 às 01:13
Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa do blog. É muito lindo, de muito bom gosto, útil e prático. Estava procurando dicas para construir instrumentos de a avaliação diagnóstica na Ed. Infantil e encontrei aqui o que estava procurando. Miito obrigada.

29 de dezembro de 2010 às 22:57
ana claudia disse...

Bom dia Prof.Márcia gostei muito do seu blog,útil e prático é o que eu estava procurando.
prof.Ana Claudia

21 de janeiro de 2011 às 23:32
Anônimo disse...

Oieeee....
Gostaria de receber algumas dicas(modelo) de relatorios de Portugues e Matemática para alunos da 5ª série (6º ano)....Obrigada....

28 de fevereiro de 2011 às 21:17
Anônimo disse...

Olá márcia,
O seu blog alimentou minha criatividade, sou psicóloga e trabalho em um abrigo. Vou elaborar algumas atividades baseadas nos conteudos de seu bolg. Grande abraço. Sucesso!

8 de março de 2011 às 16:56
João Carlos Pharaoh disse...

Olá! Adorei seu blog. E as informações contidas nele. Que bom que nós como educadores fazemos um bom uso deles. Você está de parabéns!
Obrigado.

18 de abril de 2011 às 22:19
Anônimo disse...

Amei seu blog! Beijocas e sucessos sempre! Simone Helen Drumond
http://simonehelendrumond.blogspot.com

24 de maio de 2011 às 18:20
Anônimo disse...

Olá Professora Márcia,
Adorei seu blog me ajudou muito.
Beijusss.

7 de junho de 2011 às 15:59
Anônimo disse...

amei seu blog!!! tenho certeza que vai me ajudar muito!!!
beijossssssssssssss

20 de junho de 2011 às 23:41
Anônimo disse...

Quando buscamos sempre achamos o que queremos, obrigada muito bom

24 de outubro de 2011 às 09:40
Anônimo disse...

Gostaria de receber algumas sugestões para melhor me direcionar durante a avaliação na educação infantil nas aulas de educação fisica.

24 de outubro de 2011 às 11:08
Anônimo disse...

Amei seu blog! E as informações contidas nele,pois estou trabalhando como formadora na Ed. Infantil a um ano e preciso aprender muito sobre tudo que diz respeito as crianças de 4 e 5 anos.

5 de dezembro de 2011 às 17:38
Anônimo disse...

VC me ajudou bastante, pois estou fazendo o parecer descritivo dos meus alunos, tenho todas as anotações mas não sabia como descrevê-las.Obrigada!!!!!!

15 de dezembro de 2011 às 19:01
Anônimo disse...

Gostaria de agradecer a Deus por exitir pessoas maravilhosas e inteligentes como vc, pois através das suas ideias é possível ajudar as pessoas a conseguirem realizar seus objetivos e tirar muitas dúvidas.Muito obrigada!

26 de dezembro de 2011 às 14:31
Andreia Melo disse...

ola! gostaria que vc me enviasse, modelo de parecer descritovo de cidadania e educação religiosa. Obrigada!

15 de janeiro de 2012 às 22:38
Aninha disse...

Oi, professora, sou Ana Celia, moro no Ceara, sou professora de Educação Infantil.
Gostei muito do seu blog, parabens pela iniciativa de compartilhar sua experiencia com todos.
Gostaria, se possivel, algumas sugestões de atividades para a primeira semana de aula.
Obrigada! bjus.
21 de janeiro 2012

21 de janeiro de 2012 às 11:52
Joaninha Feliz disse...

Boa Tarde! parabéns pelo seu blog amei,sou prof. do ensino especial e amo artesanatos seu espaço é perfeito a variedade de idéias me encantou me tornei sua seguidora.
Sucesso sempre...Jocicler
atelierjoaninhafeliz.blogspot.com

4 de fevereiro de 2012 às 18:11
Anônimo disse...

legal seus exemplos é uma maneira de termos e como está dando idéas para quem não consegue colocar bem as palavras. beijossssss valeu pela dicas.

4 de março de 2012 às 18:16
Anônimo disse...

que horror não serviu para nada

9 de março de 2012 às 15:56
Anônimo disse...

