5

Idéias para a Páscoa



PROJETO PÁSCOA
Mais do que chocolate, é a troca de carinhos o que vale mais

O objetivo de comemorarmos a Páscoa é o de tentar mostrar aos nossos alunos o real motivo deste feriado. Ao mesmo tempo, refletir sobre a vida do ser humano e como devemos conduzir nossas mudanças. Elas devem ser realizadas nas atitudes e no planejamento da nossa vida futura, tirando do coração mágoas e sentimentos negativos. A mudança deve ser um processo contínuo e permanente!


A Páscoa é uma data religiosa muito importante para os Cristãos, no entanto, seus símbolos são recheados de significados que encantam e contribuem com a formação até mesmo daqueles que não declaram nenhuma fé. Esta data merece uma atenção especial no calendário letivo, com isso, justificamos o presente projeto, que não visa apenas caracterizar-se como a representação da ressurreição de Cristo, mas também resgatar valores que estão se perdendo com o tempo em razão dos apelos comerciais, pois a Páscoa é mais do que uma simples troca de chocolates e o carinho é o que vale mais.




Eixos temáticos: Artes visuais e expressão artística, música e movimento, identidade e autonomia, linguagem oral e escrita, matemática, ciências e sociedade.




Despertando a curiosidade da gurizada




O QUE É PÁSCOA?


Não esqueça de registrar em um painel coletivo as respostas das crianças, vá puxando assunto para que os comentários ganhem criatividade.


Pergunte por que comemoramos a Páscoa, o que significa, como esta data é comemorada em cada casa....)


Quais são os símbolos da Páscoa?



Este será o “tema” para casa. As criança devem conversar sobre a Páscoa e o significado dela dentro da sua família. No retorno, faça uma lista com os símbolos da Páscoa e complemente os comentários das crianças, explicando cada um dos símbolos.

Se possível, leve para a sala alguns destes símbolos, para quem tem alfabeto ilustrado, adicione estes símbolos ao alfabeto.




ALGUMAS ATIVIDADES PARA ESTA ÉPOCA:

Lanche da amizade: Lanche trazido de casa, com a intenção de dividir com o outro.
Construindo e doando: As crianças farão aulas de culinária, o que for preparado, deve ser oferecido para as demais turminhas.
Visitando os pequenos: A turminha de Jardim (Nível B), fará uma visita a salinha do Mini-Maternal para entregar presentes de páscoa, esta é uma forma de socializar e conhecer novos ambientes.
A CORRIDA DOS OVINHOS: Cada criança deve ganhar um ovinho pequeno de chocolate, o objetivo é empurrar com o nariz até a linha de chegada, depois de passar por ela, pode saborear seu ovinho.
VAMOS COLORIR OVOS? Resgata a importância de construir com carinho e afeto o presente, sem que haja necessidade de gastar dinheiro. Ensina sobre as tradições antigas de trocar ovos pintados.


BRINCADEIRAS PARA TODA HORA:



• Faça um chicotinho queimado ou "caça ao tesouro" com as crianças dizendo que o coelhinho da páscoa escondeu alguns ovos enquanto estavam dormindo ou enquanto estavam casa. A procura pode ser feita com a ajuda dos alunos maiores.
• Brincadeira do quantos ovos? ..............coloque alguns ovos pequenos de chocolate em uma cesta e pergunte as crianças quantos ovos elas imaginam que possa ter lá dentro. A criança que acertar ganha todos os ovos.
• Jogo de memória da páscoa............. Corte cartões com desenhos de ovos e coelhos diferentes e brinque de jogo de memória com eles.
• Ache seu ovo correspondente............. Faça cartões com o desenho de ovos e coelhos, corte pela metade e distribua entre os alunos. Faça os alunos encontrarem sua metade e desenvolva outra atividade a partir daí em dupla.
• Brincadeira do "Coelhinho da páscoa disse" (como a brincadeira do macaco disse).......... Professora diz: "Coelhinho da páscoa disse para pular em um pé só!" e as crianças devem imitar até a professora dizer para parar ou modificar o pedido. Pode dizer movimentos como: gire, caminhe de frente, de costas, sentado, imitando um coelho, imitando um coelho comendo chocolate...se a professora disser só _coelhinho da páscoa disse (sem a palavra para) correr!!! as crianças devem ficar estátua. Perde ponto quem se mexer
• Jogo da estátua: Toque alguma música para dançar quando a música pára todos devem fingir de estátua.
• Deixe que cada criança tenha sua própria idéia de como é um coelhinho da páscoa. Dê a elas um coelho de papel e deixe que ela decore como desejar. No final pendure pela sala os trabalhos.

EM BUSCA DO COELHO: Atividade que irá culminar as atividades. Um coelho de verdade visitará a escola, com ele, as pistas de onde os presentes estarão escondidos.






NESTES SITES VOCÊ ENCONTRA JOGOS, DICAS E IMAGENS SOBRE A PÁSCOA:

http://www.editorainformal.com.br/atividades/festivas/pascoa/atividades-pascoa.htm
O coelho da Páscoa – site oficial
Este site é especial para as crianças nas aulas de informática. Atividades online sobre a Páscoa, bem legal. Sugestão para os pais, para as crianças aprenderem em casa e para a informática.
http://www.ocoelhodapascoa.com.br/

PORTAL DA FAMÍLIA – ATIVIDADES SOBRE AS DATAS COMEMORATIVAS
http://www.portaldafamilia.org/datas/pascoa/pascoasimbolos.shtml
ARTE E EDUCAÇÃO – DENTRE OUTRAS COISA, ENSINA A CALCULAR OS DIAS EM QUE A PÁSCOA CAIRÁ
http://www.arteducacao.pro.br/homenagem/Pascoa/pascoa.htm
JARDIM WALDORF RUMO DO GIRASSOL
http://www.rumodogirassol.com.br/páscoa.htm

5 carinhos recebidos:

Juliana disse...

Chiquérrimo ver meu bloguinho aqui na turminha " Blogs que Educam"
Amei, muito obrigada mesmo, de coração!!!
Tenha uma semana iluminada!!!
Beijos!!!

17 de fevereiro de 2008 às 08:52
Marta disse...

Professora de alma são outros quinhentos, não!
Márcia, que bom que tem gente que 'FLUI' como você.É de gente assim que a humanidade precisa. Que as bençãos de Deus ilumine sempre o seu caminho com muita criatividade e alegria, além de tudo o mais que nós mães, professoras, amigas, etc... precisamos. Parabéns! Abraço. Marta.

2 de março de 2009 às 08:55
Anônimo disse...

Obrigada, Márcia, por compartilhar teus saberes. É maravilhoso saber que temos colegas que tem paixão pela Educação e dão tudo de si para o êxito no seu dia a dia!Parabéns!!! Muita luz no teu caminho.
Um abraço carinhoso
Marisa/POA

18 de março de 2009 às 19:33
Sheila disse...

Eu adorei esse blog.....Você é perfeita....
Parabêns pela sua dedicação!!!!!!!

10 de dezembro de 2009 às 02:21
Anônimo disse...

ADOREI ENCONTRAR ESSAS SUGESTÕES ,POIS ESTOU NUMA TURMINHA QUE PRECISA MUITO DE CRIATIVIDADES , POIS OS MESMOS SÃO MUITO BARULHENTOS NA HORA DA AULA.

25 de março de 2010 às 12:31

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!