Avaliação na educação infantil
“ Professor nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e , portanto, que não nos leve a transformas algo em nós, nos outros e no mundo”
Madalena Freire
Assim deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação infantil.
Madalena Freire
Assim deverá ser feita a avaliação em crianças da Educação infantil.
Não deve ser realizada como forma de medir conhecimentos, mas como ponto de partida para novas descobertas, servirá como diagnóstico das necessidades dos alunos, ao mesmo tempo que será usada pela educadora como forma de transformar sua prática.
A avaliação deve ser feita com base no acompanhamento, observação e registro do educador em relação ao desenvolvimento e progressos de seus alunos. Não deve possuir caráter rotulador ou quantitativo, deve sim, servir como fonte de reflexão e análise, para que possamos perceber até onde chegamos e o que ainda precisamos buscar.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos.
Para o aluno a avaliação é apenas um modo de conhecê-lo melhor, suas habilidades e suas deficiências, para o educador ela deve ser uma forma de percepção de sua prática e deve apontar modos de aprimorá-la, ao avaliar não devemos nos deter nesta ou naquela área, mas em todas as competências dos nossos pequenos.
JAMAIS, NUNCA, EM MOMENTO ALGUM, o aluno pode ter suas habilidades comparadas ou julgadas, cada criança serve de parâmetro para si mesma e jamais pode ser comparada com outra, mesmo que da mesma faixa etária.
Na avaliação de uma criança, deve constar a trajetória de suas descobertas e aprendizados, seus crescimentos e suas dificuldades, sempre referindo-se a como a criança foi no passado e como está no presente momento.
Algumas escola padronizam a avaliação, usando um "x" ou marcando as habilidades que os alunos possuem ou não, em um "boletim". Eu, particularmente, abomino este método, pois nenhuma criança pode ser avaliada com parâmetros pré definidos, logo que a avaliação deve ser única, pessoal e intransferível.
Hoje, baseado nas teorias de Howard Gardner, sabemos que há pelo menos, 7 tipos diversificados de inteligências (sendo que a 8ª, a ambiental, já está sendo estudada). Portanto, avaliar todos alunos de uma única forma, pode comprometer de forma significativa o desenvolvimento dos pequenos.
Cabe ao educador, um olhar atento e reflexivo sobre o desenvolvimento de cada um dos seus alunos, perceber cada criança na sua individualidade, com suas limitações e suas habilidades, dando ênfase a suas qualidades e ao seu crescimento durante o decorrer do ano.
A forma mais correta de avaliar na educação infantil é o parecer descritivo ou o portfólio individual do aluno.
Para conseguir realizar de forma satisfatória esta avaliação, é preciso manter um caderno ANEDOTÁRIO, onde cada criança terá seu espaço, para que o professor possa DIARIAMENTE ( ou sempre que possível), relatar acontecimentos pertinentes ao amadurecer de cada um.
Abaixo, sugiro alguns itens que devem ser observados e registrados no anedotário, que depois, contribuirão na elaboração da avaliação.
SUGESTÕES DE ITENS A SEREM OBSERVADOS:
Novidade
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)
1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?
Participação
Interação
Autonomia
Preferências
Colaboração
Característica
Como se comporta nas atividades
Como se relaciona com colegas/educadora
No que se destaca ( no pátio, na dança, nas atividades matemáticas, ativ. De linguagem, nas atividades artísticas ou musicais etc...)
1.Como chega à escola?
2.Como se adapta ao ambiente?
3.Como se alimenta?
4.Como brinca?
5.Como se relaciona: colegas/educadora
6.Como está se movendo?
7.Como se comunica?
8.Atende as solicitações da educadora?(guarda-guarda)
9.O que faz quando contrariado?
10.Identidade:Reconhece os colegas?
11.Se identifica pelo nome,sua imagem no espelho?
12.Gosta dos colegas e os identifica?
13.Tem capacidade de resolver conflitos e tomar iniciativas?
14.É crítica e criativa?Curiosa e inventiva?
15.É participativa e cooperativa?
Um bom ano a todos!!!
Márcia O. Soares
Professora, apaixonada pela profissão
29 carinhos recebidos:
Que legal!! este espaço é demais!
19 de fevereiro de 2008 às 19:18também sou educadora e adoro o que faço!
estou sempre a procura de novidades!
As sugestões sobre avaliação na educação infantil, era o que eu procurava!! obrigada por me ajudar!!
Muito bom esse espaço!!!
30 de maio de 2008 às 14:44Me ajudou bastante suas sugestões para avaliação dos alunos.
Até um próximo comentário.....
Suas dicas de avaliação infantil serviram para minha apresentação de trabalho acadêmico sobre a Educação Infantil.
1 de julho de 2008 às 16:07Valeu... continue sempre apaixonada e confiante na educação de nossas crianças.
PARABÉNS!