Boa tarde, parabéns pelo seu Blog, gostaria de saber se tens alguma sugestão sobre portfólio, já faço a 4 anos na minha escola mas queria alguma novidade, inovar. entende?

Obrigada!

Att. Beijinho Doris

28 de março de 2012 às 17:46
Ana Carolina disse...

olá Márcia, por favor, entre em contato conosco, meu e-mail é anacarolina@voice.com.br Att, Ana Carolina

29 de março de 2012 às 16:33
Anônimo disse...

Andréia disse. Olá Márcia, sou estudante de pedagogia, leciono numa turminha de educação infantil( 4/5 anos) gostaria que você me enviasse modelos de portfolio ou relatorios gerias deste 1º semestre. Meu email é dea_23daniel@hotmail.com. Parabéns pelo belissimo trabalho que tem feito. Fecarei muito grata, um abraço...

8 de abril de 2012 às 09:53
Anônimo disse...

obrigada professora Marcia , estava precisando dessas idéias, a dias estava procurando e por sorte ache , ja copiei vou ampliar pra usar na escola em que trabalho.
prof. Rute

8 de abril de 2012 às 14:50
Anônimo disse...

Oi gostei muito do seu blog, irei indicar para as minhas alunas de pedagogia!!

Bjs,

10 de abril de 2012 às 23:13
Anônimo disse...

Parabéns pelo belo trabalho!!

14 de abril de 2012 às 23:51
Dilma Calado disse...

ola Marcia gostei muito do trabalho me ajudou muito, pois estou preparando um relatorio de avaliação a pedido da minha goordenadora ela não me deu nem uma dica .O seu blog esta me ajudando muito.

24 de abril de 2012 às 14:39
mara maravilha disse...

oiiiiiiii marcia...sou diretora de uma escola infantil,antes creche...agora somos EMEI,estamos montando a nossa avaliação.Estou lendo,pesquisando,estudando,enfim buscando conhecimentos para fazermos um trabalho com qualidade.abraços mara lucia de oliveira lima

3 de maio de 2012 às 12:23
Anônimo disse...

Sua dica sobre avaliação infantil está ótima. Parabens pelo Blog.

14 de maio de 2012 às 13:16
adrivivercomarte disse...

MUITO OBRIGADA !!!! OS SEUS MODELOS DE AVALIAÇÃO ME SERÃO MUITO ÚTEIS. PARABÉNS PELO SE BLOG!

20 de maio de 2012 às 12:05
Anônimo disse...

muito obrigado adorei suas atividades esta de parabéns
22 de maio de 2012

22 de maio de 2012 às 21:16
Erika Veneziani C. disse...

Parabéns pelo blog. Sempre procurei algo mais específico de como direcionar o meu olhar no momento de avaliar e encontrei somente aqui. Isso me deixava inquieta e incompleta, pois percebia que faltava algo.
Obrigada pelas dicas.

23 de maio de 2012 às 23:03
Carla Viviane disse...

Oi. Gostei muito dos pareceres apresentados. Procuro um modelo para a educação inclusiva. Trabalho com pre alfabetização e tenho algumas inclusões.

28 de maio de 2012 às 21:16
Anônimo disse...

Oi. Estou começando agora a trabalhar na educação infantil, queria muito pedir a tua ajuda, preciso fazer um trabalho para a faculdade sobre "Como planejar e avaliar na educação infantil."Se puderes me ajudar agradeço muito, pode me mandar para o meu e-mail: sanafu@hotmail.com. Bjos

4 de junho de 2012 às 19:52
Anônimo disse...

Rosa
Parabéns, muito bom este blog, é de grande valia para nós professores!
Um Abraço

5 de junho de 2012 às 00:07
Anônimo disse...

Parabéns !!! adorei tudo que vi aqui. um abraço.

17 de junho de 2012 às 15:12
Anônimo disse...

Gostei muito do Blog, me ajudara bastante pois estou indo pro ultimo semestre de Pedagogia..Adorei as dicas!

20 de junho de 2012 às 16:24
Gorete disse...

