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As fases do desenvolvimento infantil - De 0 a 7 anos


As fases do desenvolvimento infantil



Para que você perceba se a criança é dependente ou não é importante conhecer o que, teoricamente, ela teria condições de executar com autonomia. Isso pode variar de acordo com a cultura de cada local, com os estímulos do meio e com a educação de cada indivíduo. Não há um parâmetro fixo e imutável e algumas crianças podem demorar um pouco mais para amadurecer, sem com isso, apresentarem algum tipo de deficiência.


0 a 2 anos:
O ser humano nasce totalmente dependente do outro, que se responsabiliza pela sua sobrevivência física e também pelo processo de humanização, que inclui a fala, o ato de andar e a vida em sociedade. Esse adulto deve também decifrar seus desejos por meio do choro, das caretas e dos sorrisos.
2 a 3 anos

Com essa idade, a criança utiliza a linguagem para expressar o que sente: fome, sede, frio e sono. No campo afetivo, passa a se relacionar com outras pessoas que não aquelas que cuidam dela. Já é capaz, por exemplo, de trocar objetos com o amigo e não mais tomá-los à força, de sentar-se à mesa durante o lanche e de se alimentar sozinho
3 a 4 anos
Nessa fase, a criança testa seu poder com birra, graça e pedidos — e descobre qual a melhor forma de ter seus desejos atendidos. Mas pode cumprir as regras de convivência construídas coletivamente e realizar tarefas como carregar a própria mochila e tirar dela o material. Pode ainda usar o banheiro com a supervisão de um adulto.
4 a 5 anos
Manuseia seus objetos pessoais e, se não estiver apta por qualquer problema motor, solicita ajuda. Também tem condições de escolher com o que vai brincar. Troca de roupas, participa de tarefas coletivas e ajuda o professor.
5 a 6 anos
Já escolhe os amigos e as brincadeiras e também pode ser responsável pelo material individual.
A linguagem está a cada dia mais clara e objetiva e a comunicação é fácil.
6 a 7 anos
Crianças nessa fase já possuem linguagem mais elaborada e, por isso, se colocam com mais clareza. Já realiza as tarefas de casa com autonomia e se responsabiliza por trazer e levar materiais. Divide tarefas nos trabalhos em grupo e se compromete com o trabalho final.

4 carinhos recebidos:

solange disse...

Eu pessoalmente q sou letrada, mas gosto de trabalhar com crianças, estas informações são muito interesantes e facilita-ra no meu curso de pedagogia q começo este ano se Deus quiser. Bjão

10 de fevereiro de 2008 às 21:39
Andréa De Carli disse...

Oi Marcia
Obrigado pela visita em meu blog. Seu Blog tbem esta repleto de coisas maravilhosas, parabéns. Abraços Andréa

23 de fevereiro de 2008 às 20:10
Anônimo disse...

Parabéns pela iniciativa de postar temas tão peculiares para o seguimento de ensino, apesar de favorecer não somente educadores, mas também os pais. a linguagem é clara e objetiva. Gostei muito!

26 de março de 2012 às 11:00
Anônimo disse...

Adorei.Que Deus lhe abençoe.Um forte abraço.

26 de maio de 2012 às 18:44

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