30

SUGESTÃO PARA PROJETO HORA DO CONTO



PEDIDO DA PATRÍCIA



PROJETO HORA DO CONTO



Este projeto deve ser permanente em qualquer turminha, desde o berçário, pois quanto mais cedo a criança entra em contato, melhor será o seu desenvolvimento.

Há vários links falando sobre a importância da leitura para crianças, como contar histórias e sugestões de histórias para cada faixa- etária, quem quisér ler e aprofundar este tema, há sugestões nas poastagens mais antigas, é só pesquisar.



Trabalhar com a hora do conto de forma permanente, pode enriquecer o aprendizado das crianças de forma significativa. Os contos transmitem mensagens e facilitam o aprendizado de regras e a criaação de hábitos, além de contribuir aperfeiçoar e facilitar o processo de alfabetização. E os benefícios não para por aí.



A comunidade PROJETOS PEDAGÓGICOS DINÂMICOS, dispõe de projetos criativos e elaborados de acordo com a realidade educacional da sua escola, entre em contato e faça um orçamento.



Este é o exemplo de um dos projetos oferecidos por este site:

http://www.projetospedagogicosdinamicos.com/mala.htm



Projeto Mala Mágica - um incentivo à leitura de forma divertida



Além de estimular para a alfabetização e criar o hábito e o gosto pela boa leitura o projeto desenvolveu a linguagem oral das crianças ampliando seu vocabulário, entrosou a classe que aprendeu a trabalhar em grupo, produziu trabalhos artísticos desenvolvendo a capacidade criadora, culminando num sucesso absoluto que ampliou o conhecimento do mundo das crianças que ainda aprenderam a confrontar realidade e fantasia.


Denominado “Mala Mágica” o projeto constituiu-se basicamente em a cada final de semana a mala ir para a casa de um aluno, juntamente com um livro de literatura. Ao retornar à escola, o aluno deveria levar para a sala de aula a mala e dentro dela a fantasia do personagem principal da história e o registro dos momentos mais importantes desta construção. O que uniu os responsáveis ao projeto engajando-os no mesmo.


“ Cada vez que a criança ouve histórias de faz-de-conta, dá vazão às próprias emoções e pode ensaiar diversos papéis, pois a linguagem simbólica, não verbal dos “Contos de fadas”, comunica-se diretamente com o imaginário da criança, fazendo-a perceber que os problemas existem, mas que eles devem ser enfrentados e podem ser sempre solucionados.”



Através da fantasia a criança compensa as pressões de sua vida e por serem otimistas e transmitirem uma mensagem de felicidade e realização, se aproximam da realidade das mesmas. As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.


Um baile com todos fantasiados foi realizado no final do semestre de intenso trabalho.
Parabéns a Professora Jéssica por ousar inovar e acreditar na realização eficaz de seu trabalho.
Para a prática da Literatura Infantil não existem receitas prontas, o que deve existir é o conhecimento e o gosto do professor aliado a um espírito criativo, pois cada professor é conhecedor de sua realidade e por isso mesmo, deverá procurar melhores meios para desenvolver a sensibilidade literária.



Muitos adultos não gostam de ler, porque não foi desenvolvido neles o hábito e o prazer pela leitura, daí a importância da mesma ser vista como fonte de fruição e prazer.
O trabalho com a literatura, o brincar de faz-de-conta é necessário porque imitar diferentes situações permite-nos construir nossa história de vida e outras pequenas histórias, além de participar de atividades de curta duração que envolve tanto o coletivo, com momentos de negociações e limites, permitindo-lhe, assim, maior descontração e autonomia.


Enfim, o professor com sua criatividade, inteligência e imaginação saberá dar toques de entusiasmo às histórias, penetrando no mundo da fantasia que as crianças possuem, já que ele é considerado o marco inicial da personalidade da Educação Infantil. Este deve procurar desenvolver seu trabalho com atividades que a partir de leituras do mundo, coloquem os educandos em contato com a leitura e a escrita, favorecendo condições ideais para a alfabetização.
Paty Fonte



A professora Jessica Walter da Silva Costa que leciona em uma escola particular em Belo Horizonte – MG – elaborou um projeto de incentivo à leitura e o desenvolveu com os alunos do 2o período de Educação Infantil – crianças na faixa de 5 e 6 anos.

SUGESTÕES PARA ENRIQUECER O PROJETO
A maleta recebe os dedoches em feltro.
Esta maletinha linda é sugestão do blog
ARTE PEDAGÓGICA
CONFIRAM LÁ AS NOVIDADES CRIATIVAS

30 carinhos recebidos:

Cibelly disse...

oiii, adorei seu blog,estarei te visitando mais vezes.
parabéns

14 de abril de 2008 às 18:36
Unknown disse...

Gostei tanto dessa atividade que não resisti e copiei no meu blog...assim que vc descobrir os créditos da atividade dos dedoches na maleta me fala para que eu coloque tbém na minha postagem.
beijocas

14 de abril de 2008 às 21:29
susana disse...

Oi. Esta postagem foi retirada do blog Arte Pedagógica (http://artepedagogica.blogspot.com/). Eu reconheci logo estes "instrumentos de trabalho", pois eu amo os trabalhos que a Sílvia (autora do blog) faz. Eu até adicionei o blog dela ao meu e ela adicionou o meu ao dela. Beijocas e espero ter ajudado.

17 de abril de 2008 às 14:03
Anônimo disse...

Adoreeeeiiiii!!
Parabéns!!!
Trabalho com Educação Infantil e estou precisando de atividades para Berçário e maternal para sugerir para as professoras.Em outra escola tenho 1º ano.Se tiveres algumas sugestões adoraria recebê-las.
Obrigada!

1 de maio de 2008 às 22:52
Anônimo disse...