Professora Márcia adorei visitar seu blog, achei de maior importância. Acredito em tudo que você nos mostrou e é isso que devemos observar constantemente e todos os dias nossos alunos, não para criticá-los mas achar possibilidades para que juntos encontramos soluções para que nosso aluno consiga sanar suas dificuldades. Trabalho com alunos especiais e déficit de aprendizagem e gostaria que me enviasse um parecer descritivo( modelo), para que eu possa me inspirar em você, dando ênfase às observações feitas todos os dias com os mesmos. Desde já agradeço.Meu e-mail é goretepm@bol.com.br.São alunos de 4ºano a 7ª série. Aguardo ....Um grande abraço!!!! Gorete

30 de junho de 2012 às 20:39
Gorete disse...

Obrigada!!!!!!

30 de junho de 2012 às 20:44
Anônimo disse...

OLÁ QUERIDA AMEI VISITAR O SEU BLOG,VOCÊ CONSEGUE ENCANTAR OS VISITANTES QUE PASSEIAM ATRAVÉS DE SUAS IDÉIAS E QUE SONHAM EM COLOCAR EM PRÁTICA UMAPRÁTICA DIFERENCIADA. PARABÉNS !!!!!!!

17 de agosto de 2012 às 10:22
Anônimo disse...

Olá, querida fico feliz em encontrar pessoas como voce que compartilham o que sabem.

31 de agosto de 2012 às 21:36
Janete disse...

Olá prof Márcia
veVjo que voce é especial,pois tem amor pelo que faz e conhecimento de
causa.vou me espelhar em voce, felicidades

9 de dezembro de 2012 às 11:14
cantinho da tia Nilza disse...

Gostei muito do Blog, Parabéns, muito bom, os trabalhos e as dicas são de grande importancia para nós professores.

3 de fevereiro de 2013 às 21:32
Anônimo disse...

engrçado acabei de ler este texto em outro blog SIMONE HELEM DRUMOND.Estou me perguntando quem será que copiou de quem? COMO DIZ O DITADO, NO MUNDO NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA.KKK

9 de março de 2013 às 21:09
Profe Márcia disse...

Realmente, na internet o ato da cópia ou do plágio, como chamamos academicamente é muito "comum" apesar de não ser correto, porém, é fácil perceber a data da postagem, a coerência textual ou a seriedade do blog para perceber quem copiou o quê. Alguns espaços se destinam a copiar e colar sejam imagens, atividades de outros autores, páginas de coleções didáticas e tudo mais que tiverem a sorte de encontrar, não julgo ou condeno porque acredito que todo conhecimento deve ser propagado, divulgado e repassado. Desde que criei o Espaço da Criança disponibilizei as atividades aqui para multiplicar. O que encontro na internet, gosto e utilizo, compartilho e aviso que não é de minha autoria, mas quando é, eu assino, assim como o fiz com este texto.
Logo, se foi copiado, o educado seria fazer a referência, mas se não foi feito também não me incomoda porque de certa forma, me deixa feliz saber que, de certa forma o que eu produzi não foi útil apenas para mim.

10 de março de 2013 às 23:07
Araceli disse...

Márcia, realmente o plágio faz parte de nossa realidade. Em alguns casos já não vejo como algo desfavorável, desde que mencionado sempre o nome do autor, claro! Já existe uma frase muito usada aqui na cidade que diz que a cópia é a forma mais sincera de elogio. Esta frase também deve ser de alguém...
Utilizei alguns de seus textos com minhas professoras e elas adoraram, tenho certeza que hoje visitam seu blog, pois postei-o como referencia.
Continue contribuindo com tantos professores que buscam por subsídios para seu trabalho sempre! Parabéns pela iniciativa.
Araceli

8 de maio de 2013 às 11:09
Anônimo disse...

maravilha, tirei minhas dúvidas, que bom ter um blog que pode nos nortear em momentos de incertezas, brigada.
profª Glória.

19 de maio de 2013 às 17:45
Simone Helen Drumond disse...

Adoro visitar seu blog. Agradeço as informações1 Simone Helen Drumond

28 de julho de 2013 às 12:25
Profe Márcia disse...

Oi Simone, seja sempre bem-vinda, as atividades aqui podem e devem ser repassadas. Se quiser, fique a vontade para utilizar todo material, se possível, mantenha a referência para que o blog receba mais visitas. A única coisa que sempre peço, é que nada seja vendido ou incluído em material comercial, pois faço questão de compartilhar de forma gratuita.

