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SUGESTÃO DE "CONTEÚDOS" PARA O JARDIM/PRÉ

LINGUAGEM
Desenho livre
Labirinto
Pintura
Recorte e colagem
Traçado de linhas com movimentos livres e dirigidos
Percepção visual: Cor. Forma.Tamanho
Detalhes: Complementação de figuras
Orientação temporal: começo, meio e fim, mais velho, mais novo, primeiro e último.
Orientação espacial: dentro/fora, em cima, entre, em baixo, na frente, atrás, mais alto, mais baixo, mais perto e mais longe
Ampliar a coordenação viso-motora, na busca do desenvolvimento integral da criança.
Desenvolver vocabulário, linguagem e a comunicação entre os alunos.
Reconhecer, ler e escrever vogais encontros vocálicos e o alfabeto.
Desenvolver interesse e atenção por músicas, leitura, histórias e escrita.Preparar o aluno para que fique apto ao processo de alfabetização .
Utilizar: caderno, atividades gráficas, desenho, pintura colagem, recorte e o material escolar.
Confeccionar cartazes, murais, parlendas, poesias e etc.
Histórias, músicas, vídeo e livros.
Atividades com sucatas (ex: embalagens).
Jogos, brincadeiras e material pedagógico.

RACIOCÍNIO LÓGICO
Desenvolver e ampliar os conceitos matemáticos para que os alunos possam executar as atividades propostas com interesse, atenção e principalmente que ocorra assimilação e aprendizagem.
Identificar números, cores, formas geométricas, medidas, etc.
Desenvolver raciocínio lógico-matemático.

Estruturas Lógicas: discriminação: semelhanças e diferenças; conjuntos; identificação/comparação.
Numerais: revisão dos números (0 até 9), idéia de unidade, número 0 (zero), unidade e dezena, idéia de ordinal, números de 0 até 20, quantidades: igual/diferente, mais/menos, cheio/vazio.
Operação com Números: adição: total até 9.
Espaço e forma: traçado de linhas: curvas (aberto/fechado), posicionamento: frente/ atrás, em cima/embaixo, dentro/fora, longe/perto, primeiro/último, direita/esquerda; identificação de figuras geométricas (círculo, triângulo, retângulo, quadrado).Medidas: tamanho: maior/menos, grande/pequeno; espessura: grosso/fino, largo/estreito

FAMÍLIA E SOCIEDADE
Identificar, nomear e se reconhecer como membro de sua família, reconhecendo sua importância e valor que possui em casa
Desenvolver socialização
Identificar os meios de transportes que circulam em nosso país, relacionando-os com o trânsito
Identificar os meios de comunicação existentes em nosso país
Identificar diferentes profissões, bem como sua importância para economia familiar e do país
Estimular o reconhecimento da história Brasileira e da sua cidade
Eu/Família/Casa
Escola
Meios de Transporte/Trânsito
Meios de Comunicação
Profissões

Datas Comemorativas:
Carnaval
Páscoa
Dia Nacional do Livro Infantil
Dia do Índio
Dia do Trabalho
Dia das Mães
São João
Dia dos Pais
Dia do Soldado
Folclore
Independência
Dia da Árvore
Primavera
Semana do Trânsito
Dia das Crianças
Proclamação da República
Primavera
Dia da Árvore
Natal e outros

NATUREZA E SOCIEDADE
Estimulação dos 5 sentidos, desenvolvendo a capacidade de auto-higiene e a identificação e nomeação das partes do corpo.
Incentivar a importância ecológica, através da jardinagem e horticultura.
Apresentar a diferença entre campo/cidade e praia, estabelecendo a noção de tempo.
Identificar a importância da água para os seres vivos mostrando a diferenciação entre seres vivos e não vivos.
Nomear e reconhecer diferentes animais.
O corpo humano (os sentidos, hábitos de higiene, e partes do corpo).
A natureza (dia/noite/tempo, água, campo, cidade, praia, seres vivos e não vivos, plantas e animais).
Identificar as diversas partes do corpo e suas funções.
Formar bons hábitos de higiene e saúde.
Identificar o valor nutritivo e a procedências dos alimentos.
Identificar e observar o processo de germinação e crescimento das plantas.
Identificar, distinguir e caracterizar os animais.
Desenvolver habilidades como: observação, analise, descrição, classificação e medida.
Explorar o ambiente em que vive.
As Partes do Corpo/Higiene e Saúde/Órgãos do sentido.
Alimento/Culinária.
Plantas/Horticultura.
Animais.
Explorar o meio em que estamos.
Confecção de cartazes, desenhos, figuras, fotos, atividades gráficas.
Pinturas colagens, recortes.
Horta.
Passeios, excursões.
Atividades com os próprios alunos (jogos e brincadeiras).
Músicas, histórias, diálogos, conversa dirigida, atividade com sucatas.
Alimentos (frutas, verduras, legumes).