OLÁ!
COMO VC, TBÉM SOU ENCANTADA PELA ARTE DE CONTAR HISTÓRIA. DESENVOLVO UM LINDO TRABALHO NA ESCOLA QUE TRABALHO, COM A MALA DA LEITURA, ONDE NELA UTILIZO VÁRIOS RECURSOS. BJOS

6 de agosto de 2008 às 15:48
Anônimo disse...

Muito Obrigado por divulgar o trabalho da equipe PPD.
Seu blog está lindo e significativo - PARABÉNS!
Forte abraço!
Paty Fonte - Diretora do site:
www.projetospedagogicosdinamicos.com

23 de novembro de 2008 às 21:14
Anônimo disse...

ADOREI ESTE BLOG, É MUITO INTERESSANTE E É GOSTOSO TER BOAS IDÉIAS, ESTIMULA-NOS A CONTINUAR NOSSO TRABALHO QUE É BASTANTE ÁRDUO MAS COMPESSADOR O DE RECONTAR HISTÓRIAS. ARLETI PROF. DA CIDADE DO RIO GRANDE

16 de julho de 2009 às 15:10
inajara disse...

AMEI TEU BLOG. vAI ME AUXILIAR MUITO NA HORA DO CONTO. BRIGADU!!!!!

28 de agosto de 2009 às 13:28
Unknown disse...

oi adorei seu blog vai me auxiliar bastante parabenns.valdice maceió al.

26 de setembro de 2009 às 22:12
Unknown disse...

ooi, meu nome é Natalie, eu faço magistério e queria uma sugestão de atividade para fazer depois de contar a história "Nosso amigo ventinho" de Ruth Rocha, está mt difícil!
a turminha tem em média 5 anos. agradeço desde já!

12 de outubro de 2009 às 20:59
inajarapl disse...

Não conheço esta história, mas ventinho lembra balão. Que tal cada um ter o seu ventinho preso num balão com a sua cara. Bonecos de balão fazem o maior sucesso com a criançada.

19 de outubro de 2009 às 17:16
Telma disse...

adorei seu blog vai me auxiliar bastante com minha turminha de educação infantil, mais no momento estou precisando de dicas para montar a feira cultural cuja o tema é hora do conto ( Paixão de ler) e estou sem idéia. Será que pode me ajudar? Beijos e muito obrigado.

21 de outubro de 2009 às 10:37
inajara disse...

Na minha escola fizemos a semana maluquinha do Ziraldo. Foi MARAVILHOSA. Vai ter até uma 2ª semana!!! Que tal usar os livro dele tais como: os dez amigos, pelegrino e petrônio, a coleção do bichinho da maçâ( que aborda questões como casa, família, etc.), o joelho juvenal, a bonequinha de pano que são adequados a educ. infantil?!Tenho certeza que vai fazer secesso.

21 de outubro de 2009 às 19:09
Anônimo disse...

Olá! Parabéns pelo empenho!
Adorei!

12 de novembro de 2009 às 19:02
Cida Flausino --Igarapava-SP disse...

Que bom que existem pessoas como você. Parabéns pelo seu blog!!!! Adorei!

20 de abril de 2010 às 19:57
CREUZA FERREIRA disse...

ADORO SEU BLOG,SEMPRE TEM BOAS SUGESTÕES QUE ME SÃO MUITO ÚTEIS.BEIJOS!!!!!!!!!!!!!!!!!

13 de julho de 2010 às 16:10
Anônimo disse...

Este blog é um sucesso, adoro as sugestões, parabéns!!!beijos

24 de outubro de 2010 às 00:37
Anônimo disse...

gostei mas não muito

21 de fevereiro de 2012 às 22:24
Anônimo disse...

gostei mas nao muito

26 de fevereiro de 2012 às 18:41
Profe Márcia disse...

Olá, nossa voce não gostou? Que pena! Espero que vc encontre outros materiais que possa aproveitar mais. Eu particularmente gosto muito dos materiais da PAtrícia, criadora do PRojetos dinâmicos pedagógicos, pois sempre consigo usar alguma coisa como inspiração para os meus projetos.

28 de fevereiro de 2012 às 22:40
Anônimo disse...

Gostei da idéia, porém gostaria de algo voltado para crianças de 2 anos.

13 de março de 2012 às 21:06
Anônimo disse...

sucesso pra ti.saudades.bju pri

7 de abril de 2012 às 19:44
Bruna Dourado disse...

Parabéns pelo seu blog,amei as idéias, irá me ajudar bastante

1 de maio de 2012 às 10:00
Anônimo disse...

gostei muito de suas ideias,achei bastante criativa e inspiradora.
Parabéns,beijos.

5 de julho de 2012 às 09:24
Anônimo disse...

Nossa,quanta criatividade!
Parabéns!!! Jaraguá-GO
18 de julho de 2012 15:47

18 de julho de 2012 às 15:48
Núbia disse...

Amei seu cantinho! adorei suas dicas para contação de histórias...

Parabéns pelo seu trabalho!

1 de agosto de 2012 às 19:51
Anônimo disse...

Oi estou dificuldade de como fazer um relato da semana com criança de 1 a 2 anos.

5 de agosto de 2012 às 16:28
Unknown disse...

Professora Márcia

Parabéns!

Blog muito sugestivo e criativo. Amei! sucessoooooooooo

9 de novembro de 2012 às 11:22
Unknown disse...

Professora Márcia

Parabéns!

Blog muito sugestivo e criativo. Amei! sucessoooooooooo

9 de novembro de 2012 às 11:23
Unknown disse...

como eu faço um projeto de dança para a educação infantil
tato cia kasual itapeva sp....

7 de dezembro de 2012 às 12:47

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!