28 de julho de 2013 às 20:54
Profe Márcia disse...

Oi Simone, seja sempre bem-vinda, as atividades aqui podem e devem ser repassadas. Se quiser, fique a vontade para utilizar todo material, se possível, mantenha a referência para que o blog receba mais visitas. A única coisa que sempre peço, é que nada seja vendido ou incluído em material comercial, pois faço questão de compartilhar de forma gratuita.

28 de julho de 2013 às 21:07
Anônimo disse...

Seu blog é maravilhoso! Amei suas dicas sobre avaliação infantil, principalmente a de ter em mãos um caderninho pra fazer anotações. Deus ilumine sempre seu caminho
Abraços

10 de outubro de 2014 às 23:52
Fabiana Costa disse...

Muito Obrigada Querida
pelas colaborações.

18 de janeiro de 2015 às 20:49
Anônimo disse...

GOSTEI DAS DICAS, VOU USÁ-LAS.

24 de fevereiro de 2015 às 04:00
Iraci disse...

Márcia
Muito valiosa a sua colaboração e esclarecimentos. Adorei e vou compartilhar com outros interessados

19 de maio de 2015 às 23:35
Unknown disse...

Obrigada apelas dicas, com certeza irão me ajudar muuuuuuuuuuito
Bom domingo!!!!

24 de maio de 2015 às 13:00
Unknown disse...

Obrigada apelas dicas, com certeza irão me ajudar muuuuuuuuuuito
Bom domingo!!!!

24 de maio de 2015 às 13:11
Atividades Educativas disse...

excelente dica estou encantada

13 de outubro de 2015 às 20:11
Anônimo disse...

Gostei muito do seu blog, pequisei muitas coisas e tirei muitas dúvidas sobre avaliações,
Boa Tarde ! Valeu !!!

9 de setembro de 2016 às 14:06
Unknown disse...

professora Márcia muito boa suas dicas, com certeza me ajudarão bastante. Um forte abraço!

27 de novembro de 2016 às 21:34
Davi de Paulo disse...

Estive recentemente na Feira Educar em SP e vi uma ferramenta sensacional para avaliação infantil, chame-se Learning Genie Brasil. bem interessante. Tudo é feito de forma automatizada e gera belos relatórios. Adorei

29 de dezembro de 2016 às 08:30
Anônimo disse...

Como preencher o diário escolar com o parecer final estou com dificuldade

19 de novembro de 2017 às 14:52
Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog! sou professora de primeiro e segundo períodos, e estou com dificuldades para fazer as avaliações individuais do segundo semestre, será que consegue me mandar alguma ajuda? bjs Renildagrosskopf@yahoo.com.br

23 de novembro de 2017 às 13:15
casinositewiki 카지노사이트 disse...

Hurrah! At last I got a website from where I know how to really obtain valuable facts regarding my study and knowledge. Thanks Feel free to visit my website; 카지노사이트

26 de janeiro de 2022 às 00:27
casinositewiki 카지노사이트 disse...

Its blog give information from another people very well I am impress its information an information is very nice. Feel free to visit my website; 토토사이트

26 de janeiro de 2022 às 00:37
oncasinosite 카지노사이트 disse...

I savour, lead to I found exactly what I used to be having a look for. You’ve ended my four day long hunt! God Bless you man. Have a nice day. Feel free to visit my website; 배트맨토토

26 de janeiro de 2022 às 01:21
shane disse...

Thanks for sharing the information keep updating, looking forward to more post. Nice post ! I love its your site after reading ! thanks for sharing
Its blog give information from another people very well I am impress its information an information is very nice.
Abogado Divorcio Manassas VA
Divorce Lawyers CulpeperVA

21 de agosto de 2023 às 13:32
susan disse...

I appreciate you sharing this expertise, and I look forward to seeing more posts from you in the future. Fantastic post!Abogados Criminal en el Condado de Prince William

23 de janeiro de 2024 às 04:17
peterjohn disse...

We also highlight the importance of transparent and collaborative communication with parents and guardians, actively involving them in the assessment process and sharing insights into their children's progress and achievements. By strengthening partnerships between school and family, we can create more inclusive and integrated learning environments that support the full development of each child.
lexington conducción imprudente

25 de janeiro de 2024 às 21:49

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!