ARTES PLÁSTICAS E VISUAIS
Desenho livre e pintura.
Sucata.
Argila e massinha.
Utilização de diferentes materiais e texturas. Utilização de lápis, pincéis, cola, massinhas, argila etc.
Desenvolver a potencialidade criadora de cada aluno, respeitando suas naturais limitações.
Desenvolver habilidades e formas próprias desenhando, pintando, construindo e modelando.
Desenvolver o domínio de técnicas, instrumentos e procedimentos expressivos.
Desenvolver a habilidade de discriminar cor, forma, dimensão, espaço, harmonia.
Atividades gráficas como desenhos, para pintura, recorte e colagem.
Tinta, pincel, cola, tesoura, papel de diferentes tipos, formas e cores.
Revista, jornal e sucata.
Barbante, lã, linhas, madeira, argila, algodão, gesso, garrafa, etc.


ÁREA SÓCIO-AFETIVA
Desenvolve hábitos de asseio: pedir para ir ao banheiro, lavar as mãos, limpar o nariz, etc.
Habitua-lo a usar os clichês sociais. Exemplo: Por favor, muito obrigado, com licença, etc.
Permitir que a criança seja independente.
Deixa-la explorar ao máximo os objetos e brinquedos.
Levar a criança a brincar com os outros do grupo.
Fazer com que a criança não fixe em um único colega.
Mante-la ocupada.
Levar a criança a participar das atividades de grupo.
Adaptar a criança à escola e à vida social.
Promover condições de um convívio agradável.
Desenvolver atitudes de polidez, respeito e cooperação.
Adquirir habilidades sociais.
Compreender a necessidade da cooperação de todos os membros da família e da escola, entre si.
Desenvolver: atividades e conhecimentos sociais, habilidades de disciplina, independência e habilidades quanto ao trabalho.

Não há receita para ensinar, mas podemos enriquecer nosso trabalho com sugestões de atividades e conteúdos, levando em consideração a realidade, necessidade e maturidade dos nossos alunos. Os conteúdos devem ser do interesse do aluno e devem despertar neles a vontade de aprender, pesquisar, questionar e descobrir.

Um beijo

Márcia

15 carinhos recebidos:

Anônimo disse...

OI
Eu AMEI seu blog.
Estou a cada dia explorando um tantico... Já me deu idéias e suporte para muitas coisas.
Só queria agradecer:
OBRIGADA

12 de março de 2008 às 20:14
Anônimo disse...

amei.muito lindo.bjs.ah!me ajudou muito.

24 de março de 2008 às 00:58
Anônimo disse...

Adorei seu blog, parabéns por essa inicativia tão bonita...

Bjs

26 de março de 2008 às 19:10
Anônimo disse...

Nossa!!!! Amei!!!!! Parabéns e obrigada!

5 de setembro de 2008 às 11:56
Anônimo disse...

Amei muito!!!!!!!!!!Sou educadora infantil, parabéns!!!!!!!!!!!!
Obrigada........bjos

20 de fevereiro de 2009 às 20:34
Anônimo disse...

este recado e so para dizer que amo seu blog e suas sugestoes. preciso de algumas sugestoes de paineis, mas segundo a equipe pedagogica da unidade que eu trabalho e totalmente contra esteriotipos. segundo a definição que ela tem sobre este tema nao posso usar nada pois tudo é esteriotipo. Bjs Dirce

16 de abril de 2010 às 13:10
Paloma Daiane Steinbach disse...

Estou encantada com seu blog! Espero que continue postando projetos maravilhosos que me ajudam, e muito, na confecção de meus planejamentos! Sempre com ideias criativas! PARABÉNS!

20 de maio de 2012 às 11:18
Anônimo disse...

amei sou educadora do maternal.traca mais sugestoes.ok

26 de maio de 2012 às 16:00
VANDERLI RODRIGUES ANTUNES DE OLIVEIRA disse...

amei obrigada pela dica

17 de janeiro de 2013 às 12:48
Anônimo disse...


adorei este blog!!!!!

21 de fevereiro de 2013 às 14:39
Anônimo disse...

como vc preenche seu diário no desenvolvimento dos conteudos, preciso com urgencia de um modelo. Bjs

22 de abril de 2013 às 21:34
Profe Márcia disse...

Olá, na educação infantil não há conteúdos específicos ou fixo, que devam ser cumpridos, o que justifica o não preenchimento de um diário de desenvolvimento. O Planejamento é feito em duas etapas, a primeira é o levantamento do PROJETO, o tema a ser estudado e as possíveis formas de trabalhar com as crianças, este "plano" que é registrado na forma de um projeto pode ser considerado o planejamento mensal, bimestral... enfim, depende do seu tempo de duração e deve ser "desmembrado" em atividades diárias. Daí fica a critério do professor o registro. Eu opto por fazer planejamento semanal. Já o registro de desenvolvimento das crianças, faço na forma de um relatório que envolve gravação de vídeo, fotos etc, durante vários momentos de rotina e atividades. O registro do desenvolvimento individual, o qual faço com base na teoria sócio-construtivista e nas etapas do desenvolvimento infantil, faço em um anedotário. No link "avaliação", tenho mais algumas sugestões incluindo quais os aspectos que observo, porém, um modelo é ineficaz visto que cada professor deve achar a sua forma de planejar e registrar para corresponder de forma mais significativa, as necessidades da sua turma.

23 de abril de 2013 às 15:21
Anônimo disse...

PARABÉNS!
AMEI...

23 de março de 2014 às 16:51
Anônimo disse...

Parabéns, amei o seu blog, muito interessante.

24 de março de 2014 às 18:58
Unknown disse...

Adorei !!!

8 de novembro de 2015 às 16:51

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