Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

20

FESTA JUNINA - ATIVIDADES JUNINAS


Com a proximidade do mês de junho, começamos a preparar as atividades para a festa junina.

Enfeites e decoração, culinária, convites para as festas juninas e sugestões de atividades sobre São João começam a ser solicitadas. Não realizarei um projeto para esta data comemorativa, mas ferei uma sequência de atividades e deixarei a disposição para dividir com vocês.

Origem da Festa Junina

Existem duas explicações para o termo festa junina. A primeira explica que surgiu em função das festividades ocorrem durante o mês de junho. Outra versão diz que está festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.





MODELOS PARA CONVITES: Os modelos de convites para a festa junina podem ser confeccionados em e.v.a, papel color card ou apenas xerocado e pintado pelas crianças. Nós iremos escolher um modelo e fazer em tamanho grande, para deixar na entrada, convidando a todos que passam.








ATIVIDADES JUNINAS DE MATEMÁTICA: Estas atividades são apenas sugestões, devem ser modificadas e aprimoradas de acordo com a capacidade da turminha. Modifiquei elas no meu micro, deixando mais "difícil", pois minha turminha de nível B tem condições de resolver desafios mais complexos.














ATIVIDADE DE ALFABETIZAÇÃO



FOLHETOS (ENCARTES) DE SUPERMERCADO: Recortar itens referentes a culinária junina, colar, reescrever o nome do produto ao lado, contar o número de letras e o número de pedacinhos (sílabas).



EDUCAÇÃO ARTÍSTICA:

Existem uma infinidade de obras nesta área que podem ser usadas para a releitura.
Eu usarei "Meninos soltando balões" de Enrico Bianco

MÚSICAS PARA FESTAS JUNINAS:


CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melãoé de São João.É de cravo, é de rosa, é de manjericão.São João está dormindo,não me ouve não.Acordai, acordai, acordai, João.Atirei rosas pelo caminho.A ventania veio e levou.Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
__________________________________________

PEDRO, ANTÔNIO E JOÃO

autor: Benedito Lacerda e Oswaldo Santiago

Com a filha de JoãoAntônio ia se casar,mas Pedro fugiu com a noivana hora de ir pro altar.A fogueira está queimando,o balão está subindo,Antônio estava chorandoe Pedro estava fugindo.E no fim dessa história,ao apagar-se a fogueira,João consolava Antônio,que caiu na bebedeira.
__________________________________________
BALÃOZINHO

Venha cá, meu balãozinho.Diga aonde você vai.Vou subindo, vou pra longe, vou pra casa dos meus pais.Ah, ah, ah, mas que bobagem.Nunca vi balão ter pai.Fique quieto neste canto, e daí você não sai.Toda mata pega fogo.Passarinhos vão morrer.Se cair em nossas matas, o que pode acontecer.Já estou arrependido.Quanto mal faz um balão.Ficarei bem quietinho, amarrado num cordão.
__________________________________________
SONHO DE PAPEL

autor: Carlos Braga e Alberto Ribeiro

O balão vai subindo, vem caindo a garoa.O céu é tão lindo e a noite é tão boa.São João, São João!Acende a fogueira no meu coração.Sonho de papel a girar na escuridãosoltei em seu louvor no sonho multicor.Oh! Meu São João.Meu balão azul foi subindo devagarO vento que soprou meu sonho carregou.Nem vai mais voltar.
__________________________________________

PULA A FOGUEIRA

autor: João B. Filho

Pula a fogueira Iaiá, pula a fogueira Ioiô.Cuidado para não se queimar.Olha que a fogueira já queimou o meu amor.Nesta noite de festançatodos caem na dançaalegrando o coração.Foguetes, cantos e troca na cidade e na roçaem louvor a São João.Nesta noite de folguedotodos brincam sem medoa soltar seu pistolão.Morena flor do sertão, quero saber se tu ésdona do meu coração.
__________________________________________
CAI, CAI, BALÃO

Cai, cai, balão.Cai, cai, balão.Aqui na minha mão.Não vou lá, não vou lá, não vou lá.Tenho medo de apanhar.


DICAS DE COMANDOS PARA A QUADRILHA:

Os comandos mais utilizados são:

BALANCÊ (balancer) - Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar.É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ. E vice-versa,

ANAVAN (en avant) - Avante, caminhar balançando os braços.
RETURNÊ (returner) - Voltar aos seus lugares.TUR (tour) - Dar uma volta: Com a mão direita, o cavalheiro abraça a cintura da dama. Ela coloca o braço esquerdo no ombro dele e dão um giro completo para a direita.Para acontecer a Dança é preciso seguir os seguintes Passos:

01. Forma-se uma fileira de damas e outra de cavalheiros. Uma, diante da outra, separadas por uma distância de 2,5m. Cada cavalheiro fica exatamente em frente à sua dama. Começa a música. BALANCÊ é o primeiro comando.

