Minhas artes

Link-me


Outras atividades

Outras atividades
Ideias, Projetos e Atividades sobre IDENTIDADE

Translate

6

Frase sobre o brincar


"Brincar, para a criança, é tão importante e sério como trabalhar é para o adulto. Ou mais até, porque dificilmente encontramos um adulto tão dedicado ao seu trabalho como a criança o é à sua brincadeira. O trabalho é dirigido de fora, pelas necessidades e metas dos adultos. Brincar brota de dentro da criança."


Brincando, a criança imita o trabalho, os gestos do adulto. Assim, ela descobre o mundo. Ela vivencia suas leis sem fazer conceitos lógicos sobre elas. Quando ela brinca com água, experimenta como se formam as gotinhas e vê como o sol brilha nelas. Ou joga pedrinhas numa poça d'água e acompanha os círculos concêntricos que vão se abrindo cada vez mais até chegar na beirada. Ou faz um barquinho de bambu ou de casca de árvore e fica alegre quando este flutua. Isto tudo para a criança é pura vivência.Se o adulto tenta levar estas experiências à consciência da criança, formulando com ela leis básicas de física, ele estraga a brincadeira, afastando a criança da ação e do movimento e separando-a do mundo ao qual ela ainda está totalmente unida. A criança pequena é inteiramente força de vontade. Ela só quer agir, transformar, brincar. Nunca pára quieta.


Trechos extraído do livro "Criança Querida - O dia-a-dia das creches e jardim-de-infância", de Renate Keller Ignácio (páginas 25, 26, 27 e 28) - Editora Antroposófica

6 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

Muito intressante E UTÍL!!!! Parabéns!!

16 de março de 2008 19:27
Anônimo disse...

Meus parabéns, amei esse site. Tenho uma filha de 3 aninhos e irão me ajudar bastante em seus ensinamentos. Continuem assim.

5 de maio de 2009 21:28
aline kaulitz disse...

ADOREI SO FALTA O NOME DO AUTOR DAS REFLEXOES..........

25 de outubro de 2011 20:57
Profe Márcia disse...

Oi Aline, obrigado pela visita no Espaço da Criança e pelo seu comentário, mas só há uma reflexão nesta postagem, a bibliografia completa da qual o trecho se refere está no final do mesmo.
Se você trabalha nesta área, aconselho a leitura deste livro, que é ótimo e muito gostoso de ler.
É uma pesquisa adequada a realidade da Pedagogia Waldorf, mas lança uma luz sobre o brincar e a infância que é perfeita para a compreensão do desenvolvimento de crianças pequenas.

Bibliografia:
"Criança Querida - O dia-a-dia das creches e jardim-de-infância", de Renate Keller Ignácio (páginas 25, 26, 27 e 28) - Editora Antroposófica

Bjokas

25 de outubro de 2011 22:47
Anônimo disse...

d+ ótimo só falta mais conteúdo exposto na página sobre o assunto a ser pesquisado blz? beijos

5 de março de 2012 20:49
Anônimo disse...

seus conhecimentos me ajudaram muito!!! vlw

6 de novembro de 2013 16:36

Postar um comentário

Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!