GILMAR ARAUJO
gilmarvirtual@ig.com.br
CRAIBAS - ALAGOAS
gostei das sugestões. Mas você tem mais ideias? Se tiver pode enviar mais.
2 de novembro de 2008 às 09:25olá..adorei ..esse espaço vc. esta de parabéns..me ajudou bastante..
20 de fevereiro de 2009 às 09:07Olá, amei o seu comentário, como estou iniciando agora na educacao infantil gostaria que se alguém tivesse conteúdo para essa área, me enviasse para o email: vana.luz@ig.com.br, desde já agradeço.
13 de março de 2009 às 21:30seu blog serviu para enriquecer meu trabalho academico sobre educação infantil
19 de março de 2009 às 20:11bejosss
Oi, Adorei visitar este espaço. Sou iniciante
14 de maio de 2009 às 22:45na área de Educação Infantil, gostaria se possível, enviar atividades de berçário e maternal I e II. Meu email:
marta-celi@hotmail.com . Fico grata pela atenção. Abraços.
Parabesn Profe..mto joia seus ideias!!Adorei e achei mais caminhos no meu trabalho...bjoa Josi Blumenau-Sc
7 de setembro de 2009 às 15:39Amei o seu blog e quero aproveitar p/ desejar a vc e toda a sua família um feliz Natal e um Prospero Ano Novo!!!!!!!!!!!!!!!!! Beijos!!!!!!!!!Liamara da Matta
5 de dezembro de 2009 às 13:20Adorei seu blog, muito legal.
3 de julho de 2010 às 08:34tirei muitas duvidas.
Obrigado!!
oi marcia soares parabens pelo material um espaço como este é fundamental para trocarmos experiencias e voce certamente está de parabéns pois suas idéias são maravilhosas sou professora e atualmente trabalho como coordenadora da educação infantil de uma escola, e tudo que está publicado aqui tem contribuido muito no meu trabalho. nossa escola é um pouco carente de recursos mas venho buscando dar o melhor de mim e este blog é mais um recurso maravilhoso .Deus te proteja,Jesus te ilumine,Maria te dê paz Feliz Natal .
25 de novembro de 2010 às 18:09agradeço pelas excelentes dicas deste cantinho me esclareceu muitas coisas!
7 de novembro de 2011 às 18:18está de parabéns!! Pude perceber que és uma ótima educadora.-DANIELA ALVES-
22 de janeiro de 2012 às 22:52OLÁ! Adorei as sugestões em relação aos itens a serem observados!
5 de junho de 2012 às 14:52Parabéns! Anônimo
adorei as sugestoes me ajudaram bastante.
29 de novembro de 2012 às 23:08Oi, parabéns pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos. Adorei os comentários sobre avaliação na Educção Infantil.
14 de fevereiro de 2013 às 22:28alem dessas ,quais a outras ideias de avaliação vc.tem
22 de abril de 2013 às 16:15valeu, vai ajudar p/ fazer a avaliação da minha turma . sugestões valiosas obrigado!
19 de junho de 2014 às 19:24Amei,primeiro ano que pesquiso sobre avaliações. Estou muito grata por ter tantas sugestões e bem claras.
26 de outubro de 2015 às 10:00Gostei demais do seu blog de como avaliar a criança na educação infantil?Contribuiu bastante em meu trabalho.
11 de dezembro de 2015 às 00:19Olá muito bom seu site, Preciso colocar no final de cada plano de aula uma avaliação. Pode sugerir o que escrever?
23 de fevereiro de 2016 às 18:30Ótimo 'cantinho'!Me ajudaram bastante as sugestões aqui presentes. beijos,
7 de abril de 2016 às 14:42Ótimo texto.
12 de abril de 2016 às 14:19q legal me ajudou muito!
11 de julho de 2016 às 17:55adorei seu blog, muito me ajudou , parabens professora apaixonada, quando crescer quero ser igual
23 de julho de 2016 às 17:46Oi Marcia é bom saber que trabalho ao lado de uma super professora adorei seu blog,eu gosto muito de ler aprender e me informar sobre assuntos ligados a educação infantil a gente esta sempre aprendendo pois a nossa profissão vive em constante movimento ...eu digo que é como as crianças.Também sou apaixonada pela minha profissão adorei te ver bjs
17 de dezembro de 2016 às 19:25Muito bom as dicas sobre avaliação na Ed infantil . Sou coordenadora pedagógica e isso colaborou para que eu pudesse orientar os educadores a cerca da avaliação e de que maneira avaliar os alunos.
18 de abril de 2017 às 22:18Amei este espaço, estou começando agora, mim ajudou muito.
14 de junho de 2017 às 18:51Postar um comentário
Este blog foi criado para trocar ideias e compartilhar saberes.
Que bom que você chegou aqui e vai deixar seu comentário.
ADOREI A SUA VISITA!!