02. CUMPRIMENTO ÀS DAMAS OU "CAVALHEIROS CUMPRIMENTAR DAMAS" Os cavalheiros, balançando o corpo, caminham até as damas e cada um cumprimenta a sua parceira, com mesura, quase se ajoelhando em frente a ela.

03. CUMPRIMENTO AOS CAVALHEIROS OU "DAMAS CUMPRIMENTAR CAVALHEIROS" As damas, balançando o corpo, caminham até aos cavalheiros e cada uma cumprimenta o seu parceiro, com mesura, levantando levemente a barra da saia.

04. DAMAS E CAVALHEIROS TROCAR DE LADOOs cavalheiros dirigem-se para o centro. As damas fazem o mesmo. Com os braços levantados, giram pela direita e dirigem-se ao lado oposto. Os cavalheiros vão para o lugar antes ocupado pelas damas. E vice-versa,

05. PRIMEIRAS MARCAS AO CENTROAntes do início da quadrilha, os pares são marcados pelo no. 1 ou 2. Ao comando "Primeiras marcas ao centro , apenas ospares de vão ao centro, cumprimentam-se, voltam, os outros fazem o "passo no lugar . Estando no centro, ao ouvir o marcadorpedir balanceio ou giro, executar com o par da fileira oposta. Ouvindo "aos seus lugares , os pares de no. 1 voltam à posição anterior. Ao comando de "Segundas marcas ao centro , os pares de no. 2 fazem o mesmo.

06. GRANDE PASSEIOAs filas giram pela direita, se emendam em um grande círculo. Cada cavalheiro dá a mão direita à sua parceira. Os casais passeiam em um grande círculo, balançando os braços soltos para baixo, no ritmo da música.

07. TROCAR DE DAMACavalheiros à frente, ao lado da dama seguinte. O comando é repetido até que cada cavalheiro tenha passado por todas as damas e retornado para a sua parceira.

08. TROCAR DE CAVALHEIROO mesmo procedimento. Cada dama vai passar portadas os cavalheiros até ficar ao lado do seu parceiro.

09. O TÚNELOs casais, de mãos dados, vão andando em fila. Pára o casal da frente, levanta os braços, voltados para dentro, formando um arco. O segundo casal passa por baixo e levanta os braços em arco. O terceiro casal passa pelos dois e faz o mesmo. O procedimento se repete até que todos tenham passado pela ponte.

10. ANAVAN TURA doma e o cavalheiro dançam como no TUR. Após uma volta, a dama passa a dançar com o cavalheiro da frente. O comando é repetido até que cada dama tenha dançado com todos os cavalheiros e alcançado o seu parceiro.

11. CAMINHO DA ROÇADamas e cavalheiros formam uma só fila. Cada dama à frente do seu parceiro. Seguem na caminhada, braços livres,balançando. Fazem o BALANCË, andando sempre para a direita.

12. OLHA A COBRADamas e cavalheiros, que estavam andando para a direita, voltam-se e caminham em sentido contrário, evitando o perigo.Vários comandos são usados para este passo: "Olha a chuva , "Olha a inflação , Olha o assalto , "Olha o (cita-se o nome de um político impopular na região). A fileira deve ir deslizando como uma cobra pelo chão.

13. É MENTIRADamas e cavalheiros voltam a caminhar para a direita. Já passou o perigo. Era alarme falso.

14. CARACOLDamas e cavalheiros estão em uma única fileira. Ao ouvir o comando, o primeiro da fila começa a enrolar a fileira, como um caracol.

15. DESVIARÉ o palavra-chave para que o guia procure executar o caracol, ao contrário, até todos estarem em linha reta.

16. A GRANDE RODAA fila é único agora, saindo do caracol. Forma-se uma roda que se movimenta, sempre de mãos dados, à direita e à esquerdo como for pedido. Neste passo, temos evoluções. Ouvindo "Duas rodas, damas para o centro ; as mulheres vão ao centro, dão as mãos. Na marcação "Duas rodas, cavalheiros para dentro , acontece o inverso, As rodas obedecem ao comando,movimentando para a direita ou para esquerda. Se o pedido for "Damas à esquerda e "Cavalheiros à direita ou vice-versa, uma roda se desloca em sentido contrário à outra, seguindo o comando.

