Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

3

Técnicas de expressão artística para a Páscoa


Ovos de Páscoa


Material: Ovos de galinha e/ou cascas de ovos. Para colorir: guache atóxico, anilina culinária, casca de cebola, água de beterraba, giz de cera. Cola e papel, revistas.
Ovos Cozidos:
1. Coloque ovos de galinha (vazios) numa panela com água, adicione uma boa quantidade de cascas de cebola (quanto mais avermelhadas melhor). Ferva as cascas normalmente. A outra opção é guardar a água em que foram cozidas beterrabas, e colocar nela os ovos crus e também cozinhar normalmente.


2. Ferva as cascas de ovoc, em água limpa (diz-se que se acrescentar uma colher de vinagre à água os ovos não racham). Utilize tinta guache ou tinta para artesanato para pintá-los. Assegure-se de escolher tintas e cores "atóxicas" (vem escrito na embalagem).

Ou, após cozidos, decore os ovos com giz de cera e mergulhe-os em água com anilina por alguns minutos para a tinta aderir à casca. As áreas desenhas com giz irão repelir a anilina e permanecerão com a cor do giz. Você pode desenhar com giz branco e depois de mergulhar os ovos em anilina "descobrir" as figuras criadas.

Cascas de ovos

Com as metades das cascas de ovos é possível fazer diversos enfeites:

1. Velas flutuantes: junte velas velhas ou compre parafina (para colorir a parafina você pode acrescentar pedaços de giz de cera). Quebre as velas/parafina em uma vasilha ou panela, derreta em banho-maria. A temperatura ideal é em torno de 50oC. Coloque as metades de ovos na caixa de ovos para que fiquem equilibradas; despeje cuidadosamente a parafina dentro de cada casca e coloque um pedaço de barbante para o pavio. Deixe esfriar completamente antes de movê-las. As velas depois de prontas flutuarão, se você as colocar numa vasilha com água.
2. Vasos de flores: coloque terra ou humus dentro das metades de casca de ovo; acrescente sementes ou mudas de plantas pequenas (brotos comestíveis, grama ou pequenas flores dão melhor resultado).
3. Ao invés de quebrar os ovos, esvazie-os usando um alfinete para abrir uma pequena passagem na base do ovo e um pequeno furinho no alto (que permitirá o ar entrar e facilitará retirar o conteúdo de dentro da casca).Lave bem a casca vazia. Decore o exterior com as mesmas tintas mencionadas acima, ou fazendo colagem com papel colorido. Encha o ovo com confeitos coloridos, amendoim ou outra guloseima ou ainda versículos e histórias bíblicas. Tampe o buraco na base da casca com um pedaço de papel colado nas beiradas.Há uma tradição em alguns locais de fazer uma Árvore de Páscoa. Consiste em um galho seco (que é deixado na sala por toda a quaresma) e é decorado com fitas e ovos coloridos no dia de Páscoa.
4. Pedacinhos de casca de ovo, de todos os tamanhos e formatos podem ser usados para fazer mosaicos ou pintura craquelê.Escolha um objeto para decorar: pode ser um potinho de cerâmica, uma caixa de papelão, um cartão...- para craquelê: cole os pedacinhos de casca sobre todo o objeto. Espere a cola secar e pinte por cima com tinta adequada ao objeto escolhido. Deixe secar. Com um pedacinho de estopa aplique uma cor mais escura, preenchendo as gretas entre os pedacinhos.- para mosaico: pinte cada casca de ovo em uma cor vibrante, antes de quebra-lo em pedacinhos. Use as casquinhas coloridas para decorar cartões ou outras peças pequenas, colando-as com cola branca. Você também pode optar por usar papel colorido e colar pedacinhos de casca na cor natural.
Boa diversão!!!

3 carinhos recebidos:

Ivotiara disse...

Professora Màrcia adorei saber que também queres fazer a diferença dentro de uma sala de aula. Gostaria de manter contato, para trocarmos idéias. Estou precisando renovar. Abração

17 de março de 2008 09:24
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Do you mind if I quote a few of your articles as long as I provide credit and sources back to your site?

My website is in the very same niche as yours and my visitors would
certainly benefit from some of the information you present here.
Please let me know if this ok with you. Thanks!

my blog ... business coach (www.my-tiny.Eu)

1 de agosto de 2014 15:19

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!