17. COROAR DAMASVolta-se à formação inicial das duas rodas, ficando as damos ao centro. Os cavalheiros, de mãos dados, erguem os braços sobre as cabeças das damas. Abaixam os braços, então, de mãos dados, enlaçando as damas pela cintura. Nesta posição, se deslocam para o lado que o marcador pedir.

18. COROAR CAVALHEIROSOs cavalheiros erguem os braços e, ao abaixar, soltam as mãos. Passam a manter os braços balançando, junto ao corpo. São as damas agora, que erguem os braços, de mãos dados, sobre a cabeça dos cavalheiros. Abaixam os braços, com as mãos dados, enlaçando os cavalheiros pela cintura. Se deslocam para o lado que o marcador pedir.

19. DUAS RODASAs damas levantam os braços, abaixando em seguida. Continuam de mãos dados, sem enlaçar os cavalheiros, mantendo a roda. A roda dos cavalheiros é também mantida. São novamente duas rodas, movimentando, os duos, no mesmo sentido ou não, segundo o comando. Até a contra-ordem!

20. REFORMAR A GRANDE RODAOs cavalheiros caminham de costas, se colocando entre os damas. Todos se dão as mãos. A roda gira para a direita ou para a esquerda, segundo o comando.

21. DESPEDIDA De um ponto escolhido da roda os pares se formam novamente, Em fila, saem no GALOPE, acenando para o público. A quadrilha está terminada. Nas Festas Juninas Mineiras, após o encerramento da quadrilha, os músicos continuam tocando e o espaço é liberado para os casais que queiram dançar.




BRINCADEIRAS:


Corrida de sapatos

Os sapatos dos participantes da atividade são misturados e colocados a uma certa distância da linha de partida. Após o sinal, os jogadores devem ir pulando com o pé esquerdo até o local onde estão os sapatos estão, calçar e voltar ao ponto de partida. Os participantes que calçarem os sapatos errados ou trocados serão desclassificados. O jogo também pode ser realizado em equipes. A equipe que terminar de calçar os sapatos e voltar ao ponto de partida primeiro, vence o jogo.


Corrida do ovo
É estabelecido um ponto de partida e de chegada. Os participantes devem estar posicionados no ponto de partida. Eles receberão uma colher com um ovo. A colher é colocada na boca. Vence o participante que chegar ao final primeiro sem derrubar o ovo da colher.


CARRINHO DE MÃO
Traçam-se duas linhas paralelas a uma distância de cinco metros uma da outra: a linha de partida e a linha de chegada. Os jogadores formam duas fileiras, uma atrás da outra.A um primeiro sinal, os jogadores que estiverem na fileira da frente apóiam as mãos no solo, estendendo ao mesmo tempo as pernas para trás. Os jogadores da retaguarda elevam as pernas dos companheiros, ficando entre elas e segurando-as à altura do joelho. A um segundo sinal, os jogadores correm em direção à linha de chegada.Os jogadores que caírem durante a corrida serão desclassificados. Ganhará a dupla que alcançar primeiro a linha de chegada.
MAÇÃ NA TINA DE ÁGUA
Pega-se uma tina ou bacia de boca larga, coloca-se sobre uma superfície à altura da cintura, e enche-se de água. Colocam-se dentro algumas maçãs, para que fiquem boiando. Os jogadores precisam então, morder uma das maçãs sem a ajuda das mãos, que devem ser mantidas às costas. Quem conseguir morder a maçã ganha uma prenda.
DANÇA DA LARANJA
Formam-se os pares para a dança. Coloca-se uma laranja apoiada entre as testas dos dois integrantes de cada par. Ao começar a música, os pares devem dançar procurando ao mesmo tempo evitar que a laranja caia. É proibido usar as mãos para manter o equilíbrio. Se a laranja cair no chão, a dupla é desclassificada. A música deve prosseguir até que só reste um par com a laranja.


Além das tradicionais como tiro ao alvo, argolas, pescaria, correio elegante.




CULINÁRIA




PÉ DE MOLEQUE


Ingredientes:


3 xícaras de amendoim cru sem casca2 xícaras de açúcar 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio


Modo de Preparo:


Lave o amendoim e escorra. Coloque em uma panela o açúcar e os amendoins, misture bem e leve ao fogo misturando delicadamente. Quando o açúcar começar a ficar com um tom dourado, acrescente o bicarbonato. Retire do fogo e misture muito bem. Despeje em um tabuleiro untado e, assim que começar a endurecer, corte os quadradinhos de pé-de-moleque.


Cocada para o São João


Ingredientes


1 lata de leite condensado1 xícara de leite de vaca2 xícaras de açúcar1 coco ralado no ralo grosso, com a casca.


Modo de fazer


Leve ao fogo os ingredientes acima, mexendo bem para que não queimem. Quando aparecer o fundo da panela, desligue o fogo e bata bastante. Despeje no mármore e, depois de bem frio, corte as cocadinhas.




Conteúdo pesquisado em:


Coleções pedagógicas

Revista so Professor Sassá, ano II, número 18

Especial Guia prático para professores, ensino fundamental/ Ed Infantil - Festa Junina







20 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Adorei seu blog. Estou terminado de fazer o curso de pedagogia e futuramente poderei visitar e participar de seu blog, pois só assim poderei escrever sobre o universo infantil.
Dê uma passada no meu blog que é http://oprofessornomundo.blogspot.com e dê sua opinião sobre a situação do professor no Brasil e no mundo.Beijos Majo

30 de setembro de 2008 01:28
Anônimo disse...

Amei!!!!!!!!!!!!
estou encantada pelo seu trabalho...
Que Deus te abençoe sempre. E que possa continuar semeando tantas coisas lindas na vida de nossas crianças!
Wanessa - Lorena/SP

25 de fevereiro de 2009 00:10
Anônimo disse...

adoleiiiiiiiiiiiiiiii viu obrigadao pelas sugestoes vcs sao DEZ!

4 de junho de 2009 20:00
Anônimo disse...

adorei vc esta de parabens!!!!!!!!!!!!!!!

31 de maio de 2010 23:34
Brincar... disse...

PARABÉNS, SUAS ATIVIDADES ME AJUDARÁ MUITO... CONTINUE PARTILHANDO O QUE SE SABE, ASSIM PODERA APRENDER CADA VEZ MAIS.
"SUA MISSÃO É IMPORTANTE. BEM MAIS IMPORTANTE É VOCÊ VIVENDO E SENTINDO INTENSAMENTE SUA PROFISSÃO".

6 de junho de 2010 09:03
Anônimo disse...

obrigada adorei as sugestoes e vou usa-las com carinho.bjs

6 de junho de 2010 16:35
Anônimo disse...

amei esse blog encotrei tudo que queria

13 de junho de 2010 14:30
Babalu disse...

Vixe Maria, que gostosura esse arraiá sô. Parabéns amiga pelo conteúdo. Copiei as atividades. Abraços da Bia!

19 de maio de 2011 09:38
Anônimo disse...

você esta de parabens adorei seu trabalho....beijos

1 de junho de 2012 14:26
Anônimo disse...

Êta que trem bam só!!Adorei vou copiar, mas não esquecerei de comentar...bjs sandra-joão pessoa/PB

1 de junho de 2012 14:48
Anônimo disse...

amei as atividades juninas muito criativa vou pegar para modificar para a minha turma.beijos sou da Bahia e sou professora ed infantil

3 de junho de 2012 14:51
albetania disse...

,amei as atividades

6 de junho de 2012 23:35
Anônimo disse...

Ótima criatividade!
irei utilizá-las!!!

7 de junho de 2012 23:25
nea disse...

Parabens suas sugestoes sao maravilhosas!

10 de junho de 2012 18:28
Mari Elza disse...

Amei suas atividades...vou copiar mas prometo que vou comentar sobre seu blog.

20 de junho de 2012 18:30
Mari Elza disse...

Amei suas atividades...vou copiar mas prometo que vou comentar sobre seu blog.

20 de junho de 2012 18:33
PAULIANA disse...

Amei as atividades e as ideias, por favor, mande para mim essas coisas lindas, pois trabalho na zona rural e estou precisando de novas atividades.

bjs

meu e-mail:paulianahilario@gmail.com


Pauliana

22 de junho de 2012 13:57
Anônimo disse...

Adorei as atividades juninas que olhe.Parabéns, pessoas como você são abençoadas!

28 de junho de 2012 22:11
Márcia Lima disse...

Suas atividades são bem criativas,temos que inovar,para isto é necessário buscas,pesquisas,parei na fonte certa,parabéns!

10 de junho de 2015 18:23
Márcia Lima disse...

Sua contribuição foi excelente.Um abraço!

10 de junho de 2015 18:25

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!